17/01/2009

Volta as aulas: ar condicionado, cartões magnéticos e microfones portáteis em todas as escolas estaduais do RJ.

No ano letivo de 2009, segundo o Planejamento Governamental, serão muitas novidades e melhorias na Rede de Educação Estadual do Rio de Janeiro: sistema totalmente informatizado da burocracia (chamada, Diários, etc.), ar condicionado em todas as salas e microfones e amplicadores. Tudo visando o conforto de professores e alunos e a maximização do processo ensino/aprendizagem. Os gastos com a implementação de todos esses recursos, se é que eles vão ser implementados realmente em toda a rede, deve ser uma soma considerável.

E o aumento dos docentes, será que sai também?

Abs
Raquel

Volta às aulas com microfone nas escolas

Governo estadual já comprou os 20.420 kits com amplificador portátil para poupar a voz dos professores e reduzir faltas.
Alfredo Junqueira

Rio - O governo do Rio já comprou os 20.420 amplificadores com microfones sem fio que serão distribuídos entre as 1.600 escolas da rede estadual. O equipamento vai
ajudar os professores a ministrar suas aulas e tem como objetivo principal reduzir o índice de licenças médicas dos docentes por problemas nas cordas vocais — no fim de 2008, o número de profissionais afastados era superior a 3 mil.

Os amplificadores e microfones estão guardados em depósitos do estado. A estréia do equipamento já tem data marcada: 3 de fevereiro, dia em que o governador Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguram o Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos — primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser entregue no estado. A idéia é que a maioria das escolas já possa usar os kits na volta às aulas, dia 9.

Os kits comprados são formados por dois microfones sem fio, um tipo bastão e outro
de lapela, uma caixa amplificada — com capacidade acústica para 100 pessoas em
ambiente fechado —, bateria recarregável e bolsa-tiracolo. O equipamento ainda
conta com entradas auxiliares para CD e MD.

Os problemas de saúde decorrentes do uso excessivo da voz em salas de aula atingem, principalmente, os professores com mais tempo de serviço — de acordo com levantamentos da Secretaria de Estado de Educação. A intenção do órgão é poupar o esforço dos mestres mais experientes e prevenir problemas nos novos docentes.,

O uso de microfones e amplificadores já é difundido entre profissionais da rede
municipal de Niterói. Os 2 mil professores de lá são incentivados a adquirir esse equipamento pelo Programa Saúde Vocal, da Fundação Municipal de Educação de Niterói.


Fonte: O Dia Online - 17/01/2009 - 01:57:00

9 comentários:

  1. Todos estes equipamentos necessitam de manutenção, quanto isto vai custar, e até a
    quando irá acontecer?
    E a verba da merenda, o salário dos professores, quando terão aumento digno e real?

    Lena

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar pelo blog! Contém mais informações que os próprios sites governamentais!
    Nota 10 pela seriedade !

    ResponderExcluir
  3. É urgente que todos os professores usem um microfone para poupar a voz. Os alunos de hoje estão tão indisciplinados que os professores são obrigados a falar mais alto a voz para que possam sobreviver no meio do caos. Fale com calma, baixo, como deveria ser, e a turma faz o professor de capacho.

    ResponderExcluir
  4. Que bom! espero que essas melhorias aconteçam logo.

    ResponderExcluir
  5. Tem um usuário no Mercado Livre ALO GEGE que vende o microfone amplificado para compressor. Veja o endereço dele:

    http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_25944713

    ResponderExcluir
  6. eu sou aluno do colégio Estadual Edmundo Bittencourt em Teresópolis e na minha opinião a escola não está precisando de cartões magnéticos e muito menos de microfones e arcondicionado, está precisando de mais rigorosidade dos professores nas aulas para que os alunos desinteressados não atrapalhem o desempenho dos que estão ali para se dedicar e aprender para construir um futuro bom , precisa também de uma reforma na estrutura das portas e janelas, nos banheiros e trocar os quadros que estão manchando.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Porque desidiram estalar esses equipamentos agora?
    Porque nao colocar nas férias?
    Qual a data que os alunos voltaram as aulas?

    ResponderExcluir
  8. Eu só sei de uma coisa!
    Eu quero voltar a estudar, pois eu pretendo fazer uma faculdade e para isso preciso terminar os meus estudos, e também nao quero ficar atrasada nos estudos!!!
    Sou do C.E. Edmundo Silva de Araruama

    ResponderExcluir
  9. todo ano falam a mesma coisa mas nós alunos não vemos resultados nenhum do q o estado promete!

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...