Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

terça-feira, 30 de junho de 2009

Como funcionará a TRI - Sistema antichute do Novo ENEM.

Os estudantes que farão o ENEM 2009, além de se adaptarem ao novo formato do Exame, ainda terão de entender como funciona a Teoria de Resposta ao Item - TRI.

Segundo o MEC, esse sistema impedirá que alunos "sortudos", que usam o método do "chute" se saiam bem no Novo ENEM 2009.

Como não temos conhecimentos matemáticos suficientes para analisar, buscamos na Internet por uma explicação simples de como funciona essa TRI.

Não pretendo entrar em detalhes da TRI, que é caracterizada por relações entre matemática aplicada, estatística e psicometria. Minha idéia é postar apenas alguns pontos importantes, principalmente para o esclarecimento para estudantes. Vou iniciar por um exemplo genérico (que não corresponde ao ENEM) mas que melhorará o entendimento do estudante quanto à sua nota.

Vamos supor que você esteja fazendo uma prova de Matemática que foi elaborada a
partir da TRI. São 50 questões de múltipla escolha (A,B,C,D e E).

Você realiza a prova e responde todas as questões. Você, conversando com um colega resolve comparar as soluções e digamos que de 50 questões você acerte 20, e seu colega também acerte 20. Em alguns dias, você recebe sua nota, que no caso da TRI podemos chamar de escore. Seu escore é de 40 pontos e de seu colega 50 pontos. Mas, isso é possível?

Esse é um ponto importante. Para cada questão da prova é atribuído um grau de dificuldade diferente (além dos parâmetros discriminação e "chute". Ver detalhes em Lord (1980)). Por simplicidade, vamos supor que você tenha acertado 15 questões consideradas como fáceis e 5 como médias, e seu colega tenha acertado 15 questões fáceis, 2 médias e 3 difíceis. Como as questões possuem graus diferentes, é natural que o escore final seja diferente. Ainda, outras variáveis são agregadas ao modelo, como por exemplo a comparação entre grupos de provas, que podem ser comparadas (correlacionadas).

[ Ressalto que meu objetivo aqui é só colocar algumas idéias centrais que não encontrei explicitadas em artigos não específicos na Internet. Esclareço que o exemplo é didático e não exprime o cálculo do escore real do novo ENEM ou qualquer outro exame baseado na TRI. Para saber mais sobre o assunto, recomendo as leituras da bibliografia recomendada.]

Prof. Jean Piton
Departamento de Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
O que você acha disso? Será mesmo que esse sistema funciona?

5 Comentários:

Anônimo disse...

Isso é impossivel. Nem tudo da mtm é válido aos pensamentos humanos. Isso é papo furado, para fazer com que milhares de alunos idiotas deixem de marcar no gabarito. Façam sua prova do jeito que quiserem. Lembre-se, só existe uma resposta certa. (:

Leonardo disse...

COM CERTEZA funciona!
Eles colocam questões totalmente estúpidas, que qualquer pessoa realmente conseguiria fazer, do nível "Quanto é 2+2? - A)3, B)25, C)301, D)4, E)-1"
Se alguém errar essa questão, significa que não passou nem o olho pela prova, e marcou direto no cartão-resposta, com o intuinto de chutar, entendeu?
Se o aluno errou essa qeustão, outras questões valerão menos, pois a PROBABILIDADE de ele ter chutado nas outras é gigante!

Anônimo disse...

Isso é só uma maneira de prejudicar um pouco mais os participantes.
RIDÍCULO!!
Cada um deveria ter a nota que merece ou então eles deveria deixar bem especificado quais questões valem mais ou menos!
Quem garante que essas provas são corrigidas de maneira eficiente???´Eu estou começando a duvidar da idoneidade do ENEM...

Anônimo disse...

O método é falho porque um aluno com conhecimentos medianos (mas esperto) pode responder (corretamente) todas (ou quase todas) as faceis e chutar todas a difíceis, poderia acertar cerca de 90% das fáceis e 1/4 a 1/5 das difíces e ficar com uma nota maior do que o bem preparado que procurou responder todas corretamente e por isso não teve tempo de concluir a prova. A alegação de que o aluno não sabe quais são as difíceis é balela, pq só de ler a questão um aluno com algum conhecimento já sabe se é fácil ou difícil (ou pelo menos se consegue resolver), talvez o método funcione apenas para aqules totamente toscos que errem muitas fáceis. Então para se sair bem responda rapidamente todas que vc sabe, chute todas que não tiver a menor ideia do que seja e no final procure responder aquelas que vc acha que sabe ou tem alguma ideia da solução (quem sabe acerta uma ou outra), acredito que um aluno médio fazendo isso terá um rendimento acima da média.

henryqmota disse...

Isso é uma porcaria, às vezes a gente erra no gabarito, e isso não quer dizer que o aluno não saiba ou chutou, simplesmente por um descuido marcou errado, =/

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO