A escola que não firmar contrato com o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - não receberá o Livro didático em 2011.
Atualmente todas as escolas estaduais e municipais recebem os livros fornecidos pelo Ministério da Educação. Com a nova regra, que visa evitar despedícios, só as escolas que aderirem ao PNLD receberão os livros.
Alguns professores fazem apostilas ou usam outros materiais que não o Livro Didático.AQUIRegras para escolas receberem livros didáticos mudam a partir do próximo ano
Brasília - Os livros didáticos que serão usados em 2010 por alunos da rede pública já estão chegando aos seus destinos. Mas no ano que vem as redes de ensino vão ter que se adaptar a uma nova regra do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se quiserem receber a obra em 2011. Secretárias estaduais e municipais deverão firmar um termo de adesão para participarem do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Hoje, as escolas recebem os livros compulsoriamente. Há um período em que elas escolhem os livros didáticos que querem receber a partir de cada projeto pedagógico, mas aquelas que não participam do processo acabam recebendo as obras mais pedidas no seu município. Segundo a coordenadora do PNLD, Sônia Schwartz, essa estratégia acabava em desperdício.
"A gente sabe que em algumas localidades o município adotava um outro sistema e não comunicava ao FNDE. Por isso, acabavam recebendo o livro e não o utilizava" explica Sônia. Os municípios e estados deverão fazer a adesão entre 18 de janeiro e 31 de março de 2010. Caso contrário, nenhuma escola da rede receberá os exemplares. O FNDE vai enviar o termo via Correios, mas o documento também estará disponível na internet.
Em 2011, o PNLD vai distribuir livros didáticos para alunos de todas as séries finais (5° ao 9° ano) do ensino fundamental. Também serão entregues obras de reposição para o ensino médio e primeiros anos do ensino fundamental. Em agosto, o Ministério da Educação comprou 114,8 milhões de livros didáticos para serem usados por 36 milhões de alunos de escolas públicas entre 2010 e 2012, com um gasto total de R$ 622,3 milhões.
As informações são da Agência Brasil
A noite então, é dificílimo que os alunos concordem em levar o livro, pois muitos chegam à escola vindos direto do trabalho, etc.
Você usa o livro didático em suas aulas?
Fonte: Jornal O DIA ONLINE
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação., no TWITTER, ou ainda em nossa Comunidade do Orkut
eu juro que tentei, entendo inclusive das dificuldades passadas durante o dia (trabalho, estagios) mas o desinteresse dos alunos "é" tão grande que eles nao se davam nem ao trabalho de copiar por exemplo uma questao do livro em casa pro caderno e fazer como "trabalho de casa".
ResponderExcluir