Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Mec faz proposta de Concurso único para professores.

Prova única nos Concursos Públicos para o ingresso de professores nas Redes Públicas de Ensino.

O MEC propos que todos os Concursos para o Magistério tenham uma prova unificada, assim como já propos que o vestibular seja substituído pelo ENEM, unificando a forma de ingresso nas Faculdades Federais. Já temos uma enquete sobre o Vestibular, e agora queremos também saber sua opinião sobre a proposta de prova unificada para o ingresso de professores nas Redes Públicas de Educação. Você é contra ou a favor? Vote na Enquete ao fim da página.

Veja a notícia completa:

MEC propõe concurso único para professor

O Ministério da Educação vai entrar em uma área até agora intocada pelo governo federal: a seleção de professores para a educação básica. Em comum acordo com os secretários estaduais de Educação, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) apresentou uma proposta de concurso nacional para contratação de professores, tanto para as redes estaduais quanto municipais. O primeiro pode ocorrer já no segundo semestre deste ano, se houver adesão.
A proposta não é que o MEC faça a seleção no lugar dos governos locais, mas prepare a prova que será usada nos concursos, o que criaria um padrão mínimo nacional. "Nós discutimos há muito tempo a qualidade da formação do professor. Uma das formas de influenciar essa qualidade seria por meio dos concursos, mas muitos municípios afirmavam que é caro desenvolvê-los", explica Maria Auxiliadora Rezende, presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação).

Os secretários de Educação não só aprovam a medida, como pretendem ir além. Vários manifestaram ontem, na reunião do Consed, a intenção de usar a prova com os professores já na ativa, em avaliações de desempenho para determinar promoções. A presidente do Consed explica que a avaliação de desempenho para promoção já está prevista na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), mas é feita burocraticamente.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Uol Notícias
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação.

11 Comentários:

rosane disse...

OI...BOA NOITE...NAVEGANDO SEMPRE NA ESPERANÇA DE PODER ENCONTRAR BOAS NOTICIAS E BOAS OPORTUNIDADES, ACABEI CHEGANDO ATE AQUI...
COM CERTEZA ESSA PROPOSTA DO MEC SERÁ MUITO BENVINDA...NÃO SOU PROFESSORA, SOU DA AREA DE SAUDE...QUE TB PRECISA MUITO DE GRANDES OPORTUNIDADES, MAS TENHO UMA IRMÃ QUE LECIONAVA ATÉ ANO PASSADO, 23 ANOS DE CARREIRA EM ESCOLAS PARTICULARS...MESMO APOS TANTAS TENTATIVAS NUNCA CONSEGUIU REALIZAR SEU SONHO, TER ESTABILIDADE...SEI QUE MEDIANTE A MESMA NOVAS OPORTUNIDADES SERÃO DADAS AS FUTURAS PROFESSORAS...PARA MIM APROVO MUITISSIMO ESSA PROPOSTA..
PAREBÉNSSSSSSSSSSSSSSS AO MEC.....
ROSANE/RJ

CECÍLIA MARIA BARROS DE ALCÂNTARA disse...

BEM, A PROPOSTA PARECE SER INTERESSANTE QUANDO AFIRMAM QUE O GOVERNO PODE PREPARAR AS PROVA EM REGIME ÚNICO PARA OS PROFESSORES. QUEM SABE NÃO ACABA COM OS PROBLEMAS QUE OCORREM NOS CONCURSOS PRINCIPALMENTE, NO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. É ESPERAR PARA VER...

O Visionário disse...

Na verdade não sei até que ponto essa novidade é mesmo boa, já que as realidades por todo o país são muito diferentes, e consequentemente a formação desses profissionais pelas Universidades e faculdades também o são. Será que um profissional formado no R.G.do Sul possui a mesma formação de um formado no Ceará?? Em que nível será esta avaliação nacional???

Anônimo disse...

Não sei se posso concordar com esssa medida, há muitos prós como a uniformidade da prova, a possibilidade maior de ser convocada, mas será que haverá a possibilidade de trabalhar perto de casa ou isto não poderá ser escolhido? Muitas vezes o salário oferecido não se torna vantajoso para trabalhar longe e gastar rios de dinheiro em transporte. E por mais que a garantia de estabilidade seja chamativa, trabalhar para pagar a passagem não é nada benéfico.Algumas coisas ainda precisam ser eclarecidas para que meu ponto de vista seja mais firme com relação a essa medida, mas a princípio não estou convecida de que seja alguma coisa boa.

Simone Gama

Anônimo disse...

Acredito que esta proposta será de certo ponto vantajosa, pois entrará na rede professores que realmente saibam ensinar e tenham métodos inovadores, pois esses professores que fazem muitos anos que lecionam já estão afundados no tradicionalismo e não tem a disposição que os mais jovens tem. Uma coisa que também deveria ser vista, é o salário dos docentes, que deveriam ser igualados e aumentados, pois a maioria trabalha longe de casa e acaba gastando muito em combustível, troca de pneus, etc...Afinal de contas não é justo um vereador ganhar seus quase 3.000,00 reais ( isso aqui onde moro) sem jornada de trabalho e um professor ganhar bem menos que isso, tendo que cumprir horário e atingir metas estabelecidas pela secretaria da educação.

Anônimo disse...

Se a prova é unificada, também os salários e benefícios serão? O professor do Estado do RJ
não tem direito a transporte ou aliamentação e ainda, o que é mais humilhante, o professor não pode nem participar da merenda escolar. Como serão as distribuições dessas futuras vagas? Será que os candidatos que não pontuarem tão bem ficarão com as vagas oferecidas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro? Que vergonha!
Tereza Porto e Sérgio Cabral o que vocês dois estão fazendo? Será que estão no orkut brincando de informática no note booK distribuidos pelo Governodo RJ?

Educação não é brinquedo!

Anônimo disse...

A proposta de unificação é interessante caso ocorra em todos os níveis e não somente na questão do ingresso no serviço público, penso por exemplo que seria interessante se o piso salarial fosse equiparado ao dos professores públicos federais, se todos os professores tivessem um bom plano de saúde. Infelizmente para cercear eles são fantásticos, mas pra beneficiar são verdadeiros vampiros. Vale lembrar a proposta do senador Cristovam Buarque: filhos de membro de representantes dos poderes executivo e legislativo devem estudar nas escolas públicas dos entes federartivos que seus pais representem, cremos que desta forma a educação vai passar a ser vista com outros olhos, pois os filhos dos nossos representantes estarão lá.
Um forte abraço.
Marcelo Teixeira

Hermes disse...

Vivemos uma democracia ou estamos apenas numa? Todos que são professores sabem onde está o nó do problema da Educação no Brasil, na incapacidade dos governos de gerenciar uma educação de qualidade e no final a culpa é sempre do infeliz do professor. Se uma comunidade apresenta altos índices de carência social será óbvio que seus filhos terâo problemas educacionais e , mesmo que o infeliz do professor que leciona nessas comunidades se desgaste, não alcançará resultados satisfatórios com a metade de seus alunos. Mais uma vez querem jogar a culpa no professor e é bem melhor unificar para culpar. Pegue um aluno que esteja terminando o mestrado em alguma área educacional e coloque ele dentro de uma escola onde os jovens são completamente carentes e acompanhe o resultado, salvos algumas exceções, a maioria desistirá desses alunos pois a realidade é nua e crua, enquanto os problemas sociais de algumas comunidade não forem amenizados, a escola, e pricipalmente a pública,será o grande palco da guerra entre as civilizações: "dos que tem tudo contra os que não tem quase nada". Essa medida mesmo que se torne realidade não irá resolver o problema, apenas criará outro, pois nós temos um país de dimensão continental e imagine se um educador lá do interior do Acre estará sendo formado como um educador formado na Cidade do Rio de Janeiro? Não que ele lá no Acre não tenha suas qualidades, longe de pensar assim, mas as peculiaridades são bem diferentes. Se algum dia eu puder opinar ou propor um projeto de Lei sobre a aducação no Brasil será para tirá-la das guarras dos Políticos e deixá-la para que suas comunidades(Os cidadãos que pagam seus impostos e que moram em um mesmo bairro) decidam como querem a educação de seus filhos e aí eles contratarão os professores com o perfil de seus filhos, que falem a mesma linguagem e entenda sua cultura, para que o processo educacional entre ambos seja produtivo e o pagamento dos sálarios, esse pode ser pelo governo federal, pois ele paga muito mais "à maioria dos políticos" que só afundam o Brasil.
Hermes - Caxias -RJ

Anônimo disse...

Eu aprovo com certeza, esta nova proposta do mec. Porque eatá muito difícil para nós professores conseguir estabilidade em nossos empregos. Pode ser que desta forma os professores temham mais ânimo para trabalhar, sabendo que no ano seguinte terão seu emprego.

ilza augusta gatto disse...

Já sou concursada no meu estado: Pr.,porém eu aprovo o concurso nacional, desde que este leve em consideração as diversidades culturais, nas suas avaliações, de cada região e ou estado da nação, haja visto que as avaliações nacionais: ENEM, IDEB... mostram as diferenças nos aproveitamentos de norte a sul do país, elencando as melhores e piores escolas do mesmo,logo, há que se considerar isto também na maneira de avaliar os educadores

Anônimo disse...

Sou a favor!
C ; ))

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO