Essa migração não será obrigatória.
Confira a notícia publicada no jornal O DIA ONLINE.
Professores do Município: Plano de carreira de 30 horasFonte: O DIA ONLINE AQUI
POR ALESSANDRA HORTO, RIO DE JANEIRO
Rio - Os 36 mil professores do Município do Rio terão um novo plano de carreira a partir de 2010. A Secretaria Municipal de Educação vai enviar, em dezembro, projeto de lei à Câmara que vai permitir que os professores migrem, voluntariamente, para o regime de carga horária de 30 horas. Quem aceitar a proposta terá automaticamente aumento salarial proporcional.
Atualmente, os 14.626 professores I (do 5º ao 9º ano) cumprem a carga horária de 16 horas. Os 21.446 professores II (da pré-escola ao 4º ano) trabalham 22 horas. A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, disse à Coluna que o Ministério da Educação determinou que o plano de carreira seja modificado por alguns municípios e destacou que a ampliação da carga horária é resultado da visão técnica da secretaria.
Costin detalhou que a proposta inicial é que os professores II trabalhem somente em uma escola. E que o professor I trabalhe em menos escolas possíveis. De acordo com a secretária, os professores não serão obrigados a migrar para o sistema de 30 horas, porque muitos já trabalham no estado ou em colégios particulares. “Será uma ação voluntária para os atuais. Pois, legalmente, não podemos exigir que o professor trabalhe mais do que a legislação permite. Ele tem que trabalhar dentro da carga horária para a qual foi contratado. Por isso, a ideia de ampliarmos o horário por meio de lei. A carga horária para os novos professores será automaciamente de 30 horas, por estar prevista em nosso projeto”, esclarece Costin.
TRÂMITE SIMPLIFICADO
Em dezembro, segue o projeto de lei para a Câmara de Vereadores com o novo plano de cargos dos docentes porque esta é a única forma de promover a alteração determinada pelo Governo federal. Ele terá que partir do Executivo porque gera despesa. O trâmite esperado é simplificado por se tratar de adequação à orientação federal, por elevar os vencimentos dos optantes e por não obrigar a opção de quem já está lecionando nas escolas do Rio.
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação.
Gostaria de saber se essa migração será para todos os professores da rede, pois até onde sei será apenas para os concursados de 1992. Entrei em abril deste ano , 2009, e tenho vontade de optar para as 30 horas, será que posso? Me mande um retorno. Obrigado. Fabiano Dutra(fabianodveiga@hotmail.com)
ResponderExcluirOuvi dizer que,aqueles que já têm 25 anos de magistério não poderá migrar para as 40 hrs.É verdade????
ResponderExcluirProfa.Eliane
Vocês não acham injusto essa possibilidade de os professores da rede poderem migrar para 30 ou 40 horas, quando há tantos professores no banco de reserva esperando para serem chamados?
ResponderExcluirTal possibilidade só seria justa caso não houvesse candidatdos para suprir as carências... Parece até que emprego está fácil e que concurso só é feito para pagar o décimo terceiro de quem já está trabalhando... Que injusto, que feio....
OS professores que migraram para 40 horas, sao professores que fizeram concurso pra isso e não foram lotados nos seus devidos horários, agora nada mais justo do que lota-los no lugar correto deles.
ResponderExcluir