Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Protesto de professores da Rede Estadual de Educação do RJ.

Os professores da Rede Estadual do Rio de Janeiro estão insatisfeitos com salário, com as condições de trabalho e com a falta de seriedade com que a Educação é tratada no Estado.

Houve uma manifestação no dia 11/02/09, em frente à Secretaria Estadual de Educação, no Centro do RJ. Segundo os participantes do movimento, por volta de 500 docentes estiveram presentes. A mídia está noticiando que a própria Secretaria de Educação, Tereza Porto e assinou um acordo quanto a alocação dos professores que estariam tendo de procurar complementação para suas cargas horárias fora da escola de atuação, por conta das mudanças dos projetos complementares.

Voltando um pouco nos noticiários, no final do ano de 2008, foi veiculada na mídia a informação de que a Secretaria de Educação pretendia convocar cerca de 15 mil docentes para que o ano letivo de 2009 se iniciasse sem carência de professores nas escolas.

Agora em janeiro foram convocados cerca de dois mil professores, e a Secretária diz que não há mais carência de professores? Fica a dúvida, o que será que operou esse "milagre" de fazer com que dois mil terminassem com uma carência, que a própria Secretária declarou anteriormente, ser de quinze mil?

Tudo bem que eu não sou experte em Matemática, mas realmente parece que há uma enorme discrepância entre os números declarados por uma mesma fonte, que é a Secretaria de Educação. Qualquer leigo em Matemática pode verificar isso sem esforço nenhum. A mídia parece não ter interesse em questionar as informações "desencontradas" que saem da Secretaria de Educação do RJ.

Foi veiculada na mídia também a informação de que o Nova Escola seria incorporado ao salário dos professores ainda no ano de 2008, para sermos exatos, a notícia foi publicada pelo Jornal O Globo OnLine em 03/10/08. Até agora nada foi incorporado e a mídia , assim como a Secretaria de Educação parecem ter esquecido o assunto.

Então só nos resta apelar para o "Chapolin Colorado" , pois nem a mídia, nem o Sindicato dos Professores, parecem se interessar em cobrar dos políticos as declarações que eles fazem publicamente e que fica registrada na impensa para quem tiver interesse em verificar a "seriedade" com que as declarações são feitas e depois esquecidas.

Confiram o que os jornais publicaram esta semana:

-O Dia - À espera dos professores - Em escola estadual de N. Iguaçu, aulas só em março. Déficit ocorre em Niterói e em 3 bairros do Rio.
- O Dia - Ano letivo novo, velho problema nas escolas - Até 5 mil mestres vão dobrar horário para cobrir déficit na rede estadual
-G1 - Professores protestam contra a falta de profissionais no ensino público
Sindicato diz que há um déficit de 20 mil docentes na rede estadual.Secretaria contesta e diz que basta alocar melhor os professores.

24 Comentários:

K disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
K disse...

Gostei do seu blog. Tenho um blog, www.provaseconcursos.com.br, gostaria de trocar links?

Obrigada

Anônimo disse...

É, PARECE QUE A EDUCAÇÃO NO BRASIL NÃO VAI MELHORAR NUNCA, POIS A PRÓPRIA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MOSTRA QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ. QUE EXEMPLO ELA ESTÁ DANDO AOS DOCENTES DO BRASIL?, JÁ QUE A FALTA DE INTERESSE PARA UMA MUDANÇA POSITIVA SURGE DELA MESMO. ANDERSON

Fábio. disse...

Quando a esmola é demais o Santo desconfia. E muitos foram os que desconfiaram da perspectiva da Secretaria Estadual de Educação de convocar 15.000 profissionais. Como o assunto aqui é a "pouca memória" ou falsa "pouca memória" dos governantes, enquanto o sindicato dos professores afirmava ser a carência de 15.000 (hoje eles afirmam ser mais do que isso), a SEE nunca assumiu esse fato. De uma hora pra outra, na perspectiva de tornar um concurso pra cadastro de reservas atrativo, passou-se a vislumbrar 15.000 contratações.
Quem, desses que fizeram o concurso de 2008, não estranhou por pelo menos algum momento, a abertura de um novo cadastro de reservas para metropolitanas em que já existia um cadastro? À exceção das metropolitanas em que já não havia mais cadastro de reserva, a dúvida que pairava era: por que formar um novo cadastro, se há um monte de gente esperando pra ser chamada? Muitos foram os que desconfiaram: “Será que é um concurso caça-níquel?” Mas quem não se arriscaria? Afinal de contas, não é sempre que se abre um concurso para o magistério com perspectiva de 15.000 contratações. Na dúvida, muitos (inclusive eu) pensaram: “É melhor fazer, vai que eles realmente chamam 15.000!”
Conforme a notícia se espalhava na imprensa, parecia que isto tornava a palavra da secretária de educação mais confiável. Mas chegou a homologação do concurso, e com ela a mudança drástica do discurso. Hoje o que se ouve e o que se lê é que 2.300 contratados resolvem TODA a carência da rede. A única nova justificativa para os alunos estarem sem aulas seria a necessidade de um remanejamento eficaz de professores. Aqui reside uma contradição no discurso: se o problema pode ser resolvido com um simples remanejamento dos professores, por que então o governador Sérgio Cabral acaba de liberar 5.000 GLPs (conforme matéria do jornal O Dia on line) ?
Mas o fato é que detectar algumas contradições no discurso de governantes é um procedimento “normal” no Brasil, não é mesmo? Eles produzem argumentações contraditórias e mal intencionadas o tempo todo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Sou professor da Rede Estadual de Ensino, voltei a sala de aula hoje, e constatei que no colégio que leciono existem turmas sem professor de diversas áreas, minha esposa fez este concurso e foi bem classificada para uma metropolitana que não apresentava cadastro de reserva... mas está sem experanças... nossa secretária não parece ser séria...
E quanto aos microfones, ar-condicionados, presença eletrônica de alunos, quadro de horários que seriam divulgados em tempo recorde... nada do que foi veiculado na mídia foi cumprido... então... acho que eles terão que convocar professores deste cadastro sim... basta esperar... eu ainda acredito na Educação, por isso, escolhi ser professor.

Anônimo disse...

Postei o comentário anterior, só para complementar, sou professor da Rede Estadual e leciono em Belford Roxo.

Anônimo disse...

Parece e é um ciclo vicioso..todo início de ano é sempre a mesma história !!Eu não fiz, o concurso de 2008 pq achei uma sacanagem fazerem cadastro reserva, sendo que o pessoal de 2004 ainda estava sendo chamado e de 2007 acredito eu, será a mesma coisa. Meu namorado tb começou a dar aula esta semana e disse que que o horário dele não está certo ainda. Nada é dito, nada é objetivo..ou seja é uma BAGUNÇA!!! É desgastante ver essa situação sempre se repetir e nada sendo feito p/ melhorar..

Mônica pergunta disse...

Parabéns,Raquel
Gostaria de saber se no conurso para o magistério estadual de 2007 houve vagas para a disciplina de História no município de Magé.

Mônica pergunta disse...

Parabéns,RaquelGostaria de saber se no conurso para o magistério estadual de 2007 houve vagas para a disciplina de História no município de Magé.

Anônimo disse...

Pois é pessoal, estamos todos decepcionados com essa recente notícia. Como confiar numa secretaria que possui 2 bancos de concursados, e ainda sim libera 5 mil GLPS?
Fazemos planos, acreditamos, passamos na prova, ficamos bem colocados e no final, não somos convocados.
Ficamos para o 2º plano.
Onde está o SEPE neste momento? Onde está a carência de 15000 professores da rede estadual. Ah, 2000 convocados + 5000 GLPS cobrem aquela carência anterior.
Assim fica difícil.

Anônimo disse...

PATRICIA DISSE:
PASSEI NO CONCURSO DE 2008 PARA A DISCIPLINA DE INGLÊS EM 17°LUGAR, ESCOLHI A METROPOLITANA DE BELFORD ROXO, JÁ QUE NO CONCURSO DE 2007 TODOS OS QUARENTA E POUCOS CLASSIFICADOS FORAM CONVOCADOS, AINDA ASSIM CONTINUOU A CARÊNCIA, TANTO QUE ELES ABRIRAM INSCRIÇÃO PARA CONTRATO TEMPORÁRIO. ACHO QUE JÁ ERA PARA TER NOS CONVOCADO.

Livia disse...

Gente, segundo a secretária "já não há carência....." o que me assusta é q antes faltavam 15 mil professores... agora já está tudo certinho..... políticos do RJ mentirosos!!!

Anônimo disse...

Talvez fosse interessante avisar aos responsáveis pela convocação dos professores aprovados no último concurso para o magistério estadual que nós, professores, concluímos graduação e licenciatura, muitos são especialistas, mestres ou doutores, o que demanda enorme investimento por parte desses profissionais...Quando participamos de uma seleção por concurso ainda dispensamos muita energia, tempo e dinheiro e, logicamente, esperamos o resultado positivo(aprovação e convocação)...
E mais...
Somos "chamados" a participar de concurso-refiro-me ao de 2008-da mesma forma que somos chamados a votar em nossos representantes políticos.: "O Estado formará cadastro de reseva, Serão convocados cerca de 15 mil etc"...Realmente repugnante esta titude de veicular informações inconsistentes e imprecisas para não ter que dar satisfação depois...na hora da cobrança.
É bom lembrar que são 12 mil novos professores aguardando o direito adiquirido de posse da vada conquistada no último concurso de 2008...

osana nascimento disse...

Sou a autora do comentário anterior...Sou professora de Língua Portuguesa e fui aprovada para a metropolitana de São Gonçalo no último concurso estadual

André- Professor de História disse...

É realmente triste e desanimmadora a situação dos que, como eu, fizeram e foram aprovados no concurso estadual de 2008. Como divulgar a necessidade de 15.000 profissionais, realizar um concurso e agora abrir 5000 Glps sem haver chamado um aprovado sequer? Consulto o Diário Oficial do Estado do RJ todos os dias na esperança de convocações. Esperança não num sentido piegas ou passivo, mas mesclada à certeza de que estudei muito, me desgastei nessa prova e fui aprovado. Esperança, então, num sentido de expectativa de que o mínimo de decência envolva todo esse processo.

Cecilia Alcântara disse...

Gente, realmente acho que estou louca! Também acreditei no concurso para professores da SEEDUC fiz o de 2007 para Disciplinas Pedagógicas e passei em 26º para a Coordenadoria Norte Fluminense II e até agora nada...então fizeram outro concurso (banco de reservas)com os mesmos cargos que já tinham professores esperando ser chamados.

Ainda tenho esperanças de que a educação no Brasil seja valorizada como valorizei meus estudos. Além de ter feito Formação de professores sou formada em Pedagogia e Pós-graduação em Organização Curricular.

Quero acreditar que se sou uma pessoa decente pode haver pessoas decentes que também acreditem que a educação é a chave para o futuro e assim, volte os olhos para aqueles que estão no banco de reservas e nos chame para fazer aquilo que sabemos fazer melhor, trabalhar em prol de uma educação de qualidade.

Anônimo disse...

Olá pessoal,estou aprovada no concurso de 2007 metro 7 e af]gora em 2008 passei muito bem para são Gonçalo.Acreditava que iria se hamada em fevereiro com certeza,inclusive deixei de pegar outros trabalhos...e agora quando ligo pra metro 2 a atendente diz "- É só aguardar, meu bem, quem sabe vc um dia é chamada ???????????????
É muito desrespeito!!!!!!!estou revoltada !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Todo comportamento de político parece ser estranho ... Mas mentir é falta de respeito. E mais: cadastro de reserva, e os aprovados em 2008? ... Fazer o quê?

Anônimo disse...

A culpa de todos os desmandos na educação do RJ é dos próprios professores, pois permitem, sem protestar, que alguém que nunca foi ligada ao setor de educação, seja atualmente secretária de tal pasta. Duvido que isso ocorra com a saúde... a coisa só pode funcionar com "cada um no seu quadrado". A pasta da Educação só deve ser assumida por alguém com competência para isso. Educação é muito mais que computadores, cartões magnéticos... matéria prima da educação é professor e aluno. Alguém pode contar isso para a atual secretária?

Anônimo disse...

Também sou uma dessas vítimas que caiu no golpe do concurso "cadrastro de reserva" que foi noticiado por vários meios de comunicação que seriam convocados 15mil professores de "imediato" talvez eles não saibam o sentido desta palavra. Onde se encontram aqueles que dizem ser nossos representantes? Como se não bastasse o "golpe" do cadastro de reserva veio também o "golpe do projovem" onde muitos professores inclusi eu fui excluída por um ítem do edital que eu não compreendi até agora pedi uma explicação para tal exclusão e até o presente momento não fui informada. Estou me sentindo duplamente lesada e decepcionada por esse governo.

Anônimo disse...

Mais uma vez as autoridades querem desqualificar a formação dos professores. Isso é um absurdo, pois sabemos que a verdadeira formação do professor é nas salas de aula. Sergio Cabral não nasceu político - certamente, ele teve que tropeçar muitas vezes para ser considerado um político influente, ou ele não se lembra das vezes em que perdeu a Eleição?! Apenas um especialista poderia dizer se um professor é ou não qualificado, e mais: este especialista só poderia dizer isso depois de alguns anos de regência do professor. Portanto, deixemos de lado as frases de efeito, e partamos para uma ação efetiva de melhora do Ensino Básico no Estado do Rio de Janeiro: Chamem os aprovados e deixem que trabalhem!

Anônimo disse...

Como pode ser explicado o fato do governo de Sergio Cabral anunciar em 2008 um concurso de cadastro reserva onde chamaria de imediato 15 mil professores e em 2009 não haver carência de professores e pelo que me consta ele não chamou esse número anúnciado. Estou decepcionada e desacreditada com os nossos políticos que só se procupam em arranjar uma maneira de arrumar dinheiro extra sobre o povo.

Anônimo disse...

Caros colegas insatisfeitos, assim como todos prestei concurso para o estado em 2007 onde poucos foram chamados, pois estavam chamando os de 2004.Então para espanto de todos D. Tereza lança novo conc. em 2008, com a finalidade única de arrecadar fundos."Há quem diga que o estado é rico e não precisa usar destes meios", mas eles foram usados. Na realidade as vagas existem,mas as GLPS são mais vantajosas para o estado.Tudo é uma questão de econômia para fins próprios.Querem saber a verdade consultem os quadros de horário da SEEDUC e vejam por si só as carências em diversas disciplinas e também nas séries iniciais. Os goverantes só mudam de nome, mas as mentiradas são sempre as mesmas.Infelizmente o sindicato que deveria lutar por nossas cuasas, nada faz. Sendo assim ficamos a mercê desta.....

Anônimo disse...

Quando sairá o pagamento dos professores do pro jovem de belford roxo, alguém sabe?

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO