Guia prático em linguagem simples.

Guia prático em linguagem simples.
Baixe Para o seu computador AGORA.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SEEDUC/RJ - Matriz Curricular 2010 - Secretaria de Educação do Estado do RJ.

A secretaria de  Educação do Rio de  Janeiro, publicou  em 21 de  outubro a Matriz  Curricular para o  ano letivo de  2010



Houve  redução na  carga  horária de alguma disciplinas, como Lingua Portuguesa/Literatura para as 2ª e 3ª do  Ensino  Médio,  que  agora  só  terão 4  tempos para  Português e Literatura.

E segundo  o colega  Fábio comentou,  no  post : Nao havera expediente nas escolas estaduais do RJ dia 26/10 Feriado do Servidor Publico , houve também mudanças  na  carga  horária de  outras  disciplinas.


Fábio disse...
Olá.
Uma das novidades da matriz curricular para o ano que vem nas escolas estaduais é o aumento da carga horária de sociologia e filosofia, que estarão nas três séries do ensino médio.
Será que essas disciplinas também terão direito a um livro didático?
Um abraço a todos.

Confira a na  íntegra baixando os  arquivos  abaixo. É necessário ter o Adobe  Acrobat Reader instalado  no  computador,  pois  os  arquivos  estão  no  formato  PDF.
RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4359 DE 19 DE OUTUBRO DE 2009
FIXA DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DAS MATRIZES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE
PÚBLICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Baixe  AQUI a 1ª página da Matriz  Curricular
Baixe AQUI a  2ª página da Matriz Curricular
Baixe AQUI a  3ª página da Matriz Curricular

Fonte: Diário Oficial  do  Estado do Rio  de  Janeiro - 21 de outubro de 2009-  Poder Executivo - páginas 18, 19 e 20.
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação.

28 Comentários:

Karla - Rj disse...

Colegas,
Como sempre, a Secretaria de Estadual de Educação, quando insere uma matéria, reduz a carga horária de outra. Com a nova matriz curricular, diminuíram 2 tempos de Português (ou retiram novamente e Literatura), já que a carga horária de Português eram 4 tempos e Literatura 2 tempos semanais. Agora, só no primeiro ano a matéria Português e Literatura terá 6 tempos. Nas demais séries, apenas 4 tempos para Português e Literatura, enquanto nos colégios particulares há escolas que possuem 7 tempos semanais de Português e Literatura. Em Matemática havia 5 tempos nas 3 séries: agora, 6 tempos na primeira série e 4 tempos na segunda e terceira séries. E, pasmem: 2 tempos de Projeto Didático!!! Para que isto? É um absurdo!!! Por que estes burocratas não retiram este Projeto Didático? E o Português?
Leciono para o terceiro ano do Ensino Médio e os alunos mal sabem ler... estou pasma!

Anônimo disse...

Olá,

Pessoal, com essa diminuição da carga horária de Língua Portuguesa, sobraram professores na escolha de turma e estes terão que encontrar outra escola. Na minha segunda matrícula, ainda não houve a escolha e estou percebendo que as regras para a escolha mudam de uma escola para outra. Isso pode acontecer? O Doc I tem prioridade sobre o DOC II na hora da escolha? Por favor, alguém poderia me explicar? Obrigada pela atenção.

Fabrícia disse...

Para Anônimo
Sou professora também como você, e sei que professor doc I tem preferência na escolha sobre doc II no que se refere ao ensino fundamental II e ensino médio devendo ele escolher de cima para baixo, pois o doc I é concursado para o tal e o doc II está apenas desviado de função.
Entrei no estado á cinco anos e escolho na frente da minha irmã que tem vinte, pois elea é desviada de função, na minha região todas as escolas obedecem esse critério, não pode uma fazer de um jeito e a outra de outro, devem seguir o que é certo. Procure seus direitos.
FABRÍCIA, Cantagalo R.J.

Anônimo disse...

Sou professora também (de Português) e acho um absurdo essa nova matriz curricular! Diminuir tempos de Português no Ensino Médio é o mesmo que diminuir um ano de estudo dos alunos,não acham? Há alunos que mal sabem escrever...Por que isto? Por que não consultam os professores?? Nós sim sabemos o que é melhor para os alunos!!!
Terça-feira,03 de novembro de 2009.

Anônimo disse...

Prezados,
Ler e escrever não deveria ser ensinado no ensino fundamentaL??????

Anônimo disse...

A redução tb atingiu Matemática no 2º e 3º ano do ens. médio. De 5 aulas, teremos 4.
No 1º ano, aumentou uma, passando de 5 p/ 6 aulas.
Vamos ter q enxugar cada vez mais o conteúdo.

Anônimo disse...

EITA.... BRASIL... PEDABOBOS E BURROCRATASSS

Anônimo disse...

olá,

sou aluna,e acho que está muito errado a diminuição dos horários.Pois se hoje com todo o tempo que há de português e matemática os alunos estão indo de mal a pior,nem todos os alunos conseguem compreender imagina com essa diminuição.Podemos dizer que o risco de analfabetismo no Brasil irá aumentar a cada mais.

Anônimo disse...

alem disso tudo que ja foi dito,devem tambemn prstar mais atençao no entrosamento entre professor e aluno,que para mim esta deixando a desejar.isso conta muito.e outra coisa tambem,os pais devem estar mais presentes e as diretoras tem que ser mais amavel e educadas,tem umas que ninguem merece.os alunos vao para aprender e muitos vao tambem para fazer sua unica refeiçao do dia.eles devem tambem ser tratados com mais respeito e dignidade,somos seres umanos e nao bichos.acho que deveria ter uma sindicancia de seis em seis meses perguntando aos responsaveis o que estao achando do ensino e da direçao e dos professores.isso seria o minimo.vcs tem que ligar mais o responsavel as escolas.

Anônimo disse...

Impressionante!
Como os alunos de colegios publicos irão competir com os de escolas particulares.A diminuiçao de lingua portuguesae absurda. O estudo de literatura terá que ficar relegado.Não haverá tempo.Quem fez a nova grade tem filhos estudando em escolas públicas?

Anônimo disse...

E o pior que este tipo de redução de carga horária geralmente não tem a participação dos professores que estão em sala de aula, mas os que estão fora dela, e que não conhecem muitas vezes a realidade real de suas escolas, embasando-se em estatísticas frias e calculistas. Esta redução de carga horária aconteceu na Grade Curricular da Educação Profissional da SEEDUC em turmas de cursos técnicos em Contabilidade e Administração, a discipina de Informática foi reduzida de 4 para 2 tempos em Contabilidade, e de 4 para 3 tempos em Administração. E o pior esta alteração aconteceu depois de alguns dias do resultado final de Professor do Estado (cadastro reserva), pra variar, entendo que essa alteração é pra deixar muito professor na reserva mesmo! Mas para distribuir notebook pra professor e dizer que está fazendo muita cosia, não acredito! Abaixo a redução curricular!

Anônimo disse...

Sou professora do Estado e acabei de entrar na rede. Gostaria de saber se há alguém que entrou há pouco e teve de voltar a Metropolitana para escolher novamente a escola devido a redução da carga horária. Se houver alguém diga por favor a Metropolitana.
Obrigada desde já.

Anônimo disse...

Porque vcs ñão colocam mais atendentes nesse fone 0800-024-0400 pois eu estou desde odia 29/01 tentando um atendimento

Anônimo disse...

As sucessivas mudanças no sistema educacional tem como objetivo superar os resistentes fracassos que acompanham os jovens estudantes da nossa terra. As cargas horárias alteradas, se devem a algumas tentativas de melhoria do processo de aprendizagem. É bom ressaltar, que mais importante que saber escrever é TER o que escrever.Por isso os espaços para os Projetos que poderiam significar um momento para o desenvolvimento artístico cultural dos nossos meninos e meninas. E quanto ao professor I e II, o que se verifica é uma grande arrogância do recem concursado e a insensatez da Secretaria de Educação, que trata a experiência e dedicação dos mestres com desprezo. Não deve ser penalizado o DocII por ter feito concurso há mais tempo e hoje não ter mais alunos do Fundamental I para lecionar, já que se torna prioridade do Município. Importa destacar que tal professor é legalmente habilitado e supre carências eternas na rede estadual. Será justa sua recompensa? Ser substituído abruptamente pelo jovem iniciante professor, e rebaixado a categoria dos "extintos"?

Anônimo disse...

O que eu sei é que enquanto houver essa inútil rivalidade entre PI e PII e um ficar jogando para cima do outro a culpa porque o aluno não foi alfabetizado, o governo continua cada vez mais enchendo o bolso e o PI implorando pela passagem, e a educação de mal a pior.

Anônimo disse...

como faço para pedir para ficar no final de fila em espera do concurso de 2010? fui um dos últimos aprovados, mas ainda não estou com a graduação, pois acho que srei chamdo antes. Alguem sabe como devo proceder sou da Metro VI.

Raquel disse...

- Professor sem nome 1 - Para solicitar Final de Fila, vc deve comparecer na Coordenadoria no dia em que estiver marcado para sua apresentação. Leve todos os documentos e, solicite lá mesmo o Final de Fila. Se houver mais candidatos a serem convocados, é bem provável que sua solicitação seja deferida. Boa sorte!

- Professor sem nome 2, concordo com vc. Acho que tanto os PII quanto os PI trabalham sem condições mínimas para realmente realizar algo. Como alfabetizar crianças com salas superlotadas, já que nesta fase a criança exige uma atenção toda especial? É humanamente impossível uma professora alfabetizadora dar a atenção necessária em salas lotadas.E, mais, devido a importância desses professores na base escolar de nossas crianças, elas deveriam ser muito melhor remuneradas.

Abs e força a todos nós professores :)

Anônimo disse...

Após o péssimo resultado do ENEM nas escolas estaduais do RJ, das péssimas condições de trabalho dos professores em grande nº de escolas,da quantidade de professores convocados para suprir a carência nas escolas, do grande nº de pedidos de exoneração, aposentadorias e abandono de serviço, dos aparelhos de ar condicionado que deveriam estar em funcionamento desde o início do ano nas escolas que tiveram as paredes cortadas para que estes fossem colocados, dos computadores que existem em cada sala de aula - em regime de aluguel ou outro nome parecido - pagos mensalmente com dinheiro público, da mínima parcela do "Nova Escola", acrescida ao pagamento de julho podemos perceber que o Governo do Estado não está ligando a mínima para a educação. Os funcionários terceirizados - muitos deles recebem mais que os professores I em início de carreira.Provavelmente preocupado com a mobilização da categoria a partir de 05 de agosto quando haverá grande manifestação dos professores, o governo alterou o Decreto nº 35.240/19/04/2004 que trata da gratificação para diretor - muito justa para muitos diretores e um prêmio para uma pequena minoria desses profissionais pois muitos deles raramente vão à escola e não sabem o que acontece ali. O novo Decreto 42.423 de 26/04/2010, publicado no DO de 27/04/2010 simplesmente dobra o valor das gratificações de diretor. Os diretores realmente merecem essa gratificação porém, provavelmente ela foi concedida a fim de diminuir a mobilização que haverá por parte dos professores em agosto.É lamentável que um candidato ao governo do Estado envie cartas aos professores da rede prometendo algo que pode e tem condição de cumprir e resolve dividir o pagamento do Nova Escola em cinco anos.

Anônimo disse...

Olá...
onde estudo o professor nao tem capacidade de explicar a materia...os alunos decidiram fazer uma abaixo assinado...e a diretora da escola autorizou. e os alunos tiram natas baixas so nessa materia de matematica...nao sabemos o que fazer...

Anônimo disse...

Olá Raquel, parabéns pelo BLOG!
Espaço realmente muito bom. Conheci muitos colegas bacanas aqui! Boa sorte aos novos concursados convocados...não desanimem o Cabral já está reeleito!!!

Anônimo disse...

Por favor, alguém sabe quais são os critérios para escolha de turmas e horário de professores? Gostaria muito de saber como a maioria procede.

Raquel disse...

Geralmente a escola dá prioridade de escolha para os professores mais antigos na escola.

Anônimo disse...

Olá! Alguém pode me esclarecer? Professor Doc.I D tem preferência na escolha de turma e/ou horário sobre o Doc.I C (ou Doc. II D sobre o Doc.II C) ??

Anônimo disse...

Por favor, na hora da escolha de turmas numa Escola estadual, quem escolha primeiro é doc 1 ou doc 2. Existe algum documento ou lei que eu possa ler sobre isso.Socorro, me ajudem;;;;

Anônimo disse...

Também quero saber onde está amparado (lei, decreto, regimento, instrução normativa, etc) a preferência de escolha de turma de professor Doc I e II, tem que existir algo que normatize esta situação, pois o assunto é sério e precisa ser tratado como tal. Vejo muitas opiniões mas quero fundamentação, quem sabe?

Anônimo disse...

Professor 1 faz concurso p tal e professor 2 faz apenas o magistério e entra , depois que ganha seu salário é que faz faculdade, diferente do 1 que se prepara antes...O professor 1 tem total preferência na escolha, procurem a COORDENADORIA DA GESTAO DE PESSOAS DA SUA AREA NO ESTADO E ELES TE EXPLICAM, ISSO. (TAMBÉM NAO SABIA, AGORA FUI AJUDADA QUERO QUE OUTROS TAMBÉM SAIBAM)qUE Deus ilumine os professores do Estado.

Anônimo disse...

Gostaria de obter a MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO, de 2010.Não encontrei em nenhum site da SEEDUC/RJ.
Obrigada!
Tomie

Anônimo disse...

Também estou a procura da Matriz Curricular do Curso Normal em nível Médio(de 3 anos).Se alguém souber onde podemos encontrar, poste por favor!
Sara

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera

Add to Technorati FavoritesComentar/adicionar no Comentarium Adicionar esta notícia no BookmarksAdicionar esta notícia no Linkk Central Blogs TopOfBlogs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO