26/08/2009

Professores Estaduais do RJ protestam na escadaria da ALERJ.

O protesto é contra o plano de salários (PL 2474), que o governador Sérgio Cabral propõe.

Na próxima 4ª feira, 02 de setembro, todos os professores estão convocados a comparecerem à ALERJ.


Veja o vídeo colocado no Youtube onde os professores perguntam:
Quanto vale o professor? http://www.youtube.com/watch?v=8GlvmddAM1s

Com vencimentos líquidos de R$ 547,00 , o professor em início de carreira da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro ainda tem de arcar com os custos de tranporte e alimentação, pois sequer possui o Riocard , como é direito de todo trabalhador.

Resumindo, o professor do Estado do RJ praticamente paga para trabalhar.

Os professores precisam comparecer para manifestar o que a categoria pensa sobre o plano de salários proposto pelo governador Sérgio Cabral. Afinal... quem cala, consente.

- Nova Escola incorporado ao salário em 6 parcelas divididas em 6 anos - O governo tem anunciado isso como aumento salarial, o que na verdade não é.
- Diminuição da diferença entre níveis , de 12% para 7,5% - isto é, pelo Projeto de Lei 2474, que ele quer que seja votado na ALERJ, irá diminuir os salários e retirar direitos do Plano de Carreira dos professores adquerido legalmente.

Enquanto isso os jornais noticiam em Manchetes garrafais a incorporação do Nova Escola pelo teto, levando a sociedade a achar que professor do estado ganha muito bem...

Veja o que a mídia tem noticiado sobre o assunto e tire suas próprias conclusões. Deixo o espaço aberto para que professores, pais e alunos exponham suas opiniões sobre a o estado em que se encontra a Educação do Estdo do RJ.

Indiquem o blog para que seus alunos venham aqui e participem das discussões sobre quais são as reais condições de trabalho de seus professores.


Links das notícias sobre a incorporação do nova Escola e o Projeto de Lei 2474.

- UPPES - 27/08/09 - Deputados sentem a pressão dos professores
- Globo.com - G1 - 26/08/09 - Após nova gripe, professores param por um dia por plano de carreira- RJTV 1ª edição - 26/08/09 - Paralisação de professores prejudica estudantes da rede estadual
- O Dia - 23/08/09 - O Nova Escola em cada salário
-UPPES - 21/08/09 - Encontro UPPES com Governador
- O Dia - 20/08/09 - Aumento em 2010: só R$ 2,47 Com a incorporação do Nova Escola, quase 8 mil professores vão receber uma passagem de ônibus de reajuste anual
- SEEDUC - Comunicado e tabelas do Nova Escola.
- Tijolaço -O Blog do Brizola Neto - 18/08/09 - Pobres professores do Rio. Literalmente pobres

7 comentários:

  1. Nós professores temos que nos valorizar. O salário é tão irrisório que se descontar o dia não vai nem fazer falta!

    ResponderExcluir
  2. Assunto: Projeto lei - Cristóvam Buarque
    >
    >Projeto de lei obriga políticos a matricularem seus filhos em Escolas
    >públicas. Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque.. Ele
    >apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito
    >(vereador, prefeito, deputado etc.) seja obrigado a colocar os filhos
    >na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis.
    >Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola
    >pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das
    >implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil. SE VOCÊ
    >CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM. Ela pode,
    >realmente, mudar a realidade do nosso país. O projeto PASSARÁ, SE
    >HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.
    >http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166
    >

    ResponderExcluir
  3. Tenho 30 anos de Magistério Estadual-RJ a cada ano que passa a nossa profissão neste sistema fica cada vez mais desvalorizada. Essa desvalorização vai repercutir é no alunado ou seja na futura sociedade que sem Educação de qualidade será sempre os "marionetes" desses políticos enganadores que só sabem ver o própio umbigo ( vai ver o qto eles ganham! Estão lá por nós votados ) quando é para votar por uma causa justa não os fazem,temos que fazer pressão,ou lutar para não sermos mais arrasados ainda. Eles pensam que nos enganam com esses planos deprimentes... Se querem beneficiar os aposentados ou ajustar os novatos de carreira, que façam, mas não destruam o que já foi conquistado por essa categoria sofrida e injustiçada.
    O que nós conforta que cada um deles tem 4 anos para nós representar - se não valer apena nós daqui os tiramos de lá...- Sem votos ninguém é reeleito nem governador nem deputados. Professores não tem memoria curta...

    ResponderExcluir
  4. TRISTEZA!!!!!!!!
    Como acreditar em mudanças, como levar esperança e motivação aos meus alunos do curso normal.
    Digo sempre a uma nova turma que o que me faz mais feliz é dar aulas, que amo e acredito no que faço.
    (SOU PROFESSORA DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICA E ESTOU NO ESTADO A UM ANO).
    ESSES MONSTROS PODEM ATÉ SE ESFORÇAREM PARA DESTRUIR NOSSOS PLANOS DE UM PAÍS MELHOR TENTANDO ATINGIR A EDUCAÇÃO E PRODUZIR UM SISTEMA DE ALIENADOS, MAS EU TENHO APENAS 23 ANOS E CONFIO QUE VOU VER ISSO TUDO MUDAR.
    SINTO PELOS COLEGAS DE TANTOS ANOS DE PROFISSÃO QUE PASSARAM A VIDA SEM SEREM VALORIZADOS.
    ESSA PROPOSTA ME ENVERGONHA!!!!!!!!!
    ASS:JULIANA SANTIAGO

    ResponderExcluir
  5. É ridículo o que o governo do Estado vem fazendo com a nossa classe. Greve geral já!! Por manutenção do Plano de Carreira, correção da perdas salariais da gestão Garotinho e Rosinha, Incorporação do Nova Escola já, indenização de passagens por deslocamento residência-escola, Vale-Cultura para aquisição de livros e bens culturais, reformas nas escolas que estão caindo aos pedaços, Plano de Valorização do Magistério e Funcionários de Apoio, reforma curricular que atenda as necessidades locais e culturais, eleições para cargos de Direção Escolar, Impecheamente do atual Governador por quebra de decoro eleitoral (as cartas direcionadas aos professores com promessas de campanha). Quem vive de esmola é mendigo (infelizmente). Professores vamo lutar por nossos direitos, caso contrário que direitos podemos passar para nossos alunos se fracassamos nas nossas lutas. GREVE GERAL DO MAGISTÉRIO JÁ!!!!!!!

    Ass: FERNANDO

    ResponderExcluir
  6. Não creio que nossos governantes esteja preparando pessoas para um cargo no progresso do país, não vejo respeito pelos professores que são a base para o nosso país dar certo no futuro, como podemos avançar se há desrespeito para com os profissionais que transmitem os seus conhecimento para qualquer outra profissão. Temos que cobrar com atitudes passivas o direito de ter bons professores e bem remunerados para podermos crescer profissionalmente.

    ResponderExcluir
  7. É descabida a postura do Rio de Janeiro, quando a população começa a sensibilizar-se mais com as questões relativas a educação. Sou professor e permaneço com estilhaço da bomba que este governo mandou lançar nos professores. www.professorciro.blogsot.com

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...