É esperar para ver.
Outra dúvida é sobre a aceitação dos professores e mesmo da direção quanto ao uso do sistema eletrônico. Muitos dos mais antigos podem não se adaptar à novidade. Parece que os alunos já aceitaram .Vai ser interessante se o professor puder mesmo inserir relatórios sobre o desempenho e comportamento dos alunos para ser enviando diretamente aos responsáveis via SMS.
"Cartão eletrônico conterá dados dos alunos da rede estadual de EducaçãoPor Claudia HolandaFonte: SEEDUC
A lista de chamada anotada com caneta está prestes a sair de cena na rede estadual de educação. Até o final de maio de 2009, os alunos das 1600 unidades vão estar com um cartão que marcará sua presença na sala, a entrada no refeitório, e, no futuro, também irá substituir o Rio card escolar.
Em duas escolas – Instituto Carmela Dutra (Madureira) e EE Norma Toop Uruguay (Duque de Caxias) - onde foi realizado o projeto piloto, o novo sistema já funciona. Os 760 alunos do Norma Toop e os três mil do Instituto já foram registrados e receberam seus cartões eletrônicos. O cadastro é feito da forma mais detalhada possível, contendo endereço, telefones, e-mails, nome do pai, mãe ou responsável, turno, notas, meio de transporte que utiliza para ir à escola ou se vai a pé e quanto tempo leva para chegar, além de idade, série e foto.
A diretora da escola Norma Toop Uruguay, professora Neuza Maria Leopoldo, está entusiasmada com a novidade.
- Conversamos muito com os alunos e professores para que eles se envolvam com a idéia e colaborem. Todos estão recebendo bem a proposta. Estamos orgulhosos de termos sido escolhidos para o projeto piloto.
A partir do dia 9 de fevereiro, início do ano letivo, as escolas estarão com um posto para credenciamento dos 1,5 milhão de alunos da rede. A secretaria irá promover reuniões em todas as regiões do estado com professores e diretores explicando como funciona o sistema.
- Poderemos acompanhar o aluno integralmente, criando um grande banco de dados. Saberemos a evolução, as deficiências, e até por onde o estudante anda. Teremos mais controle, gerando um perfil completo de nossos alunos – explica o subsecretário de gestão de recursos e infra-estrutura, Júlio da Hora.
Em cada sala, há um computador com o sistema desenvolvido em parceria com a Oi. Durante a aula, o professor pode alimentar o cadastro com anotações sobre o comportamento do aluno, como também se comunicar com a direção da escola, via ‘messenger’. Os dados serão recebidos, em tempo real, pela secretaria estadual de Educação. Os pais poderão ser informados por mensagens no celular sobre o desempenho dos filhos.
- O professor pode se comunicar ‘on line’ com a diretora, sem se ausentar da sala. Essa tecnologia irá também facilitar o dia a dia do professor – acredita o Chefe do escritório de projetos da secretaria, Sérgio Menezes.
Aluno aprova sistema
Rafael Souza, 12 anos, aluno do 7º ano, gostou da inovação.
- É bom saber que minha escola está melhorando, achei muito legal – disse, ao testar seu cartão no refeitório.
Cada escola terá um técnico da Oi para administrar o sistema."
Oi, Raquel
ResponderExcluirAdorei os seus questionamentos sobre o Cartão Eletrônico em minha Escola .
Mas gostaria de saber se vc é a mesma Raquel que fez um Curso de Designer no CEDERJ junto comigo.
Abraços
Paula
GOSTARIA DE SABER COMO FAZER PARA TIRAR O RIO CARD DA REDE ESTADUAL SE PODE TIRAR ANTES DAS AULAS COMEÇAREM NO MES DE FEVEREIRO DE 2010.
ResponderExcluirATENCIOSAMENTE :CLARA
Bom Dia eu gostaria de saber como faço pra tirar esse cartão pois eu fui assaltada na rua nos últimos dias de aula do ano passado...e queria saber como faço pra tirar outro?
ResponderExcluir