Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Opinião sobre o Concurso do Magistério 2009/2010 do Estado do RJ.

Muitas pessoas estão em dúvida se fazem ou não esse concurso de 2009. Sobre as boas intençoes do governo também tenho dúvidas...

Por isso não levo em conta a "fala" do governo e sigo minha intuição e o que tenho visto enquanto acompanho as convocações.

Pois bem, temos dois concurso em validade, o Concurso de  2007 e o Concurso de  2008, que foi para cadastro reserva. Ambos os concurso têm feito convocações ao longo do ano de  2009. (convocar eles convocam, e diga-se de passagem,  bem mais do que o número de  vagas posto nos editais). E há  masi um detalhe, concursado que tenha sido aprovado dentro do número de  vagas oferecido no  Edital, tem direito líquido e certo a sua vaga, a justiça garante. Talvez esse seja o  motivo de  eles oferecerem bem menos vagas do que realmente existe, e depois convocarem os aprovados excedentes.

Os professores então se perguntam: Ora bolas, se há dois concursos vigentes, para que um terceiro concurso em 2009/2010?

A minha visão, ou expectativa é a seguinte: Por conta do baixo salário, estão havendo exonerações em  massa dos professores do Estado, pelo acompanhamento que faço da convocações tenho visto MUUUUUUUUUUUITOS professores aprovados sequer estão se apresentando nas chamadas, isso sem contar os professores que se aposentam, etc. O governo precisa repor esses professores de quaqluer jeito. Portanto faz sentido esse novo concurso.

Estamos no fim do ano  letivo de  2009, mesmo que  não haja uma chamada agora, certamente a Secretaria de  Educação precisará de  professor em sala de  aula para iniciar o  ano letivo de  2010, então acredito que haverá uma  convocação substancial no  início de  2010, o que esgotará ou ao  menos  reduzirá bastante os bancos de  aprovados de 2007 e 2008. Este concurso de  2009 seria então para  repor esse banco, que por conta do grande  número de  exonerações,  não pode  ficar  vazio.

Eu tenho hábito  fazer todos os concurso para  a minha área, já tenho uma  matrícula e aprovação em outros 6 concursos, entre Estado e Municípios (inclusive esses de  2007 e 2008). O que de  menos bom aconteceu é que perdi o dinheiro de  algumas inscrições, visto que obviamente não poderei tomar  posse em todos eles, pois por  lei só são permitidas duas  matrículas e seria mesmo humanamente impossível eu ministrar aulas em tantos lugares diferentes.

O bom é  que a medida que for  sendo convocada, terei várias escolhas disponíveis e poderei  ir onde melhor  atender às minhas  necessidades no momento. Lembremos que a validade dos  concursos costuma ser de dois anos, e geralmente, com a prorrogação,  duram quatro. Muita coisa  pode mudar nesse tempo, mudam governos, mudam salários, e muda  nossa vida  pessoal também, por isso acho que quanto  mais  opçoes tiver , melhor...

Bem, é isso! Eu farei mais esse!  Agora cada um veja onde seu "calo aperta" e decida ;)

Fonte: Eu

Mais informações sobre o concurso público 2009,  para o Magistério Estadual do RJ:
SEEDUC RJ numero de candidatos inscritos Concurso do Magisterio Estadual
- Secretaria Estadual de Educação RJ - Concurso Magistério 2009. 
FESP/CEPERJ - Professor - Concurso Magistério 2009/2010 - Estado RJ - Inscrição.
- Provas anteriores do Concurso para Magistério Estadual - Baixe grátis.

_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação., no TWITTER, ou ainda em nossa Comunidade do Orkut

19 Comentários:

Karla - RJ disse...

Acho que vc tem razão. Andei olhando o quantitativo de vagas e, por exemplo, na Metro X, para a qual eu prestei o concurso anterior a este, não há vagas em Língua Portuguesa, visto que ainda há candidatos no banco de vagas. Professor do Estado agora está igual a motorista de ônibus: alta rotatividade. Um abraço.

Armando disse...

Olá Raquel e bloguistas...boa noite!

Acredito que em todo concurso do estado, enquanto ainda válidos, existam localidades que várias vagas não foram preenchidas, mesmo com a chamada de todos os aprovados. Desta maneira, o governo realiza novos concursos aproveitando, é claro, o encejo para criar quadro de reservas para aquelas áreas onde há, ainda, profissionais de concursos anteriores. Por isso vemos concursos em 2007, 2008 e agora 2009. Fiz o de 2008 para área de meio ambiente e, apesar de ter ficado em 2ºlugar, ainda não fui chamado. Haviam vagas pra minha área e localidades como a serrana convocaram docentes que obtiveram pontuação menor que a minha. Se houvesse maior clareza, eu teria optado por lá ao invés da metropolitana que escolhi. Além disso, os salários baixos e a precariedade em muitas escolas fazem que o profissional peça exoneração em períodos cada vez menores, gerando mais lacunas a serem preenchidas pelo estado.

Anônimo disse...

Na minha área, e na minha disciplina, não houve nenhuma convocação para o concurso de 2008. Entretanto, estive examinando o edital de 2009, e há algumas, pouquímas vagas oferecidas para a minha disciplina, 1 em cada polo da Metro X, pq agora eles resolveram desmembrar a Metro em polos, de acordo com cada região: zona sul, norte, centro, etc. Espero q haja convocações em massa em janeiro, para q nós, esses míseros mestres sejamos de alguma forma contemplados! ( Deus sabe lá com o q, talvez com algum bom lugar no Paraíso...rs.).

ana disse...

Boa tarde,
Como o Armando falou, fiz concurso de 2008 para a vaga de Produção Animal na NFI e fiquei em primeiro lugar, e nunca serei chamada, pois por erro do Governo do Estado foi disponibilizado cadastro de reserva para esta Coordenadoria que não tem a vaga. Fui informada ontem (contato telefônico) que mesmo abrindo um processo pedindo transferência para outras coordenadorias, onde não houve nenhum candidato aprovado, não serei atendida. Pergunto então: Por próprio mérito fiquei em primeiro lugar e ainda terei que prestar um segundo concurso para conseguir ser nomeada? Infelizmente estou sentido um extremo desprezo por parte dos profissionais da educação em relação aos profissionais candidatos. Mas ... boa sorte a todos.

Anônimo disse...

pela lei 8112 ( art 12, § 2o) seria ilegal a abertura de novo concurso enquanto houvessem candidatos aprovados em concurso anterior com prazo de validade não vencido. No meu caso fui aprovado no concurso de 2008 METRO IV MATEMÁTICA e até agora chamaram 50 e ainda retam 41, mas abriram vagas para esta disciplina, nesta mesma metro neste novo concurso 2009/2010. Será que isso é legal?

Anônimo disse...

Olá, será que alguem poderia me ajudar?
Não consigo encontrar no site da SEEDUC9 (RJ) o quadro sobre o andamento das chamadas dos concursos. Alguem saberia me responder como vejo... Se for facilitar é sobre o concurso de 2008, língua espanhola.
Muito obrigada,
Nik

Raquel disse...

Olá, Nik :)
Eu também nunca encontrar esse quadro no site do SEEDUC, por isso resolvi acompanhar no Diário Oficial e ir aqrquivando aqui no blog. Como são muitas chamadas, as vezes é preciso ter paciência para achar o que deseja, mas estão todas arquivadas aqui Convocação Magistério RJ Boa sorte!

Armando disse...

Anônimo, o governo do Estado pode abrir concurso para preenchimento de vagas na área que concorrestes, mesmo havendo pessoal no quadro de reserva. O que ele não poderá fazer é convocar pessoal da seleção 2009 havendo, ainda, profissionais aprovados em 2008, sendo este concurso ainda válido. Todos os demais aprovados de 2008 ainda não chamados terao que sê-lo antes dos aprovados em 2009 ocuparem estas referidas vagas.

abs

Edson Paiva RJ disse...

Magistério... O que sei a respeito é o seguinte:

No concurso de 2007 foram abertas inscrições para diversas áreas. Pois bem, até então o concurso foi normalmente tramitado, diante da normalidade dos fatos, a procura foi baixa para diversas áreas disciplinas/localidades. Tendo em vista a demanda no magistério o governo se propõe a fazer outro concurso em 2008, mas esse, ainda, sem estruturação e sem uma análise do que realmente pretende-se suprir. Daí, percebe-se que não houve, por parte do governo, bom-senso e sim uma espécie de visão no dinheiro da inscrição e marketing. Tanto exagero que divulgavam se 15 mil vagas... No entanto, o que era para ter sido feito anteriormente, ou seja, estruturação para o concurso e bom-senso para com a população e principalmente com os candidatos está sendo feito neste concurso de 2009, no caso para iniciar contratação em 2010. Mas, saibamos que, o concurso de 2008 provavelmente não vai ser prorrogado, e sim o de 2007. Pois, o primeiro tende a vencer, logicamente antes do de 2008. Assim, cumpre-se o papel que fora feito, e o governo sai bem para a população, de certa forma que faz concursos periódicos e cobre o erro grosseiro dos dois primeiros concursos. Prova disso que estou repassando que de fato centenas ou até milhares de pessoas perderam o dinheiro da inscrição e tudo mais ao por fé no concurso de 2008 é o caso da disciplina de Disciplinas Pedagógicas, esses profissionais encontram-se tanto no de 2007 quanto no de 2008. Observa-se que não há abertura para essa área no novo concurso.

Mas, diante de tudo isso há um problema ainda maior. A falta de valorização do profissional de educação é visivelmente exposta no Rio de Janeiro, com isso a procura é baixa e a evasão grande. Mascarasse uma melhora gradual para os professores, mas é engano, se não receberem um aumento real de salário, continuará a defasagem salarial e educacional.
Algumas pessoas ainda tentam dar aula em duas, três escolas... duas matrículas; mas nem assim se sentem valorizada, na verdade não são valorizadas mesmo. Notoriamente, outras pessoas, que até teriam vocação para tal função, migram para outras áreas em busca de uma vida financeiramente melhor. Daí, uma das causas dos problemas educacionais brasileiro, e atraso de crescimento da nação.
Findo estas palavras deixando uma mensagem para todos os profissionais de educação que o futuro está em suas mãos, os futuros profissionais das mais diversas áreas passarão pelas mãos de vocês professores. Haja para mudanças, que essas sejam permanente e a favor do melhor para todos, também para vocês.

O policial, o médico, o advogado... são eles, até mesmo professores, que estão no poder hoje. E como ainda há esse desconforto para o educador. Se iniciar já, uma transformação no conceito sobre educação, os dias vindouros serão melhores. Para a educação não é necessário que haja uma revolução, sim transformação.


Edson Paiva
Pedagogo Empresarial

Anônimo disse...

Vejamos: Já estou aposentada , 25 anos de sala de aula. Sempre fiz os concursos para as disciplinas pedagógicas na metro VIII, passando entre os 50 primeiros lugares e até hoje não fui chamada...

Francemare disse...

Por favor, mande mais folhas para que o pessoal de matemática consiga desenvolver seus cálculos com precisão. Obrigada

Anônimo disse...

Olá a todos!

Como posso ver a relação candidato/vaga do concurso para o magistério do RJ?

Abraços,
Érika

Anônimo disse...

Olá pessoal! Alguém sabe se tem alguma questão do concurso de 2009 possível de ser anulada? Quem souber e puder responder por favor responda, dependo dessa resposta. Obrigada.

Anônimo disse...

Oi gente! Fiz 29 pontos dentro dos conformes do edital, porém,preciso que seja anulada uma questão das que eu errei para ser aprovado, não me conformo em não ter sido aprovado neste concurso, esse seria o meu sonho. Será que vai ser anulada alguma questão?

Anônimo disse...

Olá Raquel!

Gostaria que,se possível, vc me tirasse uma dúvida: A convocação é por Metro ou por Polo?
Pergunto pois é meu primeiro concurso pro Estado e pelas listas que vc posta de convocados não consegui entender o critério.
Pra minha área tem 28 vagas no total da Metro e 7 para o meu Polo, em qual colocação eu teria que estar para ser convocada?
Desde já agradeço.

Raquel disse...

Colega Anônimo, sua dúvida tem razão de ser. Nos concursos anteriores (2004, 2007 e 2008) não havia essa divisão de das metros em polos, era só Coordenadoria metropolitana e pronto. Por isso essas convocações não têm distinção de polos.

Teremos de esperar que comecem as convocações do concurso de 2009/2010 para ver como isso vai funcionar. Pois é o primeiro concurso do Estado em que vejo essa divisão por polos. Acredito que as convocações devam ser por polos, como foi a inscrição.
Boa sorte!!!

Anônimo disse...

Obrigada Raquel! agora é só aguardar então...

Anônimo disse...

POR FAVOR ME AJUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUDEM!!!

EU FIZ CRAVADA 30 PONTOS NA PROVA, 2010 E FOI HJ TROCADA A QUETÃO 28 DE A PRA C, ISSO É VÁLIDO, POR ESTA QUESTÃO, SE NÃO FOR ANULADA DEIXO DE ENTRAR. ALGUÉM PODE ME DIZER A LEI QUE ESTA ISSO PARA ME RESGUARDAR E ENTRAR COM O RECURSO CABÍVEL.

DEUS ABENÇOE POR ME AJUDAR DESDE JÁ!!!!!

Anônimo disse...

a questão foi anulada caro amigo de coma..

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO