Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

terça-feira, 21 de abril de 2009

Palavra de Professor - Rio de Janeiro

Esse Blog é feito visando a troca de ideias e de informações que possam contribuir de alguma forma para a melhoria da Educação Formal.

O espaço é feito para vocês e por vocês.

Por isso resolvi hoje inaugurar o "Palavra de Professor", e podemos dar a palavra a outros segmentos; inspetores, funcionários de apoio, diretores, coordenadores, alunos, pais de alunos, etc. que também desejem expor seus pontos de vista.

Só deixando claro que o Blog não tem nenhuma conotação política. Portanto TODAS as opiniões, desde que sejam postas sem ofensas, poderão ser colocadas e receberão o mesmo destaque.

Os textos postos aqui serão sempre contribuição dos leitores do Blog ou do Fórum Educação.
Como o único espaço disponível aqui para que vocês deixem suas opiniões é o "Comentários", colocarei os textos como ARTIGO , POST, para que ele tenha mais evidência e possa ser lido por todas as pessoas que frequentam o Blog , e não só os que acompanham assuntos específicos, geralmente do interesse de apenas um pequeno grupo de pessoas.

O texto que me motivou a dar destaque a "Palavra do Professor" foi o da professora Liliam, que vocês podem ler na integra a seguir.

Liliam Pontes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Estado vai
contratar 840 professores temporários.
":

Acredito que muitos de vocês, participantes deste blog, tenham sido alunos(as) do ensino básico público do RJ quando professores, como eu e milhares de outros, iniciamos, aguerridamente e cheios de esperança, a luta em defesa da escola pública de qualidade, com greves e mobilizações que acordaram a mídia e a sociedade, em geral, para nossas denúncias.Talvez tenham sido transferidos para a rede privada de ensino, no intuito de escaparem das "malditas greves, promovidas por aquele tal de SEPE, que só quer fazer politicalha e eleger professores esquerdistas". Era assim que
muitos fugiam do debate social que propúnhamos.

Percebo, em algumas mensagens aqui, que poucos percebem ainda hoje, as consequências do pouco caso com que a sociedade - lastimavelmente incluindo de muitos usuários do ensino público - recebeu e tratou nosso antigo e justo clamor contra o descaso e a incompetência política com que a a escola pública é gerida em nosso estado.

Voltados para o próprio umbigo, aparentemente só enxergam a ponta do iceberg quando reclamam das contratações temporárias. Há dezenas de anos, o SEPE/RJ tem denunciado essas e outras ainda mais graves deficiências da rede. Um "anônimo" (por quê entrar aqui anônimo?) até tomou a iniciativa de procurar informar-se, e compartilhar aqui, sobre o papel do sindicato a respeito dessa questão dos concursados remanescentes; porém, ao que parece, também morava em outro estado da federação antes de se tornar "concursado não-convocado da SEE/RJ": é ÓBVIO que essa luta é muuuuuuuuito antiga, que antes das contratações temporárias, as escamoteações de vagas tiveram vários disfarces; cada época tinha sua politiquinha administrativa para efetivamente não se descobrir de fato quantas vagas reais deviam ser preenchidas por concurso público, após a Constituição de 1988. RET( atual GLP), desvios de função, amigos da escola, estagiários regentes ( eu fui!!!, em 1983!!!)... vocês nunca ouviram falar disso, não é?! E que quase todos os
concursos criam listas de "sobrantes" inexplicáveis, como vocês, para quem o trabalho de nosso Departamento Jurídico,por uma frente, e nossa pressão política
junto ao Legislativo e Executivo, por outra, tem sido a única esperança de solução. Também não prestaram atenção às manchetes dos jornais? Pois deviam! A escola pública é nosso patrimônio político, não apenas um emprego! Gente muito valorosa doou seu tempo, suor, lágrimas e também muita alegria nessa luta.

Acordem, finalmente, cidadãos e cidadãs aqui presentes e reivindicantes.

A luta de vocês, hoje, é apenas decorrente de muita omissão no passado! Estão esperando milagres?!

Ah, já fui dirigente do Sepe durante longos anos de lutas vitoriosas; porém, neste momento, falo apenas em meu próprio nome, como uma professora de História muito indignada com tanta alienação! O SEPE realmente somos nós... se nós formos um bando desorganizado, pouca coisa vai melhorar...

Obrigada pela atenção ao meu desabafo. A intenção era a de ser um
alerta. Desculpem se carreguei um pouco... Meus 24 anos de magistério e luta
justificam-me.

Em tempo: atentem que hoje professores, vocês não têm mais o direito de escreverem ao arrepio da norma culta da língua.

Ah (3): Filiem-se ao SEPE. É questão de classe.

Profª Liliam Pontes

5 Comentários:

Vanessa Gonçalves disse...

Acredito que haja um mam entendido com relação aos comentários da postagem anterior. Na verdade como professora acredito na educação pública de qualidae e escolhi a profissão a fim de dedicar minha vida a esta causa.
Quando me oponho à contratação temporária não estou apenas defendendo minha posição como concursada. Porque não escolhi a educação apenas pelo emprego e pelo dinheiro, mas também pela causa. O que não justifica que eu e vários outros concursados sejamos colocados em uma lista ainda maior de espera, quando na verdade a contratação deveria ser nossa. E simplesmente não seremos contratados porque o estado tem pressa.
Quem está mais errado nós ou o estado?

Anônimo disse...

Pessoal, preciso saber qual o primeiro passo para começar a dar aula no estado do Rio de Janeiro,de preferencia no municipio.
obrigada

osana nascimento disse...

Realmente....concordo com o comentário do colega que chama a atenção para o fato do SEPE não se manifestar!!! O SEPE é uma entidade política, representante da classe de professores e, por isso, deve manifestar-se de alguma forma contra esse abuso do governo!!!!...Mas acho também que nós devemos tomar o sindicato como nosso e "cobrar" dele essa postura...podemos fazer isso ligando e deixando e-mails indignados, assim como estamos fazendo aqui, através deste blog ou podemos "nos mexer" de fato indo às assembléias do SEPE e intervindo!!!!!
Tenho fé de que estes 12 mil concursados não serão apenas uma lista de espera!!!!
Um grande abraço em todos os colegas de profissão que aqui se manifestam!

Anônimo disse...

Anônimo disse...
"Anônimo disse...
Sergio Cabral... CHEIRA MINHA VIRILHA!
Tereza Porto... CHEIRA MINHA VIRILHA!
SEPE... CHEIRA MINHA VIRILHA!

Sexta-feira, 24 Abril, 2009"

Gente...essa é uma visão confusa.... não podemos colocar nosso sindicato no mesmo "saco de farinha" de Sérgio Cabral e Tereza Porto...se a direção do sindicato negocia e facilita para o governo, devemos denunciá-lo, execrá-lo! se não se manifestar, tal como vem acontecendo desde deo o cncurso de 2007, devemos cobrar que seja "a nossa voz"...Mas direção se muda!!!!! O SEPE é uma entidade que representa a nossa classe e isso é uma conquista!!!!
O desejo de qualquer opressor é que o oprimido nunca reclame!!!! E calar o SEPE só é bom para o governo!!!! Atentem pra isso!

Anônimo disse...

Olá amados colegas de magistério.
fico indignado com tamanha incompetência e concordância das entidades sindicais como; o SEPERJ.O qual deveria ter algumas aulas práticas com o sindicato dos bancários, de modo a aprender, reenvindicar seus intereses.
Vou mais além meus amados colegas, a bagunça e generalizada,dentro dos orgãos públicos e até mesmo nas escolas privada que; contratam professores sem carteira assinada,aproveita professores graduados em uma determinada disciplina cobrindo para cobrir outra,diretoras de CIEPs contratando filha da colega que ainda nem é formado.prefeituras contratando temporariamente pessoas que ainda nem se formaram. Queridos, é uma verdadeira bagunça. sendo assim, me pergunto: onde esta o MEC? onde esta os Sindicatos para fiscalizar e reenvindicar nossos direitos? Onde esta o Ministéio do Trabalho? Onde?. sinceramente, não sei aonde vamos chegar.
obrigado por me ouvir.
" O homem que cala e ouve não dissipa o que sabe e aprende o que ignora"(Marquês de Marica: Máximas)
ass:Sidney (Professor de História)

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO