16/12/2009

18 é o número de professores que abandonam a sala de aula por dia.

Dados coletados no D.O informam que na Rede Estadual de Educação do RJ, 18 professores se exoneram em cada dia útil.

O levantamento foi publicado pelo Jornal O DIA ONLINE.

Por dia, 18 professores abandonam sala de aula
Só este ano, 4.543 mestres deixaram a rede estadual de ensino. Secretaria de Educação afirma que contratação de 6 mil até o início do próximo ano letivo vai cobrir o déficit
POR JOÃO NOÉ

Rio - Baixos salários e condições inadequadas de trabalho são dois dos principais motivos apontados pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) para a saída de 4.543 professores da rede estadual em 2009. O número, obtido a partir de pesquisa do sindicato, mostra que média de 18,7 professores deixou o Estado por dia útil neste ano. Há 12 anos, segundo o Sepe, essa média era de 15,1.

O levantamento, realizado com dados do Diário Oficial, apontou que, de janeiro a novembro deste ano, 1.540 professores foram exonerados (destituídos do cargo), 2.972 se aposentaram e 31 foram demitidos (deixaram de ser servidores). Diretor do Sepe, Tarcísio Motta afirma que a situação dos professores do estado está longe do ideal. “Muitos deixam o cargo porque estão insatisfeitos com o trabalho. As condições e os salários são bem ruins para eles”, reclama.

Já a Secretaria Estadual de Educação afirma que a saída de tantos mestres se deve à melhora no procedimento de concessão de aposentadoria. Os números da secretaria indicam que, em 2009, 4.249 professores deixaram a rede: 2.451 se aposentaram, 519 faleceram, 169 foram demitidos e 1.100 foram exonerados. “Atualmente, a aposentadoria é resolvida em 15 dias. Assim, o número aumenta”, explica Marcus Medina, superintendente de Gestão de Pessoas.

Ele ainda ressalta que 6 mil professores serão contratados depois de um concurso a ser realizado em janeiro. A Secretaria de Educação afirma que eles estarão em sala de aula no início do ano letivo de 2010. Outros 4 mil aprovados farão parte de cadastro de reserva.
Fonte: Jornal O DIA ONLINE AQUI
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação., no TWITTER, ou ainda em nossa Comunidade do Orkut

6 comentários:

  1. Que coisa, hein, Raquel?
    Uma vez uma professora minha disse que ser professor do Estado era uma honra, agora os profissionais da área da Educação o abandonam sem piedade...
    Realmente o salário é precário; acho que o que salva a maioria são os benefícios que só vêm com o tempo (tipo: triênio, licença-prêmio, etc.).
    Esperemos melhoria para a classe como um todo!
    Grande abraço da Mary para você!
    (Aparece mais no diHITT!)

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sou professora do estado com 25 anos de magistério, 49 de idade e 15 meses de licença especial para tirar. Ao fazer o pedido para tirar minha licença no ano que vem, foi negado, alegando que preciso ter 50 anos de idade pra conseguir a licença. Vale a pena?
    Marta

    ResponderExcluir
  3. - Mary, realmente esse assunto é delicado, pois a preparação do indivíduo para que exerça a cidadania passa pelo professor, e esse professor anda desmotivado, e não é sem razão. O custo disso para a sociedade, sem dúvida é muito alto. Obrigada por participar comentando aqui. Bjokas

    - Marta,muitas vezes também me pegunto se vale a pena. Apesar de muitos professores amarem sua profissão, a falta de estrutura política e de consideração com a classe dificulta muito o trabalho do professor...

    ResponderExcluir
  4. bom dia raquel, como vai?.tire-me uma dúvida: conheço uma professora que está no banco de espera do certame de 2008. a secretaria abriu um concurso e para minha surpresa,o número de vagas oferidas não cobrem a quantidade de candidatos que esperam ser chamados do concurso de 2008.a minha pergunta:os candidatos de 2008 não terão que ser chamados primeiro? obrigada e um feliz natal.

    ResponderExcluir
  5. É uma tristeza. Se este País está hoje entregue às máfias, transnacionais e quadrilhas de políticos aproveitadores é porque pouco valor se dá à educação e aos professores.

    ResponderExcluir
  6. Se animem, estamos próximos a uma nova eleição.
    Além do drama educacional do país, vemos que ca-
    da governo empurra para o seguinte o drama dos
    brasleiros condenados ao marginalismo econômico
    pela fata de educação e de respeito aos profissi
    onais de ensino( somos agentes de transformação
    social ). Pergunto quantos estão a favor do cinzento que ocupa a avaga de atual governador.
    Como sabemos muito bem o país está retratado com imagens e denuncia que para o excelentísimo
    presidente não falam por si só. O melhor é reunir o máximo de pofessores-eleitores contra esses irmãos siameses da política Baixa.
    E dizer bem alto "FORA CABRAL". Eu apoio.

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...