Guia prático em linguagem simples.

Guia prático em linguagem simples.
Baixe Para o seu computador AGORA.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Provão do estado do RJ será no dia 26

Quatrocentos mil alunos responderão a questões de múltipla escolha de Matemática e Português (Maria Luisa Barros).

Rio - A um mês e meio do início das férias escolares, a Secretaria Estadual de Educação prepara a Avaliação Externa do Desempenho Escolar, que será aplicada a 400 mil alunos da rede dia 26. Estudantes do 5º (antiga 4ª série) e 9º (antiga 8ª série) anos do Ensino Fundamental, do 3º ano do Ensino Médio e de fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) farão provas com questões de múltipla escolha de Matemática e Português.

O resultado, que deverá ficar pronto no início do próximo ano letivo, em 9 de fevereiro, permitirá ao governo diagnosticar insuficiências de habilidades de leitura, escrita e raciocínio. As notas dos estudantes vão constar dos boletins pedagógicos que serão encaminhados às escolas.

“Queremos saber se o aluno sabe interpretar um texto, resolver problemas. Precisamos saber em que estágio de aprendizagem os estudantes estão, para que o professor possa elaborar um plano de aula e melhorar a qualidade do ensino”, explicou o subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, Rafael Martinez. A aplicação e correção dos testes será feita pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Além da avaliação externa, a universidade montou um banco de perguntas no site www.saerjcaed.ufjf.net. Os professores vão selecionar questões de Português e Matemática, de diferentes níveis de dificuldade, para aplicar aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a partir do ano que vem. Os professores já receberam senhas de acesso ao portal e vão participar de teleconferência para tirar dúvidas. A partir da Avaliação Diagnóstica, cada escola terá informações para elaborar projetos para sanar as deficiências dos estudantes. “Muitos professores se queixam das provas do MEC por desconhecer o modelo. Ao elaborar a prova, eles terão contato com a matriz de referência usada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia habilidades e competências, e não a decoreba”, diz Martinez.

Estudantes concorrerão a 2 mil laptops
Todos os alunos que participarem da avaliação vão concorrer a laptops: a Secretaria de Educação vai distribuir 2 mil computadores portáteis. Metade dos equipamentos será igualmente dividida entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) e do 3º ano do Ensino Médio, que tiveram o melhor desempenho em Português e Matemática. Os outros mil laptops serão sorteados entre todos os participantes, com exceção dos alunos do 5º ano (antiga 4ª série), como forma de incentivar o comparecimento ao exame.

A prova seguirá o mesmo modelo de avaliações do Ministério da Educação (MEC), como o Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): avaliará habilidades e competências como capacidade de interpretação, análise e raciocínio. Os alunos do 5º ano vão responder a 44 questões, sendo metade de Português e o restante, de Matemática.

Para os demais, serão 52 perguntas.Em caso de empate, a escolha levará em consideração o desempenho dos estudantes ao longo do ano nas demais matérias. Os vencedores serão conhecidos na volta às aulas, em 9 de fevereiro.

ATENÇÃO A TEMAS ATUAIS E INTERPRETAÇÃO

Para ter sucesso na avaliação externa da rede, os estudantes devem estar atentos a temas atuais, como aquecimento global, direitos humanos, eleições americanas e formas alternativas de energia, entre outros.

Diferentemente das provas tradicionais, o exame será interdisciplinar, misturando conteúdo de várias matérias numa única questão. As questões não são difíceis, mas longas. Por isso é importante que o estudante tenha calma e paciência para ler o enunciado e interpretar o que está sendo pedido.

A prova não exige fórmulas prontas ou datas, mas habilidades e competências. Portanto, não adianta decorar. É preciso desenvolver capacidade de análise, interpretação e raciocínio.

O aluno deve ser capaz de utilizar dados e informações disponíveis não só nos livros, mas também em jornais, revistas, televisão e Internet, além, é claro, da própria experiência de vida.

Faça uma busca na Internet ou em bancas de jornais, em provas antigas do Enem — no caso dos alunos do Ensino Médio — para se familiarizar com o tipo de questões.

Fonte: http://odia.terra.com.br/educacao/htm/provao_do_estado_sera_no_dia_26_211638.asp

11 Comentários:

Anônimo disse...

Como eu fico sabendo se eu ganhei o lap top?
eu fiz essa prova, mas no ano que vem não vou mais estudar porque eu estou no terceiro ano do ensino medio.
existe algum site que irá mostrar o resultado?
por favor, alguem me responda pelo e-mail tmbratslava@yahoo.com.br valew gente!!!!

Anônimo disse...

ééééé
Tambén queria saber
como que eu faço pra saber se eu ganhei ou nao o laptop?
manda aí pro email
andersom.pi.tuka@hotmail.com

Anônimo disse...

quando sai o gabarito e em que site
respondem ae por favor
meu e-mail é anjonovo_18@hotmail.com

raquelrfc disse...

Acredito que vocês terão de esperar o resultado da prova, e os que tirarem as notas mais altas devem receber algum comunicado do Estado para receberem os laptops.

"A aplicação e correção dos testes será feita pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os resultados deverão ser divulgados no início do próximo ano letivo, em 9 de fevereiro."

Boa sorte!

Priscila do Couto disse...

Olá, quando será possível sabermos se fomos premiados?
Priscila

Léo disse...

Qndo e aonde vai sair o resultado?
Pois aluno do 3° ano não terá mais aula...
leo.risi@hotmail.com

Booorzinho disse...

Se for possível também gostaria de receber alguma informação à respeiito!
Muito obrigado!

nosborzinho@hotmail.com

Anônimo disse...

que dia sai o resultado???????????????

Anônimo disse...

Euu fui informaada pela direção do meu colégioo de que ganheii um desses laptops ,pessoal!!
Então suas respectivas escolas..também devem ter essa informação!! Mesmo tendo terminado o terceiro ano, que é meu caso! Porém fiz a prova cursando, óbvio! :)

abraço..e boa sorte a todos!
Mayara Marinho !

Anônimo disse...

também quero saber do resultado!!!
tank you very much

Anônimo disse...

Quero saber dos resultados

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera

Add to Technorati FavoritesComentar/adicionar no Comentarium Adicionar esta notícia no BookmarksAdicionar esta notícia no Linkk Central Blogs TopOfBlogs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO