Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Opinião sobre o sistema educacional atual.

Educação... Punição exemplar
*Dirceu Cardoso

A rebelião e a fúria dos alunos da Escola Estadual Amadeu Amaral, do bairro paulistano do Belém, é apenas a demonstração do nível da degradação do meio escolar e da própria sociedade. Alunos brigaram com a mesma violência e requintes de perversidade próprios de presidiários rebelados e, para fixar ainda mas a similaridade, os acusados da baderna são integrantes do PCAA (Primeiro Comando da Amadeu Amaral), uma versão juvenil do PCC, que domina as prisões e desafia as autoridades e a ordem institucional. A própria polícia revela que os funcionários da escola não registram todas as altercações por temerem os alunos. E essa é uma realidade em dezenas, possivelmente centenas de estabelecimentos escolares pelo Brasil afora, onde alunos barbarizam professores e funcionários e estes, ameaçados, são obrigados a calar, muitas vezes por orientação de seus relapsos e amedrontados superiores.

O Estado que, por incompetência, já perdeu o controle das prisões – hoje nas mãos das facções criminosas – está também deixando de ter mando na rede escolar. O professor, outrora admirado e respeitado pelo seu conhecimento e autoridade que o cargo lhe conferia, torna-se vítima duplamente fragilizada. De um lado, tem salário que não lhe permitem uma vida digna e, de outro, é acossado por alunos cada dia mais fora de controle que, por falta de limites vindos da própria família e negligência estatal vinda das relações modernas, transformam-se em verdadeiros delinqüentes juvenis e estão longe de reconhecer a escola como a única porta para o seu encaminhamento na vida adulta.

Os governos eleitoreiros já faliram na sua tarefa de prover a educação do povo, mas ainda são detentores do orçamento e da rede escolar, que o Estado tem insistido em transferir para as prefeituras. Nas últimas décadas, os planejadores “modernosos” importaram dezenas de métodos pedagógicos dos centros mais avançados do mundo, mas se esqueceram de que era necessário, a qualquer custo, manter o respeito e a urbanidade entre as pessoas. O resultado está aí para envergonhar toda a sociedade: analfabetos diplomados, jovens inconscientes quanto à utilidade da escola e do estudo e uma sociedade de famílias assustadas e sem saber o que fazer.

Assim como no sistema prisional, os governos e a sociedade precisam buscar, o quanto antes, a recuperação da autoridade e do equilíbrio na escola. Devolver o respeito aos professores e funcionários e o bom comportamento ao alunado. E, no caso específico da Escola Amadeu Amaral, o Ministério Público apure com todo o rigor os crimes (ou atos infracionais) ali cometidos e seus autores sejam rápida e exemplarmente punidos, expulsos e sirvam de exemplo para todos os vândalos que vierem a agir dessa forma em todo o país.
Por mais modernas que sejam as relações hoje cultivadas, quem viveu o tempo em que o professor era tratado como “senhor” e as pessoas mais velhas respeitadas pela simples cronologia, sabem que aquela época era melhor, ou, no mínimo, menos perigosa. O necessário respeito, a cordialidade e a solidariedade entre as pessoas, tornam a vida melhor, mesmo que, para os pedagogos do absurdo, possam parecer coisas ultrapassadas...

Dirceu Cardoso Gonçalves é diretor da Aspomil (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo)


Fonte: http://www.reporterdiario.com.br/index.php?id=106630&secao=5

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO