Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nova Escola - Gratificação será incorporada ao salário do professor no RJ.

Cabral diz à imprensa, mais uma vez, que pretende incorporar o Nova Escola ao salário dos docentes da Rede Estadual de Educação do RJ.

Está em notícia do jornal O DIA.

Devido à promessas anteriores sobre o mesmo tema não terem sido honradas e não haver nenhuma referência à data em que a gratificação será incorporada, o professorado vê com certa desconfiança o que o Governador do RJ declara.

Como fazemos aqui um "arquivamento" das notícias que são publicadas na mídia, temos a notícia do ano passado (outubro - 2008), quando a Secretaria de Educação declarou a mesma coisa aos jornais. As reportagens diziam que o Nova Escola seria incorporado ainda naquele ano aos vencimentos do pessoal da área de Educação, Veja a matéria do ano passado aqui .

Já iniciamos o ano letivo de 2009 , não houve nenhuma incorporação em 2008, como o governo havia prometido, e lá vem ele com as manchetes nos jornais novamente.

Esperemos que dessa vez não fique só na promessa e ele honre sua palavra.



18/02/2009
Nova Escola: Cabral incorpora benefício ao salário de 90
mil.
Governador garante que os inativos também serão contemplados
com a medida
Alessandra Horto

Rio - Finalmente, será cumprida a promessa do governador Sérgio Cabral de incorporar o benefício do Programa Nova Escola (gratificação por desempenho dos professores) ao vencimento básico da categoria. Desta vez, os inativos também serão contemplados com a medida. Cabral declarou ontem que a gratificação é “horrorosa” e que o servidor, ao se aposentar, sai muito prejudicado. “Nem que o orçamento tenha que sangrar. Vamos incorporar o Nova Escola paulatinamente, tanto para os ativos e quanto para os inativos”, assegurou o governador. Segundo Cabral, é muito importante valorizar os servidores, apesar dos tempos difíceis que todas as gestões estão vivendo.

O Nova Escola é pago de acordo com a avaliação que o professor recebe — varia de R$ 100 a R$ 420. Segundo o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), a incorporação vai beneficiar 50 mil servidores ativos e 40 mil inativos.

A coordenadora Maria Beatriz Lugão lembrou que 30 mil servidores concursados que foram admitidos em julho de 2005 não recebem o benefício. Ela defende que esse grupo também seja contemplado com a aprovação da medida. O valor da gratificação está congelado desde 2006, quando os professores foram avaliados pela última vez, ainda no governo Rosinha Garotinho.

Maria Beatriz disse que, se a promessa for cumprida, será muito importante para os professores e uma grande vitória para os inativos: “Os governos têm o costume de tratar o aposentado como improdutivo e, quando criam qualquer tipo de bônus por desempenho, adotam a prática de excluir os inativos. Mas se esquecem que, por vários anos, eles se dedicaram ao trabalho”. A extensão do benefício aos aposentados é uma antiga reivindicação da classe, que luta há mais de dois anos na Justiça para conseguir os mesmos direitos dos ativos.

Fonte: O Dia Online
_________________________________________
Mais notícias e informações já publicadas no Blog sobre o Nova Escola:
- RJ - Fim da hierarquia no Magistério Estadual e incorporação do Nova Escola.
- Cabral diz novamente que fará a incorporação do Nova Escola aos salários.
- Tabela da incorporação do Nova Escola aos salários dos professores.
- Nova Escola Incorporado aos salários dos ativos e aposentados.
-Nova Escola sera incorporada ao salário do professor do RJ.

63 Comentários:

Anônimo disse...

MEU NOME É VAGNER BRUM

EU ACREDITO QUE O GOVERNADOR CABRAL FALA MUITO , PROMETENDO MUNDOS E FUNDOS, MAS NÃO CUMPRE COM A SUA PALAVRA. EU ESTOU SEM RECEBER O NOVA ESCOLA A TRES ANOS. MUITOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL RECEBERAM UMA CARTINHA DO CABRAL AS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES DE 2006 PROMETENDO, POR EXEMPLO A REPOSIÇÃO SALARIAL DE 60%. PERGUNTO: cADÊ? aLGUÉM VIU?
o QUE ELE QUER É FAZER A SUA PROPOGANDA PARA O POVO ACREDITAR NOVAMENTE NAS PROMESSAS (DEMAGÓGICAS) PARA 2010/11. ACREDITO QUE O QUE ELE QUER É EXPLORAR A CLASSE TRABALHADORA DOCENTE.

Beatriz Silva disse...

QUANDO O GOVERNADOR SE REFERE A GRATIFICAÇÃO HORROROSA, EU GOSTARIA DE ESTAR RECEBENDO. VISTO QUE, APÓS TERMINAR UMA FACULDADE E TER PASSADO EM UM CONCURSO QUE EXIGE O ENSINO SUPERIOR, ESTAR GANHANDO APENAS 500,( E ALGUNS CENTAVOS) É MUITO TRISTE. FICO A SECO COM 12 TEMPOS TRABALHADOS COM ORGULHO. TRABALHO MESMO, NÃO ENROLO E TENHO O RECONHECIMENTO DOS MEUS ALUNOS. MAS, ISSO ENCHE MEU EGO, MAS NÃO PAGA MINHAS CONTAS NO FINAL DO MÊS. COLEGAS QUE ENTRARAM NO CONCURSO DE 2004 EM FEV. DE 2005 AINDA NÃO RECEBERAM A GRATIFICAÇÃO. MUITOS SAEM DO RIO PARA SUBIR A SERRA, APENAS PARA MANTER SEU EMPREGO PÚBLICO. LÓGICO QUE TRABALHAM EM VÁRIOS LUGARES PARA SUPRIR O CUSTO. GOSTARIA MUITO QUE O SENHOR GOVERNADOR DESSE UMA CANETA VISÍVEL PARA QUE O SALÁRIO SEJA DIGNO PARA QUEM RALA MUITO NOS BANCOS DAS UNIVERSIDADES. PROFESSOR SATISFEITO E SOCIEDADE PENSANTE NÃO É UM BENEFÍCIO PARA OS POLÍTICOS, MAS PARA O FUTURO DOS BISNETOS DELES SERIA UMA BOA POSSIBILIDADE. ESTOU MUITO CHATEADA COM O CENÁRIO ATUAL DA POLÍTICA INTERFERINDO NA EDUCAÇÃO. DESCULPEM A CAIXA ALTA. MAIS DEIXO MEU GRITO DE ALERTA!

Anônimo disse...

o governador do Rio deveria falar menos, parar com a demagogia e pagar o Nova Escola a todos, estou na rede desde de junho de 2007 e ganho com pós-graduação e mestrado $540,00 isso é rídiculo.

Anônimo disse...

FALAR É FÁCIL, QUALQUER UM PROMETE, O NEGÓCIO É CUMPRIR. MAS UMA PROMEÇA VINDA DE UM GOVERNARDOR DE UM ESTADO E NÃO SER CUMPRIDA, É VERGONHOSO, E ISSO O NOSSO GOVERNARDOR JÁ MOSTROU QUE NÃO TEM. TOMA VERGONHA SEU GOVERNARDOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO! COITADO DO RIO DE JANEIRO! PROFESSOR DO ESTADO QUE NÃO RECEBE A NOVA ESCOLA

Anônimo disse...

O governador do Estado do Espirito Santo tem a cada ano reajustado e valorizado o professor estadual reajustou o piso do professor para 2009, aproximadamente para um mil e quinhentos reais a cada matrícula. Como pode no estado do Rio de Janeiro o professores receber quinhentos e quarenta reais? Isto é uma vergonha governador...........

Anônimo disse...

Estou na rede estadual desde julho de 2005, e procuro trabalhar sem pensar em contas, pois os alunos infelizmente não tem culpa desta política de mentirinha, para um governador antecipar o feriado do funcionalismo público 28\10,justamente no final de semana que seria o segundo turno das eleições municipais dia 26\10 no RJ,somente para favorecer o candidato do partido dele, e prejudicando o do partido verde, podemos esperar tudo, menos cumprir com promessas de campanhas.

ProOsti disse...

Marcelo Silva - Professor de História

O Governador Sérgio Cabral enviou carta aos professores da rede estadual, prometendo reajustar piso salarial no início de seu mandato. Quanto ao Nova Escola, esmola criada no governo de Anthony Garotinho, o governador Cabral prometeu incorporar a gratificação aos salários dos funcionários logo nos primeiros dias de seu governo. Gostaria de saber até quando seremos enganados por esse governo?

marceloitabapoana@gmail.com

Anônimo disse...

Minha indigninação é quanto a falta de compromisso que o governador do Rio tem com os profissionais da Educação. Muito papo furado.
Será que ele não vê que não dá para viver com esse salário de fome.Não temos vale transporte, ticket refeição, enfim nada. Ganhamos muito mal. Mas somos Brasileiros e não desistimos nunca.

Verônica Ferreira disse...

Se fosse para viver com esse salário eu já Teria morrido de fome, pois só a escola do meu filho já leva o ToTal de uma das minhas duas maTrículas.Sou nova no EsTado, fiz um concurso que não foi nada fácil, me formei na faculdade, fiz vários cursos e esTou fazendo pós-graduação. Procuro ser a melhor profissional possível, faço minhas Tarefas com amor, dedicação e seriedade, mas fico TrisTe,pois não ganho o mesmo que os meus colegas que recebem o abono "nova escola", que faria muiTa diferença,pois 540 reais , sem vale-TransporTe não dá para nada. Vou conTinuar por mais algum Tempo,mas se não houver nenhuma melhora TenTarei ouTra coisa, e assim o magisTério público vai perder os bons profissionais.O governo do Espírio SanTo conseguiu melhorar a vida dos professores, por que nosso governador Sérgio Cabral não faz a mesma coisa, em vez de ficar gasTando dinheiro com lapTops,por que não dá ao professor condições de poder comprar o seu próprio compuTador aTravés de um salário digno.E me falaram que a mãe do governador era professora, não consigo acrediar nisso.O governador deve achar correTo que um professor que enTre no esTado aTravés de concurso público e ganhe menos que os ouTros professores um pouco mais anTigos,e que só conTe com 540 reais, sem vale -TransporTe, sem nenhuma ajuda . O senhor Sérgio Cabral deveria Ter vergonha na cara e cumprir com as suas promessas,e a secreTária Tereza PorTo Também perdeu a vergonha ao dizer que os professores não Teriam aumenTo por causa da "crise", ela lembra da crise na hora do aumenTo, mas a Tal "crise" desaparece quando ela e o governador empregam os recursos da educação, que poderiam melhorar a vida dos professores, com bobagens como microfones, ar-condicionado (sou professora em Nova Friburgo, aqui é frio, não precisamos de ar-condicionado)e ouTras coisas que em nada vão melhorar a educação, só servem para possíveis super faTuramenos. Façam algo que realmenTe melhore a educação e que valorize os professores, profissão que pode enTrar em exTinção se a siTuação coninuar assim!!!!Sigam o exemplo do governador do EspíriTo SanTo, que mosTrou ser possível melhorar as condições dos professores, basTa querer e levar o Trabalho de melhora da educação a sério!!!!Toma vergonha na cara governador Sérgio Cabral e sua digníssima secreTária Tereza PorTo!!!!!

Professora Vera Lúcia disse...

É verdade que o salário do professor é vegonhoso, que suas condições de trabalho são péssimas - escolas depredadas, sem ventiladores, sem limpeza, sem funcionários de apoio. Não temos qualquer ajuda de custo para nos locomovermos e para nos alimentarmos no nosso exaustivo dia-a-dia. Mas ao ler os comentários de alguns colegas, fico preocupada, pois percebi erros gravíssimos de português, como promessa grafada com "ç". Assim como o piso salarial de R$ 540,00 é inadimissível, também o é um erra desses, independente de o professor que escreveu isso ser ou não professor de português.

Anônimo disse...

Ao abrir meu contra-cheque hoje, pela net, percebi mais uma "mentira" do senhor governador,
já que o sálário pemanece o mesmo, sem um centavo a mais. Nem mesmo o triênio, a que faço juz, já que completei três anos de serviço em fevereiro, foi incorporado. Desde o início do seu governo, há dois anos, Cabral vem repetindo ser a gratificação Nova Escola "horrorosa", concordo com ele, pois trabalho igual aos meus colegas e penso que deveríamos receber todos o mesmo valor, porém, falar não resolve nosso problema. Será que vamos ter que esperar mais dois anos (fim do governo Cabral) para termos nossos direitos? (é assim que pensam que alguns problemas são "resolvidos":no final do governo para ganharem voto)

Margie disse...

Concordo com tudo que foi dito;estou com tempo para aposentar mas aguardo a tão sonhada incorporação do nova escola (nova esmola),pois se eu sair agora entro pelo cano. Vocês sabem que a escola também não funciona sem o pessoal de apoio. Estou abismada com o que acontece hoje, um governo que obriga o empregador a pagar um salário mínimo maior que o federal mas que aos seus funcionários paga o vencimento de 240,24 + nova escola +triênios(25%)-esse funcionário que entrou no estado em 07/03/1994, através de concurso, tira hoje com desconto de 11% do Rio Previdência o total de 475,24. Deveria vir assim:
salário mínimo+ grat.nova escola+triênios.Vocês concordam?

Eliane disse...

Eliane
Eu estou no Estado a 3 anos e até agora não recebo o nova escola que faço juz,isso é um absurdo e desleal.O problema é que fica por isso mesmo,ninguém vai nos ressarcir...que país é esse aonde a justiça só existe no papel?

Anônimo disse...

O que esperar de um partido que só tem corrupto? Estamos ferrados e mal pagos.Como diria Boris: "Isso é uma vergonha!"

Anônimo disse...

Essa história de nova escola e salário no estado é de causar tristeza, nunca vi isso, tem escola que professores com diferença de 1 ano de casa em relação a outros professores recebem até R$300,00 a menos, pois não foram avalidos, não têm direito, e assim temos que aguentar esse cambada fazendo promessinhas para os coitadinhos dos professores. E mais triste ainda é ver o nosso dinheiro ser empregado por esse governozinho mediocre e essa secretária de educação (que não entende nada dessa área) para fazer marketing político com entrega de Laptop, informatização de acesso a escola, climatização de salas de aula, microfone etc, isso não vai melhorar em nada a qualidade da educação, sabe porque? Daqui a alguns meses vai estar tudo jogado num canto da escola, sem manutenção, pois não haverá dinheiro para isso. E ainda temos que aguentar essa corja dizendo que estão revolucionado a educação do estado do Rio, tenha dó! Falando sério, o que este governo estadual fez efetivamente para nosso estado? Vamos pensar naquilo que é papel fundamental do governo, em saúde nada, em segurança nada e em educação nada. Ai esse mentiroso metido a estadista bacana, vem falar em reeleição, tenha paciência! É muito triste saber que um político, usa essa classe tão sofrida para fazer campanha política, enviando carta para nossas casas prometendo de tudo e agora constatarmos que esse governo mediocre não fez e nem vai fazer absolutamente nada, acho que no final vão dizer assim "ai, foi mal otário, enganei vcs".

Anônimo disse...

NA VERDADE NÓS PODERÍAMOS ESTAR FAZENDO MUITO MAIS.DEVEMOS MANDAR E-MAIL PARA O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE INSTITUIÇÕES COMO:JORNAIS,MEC,SEEDUC,PRODERJ,ALERJ,MPT,SENADORES,DEPUTADOS(PRNCIPALMENTE DO PMDB)E O QUE MAIS PUDERMOS.MESMO NÃO TENDO RESPOSTA O TENDO RESPOSTAS DESANIMADORAS COMO ACONTECEU COMIGO,MAS NÃO DESISTO!
MOSTRAR QUE EDUCAÇÃO NÃO É CONVERSA FIADA E QUE UM PROFESSOR NÃO INCOMODA ,MAS MUITOS PROFESSORES , ALUNOS E PAIS DE ALUNOS INCOMODAM...

Anônimo disse...

Melhorar a Educação para quê? Quanto mais gente alienada, ignorante, melhor para os políticos populistas. Afinal, o que eles prometerão à época das eleições, se tudo estiver bem: escola digna, hospitais com condições de atendimento, salários dignos para médicos e professores? Sem falar, é claro na questão da segurança, que tanto vem nos preocupando nos últimos tempos.Ambiente desfavorável para o povo, situação favorável para eles, pois os crédulos eleitores sempre acabam votando neles, na esperança de que um dia tudo possa melhorar. Pobres de nós, ainda insistimos em sonhar e não percebemos que a cada eleição muda a moita, mas o excremento continua o mesmo: sai Garotinho, entra Rosinha, sai Rosinha, entra Cabral.

Anônimo disse...

Pessoal,

Tenho duas matrículas no Estado, mas devo confessar que nosso salário merece muuuuuuuita atenççao do Governo Estado do RJ. Essa luta é nossa !

Anônimo disse...

Adorei o comentário da colega Beatriz, pois se a gratificação é horrorosa para o senhor governador, pra mim faz muita diferença. E por isso mesmo gostaria de estar recebendo nas duas matrículas.Na mais recente ainda não recebo, assim como alguns colegas tbm dizem não receber. Não querendo ser repetitiva, mas parece até piada: professores com mesma função, mesma formação,aprovados através do mesmo processo seletivo e com salários diferentes. Só no estado do Rio!!!
Não tinha ainda conhecimento a respeito da melhoria salarial dos nossos colegas do Espírito Santo.Só tenho que parabenizar ao governador deste estado por valorizar seus profissionais da educação. Acho que o Cabral tem que tomar um banho na água dele!
Vale ressaltar tbm que se o Cabral ler estes comentários pode ser que fiquemos sem incorporação, sem abono, sem nada, quando ele se deparar com essa promessa com "Ç".Isso enfraquece...

Anônimo disse...

Rose História

Moro em Nova Friburgo, cidade serrana e de clima frio...Agora me digam : "Pra que AR CONDICIONADO?" Derrepente..acho eu..seria pra esfriar nossas cabeças quando nos deparamos ao final do mês com nossos contra cheques...ou quem sabe com nossos lap top que no meu caso onde moro não tem uma torre da Oi...logo sem sinal.. É uma vergonha este nosso governo..e o pior que ainda exsitem pessoas que acreditam nas promessas deste governo... Eu li comentário de um colega, postado aqui...exclamando sobre a mãe do Governador ser porfessora e se ele não teria vergonha... Acho que em matéria de vergonha este governo passa longe...pois a nossa própria Secretária de Educação Thereza Porto tem tambem sua mãe professora e como não poderia deixar de ser... tambem Secretaria de Educação do Município aqui de Nova Friburgo.. Então caros amigos deste blog...Não reclamem do Estado de maneira geral...pois nós aqui de Friburgo...estamos lascados duas vezes... tanto por ser funcionário da Secretaria Estadual de Educação quanto da Municipal... é ou não para chorar? acho que a questão de não entender a situação do professor..de comose sobrevive com o salário que temos... é algo de família.

Sandra disse...

A política caminham na contramão da educação. Políticos não estão preocupados com educação pública, pois seus filhos e netos estudam em escolas particulares, onde os profissionais recebem salários dignos.(eles podem pagar, pois recebem salários milionários) Por tal motivo não existe nenhum interesse em mudar a realidade em que vivemos. Infelizmente nossa classe é desunida. Essa politica de exploração só mudará quando houver união da classe em manifestar publicamente seu desagrado. Ao ficarmos calados ou expressando nossas opiniões em blogs, nada será modificado. Contiuaremos ganhando esse salário miserável e vergonhoso, continuaremos trabalhando em escolas depredadas sem o mínimo de condiçoes. Os politicos irão continuar na pregação de mentiras e promessas não cumpridas e muitos irão votar neles outra vez.

Anônimo disse...

RJ: SÉRGIO CABRAL FILHO NÃO CUMPRE PROMESSA, É VAIADO E FOGE CORRENDO.

Cabral não cumpre promessa e foge correndo.

Servidores da Justiça também protestam contra Cabral. Governador, tornado conhecido por usas ofensas aos médicos e por suas promessas não cumpridas, ia se encontrar com Lula na ABL. Havia sessão solene pelo centenário da morte de Machado de Assis. Os servidores exibiram uma gravação com as promessas não cumpridas do Governador. Cabral Filho chegou a dar uma corridinha para escapar dos manifestantes. O ex-blog do César Maia afirma que a popularidade de Cabral e a aprovação de seu governo estão em queda livre. Não é de se duvidar. Apagão da saúde e não cumprimento de promessas calam fundo no cidadão.

A matéria do GLOBO, publicada em 29/09/2008, pode ser lida em http://tinyurl.com/4gej9b.

Gritando palavras de ordem e chamando Cabral de mentiroso, os servidores chegaram a reproduzir no carro de som uma gravação em que o governador dizia que o estado teria recursos para honrar os compromissos com o funcionalismo.

Ao atravessar a área externa da ABL, o governador chegou a esboçar uma corrida para evitar as vaias dos servidores. A vice-presidente do Sindjustiça, Marta Borçante, afirma que ao negar o reajuste de 7% à categoria, Sérgio Cabral está chamando o presidente do TJ, Murta Ribeiro, de mentiroso.

Anônimo disse...

Cabral promete atender reivindicações da UPPES
Veja aqui as fotos

Cabral promete atender reivindicações da UPPES


Durante a inauguração das obras de restauração do prédio do Instituto de Educação de Nova Friburgo, no Centro daquela cidade, o governador dirigindo-se à secretária de Educação, Tereza Porto, afirmou que “Tereza, vamos atender as reivindicações da Uppes e uma delas será a incorporação dos R$ 500”.
Com a incorporação dos R$ 500, o governo igualará o piso do magistério da Secretaria de Educação ao dos professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia, conforme reivindicação da Uppes.
A isonomia salarial é uma das principais reivindicações da Uppes encaminhada por indicação legislativa apresentada pela então deputada Andréia Zito e aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio.
No palanque em Friburgo, ao lado da presidente da Uppes, Teresinha Machado da Silva, o governador assumiu o compromisso de promover a incorporação até o fim de seu governo. Em sua passagem por Itaocara, o governador também fez a mesma promessa à representante regional do sindicato

Anônimo disse...

QUASE 100 MIL PROFISSIONAIS ESTÃO SEM RECEBER O NOVA ESCOLA:
Nove anos de falso piso de Garotinho para os funcionários;
nove anos sem Nova Escola para os aposentados
Sepe na Justiça contra o não
pagamento do Nova Escola
O Departamento Jurídico do
Sepe vai informar à Justiça os casos
dos profissionais de educação
que tiraram licença de saúde
ainda não estão com o pagamento
da gratificação do Nova Escola
regularizado pelo governo -
também não receberam os pagamentos
retroativos.
No dia 18 de fevereiro, Cabral
anunciou à imprensa que
vai incorporar a gratificação
do Nova Escola ao vencimento
básico da categoria. Só não
disse quando nem como irá fazer.
Tampouco qual o valor a
ser incorporado aos nossos salários.
Ou seja, mais uma das
promessas do governador que
a categoria já está farta de ouvir
e nunca ver cumpridas. Precisamos
reativar nossa mobilização
para arrancar deste governo
o cumprimento de suas promessas
de valorização da educação
estadual.
Segundo análise do Sepe, 96
mil profissionais estão sem a
gratificação do Nova Escola.
São eles: 40 mil aposentados; 6
mil licenciados; 19 mil funcionários;
e 31 mil novos concursados
(estes desde 2006).

Anônimo disse...

Kuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuakuak.
Terapia do riso. Kuakuakuakaukaukaukauakuakuakua.
Nova Escola: kuakuakuakuakuakuakuakaukaukaukauku.
Respeito ao professor: kuakuakuakuakuakuakuakuak.
Vai incorporar: kuakuakuakuakuakuakuakuakuakuaka.

Fábio disse...

Meu nome é Fábio, sou professor da Rede Estadual de Ensino desde de 1994. Quando fui empossado como professor de 40h (Ensino Fundamental) recebia o equivalente a 5 salários mínimos no início de carreira. Hoje, infelizmente vejo meu salário achatado (na verdade, esmigalhado) e fico assustado com o salário de um Professor Docente I (que se graduou), fez concurso e ganha inicialmente 1 salário mínimo.
Climatizar as salas, distibuir laptops e microfones é muito interessante. Mas o ano letivo de 2009 começou com déficit de professores. Somos profissionais; temos família para sustentar. Muitos abandonam o Estado pelo descaso de nossos governantes.
Só acredito que a educação será valorizada com ações que tenham sido materializadas. De conversa estamos cheios.

Anônimo disse...

Sou professora de Matemática e estou há um ano no Estado. Na escola que leciono, das oito turmas do segundo segmento somente 3 estão tendo aulas de Matemática. Aí, eu me pergunto:Para que climatização, computadores, etc... se não há professores e alunos nas salas?
Assim que me convocarem para o município do Rio, serão as 8 turmas sem professor, porque com esse sálario e o difícil acesso que há nessa escola, será improvável que outro colega se habilite a lecionar.

Anônimo disse...

Acompanhei a campanha de Sérgio Cabral para Governador. Prometeu incorporar o Programa Nova Escola ao salário, e fiquei com uma esperança.Nada! nada! nada! nada! nada! No dia 17 de fevereiro de 2009, disse que os cofres iriam sangrar, mas o programa seria incorporado ao vencimento e a Secretária Teresa Porto estava presente!Nada! nada!nada!

Anônimo disse...

Sérgio Cabral comunica a UPPES incorporação do Nova Escola


Governador Sérgio Cabral e diretora da UPPES - Subsede Campos, Célia Marins Peixoto
Veja aqui as fotos

O governador Sérgio Cabral comunicou à presidente da União dos Professores Públicos no Estado (UPPE-Sindicato), Teresinha Machado da Silva, que a incorporação da gratificação do programa Nova Escola aos salários do magistério estadual ocorrerá já a partir de setembro. Com essa informação, o governador começa a atender as reivindicações da categoria encaminhadas a ele pelo sindicato.

Recentemente, em encontro com a presidente da Uppes, em Nova Friburgo, o governador disse à professora Teresinha que até o fim de seu mandato irá atender todas as reivindicações do sindicato. “A incorporação do Nova Escola é resultado do diálogo que a Uppes vem mantendo com o governador e com a secretária de Educação, Tereza Porto”, assinalou a presidente da Uppes, frisando que “quando o diálogo ocorre é preciso acreditar que as conquistas tornam-se possíveis. Esta tem sido a nossa linha de ação e com ela obtemos resultados concretos”.

Encontro em Campos
Na segunda-feira, 6 de abril, na inauguração de dois Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Campos dos Goytacazes, o governador Sérgio Cabral, se avistou com a diretora regional da Uppes Célia Marins Peixoto anunciando a incorporação do programa Nova Escola. “Podem divulgar! A partir de setembro vou incorporar o Programa Nova Escola ”, enfatizou o governador.

Durante a inauguração dos Centros da Faetec, os professores ligados à Uppes hastearam uma faixa com os dizeres “Governador: qual a data do cumprimento das promessas?”

A professora Célia Marins disse que “o governador, com a incorporação do Nova Escola, dá início ao cumprimento das reivindicações encaminhadas pela Uppes. Nossas manifestações são entendidas como uma forma legítima de luta pelo magistério público.”

MAIS UMA VEZ ELE PROMETE...
SE FOR CUMPRIR...ANTES TARDE(MUITO TARDE)DO QUE NUNCA.

Anônimo disse...

Trabalho a 3 anos como professor do Estado e nada de Nova Escola,nunca recebi nem sequer um centavo, gratificação de pós graduação também nada, espero até hoje.Entendo o moivo de tanta gente abandonar a sala de aula, é como me disse um aluno ao sair da escola: Professor estou saindo para trabalhar e ganhar mais de 500,00 reais a mais que o senhor , meio expediente em um shoping, queria continuar a estudar e ser professor de química, mas pra quê? ganhar dez vezes menos , como o senhor memo , só por amor e as contas?

Anônimo disse...

Sérgio Cabral, mais um para degradar o funcionalismo público.

josias dos anjos disse...

Cabral vai incorporar 500 reais do novo escola ao piso dos professores e vcs ficarão com cara de bobos por falarem mal desse ótimo governador.depois não vão ficar falando que tinham certeza de que isso iria acontecer, que votaram nele etc, etc etc...confio no governador sérgio cabral antes do aumento acontecer.depois que acontecer é fácil ficar falando.depois quero ver o corajoso vir aqui e falar: é cara vc tinha razão!

josias dos anjos disse...

Cabral 2010 já!!! Essa é a palvra de ordem.

Hélio Rubano disse...

É bem provável que ele faça alguma coisa esse ano, uma vez que sua gestão está terminando e ele vai tentar se reeleger.Outro ponto é o fato de que o piso é praticamente
o salário mínimo e até ele mesmo sentirá um pouco de vergonha(eu acho).Só nos resta aguardar.

Hélio Rubano

Anônimo disse...

o governo do estado do Rio diz que não tem condições de pagar um salário digno... o professor tornou-se escravo, que cumpre sua carga horária nas senzalas em troca de migalhas que usa fazer sua compra mensal. Precisamos de um abolicionista urgente, esta situação não pode mais continuar

Anônimo disse...

Estou lamentando os meus trinta e cinco anos de magistério. Só na rede estadual completei trinta e um e nada muda. Quero saber se essa incorporação sai, como e quando? Para todos os ativos e inativos simultaneamente? Os inativos não podem continuar perdendo e sei que muitos deles ajudaram na formação desse novo quadro de professores que infelizmente nos comentários anteriores não empregaram o verbo haver corretamente. Atenção colegas! EX; Estou há três anos, há cinco anos...(Trata-se de tempo transcorrido, passado)

Anônimo disse...

O que está acontecendo na vida do professor?Somos motivos de sátiras, até mesmo da tv.Onde fica a nossa dignidade?Como sobreviver com um salário tão baixo, uma vez que todas as profissões são bem remuneradas, somente a nossa,de "sofressor", que continua sem nenhuma solução. Que muito assistir de cadeira, se todo os educadores e profissionais da educação, parassem de trabalhar. O que seria dos nossos alunos? O que seria das pessoas?Pois todos passam pela "mão" do professor e até agora, nada foi feito, somente promessas e nada mais... Não dá mais para segurar. Precisamos implorar o governo? Somos acima de tudo cidadãos, e mais uma vez está chegando uma nova eleição. Não podemos esquecer disso.Somos muitos.Precisamos parar para pensar em toda essa situação que não nos dão sequer uma solução.

Anônimo disse...

lere!!! lere!!!!lere!!! vida de negro (Professor) é difícil, é difícil.......Temos que nos unir e dizer não ao trabalho escravo a qual fomos submetidos, por este governo hipócrita e explorador. AS senzalas estão em reformas na maioria das escolas estaduais. O projeto é para refrigerar o ambiente e monitorar o trabalho dos escravos mais de perto, para averiguar a produção. Há existe tbm um tronco para as chibatadas, o professor tem que derramar sangue se quiser manter sua honrosa profissão..... de escravo.

Anônimo disse...

Eu sou professor da rede estadual de PE .Fico perplexa com as exigências e boquiaberta com a maneira de prof escreverem , sei q há erros de digitação mas "promeças" e " a anos" é ....muita distração ...Não é só nesse blog q vejo esses desastres ortográficos ,parece já ser esse um fato corriqueiro. Eu não escrevo o estilo corretamente não, cometo minhas falhas afinal escrever é muito mais difícil q falar. Essa nossa Língua Portuguesa!!! E tb quero ser solidária em relação ao parco salário q recebemos ,esse é um problema nacional e em alguns estados se AGRAVA, colocando o profissional em condição humilhante.Em PE os profissionais em Educação reclamam das ações do atual governador, seretário de educação...mas alguns benefícios NOS aconteceram além de um reajuste mais ou menos insatisfatório . PIOOOORRRRRRRRRRRRR foi HÁ alguns anos cujo governacor era um tal cruel chamado JARBAS !!! avvv Maria NOS defenda de outro igual kkkkk ele não era "cão" era o inferno todo kkkk. Mas tudo na vida passa. Eu não estou plenamente satisfeita com meu governador ...mas o anterior deixou-me traumatizada !!!kkk sorte minha é que não curto depressão...e faÇo a vida , o trabalho , fluirem da melhor maneira possível .Temos que saber fazer, acontecer, viver. Estamos na EDUCAÇÃo porque prestamos concurso , entramos e quem quiser é livre p fazer OUTROSSSSS concursos..Que DEUS nos abençoe, nos ilumine e que nos acompanhe na estrada longa da vida... Abços a todos os profissionais em EDUCAÇÃO

Anônimo disse...

Meu nome é Leila
Estou a 27 anos no estado;nós do estado não temos direito a nada , nem a vale transporte 'que diz ser direito do trabalhador'. Temos direito a nada nem PLANO DE SAÚDE: é um absurdo.
Eu moro em Barra Mansa se eu precisar de consultar eu tenho que ir no Rio de Janeiro ,porque aqui não tem atendimento ao funcionalismo público!
(Nem um salário digno)!!!

Anônimo disse...

É covardia e incoerência fazermos OUTROS concursos em busca de um salário digno, temos que nos unirmos e não aceitarmos este desrespeito pelo professor. O governador do Estado do Espírito Santo está valorizando os professores a cada matrícula o salário foi para um mil e quinhentos reais, como pode o estado do Rio pagar quinhentos e quarenta ao professorado!!!! Fora governador, vai governar a cozinha da sua casa......

Anônimo disse...

"Cabral vai incorporar 500 reais do novo escola ao piso dos professores" data:15/06/09
Quase um mês depois desse poste e ele só incorporou dinheiro no próprio bolso. Não vou chama-lo de inconpetente e nem burro, porque foi inteligente e conpetente o suficiente para enganar um Estado inteiro que o elegeu.
"quem quiser é livre p fazer OUTROSSSSS concursos" Pensando assim o Brasil fica sem professor.

Anônimo disse...

Fora Cabral FOOOOOOOOOOOOOOORAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

O que tem de concreto na incorporação da nova

escola? A palavra do governador...Ou já saiu no DO?

Colegas vcs tem a carta que o governador mandou na época da campanha?Gostaria de ver uma aqui.perdi a minha,ou melhor,não guardei...

Anônimo disse...

Desculpem os erros acima,não sei digitar direito.

Anônimo disse...

Somente vou acreditar, quando tiver o dinheiro depositado na conta.Na prática,recebo R$ 540,00 após o desconto do Rio Previdência. Ainda sou obrigado a ir a pé ou de bicicleta para a escola, pois caso contrário tenho que descontar deste salário ridiculo a passagem do ônibus.
Fico pensando na situação dos professores que residem longe das escolas aonde ministram as suas aulas que praticamente pagam para trabalhar.

Anônimo disse...

Colegas professores.
Trabalho na Rede Estadual-RJ há quatro anos. O que me deixa assombrado não é a capacidade que o Governo Estadual tem de nos humilhar e nos roubar de forma descarada, mas sim a aparente ignorância que alguns colegas parecem ter com relação a seus direitos. Alguns colegas acham bonito o salário que recebem, pois alegam que trabalham poucos dias na semana. E quando se aposentar, ou se por causa de alguma moléstia, for obrigado a se afastar do trabalho? Fico muito desconfiado quando algum "colega" falam "se não está satisfeito faça outro concurso..." Imagino esses "colegas" ensinando seus alunos alguma coisa sobre exploração, deve ser uma piada!
Amigos, façam a conta. O tempo que esse partido (PMDB)tem no governo de nosso estado, corresponde ao início da decadência da educação em nosso estado. Precisamos tirar esse partido (governador, senadores, deputados, prefeitos, vereadores) do poder, pois ele (PMDB) só faz mal ao nosso estado e também ao nosso país. Não podemos nos esquecer que segundo seus próprios senadores esse partido (PMDB) gosta, ama, prcisa da corrupção.
Vamos nos unir!!!!!!!Espalhem essa notícia e vamos nos comportar como verdadeiros formadores de opinião que somos.

Anônimo disse...

Sou professor do estado há 3 anos e até hoje não recebo gratificação, apenas esse salário ridículo. Até agora eu ainda tinha esperanças quanto a incorporação, mas já estou me preparando para deixar a minha matrícula nos próximos meses se isso não acontecer. Sou regente na escola em que estudei e isso me motivou até hoje, mas quando chega o fim do mês, não há ideologia que aguente!!! A educação do estado está pedindo socorro!!

Anônimo disse...

O Senhor governador foi mais uma decepção política em minha vida!! Quando lembro da carta enviada a mim e a demais colegas professores com promessas...... Me sinto mais uma vez enganada! Que vergonha deve sentir sua mãe!!

Nelson Silva (lolonel) disse...

Alguém pode esclarecer a notícia? Eu me recuso a ler o EXTRA (e quando soube não achei mais nas bancas). O que, afinal, propõe o Governador PromeSérgio Mobral ? Li, em outro lugar, que o que vai ser encaminhado à AL é um projeto que paga o NOVA ESMOLA como abono para todos (ativos, aposentados e pensionistas) a partir de setembro (no início de outubro) e depois incorpora, como um pai-de-santo meio lerdo (com todo respeito, mesmo, a religião), num prazo de 6 anos (e quem se aposentar no período?), este valor ao vencimento. Mas, atenção, parece que a proposta mexe no nosso PCCS, em especial no alvo de todos os últimos governos, a diferença de 12% entre os níveis. Olho aberto e foco na carreira.

Angelita Madureira disse...

Que absurdo!Fazer tanto alarde para incorporar a gratificação(N.Escola) em 6 ANOS!?!Na última parcela o salário não valerá mais nada!Que decepção!!!E o Enquadramento dos professores que não sai!È nosso direito!Respeite!Eu sou prova disso, pois dei entrada no Enquadramento em 2001 e até agora não saiu nada!!!!O que esperar de um governo que não valoriza os seus professores!!1
Não preciso de Note booK!Aliás,nem ganhei! Eu quero um salário decente para que eu possa comprar o meu,afinal eu mereço.Trabalho muito mais que um \vereador, um deputado,e diga-se de passagem, honestamente, ganhando muito menos!
Ah! A propósito! Na escola que eu trabalho, tem sala de informática,mas as portas das salas estão pela metade e não tem Quadra para prática de Ed. física!E também...Chega por hoje, as queixas são muitas.
Angela-professora de uma Escola em S.gonçalo.
Em 19/08/2009

Anônimo disse...

Caros colegas, bom dia! Sou professor do estado do Rio de janeiro a 4 anos. Trabalho no colégio Barão de Tefé em Seropédica e estou lhes escrevendo, pois estou revoltado de uma forma que não consigo explicar. Sinto-me humilhado, traído, feito de otário. Tenho vontade de quebrar a cara desse nosso governante, o qual o nome nem consigo pronunciar. Escrevo-lhes para desabafar a mina revolta em relação ao projeto de Lei 2474, que visa dar um aumento de 435 reais em 6 anos e diminuir o interstício (aumento que recebemos a cada 5 anos) de 12% para 7,5%. Sou um professor que tento fazer sempre o melhor para meus alunos. Não falto, não me atraso e às vezes mesmo doente vou trabalhar, pois sei que o meu compromisso é com o futuro de meus alunos, e no final do mês recebo apenas R$ 777,00, lembrando que o salário inicial de professor é R$ 607,26 ( que é ridículo). Ou seja, o profissional não é valorizado no inicio da carreira e, e se o projeto for aprovado, ele terá menos valor com o passar do tempo.
Embora todas as dificuldades e problemas, gosto muito da profissão que escolhi, mas já estou voltando à sala de aula para me preparar para um concurso de outro cargo, pois professor não tem valor neste país. Desculpem-me a revolta, mas esse governador foi eleito com a promessa de incorporar esse valor em nosso salário em seu primeiro ano de mandato. Mas agora quem vai acabar de terminar essa promessa só Deus sabe quem será. Mas uma coisa é certa: nunca mais votarei nesse mentiroso safado. Se depender de mim, esse canalha desgraçado não será nem mesmo juiz de partida de purrinha. Desculpem-me se minhas palavras foram um pouco rudes, mas estou a ponto de explodir de tanta indignação.

Marcus Andrade
mipmarcusandrade@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Fora, PMDB!

vereadores, deputados, senadores...e, é claro,

GOVERNADOR!

Trabalhador tem que votar em trabalhador!

Anônimo disse...

Este governo está preocupado em manter os royalties de petróleo, e pasmem, do pré-sal que mau está sendo explorado. Gostaria e muito que parte deste montante que não deve ser pouco, pois a bancada fluminense está em reuniões para reinvidicar a divisão dos royalties na fonte produtora. Por que não reverter estes recursos para a educação e saúde. Estou em meu segundo ano no magistério, lecionando história. Parece que esta classe política está mais interessada em manter o seu quinhão do que com a população fluminense. Estou me candidatando para fazer um novo curso (Economia), pois estes profissionais em início de carreira (concursados) chegam a ganhar até 20 vezes mais que um professor.

Anônimo disse...

NO CONTRATO TEMPORÁRIO,REALIZADO PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DAS ESCOLAS DE SÉRIES INICIAIS. cabral DEVERIA PAGAR R$ 484,10( que encontra-se descrita no decreto nº 41.848 art 5º III de 05/05/09 que dispõe sobre a contratação.– do poder executivo) ASSINADA POR “Cabral”. PORÉM O ACABOU POR PAGAR AO PROF.II CONTRATADO O VALOR DE R$448,24 (uma diferença aprox. de 36,00.)FEZ ISSO DE CASO PENSADO, AFIM DE EXCLUIR OS CONTRATADOS DO NOVA ESCOLA.SENHORES ESSE VALOR É VERGONHOSO PARA UM PROF. QUE TRABALHA DIARIAMENTE com CH. de “22hs”semanais, SEM DIREITO AS BENECIAS COMUNS A TODOS OS TRABALHADORES. PERGUNTO EU: _SERÁ QUE O TRABALHO DO PROFESSOR CONTRATADO É DIFERENTE DOS DEMAIS? ACHO QUE NÃO. QUE DECRETO É ESSE QUE cabral FEZ, E ELE MESMO NÃO CUMPRE, embora publicado em diário oficial ,TALVEZ DEVA SER USADO NO BANHEIRO EM MOMENTO DE FORTE DOR DE BARRIGA. cabral TRATA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COM BALAS DE BORRACHA E PIMENTA, QUANDO REIVINDICAM SEUS DIREITOS, MAS TIRA FOTOS AO LADO DOS GAYS COM UM SORRISO ABERTO.(nada contra a classe). cabral ESPERA GANHAR ELEIÇÕES COM O APOIO DOS GAYS, E FUNKEIROS VISTO QUE DOS PROF. CERTAMENTE NADA TERÁ. SINTO PENA DE NOSSO ESTADO TENDO NA LIDERANÇA ALGUÉM QUE NÃO CUMPRE NEM MESMO SEUS PRÓPRIOS DECRETOS, UM CRIADOR DE FACTOIDES E DE BALELAS QUE PRESTIGIA A PARADA GAYS POIS É CULTURAL, ASSIM COMO OS BAILES FUNKS QUE FAZEM PARTE DA CULTURA, MAS EXPURGA A EDUCAÇÃO. PROFESSORES NÃO FAZEM PARTE DA CULTURA, POR ISSO SÃO TRATADOS PELO GOV. Cabral COMO LIXO, COMO A ESCORIA DA SOCIEDADE. SINTO VONTADE DE VOMITAR AO LER NO SÍTIO DA SEEDUCRJ TAIS NOTÍCIAS E AO VISUALIZAR A FOTO DO Cabral todo sorridente. VOLTAMOS A IDADE MÉDIA ONDE A IGNORÂNCIA É VALORIZADA, POIS UM POVO ANALFABETO E SEM CULTURA APOIA TAIS ATITUDES E ACHA BONITO;É FACILMENTE MANIPULADO. QUEM ACHA QUE VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA, ESTÁ ENGANADO, POIS NA REALIDADE VIVEMOS EM UMA DITADURA, POIS OS GOVERNOS FAZEM O QUE QUEREM E NADA LHES ACONTECE. CRIAM DECRETOS E LEIS E AS MANIPULAM COM QUEREM.FIZ CONCURSO E FUI APROVADA MAS ATÉ AGORA NADA DE CHAMAR.

Anônimo disse...

Essa pouca vergonha de nova escola foi criada pelo safado do garotinho e sua gangue,(uma politicagem, onde umas escolas recebiam mais outras menos)onde o único objetivo era não reajustar o salário de todos os prof., uma sujeira.Agora garotinho vem como candidato outra vez e tem muito trouxa que vai votar nele, pois acham que ele fez muito pela educação, so se for educação dos filhos dele. Politicos, Bando de viboras

Anônimo disse...

F O R A C A B R A L!!!!!! MENTIROSO.

Anônimo disse...

Na escola que trabalho o buraco do ar está lá, mas o ar não apareceu. Para sentir fresquinho é preciso se abanar. Ventilador é mais antigo que vovó e não gira, o calor e terrível, saio de lá ensopada.O computador é de enfeite. De todos que já vi cabral conseguiu superar todas as expectativas, melhor só aparecida. Falo de S.Gonçalo RJ

Anônimo disse...

OPERAÇÃO FORA CABRAL!
EU APOIO!

Anônimo disse...

Gostaria de saber porque aparece na internet só notícias sobre a educação deoutros estados de Minas Gerais não parece nada o nosso sindicato é uma verdadeira vergonha não faz nada não temos notícias nenhuma só sabemos que fazemos parte do sindicato porque vem descontado em nosso contra-cheque,a diretoria não muda isto porque não precisam enfrentar salas de aluas tem diretor que está na diretoria desde que fundou o sindidicat os José Celestino é um deles e veja que o sindicato foi fundado em 1969 ele entrou e nunca mais saiu,e além dele tem outros também que além de fazerem nada para os professores só ficam viajando de aviões ficando em hoteis caros , sem contra outras coisa que até não se deve comentar.Quando ligamos para o sindicato o pessoal não sabe dar resposta nenhuma,isto quando não ficamos até 40 minutos esperando.Quando era diretores Carlão,Antonio Labertucci, e outrosmque saira m nós poderia contar com alguma coisa mas agora só Deus mesmo para ter dó de nós.

Anônimo disse...

Sou professora aposentada de Minas Gerais ,trabalhei 30 anos ,sou sindicalizada dese de 1969,até hoje não vejo nada que este belo sindicato que foi construido com nosso dinheiro fez pelos aposentados é mensalidade cobrada duas vezes e ele não faz nada,só querem ficar viajando comento bemas custas dos asossiados,não temos noticias nehuma deles quando ligamos para o sindicato ficamos 40 minutos para saber a resposta "NÃO SABEMOS DE NADA",OS DIRETORES NUNCA VISITAM O sUL DE mINAS A NÃO SER NA ÉPOCA DE ELEIÇÕES.Mas vou fazer uma campanha de desfiliação do sincato aqui na região já tenho vários que só esta esperando o mes de fevereiro, aí então sairemos em campanha de desfialiação e iremos para a APPMG,eles pelo menos quando estivemos em BH fomos muito bem recebido inclusive com alojamentos.Já o SINDUTE,nem café oferece e o café é compardao com nosso dinheiro.Aguaerdem e iram conhecer os aposentados do Sul de Minas.

Anônimo disse...

FORA CABRAL é uma vergonha isso tudo

Anônimo disse...

ola! Seu governador.Lembra do Valfredo Canavieira
do nosso querido Chico Anísio."Eu disse isso foi para me eleger!, o povo que se exploda"!
Que vergonha, um senhor da sua"Cultura", fazendo pouco de seus funcionários.Zombando deles!.
É ..., se o Tropa de Elite passasse antes das eleições, o que teria acontecido com você heim?
Presta atenção!!! Todos fizeram concursos e têm os seus direitos adquiridos.A resposta pode não ser a "sua" escolhida. Se liga!
Sua exª. já foi mais humilde quando enviou a "Cartinha" comprometedora para seus servidores.
O QI deles não é de ameba como voces pensam.
Nessa eles não estarão "Juntos", não é esse o seu BORDÃO? de alguém que não crê em promessas eleitoreiras.

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO