Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Prefeito do RJ reconhece deficit de 8 mil professores.

Prefeitura do Rio de Janeiro

Rio: 08/01/2009
O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes reconheceu que há carência de 8 mil professores na rede municipal e informou que pretende resolver urgentemente essa situação. Para isso, aprovados nas seleções de 2006 e 2008 serão chamados e novos concursos devem ser realizados. A primeira dessas convocações será a de 400 professores II que foram nomeados em dezembro.

"Existe uma estimativa de um déficit de 8 mil professores nas escolas públicas municipais e temos que complementar isto através de concursos. Já existem seleções feitas, e, obviamente, temos que priorizar os professores já concursados que aguardam convocação", explicou Paes.

Ele também garantiu que a secretária de Educação, Cláudia Costin, terá liberdade para contratar os profissionais necessários para que a rede funcione bem.
Cadastro - Segundo dados do banco de concursados da Subsecretaria de Estudos e Pesquisas em Administração Pública (Subepap), há 4.958 professores II aprovados no cadastro do concurso de 2007, que tem validade até 26 de março de 2010.

Além desse, as seguintes seleções da área de Educação contam com aprovados em cadastro: agente educador 2006 (50.298 candidatos - prazo até 25 de maio de 2010); professor I - Geografia (441 - 4 de março de 2009); auxiliar de creche 2007 (50.830 - 6 de abril de 2010); professor I - Língua Portuguesa 2007 (4.393 - 26 de março de 2010); professor I - Matemática (325 - 26 de março de 2010); professor I -
História (10.678 - 26 de março de 2010).

Há ainda o concurso para professor I - Ciências que teve oferta de 100 vagas, cujo resultado final foi publicado no dia 12 de dezembro, mas ainda não foi homologado.
Reforço escolar - O prefeito falou também sobre o Programa Bolsa de Formação - Escola Pública e Universidade criado na terça-feira, dia 6. Segundo Paes, serão firmados convênios com as instituições de ensino para que estudantes da graduação dêem aulas complementares aos estudantes da rede.

Para a presidente da União dos Professores Públicos no Estado do Rio (Uppes), Teresinha Machado da Silva, a utilização de estagiários para dar aulas de reforço a alunos com dificuldade de aprendizagem deve ser analisada com cautela. "Considero fundamental que o estagiário seja acompanhado, obrigatoriamente, por um professor", alegou.

Ela lembrou que, no passado, o estágio das normalistas era acompanhado por supervisores e nenhuma delas tinha acesso à sala de aula, sem a presença do professor titular da turma. "O estagiário, em hipótese alguma, pode ser usado como mão de obra complementar, sobretudo quando há professores concursados na lista de espera do município", assinalou.

Já Roberto Serrano, coordenador da região Grande-Rio do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), afirmou que o sindicato ainda não discutiu o assunto e, portanto, ainda não tem opinião definida. "Mas, em primeiro lugar, deve ser visto que a rede está sucateada e abandonada. Devem tomar conhecimento dos problemas e estudar as soluções", concluiu o coordenador.

Fonte: Folha Dirigida - É necessário ser assinante e ter a senha para acessar.
(http://www.folhadirigida.com.br/script/FdgLoginAcessoPerdaSessao.asp?pStrPaginaSeguinte=CONTEUDO&pIntSeguro=1&pStrLink=2,4,1,196822)

19 Comentários:

Anônimo disse...

Os 400 professores nomeados em dezembro já estão trabalhando nas escolas, já formam empossados e já escolheram escolas...a informação é que ele irá chamar mais 400? Se não for, mais uma vez estamos sendo enganados...

Raquel disse...

Pelo que eu entendi, esses 400 a que ele se referiu são os nomeados em dezembro mesmo.
Mas pode ser que eu tenha me equivocado ao interpretar o que ele disse. Caso algum colega tenha outras informações, seria bom se comentasse aqui conosco.

De qualquer forma há uma forte esperança da classe de que haja uma grande chamada ainda antes do início do ano letivo.

Aguardamos ansiosos, torcendo para que esta chamada realmente aconteça e nos convoque a todos. :)

Abs
Raquel

Anônimo disse...

Primeiro quero parabenizar a eficiência inquestionável deste blog.É Raquel acho que fomos enganados os professores ao qual o Paes se referiu já foram convocados, você tem alguma perspectiva com relação a datas de uma possível nova convocação?
Bruno.

Anônimo disse...

Olá, Raquel. Parabéns pelo Blog.

Pelo que sei, os 400 professores II chamados no final do ano passado já tomaram posse em dezembro.

Não sei se compreendi corretamente a reportagem, mas penso que Cláudia Costin pretende empossar mais 400 professores. Pelo menos é o que esperamos.
Abs!
Vanessa

Anônimo disse...

EU acho uma falta de respeito colocar estagiario sabendo que existem professores aguardando convocação....

Anônimo disse...

As aulas estão próximas de começar e o prefeito do rio, até o momento, não convoca os professores, para que nossas crianças não comecem o ano letivo sofrendo. No entanto, só se fala em chamar estagiários para assumirem uma responsabilidade que compete ao professor. Realmente, este início de gestão já está mostrando como vai ser a administração deste cidadão; uma pessoa que não tem em seu dicionário a palavra "docente". È, fazer o quê. não votei neste cidadão e não me arrependo, pois sabia que não olharia para a educação da forma que deveria. Educar é estar presente e não ausente; não se faz educação com professores fora de sala. Colocar estagiários, que também precisam ser acompanhados,para fazerem às vezes de um professor é o fim...

Anônimo disse...

Eu dei uma olhada no site da prefeitura do rio e lá estava dizendo que hoje teria uma comemoração de boas vindas aos novos professores que completarão o quadro de funcionários da prefeitura. Também entendi que há a previsão de convocação de 400 professores que ainda estão na espera. Queira Deus que nos chamem logo!

Anônimo disse...

alguém... sabe como faço para acompanhar as convocações...??? att

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem previsão de chamar mais auxliar de creche?

Anônimo disse...

Gostaria de convocar as docentes e os docentes aprovados nos últimos concursos para professor seja I ou II para fazermos uma manifestação contra esta falta de consideração com os docentes que acreditaram no novo prefeito ou não, e manifestar nossa indignação frente as contratações e a colocação de estagiários ao invés de chamar nós prefessores aprovados que estamos dentro do nosso direito.
Aguardo resposta, dos demais colegas!!

Anônimo disse...

É uma vergonha! Espero que o Ministério Público esta de olho neste caso,onde o Prefeito quer trocar professores por estagiários. O mais engraçado em tudo isso é que a imprensa não está se manifestando parece que está satisfeita com a troca. Devemos nos mobilizar para combater esta farsa descarada, que o atual prefeito quer fazer. Não devemos ficar esperando acontecer primeiro, para só depois tomarmos qualquer atitude.
Algumas semanas atrás falaram de boca cheia que estavam contratando quase 700 professores, como se está quantidade fosse se quer resolver resolver alguma coisa. Não devemos esquecer que os quase 700 professores foram chamados ainda no mandato anterior.
Espero, realmente, que esta nova prefeitura faça mais e fale menos, pois até agora não está convencendo...

Anônimo disse...

Tenho bastate dificuldade para acompanhar as convocações, pois o site da prefeitura está sem atualização desde 05 de Janeiro. Se alguém souber o que faço, eu agradeço.
An Cláudia

Anônimo disse...

Eu, particularmente, tenho acompanhado todas as convocações pelo diário oficial, é so entrar no site da prefeitura todos os dias , ler o diario oficial, q saberás quando os profs forem convocados. Queira deus me chamem logo, faltam so 72 pra eu ser chamado na minha cre.

Anônimo disse...

Olá,Professora,
Sou também professora,mas da rede estadual paulista e aproveito para cumprimentar a todos os professores que trazem ,como eu ,um muito de saudosismo.Não sou antiquada ou velha demais.Tenho 43 anos,mas minhas recordações fazem de mim uma sonhadora.Meus professores tinham valor pelo tanto (TANTO) que sabiam.Desrespeito a eles era algo que depunha contra quem o praticava.Hoje, vivencio uma outra realidade.E esta de educadora tento fazer valer todos os dias,Aproveitando-me desta ,represento aqui muitos de minha classe:os professores de uma pequena escola estadual em Pirassununga,interior de São Paulo,na qual leciono há dez anos.São anos de luta incessante pela qualidade de uma educação que respeita muitas vertentes intelectuais e desfavorece o saber básico:da alfabetização e dos cálculos que devem ser a essência das primeiras séries do Ensino Fundamental.Quando os alunos chegam ao 2o Ciclo,fica difícil modificar o que parece ter sido consolidado,mas tentamos sempre.Gostaria de dizer que a escola em que leciono possui 4 salas de Ensino Fundamental e 3 de Ensino Médio,além de atender à Educação deJovens e Adultos no período noturno.Infelizmente,entrou em processo de extinção a partir deste mê s com a justificatica de que é um prédio deficitário,afinal abriga uma média de 25 alunos por sala (creca de 150 no prédio).Sua estrutura física é perfeita para o desenvolvimnto de atividades diferenciadas,mas seu futuro,diz-se já está decretado.Acredito que a causa "Escola pública de qualidade" é defendida por todos os seus simpatizantes,entãopeço apoio para que possamos sensibilizar as autoridades para o não fechamento.Os pais e alunos abriram uma página de protesto na Internet que possui um abaixo assinado on line sob o endereço http://www.comunidadeasdrubal.xpg.com.br/n2009-09-30.html ou http://www.petitiononline.com/asdrubal/petition.html e uma página no Orkut sob a configuração (Comunidades- O Asdrúbal não pode fechar).Defendam a nossa causa.Não é campanha publicitária,nem envolvemos interesses políticos ou econômicos.Apenas queremos o direito a uma escola de qualidade.Obrigada
Professora Clarissa Guerreiro Galassi

igor disse...

Professora Raquel,
Desvinculei-me de acessos à Internet logo após o apelo que fuz em seu blog.Estamos em fase difícil e nossa escola tem aparecido na mídia por protestos da comunidade escolar.Mas, devo dizer que fiquei surpresa ao ver no Google o destaque dado ao meu apelo através do seu Blog.Agradeço muito o seu engajamento.Sei que nem tantos assim são simpatizantes de nossa causa,afinal,só sentimos o desgaste de algumas situações quando podemos vivenciá-las,mas honestamente não desejo que nenhum dos professores que acessam seu Blog possam passar por situação semelhante.Venho então agradecer-lhe muito pelo destaque.Eu e todos aqueles que convivem em uma escola paulista que,certamente deixará saudades.Obrigada.

Raquel disse...

Olá, professora Clarissa :)
Não há o que agradecer. Este espaço existe para auxiliar os professores, e o destaque dado ao seu pedido foi simplesmente uma tentativa de fazer isso.

Lamento pela situação da E.E. Asdrúbal. Temos de conviver com essa política brasileira que toma decisões quanto a educação sem levar em conta a opinião dos verdadeiros interessados, que são os professores e os alunos. Mas não desanime, é tocar a bola pra frente e contar que dias melhores hão de vir.

Abs
Raquel.

ALICE MARAI disse...

OLÁ RAQUEL. PARABÉNS PELO BLOG! FIZ O CONCURSO PARA AGENTE EDUCADOR II EM 2006, E REALMENTE NÃO CONSIGO ACHAR NADA SOBRE CONVOCAÇÃO. ENTÃO COM ESSE DÉFCTI TENHO CHANCE DE SER CONVOCADA?

Anônimo disse...

O CONCURSO DE AGENTE EDUCADOR NÃO CONVOCOU MAIS NENHUM CANDIDATO. PARA A 10ª CRE HOUVE SOMENTE 23 CONVOCADOS, MAS BASTA VISITAR QUALQUER ESCOLA DESTA CRE, QUE PODERÁ SER VISTA A FALTA DESTE FUNCIONÁRIO, EM MUITAS DELAS EXISTEM PROFISSIONAIS DESVIADOS DA FUNÇÃO FAZENDO TRABALHOS COMO AGENTE EDUCADOR,ENQUANTO ISSO OS CONCURSADOS ESTÃO AGUARDANDO ESTE TEMPO TODO SEM NENHUMA SATISFAÇÃO...
EM MAIO DESTE ANO, O CONCURSO IRÁ PRESCREVER, DEIXANDO BEM CLARO QUE ESTA GESTÃO DO PREFEITO EDUARDO PAES NÃO ESTÁ NEM AÍ...
ESPERO QUE ESTES CANDIDATOS POSSAM SER CONVOCADOS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO AOS ALUNOS E AOS RESPONSÁVEIS.
eSPERO QUE NÃO ACONTEÇA COMO O CONCURSO DE MERENDEIROS QUE NENHUM CANDITATO FOI APROVADO E UM NOVO CONCURSO FOI REALIZADO PELA COMLURB PARA MERENDEIROS DA ESCOLAS...
É VAMOS TORCER PELO BOM SENSO....

Anônimo disse...

GOSTARIA TAMBÉM DE DEIXAR REGISTRADO AQUI O MEU PROTESTO CONTRA OS NOSSOS REPRESENTANTES NO GOVERNO,POIS FIZ PROVAS PARA MERENDEIRA E AGENTE EDUCADOR II FUI BEM NAS PROVAS E ATÉ HOJE NÃO FUI CHAMADA PARA NENHUM DELES NOSSOS REPRESENTANTES NO GOVERNO SO QUEREM SABER DELES MESMOS.

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO