Contam que três touros viviam num vale isolado: um branco, um preto e um marrom. Vivia no mesmo vale também um leão que nada podia contra os touros, pois estes estavam unidos e solidários contra ele.
Porém certo dia, o leão disse aos touros preto e marrom: “Corremos aqui o risco de chamar a atenção dos caçadores por causa do touro branco: sua cor é diferente e vistosa, enquanto nós três temos cores semelhantes e discretas. Deixai-me comê-lo para que vivamos mais tranquilamente.”
Os dois touros concordaram. E o leão devorou o touro branco.
Dias depois, disse ao touro marrom: “Tua cor e a minha são iguais. Deixa-me comer o touro preto para que vivamos aqui mais tranqüilos.” O touro concordou. E permaneceu sozinho frente ao leão. Disse-lhe então o leão: “Chegou a tua vez. Vou devorar-te.”
- Faze-o, respondeu o touro. Mas antes deixa-me proclamar esta verdade: “Fui devorado no dia em que foi devorado o touro branco.”
A frase tornou-se provérbio. Ressalta o perigo a que se expõe alguém quando se une a um estranho contra seus aliados naturais. Condena-se desde então a ser derrubado e esmagado.
(Fábula árabe antiga)

_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação.
Muito bom
ResponderExcluir