07/05/2009

2009 - Contrato tempórario para professor no Estado do RJ.

SEEDUC tem autorização do Governador Sérgio Cabral para contratar 1000 professores temporários no segundo bimestre de 2009.

Ainda não foi informado como se dará a seleção e quando serão as inscrições para os professores interessados em atuar temporariamente nas escolas estaduais do RJ.

Leia a notícia publicada hoje no "Jornal Extra".
Enviado por Letícia Vieira - 7.5.2009 -1h36m
Educação

Estado terá mais mil professores no segundo bimestre

O governador Sérgio Cabral autorizou nesta quarta-feira a contratação de mil professores para as escolas estaduais. Segundo a medida publicada no Diário Oficial, 600 vagas serão para docentes de 6° ao 9° ano, do ensino médio e profissionalizante; e 400 para alunos do 1° ao 5° ano. A medida foi adotada mo início do segundo bimestre letivo. Cabral justificou o decreto, publicado no início do segundo bimestre, devido à falta de professores que não foi suprida com concursados nem Gratificações por Lotação Prioritária (GLP, a dobra na carga horária).
A Secretaria estadual de Educação esclareceu que os contratos temporários suprirão
as necessidades de docentes em diversas disciplinas, mas sempre nos casos em que não há concursados, ou substituindo os profissionais com gratificações por lotação prioritária (GLP, a dobra da carga horária).
Já a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Beatriz Lugão, afirma que ainda faltam professores, principalmente na Baixada Fluminense.
— Os concursados chamados ficam dois meses e desistem, quando se dão conta dos
baixos salários. E a reposição das aulas nunca ocorre. Eles (secretaria)
deveriam chamar pelo menos quatro mil professores por ano, por conta das
aposentadorias e desistências — disse ela.
A professora da Faculdade de Educação
da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Teresa Esteban, acredita que é
possível recuperar os dois meses perdidos com planejamento pedagógico:
— É possível realizar um bom trabalho até o fim do ano, caso os professores considerem o conteúdo relevante e as estratégias que podem ser trabalhadas.
A secretaria nega a necessidade de aulas de reposição.

Fonte: Extra Online
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação.
_________________________________________
Mais notícias e informações sobre este assunto:
- SEEDUC Contrato Temporário para professor do Estado do RJ - Inscrição.
- Estado vai contratar 840 professores temporários.

14 comentários:

  1. Nós professores que estamos atuando, não estamos vendo está realidade no que diz respeito a GLP.Muitos profissionais querem fazer e a verba não está sendo liberada(informação que nos passam os diretores das U.E). Nós professores docentes NECESSITAMOS da GLP, tendo em vista o nosso salário, e não termos auxilio passagem e alimentação, tendo em vista que muitos diretores na hora de montar os horários o fazem de uma maneira, muitas vezes desumana, esquecendo que eles também são professores, e estão diretores, não se sabe áté quando. A realidade dentro das escolas, e muito triste, alunos ansiosos, pais desesperados, vendo a situação; e professores de mãos atadas, IMPLORANDO pelas GLPs e a nossa Seretária de Educação retendo, prejudicando à todos.

    ResponderExcluir
  2. Allan diz:
    Enquanto você luta por GLP outros professores lutam por convocação.A glp tira a vaga de quem passou no concurso. Então quem está com a razão?

    ResponderExcluir
  3. Fazer contrato se ainda tem professor que fez a prova pra cadastro de reserva esperando ser chamado?

    ResponderExcluir
  4. Bem, o certo seria não existir GLP, que tem como objetivo melhorar o salário do professor e suprir as carências.Mas se existem concursados no banco,esses devem ser chamados, quanto aos salários cabe ao governo realizar as reposições devidas. AS GLPs somente são vantajosas para o governo,pois os professores apesar de trabalharem dobrados, seus tempos não contam para aposentadoria e com a chegada de um efetivo eles são obrigados a abandonar seus tempos sem direito a nada.Já a questão contratos , acho que devem ser feitos onde não mais eixstem concursados no banco. Exemplo: Metro II SG chmamaram todos os candidatos de HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA E FILOSOFIA, se houver carências nestas disciplinas é lícito fazer contrato, caso não haja GLP é claro!!!

    ResponderExcluir
  5. A QUESTÃO GLP MUITAS VEZES QUE AS IMPEDE SAO AS PRÓPRIAS DIRETORAS QUE FICAM GUARDANDO VAGAS PARA SEUS PEIXINHOS,NÃO ESTÃO NEM AI PARA OS ALUNOS QUE FICAM SEM TER AULA. BEM ESTE É O TEMPO EM QUE VIVEMOS, CADA UM POR SI.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Concordo com todos os comentários. Vamos lutar pelos nossos direitos de concursados, pois nós pagamos para nos inscrevermos, estudamos e fomos aprovados, portanto é um direito nosso.

    ResponderExcluir
  7. como posso me cadastrar?

    ResponderExcluir
  8. Às vezes ficamos sabendo que haverá um cadastro , mas na hora de nos cadastrarmos não aparece a página na NET. COMO FAZER? RESPOSTA PARA\ re.fari@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nem a políticas dos contratos tem sido respeitada. Devido a demora por parte do gov. para preencher as carências de professores de 1ª a 4ªsérie, as diretoras vendo turmas sem aula, se anteciparam e convocaram professoras que já haviam trabalhado nestes estabelecimentos,(com ordem de alguém é claro)estas profªs. não realizaram nenhum processo de contrato, pois isso não foi divulgado, " uma completa bagunça". O nome destas pessoas não consta no quadro de horários da SEEDUC RJ, aparentemente não há professor, mas elas estão lá trabalhando, quando legamos para as diretoras elas dizem que não há carência, mas o quadro de horário mostra outra coisa.Agora após 3 meses e meio do início das aulas é lançado um cadastro para contrato, com será que ficará isso? Essas professoras que estão trabalhando serão alocadas sem terem participado do cadastro? Falta transparência nas mínimas coisas. È vergonhoso!!!

    ResponderExcluir
  10. A EDUCAÇÃO (séries iníciais)EM NOSSO ESTADO VEM SENDO TRATADA COMO UMA MALA SEM ALÇA, POIS EXISTE UMA UMA LEI QUE DELEGA AS PREFEITURAS A RESPONSABILIDADE POR SÉRIES INÍCIAIS,AS PREFEITURAS ESTÃO "SE ENCOLHENDO" FUJINDO DESTA RESPONSABILIDADES. ENTÃO O JOGO DE EMPURRA COMEÇOU.o ESTADO NÃO CONVOCA PROFS P/ ESTAS SÉRIES E AS PREFEITURAS TAMBÉM NÃO!!!! E ASSIM VAI!!!ENTÃO QUEM LEVA A PIOR SÃO AS CRIANÇAS (futuros analfabetos)q/ ficam sem aula.LEMBRE-SE DA SRA. "rosinha garotinho"FEZ CONCURSO DE 1ª A 4ª ARRECADOU E NÃO CHAMOU!!! A SUJEIRA CONTINUA!!!!

    ResponderExcluir
  11. Como ficam os aprovados no concurso de cadastro de reserva, realizado no final de 2008, que ainda não foram chamados?

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal boa tarde, estou envdo essa mensagem para saber a respeito d concursos para os municipios de Bel Ford Roxo, Caxias, São João de Miriti, Nova Iguaçue Mesquita c alguém estiver ciente destes por favor mande um email. para jlvieira29@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. sujeira do cabral continua, até nos contratos.Divulgou na interent um valor de salario e agora pagou outro bem menor aos cntratados. POUCA VERGONHA!!!!!

    ResponderExcluir
  14. POXA A FALTA DE RESPEITO É GERAL,PROFESSOR É SEMPRE O ÚLTIMO A SABER, COMO MARIDO ENGANADO.NINGUÉM DIZ NADA SE OS CONTRATOS FEITOS EM MAIO DE 2009 SERÃO PRORROGADOS ATÉ O FIM DE 2010. NA INTERNET SE ACHA NOTÍCIA FRESQUINHA DE CONTRATO DA SEEDUC DE 2006/2007/2008/MAS SE CONTINUAREMOS A TRABALHAR EM 2010 NÃO SE SABE NADA. AH!!! ESTOU FAZENDO CONTRATO DE 1ª A 4ªPOIS FUI APROVADA NO CONCURSO E ATÉ NÃO FUI CHAMADA.

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...