18/10/2008

Cartão eletrônico controlará a presença dos alunos em sala de aula.

Parece que finalmente a burocracia, os papeis, os diários de classe, vão ser aposentados.

Segundo a notícia, em 2009, os professores não precisarão mais perder tempo de aula fazendo a chamada e nem tempo de preparar aulas, preechendo o Diário de Classe. É esperar para conferir se realmente as providencias prometidas vão se efetivar. O que você, professor, acha disso? Deixe sua opinião em: comentários, ao final do post. Obrigada!
___________________________________________

Publicada em 17/10/2008 às 08:26

Estudantes da rede estadual vão receber cartão que controlará presença e acesso à merenda.Letícia Vieira -
Extra



RIO - Os pais de alunos da rede estadual terão um aliado poderoso para acompanhar o rendimento de seus filhos: a tecnologia. No início do próximo ano letivo, em fevereiro, todas as escolas serão equipadas com um controle de presença na entrada da sala de aula e outro no refeitório. As informações serão compartilhadas entre a Secretaria estadual de Educação, as escolas, os pais e os alunos ( o que você acha da proposta? ).

"
Avisaremos o pai, caso o aluno falte dois dias seguidos
"
--------------------------------------------------------------------------------
O projeto "Rede de comunicação para integração escolar" prevê um cartão
eletrônico para cada um dos 1,5 milhão de estudantes da rede estadual. Ao chegar
à sala de aula, o aluno deverá confirmar sua presença, passando o cartão numa máquina. O professor, por sua vez, poderá aposentar o diário de classe, já que acompanhará a chamada por um computador, presente em toda a sala de aula e com
acesso à internet.

Para a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, a ampliação da informação sobre os estudantes ajudará a melhorar o aprendizado:

- Queremos conhecer melhor nossos alunos. Ter acesso a informações relevantes e ver as dificuldades que os levam a faltar as aulas. O objetivo principal é melhorar o processo de aprendizagem e aumentar a relação com os pais e o ambiente escolar. Avisaremos o pai, caso o aluno falte dois dias seguidos, por exemplo.

Para agilizar a comunicação, serão cadastrados os celulares e e-mails dos estudantes e de seus responsáveis. Os dados de quem está se matriculando nas escolas estaduais já estão sendo coletados. Para os demais alunos, o cadastro começará em fevereiro.

E-mail e torpedo Estudantes e professores terão um e-mail da Secretaria de Educação para se comunicarem mais facilmente. Será criado também um site dedicado exclusivamente aos alunos: o "Conexão Aluno".

- Queremos criar um canal de mão dupla, onde os pais e professores vão poder entrar em contato com a secretaria, professores e diretores. Vamos trabalhar com os alunos para melhorar o ensino e o desempenho deles - disse o subsecretário de Gestão de Recursos e Infra-Estrutura, Júlio da Hora.

Apesar da inovação, Tereza Porto ressalta que o professor continuará tendo papel de destaque em sala de aula:

- A tecnologia é importante para oferecer ao professor ferramentas modernas para aproximá-lo dos alunos.

Foi publicado no Diário Oficial aviso da licitação para escolha da empresa que desenvolverá o programa que formará o banco de dados.

Fonte: http://extra.globo.com/rio/materias/2008/10/16/estudantes_da_rede_estadual_vao_receber_cartao_que_controlara_presenca_acesso_merenda-585985880.asp

2 comentários:

  1. CURSO O 2° ANO DO ENS.MÉDIO MAS EM 2009 NÃO ESTUDEI.. GOSTARIA DE SABER COMO POSSO FAZER ESSE CARTÃO QUE CONTROLARÁ MINHA PRESENÇA A SALA DE AULA NESSE ANO DE 2010? COMO POSSO MARCAR PRA TIRAR A FOTO PRA FAZER MEU CARTÃO DE PRESENÇA? ME AJUDEM POR FAVOR... AGRADEÇO DESDE JÁ.

    OBS: ESTUDO NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO ALFREDO

    ResponderExcluir
  2. O estudante deverá procurar a secretaria da escola em que está matriculado para obter instruções sobre como e quando obterá o cartão.

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...