Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

18 é o número de professores que abandonam a sala de aula por dia.

Dados coletados no D.O informam que na Rede Estadual de Educação do RJ, 18 professores se exoneram em cada dia útil.

O levantamento foi publicado pelo Jornal O DIA ONLINE.

Por dia, 18 professores abandonam sala de aula
Só este ano, 4.543 mestres deixaram a rede estadual de ensino. Secretaria de Educação afirma que contratação de 6 mil até o início do próximo ano letivo vai cobrir o déficit
POR JOÃO NOÉ

Rio - Baixos salários e condições inadequadas de trabalho são dois dos principais motivos apontados pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) para a saída de 4.543 professores da rede estadual em 2009. O número, obtido a partir de pesquisa do sindicato, mostra que média de 18,7 professores deixou o Estado por dia útil neste ano. Há 12 anos, segundo o Sepe, essa média era de 15,1.

O levantamento, realizado com dados do Diário Oficial, apontou que, de janeiro a novembro deste ano, 1.540 professores foram exonerados (destituídos do cargo), 2.972 se aposentaram e 31 foram demitidos (deixaram de ser servidores). Diretor do Sepe, Tarcísio Motta afirma que a situação dos professores do estado está longe do ideal. “Muitos deixam o cargo porque estão insatisfeitos com o trabalho. As condições e os salários são bem ruins para eles”, reclama.

Já a Secretaria Estadual de Educação afirma que a saída de tantos mestres se deve à melhora no procedimento de concessão de aposentadoria. Os números da secretaria indicam que, em 2009, 4.249 professores deixaram a rede: 2.451 se aposentaram, 519 faleceram, 169 foram demitidos e 1.100 foram exonerados. “Atualmente, a aposentadoria é resolvida em 15 dias. Assim, o número aumenta”, explica Marcus Medina, superintendente de Gestão de Pessoas.

Ele ainda ressalta que 6 mil professores serão contratados depois de um concurso a ser realizado em janeiro. A Secretaria de Educação afirma que eles estarão em sala de aula no início do ano letivo de 2010. Outros 4 mil aprovados farão parte de cadastro de reserva.
Fonte: Jornal O DIA ONLINE AQUI
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação., no TWITTER, ou ainda em nossa Comunidade do Orkut

6 Comentários:

Mary Miranda disse...

Que coisa, hein, Raquel?
Uma vez uma professora minha disse que ser professor do Estado era uma honra, agora os profissionais da área da Educação o abandonam sem piedade...
Realmente o salário é precário; acho que o que salva a maioria são os benefícios que só vêm com o tempo (tipo: triênio, licença-prêmio, etc.).
Esperemos melhoria para a classe como um todo!
Grande abraço da Mary para você!
(Aparece mais no diHITT!)

Anônimo disse...

Oi! Sou professora do estado com 25 anos de magistério, 49 de idade e 15 meses de licença especial para tirar. Ao fazer o pedido para tirar minha licença no ano que vem, foi negado, alegando que preciso ter 50 anos de idade pra conseguir a licença. Vale a pena?
Marta

Raquel disse...

- Mary, realmente esse assunto é delicado, pois a preparação do indivíduo para que exerça a cidadania passa pelo professor, e esse professor anda desmotivado, e não é sem razão. O custo disso para a sociedade, sem dúvida é muito alto. Obrigada por participar comentando aqui. Bjokas

- Marta,muitas vezes também me pegunto se vale a pena. Apesar de muitos professores amarem sua profissão, a falta de estrutura política e de consideração com a classe dificulta muito o trabalho do professor...

Anônimo disse...

bom dia raquel, como vai?.tire-me uma dúvida: conheço uma professora que está no banco de espera do certame de 2008. a secretaria abriu um concurso e para minha surpresa,o número de vagas oferidas não cobrem a quantidade de candidatos que esperam ser chamados do concurso de 2008.a minha pergunta:os candidatos de 2008 não terão que ser chamados primeiro? obrigada e um feliz natal.

Alceu A. Sperança disse...

É uma tristeza. Se este País está hoje entregue às máfias, transnacionais e quadrilhas de políticos aproveitadores é porque pouco valor se dá à educação e aos professores.

saile disse...

Se animem, estamos próximos a uma nova eleição.
Além do drama educacional do país, vemos que ca-
da governo empurra para o seguinte o drama dos
brasleiros condenados ao marginalismo econômico
pela fata de educação e de respeito aos profissi
onais de ensino( somos agentes de transformação
social ). Pergunto quantos estão a favor do cinzento que ocupa a avaga de atual governador.
Como sabemos muito bem o país está retratado com imagens e denuncia que para o excelentísimo
presidente não falam por si só. O melhor é reunir o máximo de pofessores-eleitores contra esses irmãos siameses da política Baixa.
E dizer bem alto "FORA CABRAL". Eu apoio.

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO