terça-feira, 19 de janeiro de 2010

RJ - Gabarito Oficial - Magistério - Concurso 2009/2010 Professor Docente I - Educação Basica.

A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO divulgou no site da FESP/CEPERJ RJ, o Gabarito das Provas Objetivas de Professor Docente I da Educação Básica.



Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos do Quadro de Pessoal Permanente do Magistério da Secretaria de Estado de Educação, realizadas no dia 17 de janeiro de 2010.

Baixe o GABARITO AQUI

Fonte: site da FESP/CEPERJ AQUI

131 Comentários:

Anônimo disse...

Olá, fiz a prova de lingua espanhola gostaria de saber se ha possibilidade de anularem alguma questão na parte especifica,pois não concordei com a resposta da questão 53,e no edital não constava que era para estudar palavras apópocas da questão41. obrigada

karine disse...

Cara Raquel,
Esqueci de levar o meu título de pos-graduação no dia da prova,o que eu faço agora?

Raquel disse...

Caramba!!! O que são palavras apópocas? Nunca ouvi essa palavra. De qualquer forma, sempre há possibilidade de que alguma questão seja anulada ou tenha o gabarito alterado... O jeito é esperar o resultado dos recursos impetrados.

- Karine, o edital dizia que os títulos tinham de ser apresentados no dia 17. Acho que agora só poderá contar com os pontos da prova mesmo.
Mas dá pra entrar assim mesmo. Quando entrei não tinha título nenhum, e consegui.

Boa sorte, meninas!

Anônimo disse...

Será que às questões 36 e 60 de História, tem à possiblidade de ser anulada?
Quarta, 20 de janeiro de 2010

Anônimo disse...

Bom dia amigos. Tenho dúvida sobre a correção das questões nº 42 e 58 da Específica de Inglês. Acredito que a 42 tenha 2 respostas, inclusive com fundamento na gramática. Também acho que a 58 esteja errada quanto a vogal tônica das palavras. Se alguém tiver a mesma opinião, por favor poste seu comentário. Bjs. Viviane Cortez.

Anônimo disse...

raquel, será que há possibilidade de anularem questoes de pedagógicas ? preciso de 2 pontos pra ser classificada.

Anônimo disse...

Viviane Cortez, eu tbm tive dúvidas nessas questões e na 45, pois o Its com "s" é pronome, ele nunca estará no plural, o plural se faz com o verbo na 3ª p.singular, qdo ñ tem verbo auxiliar ou verbo to be. bjs Eliane Assis

Anônimo disse...

Será que há possibilidade de anulação de questões de conhecimentos pedagógicos? Elisangela

Anônimo disse...

será que há possibiliddes de anulação de questões de espanhol preciso apenas de um ponto para ser classificada.

Anônimo disse...

Inaceitável a prova de FÍSICA. As questões 31 e 32, com gabaritos ridículos, deveriam no máximo estarem na prova de conhecimentos pedagógicos. As questões 34 e 59 possuem falhas no enunciados e dados informados, devendo serem canceladas, e a 36, 43, 52, 57, 59 e 60 terão que ter seu gabarito alterado. Nunca havia visto uma prova com tantas falhas como esta.

Anônimo disse...

Observei que as questões 08 e 03 são passíveis de anulação. E a questão 27 de conhecimentos pedagógicos também. Já estou pesquisando sobre os assuntos para ter embasamento teórico para anexar aos recursos. Se todos entrarem com recurso seria legal... ajudaria até aqueles que necessitam de pontos! Um abraço a todos, além de reivindicar por questões mais bem elaboradas!!!
Um abraço aos colegas.

Anônimo disse...

Boa noite a todos!
Eu realmente estudei muito pouco,nada na verdade, para a prova.Na prova sobre conhecimentos pedagógicos fui muito mal(acertei 4 questões!),porém para não ser eliminada do concurso,preciso de mais 1 ponto na referida prova.Caso alguém entre com algum recurso,lógicamente bem fundamentado,gostaria de ser informada. Meu nome é Claudia,e meu e-mail : clvalladares@yahoo.com.br
Obrigada.

vinny disse...

sou professor de educação física e gostaria de saber se alguma questão específica vai ser anulada, n concordo c o enunciado e gabarito de algumas questões

vinny disse...

alguém tem notícias do concurso de educação física p o cadastro de reserva do estado(passei em 23 lugar, será que ainda vou ser chamado? abriram esse outro concurso e n me chamaram)

RICO GUIMARÃES disse...

CARO ANÔNIMO,

COM RELAÇÃO À PROVA DE HISTÓRIA, EMBORA TENHA ACERTADO AS DUAS, NO CASO DA QUESTÃO 60 NÃO VOU DISCUTIR SE É PASSÍVEL DE ANULAÇÃO OU NÃO, PORÉM, A QUESTÃO 36 ESTÁ NA CARA E TAMBÉM AMPLAMENTE BATIDA, VEJA BEM. TODOS SABEM QUE O PERRY ANDERSON TEM INFLUÊNCIA DA HISTORIOGRAFIA MARXISTA, ENTÃO, A NOÇÃO DE QUE A ARISTOCRACIA FEUDAL FOI A REAL CRIADORA DO ESTADO MODERNO ABSOLUTISTA PROCEDE, VISTO QUE, FOI UM APARELHO CRIADO AINDA NO MEDIEVO QUE SE CONSOLIDOU E APERFEIÇOOU NA MODERNIDADE. EMBORA O ABSOLUTISMO, NA SUA ESSÊNCIA, SE CONTRAPONHA AO FEUDALISMO, O ESTADO ABSOLUTISTA NADA MAIS FOI QUE UM REARRANJO DO MODELO FEUDAL SO QUE "TRAVESTIDO" DE UMA CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA CUJO CONTROLE E MANUTENÇÃO É DO MONARCA MAS A SUA SUSTENTAÇÃO DEPENDE DIRETAMENTE DA ARISTOCRACIA FEUDAL, POIS A MESMA NÃO É ELIMINADA MESMO COM O INÍCIO DA IDADE MODERNA NA EUROPA. SEM FALAR QUE EXISTEM DIVERSAS CITAÇÕES NA BIBLIOGRAFIA DO ANDERSON QUE CONFIRMAM DIRETAMENTE ESSA AFIRMATIVA. PORTANTO A QUESTÃO 36 NÃO TEM A MÍNIMA CHANCE DE SER ANULADA.

Anônimo disse...

corretíssima a interpretação do amigo Rico!

Anônimo disse...

Coroa, diga-me, sem nada esconder, há a possibilidade de anulação de alguma questão de Pedagogia. Pude observar, em seu gabarito extra oficial, que a questão 25(vinte cinco) não condiz com o gabarito da banca examinadora. Sabe informar se alguém entrou com recurso nessa questão maliciosa?
Ass.: Rafael

Alice disse...

Gente!

E a questão 35 de Língua Portuguesa? Segundo o gabarito oficial, trata-se de um pleonasmo! Onde está o pleonasmo em "muleta verbal"? Anulação já!

Além disso, estou preparando recurso para as questões 03, 08, 11, 15 e 25(específica de Língua Portuguesa).

Quem estiver precisando, pegue o embalo!

Abraços!

Anônimo disse...

Gostaria de obter informações a respeito da postila mencionada quando saiu o gabarito extra oficial. Parece-me quem estudou com esse material,saiu-se bem na parte discursiva.
Obrigado.

monica36neves disse...

oi pessoal
acho que a questão 25 apresenta as alternativas b e c como resposta certa. a letra b está exatamente igual ao texto, porém Vera Candau fala também da atualização da formação continuada. na questão 18 fala de Paulo Freire, que não aparece na bibliografia. entrem em contato para trocarmos idéias para apresentar recurso. meu email; monica36neves@hotmail.com
obrigada

Anônimo disse...

alguem entrou com recurso para alguma questao de portugues basica para todos pois tenho duvidas nas questoes 1 e 8 mas como nao sou professora de lingua portuguesa gostaria de saber se existe alguma possibilidade de alguma questao ser anulada pois falta apenas uma questao dessa materia para eu passar quem puder me responda um abraço

Anônimo disse...

Alguém entrou com recurso para çaguma questão de História.
Sábado, 23 de janeiro de 2010.

Anônimo disse...

Alguém entrou com recurso para alguma questão de História.
Sábado, 23 de janeiro 2010.

Alice disse...

Alguém tem a relação candidato X vaga para São João da Barra, professor de Língua Portuguesa? Fiz 45 pontos. Não sei se tenho chance de ser chamada! :/

Quem puder me enviar, agradecerei imensamente!

Meu e-mail é xualice10@bol.com.br

Abraços!

Anônimo disse...

Gente essa matéria conhecimentos pedagógicos deveria ser eliminada do concurso magistério ,não acrescenta nada no desenho do professor, serve apenas para eliminar candidatos,pois já perdi duas matriculas por conta dessa droga.No último concurso fiz 11pts em portugues e 22 na específica(biologia).Em Minas não há essa disciplina em concurso magistério.Mas se alguem tiver uma fórmula mágica de como se estudar troço eu agradeço.Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns aos professores concursados de 2007,finalmente foi prorrogado estou nesse barco.Agora é só o governo suprir as carências,que eu acredito que irá acontecer pois os concursos posteriores 2009/10 não concorrem com as vagas de 2007 pois eles suprem vagas de coordenadorias não cobertas por 2007.Por isso eu acho que o governo do estado está administrando bem organizado essas carências ,embora tenha ocorrido vários concursos eles estão caminhando de forma independentes ou quase.por isso acredito que haverá muitas convocações ,principalmente de 2007.Que Deus me ouça Boa Sorte a todos.Abraços e um Beijo especial na Professora Raquel pelo espaço.

Josias dos anjos disse...

E agora professores?o que você falarão do ótimo governador Sérgio Cabral? Este ótimo governador incorporou o nova escola e ainda dá oportunidades para professores fazerem concurso.Ai vem e falam que a incorporação será em 5 anos mas e daí? qual foi o outro governador que fez isso antes?

Anônimo disse...

A PROVA DE FÍSICA FOI UMA VERGONHA. AS QUESTÕES 34 E 59 DEVEM SER ANULADAS POR FALHAS NOS ENUCIADOS E MUITAS OUTRAS DEVERÃO TER OS GABARITOS MODIFICADOS. ALGUÉM COMENTA ALGUMA QUESTÃO?

Anônimo disse...

Agum prof.de biologia entrou com recurso, com relação a alguma questão ?. Pelo menos eu acredito que a questão 38 não está objetiva, apresentando várias opções corretas como; a,c ,d no meu entender.Pois,se a doença é recessiva só se manifesta em homozigoze. Nesse caso os Progenitores 1e2 são heterozigotos e portadores do gen para a anomalia pois possuem um filho afetado. A opção A ,1e14 são portadores assim como a opcão C.

Anônimo disse...

Ola raquel!!! vc poderia tirar uma duvida?
eu fiz 26 pontos nessa prova, eu acertei 5 em portugues, 5 em pedagogia 16 especifica.
estou reprovado nesse concurso.

Rô disse...

Oi pessoal
A questão 28 de conhecimentos pedagógicos
tem que ser anulada. Pois a Constituição
federal fez uma emenda ao art. 60 da ECA.
Alguém entrará com recurso?

blog do RONALDO disse...

prezados amigos.preciso de um ponto em pedagógica.
quem tiver um esboço mínimo de recurso de qualquer questão , e deseja ajudar
me manda por e-mail, por favor.
luro655@hotmail.com
muito obrigado
que Deus abençoe.

Anônimo disse...

Olá pessoal,
Vou entrar com recurso da prova de inglês nº 42 "Moreover" e "Nevertheless". Vejam no dicionário da Cambridge e Oxford online além de outras fontes, a resposta deve ser anulada, pois ambas os conectivos poderiam ser usados. Alguém discorda? Se não discorda, então peço aos colegas de inglês que entrem tb. Juntos chegaremos lá... Abraços, Viviane Cortez.

Anônimo disse...

Rô.

Em qual artigo da constituição podemos verificar esta emenda (ou incompatibilidade).

Podemos modelar um bom embasamento para um recurso contra esta questão.

FILOSOFIA disse...

Constituição Federal

O artigo 7º, XXXIII da Constituição Federal estabelece a "proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos".

Por força da Emenda Constitucional n.º nº 20, de 15/12/1998, a idade mínima para o menor poder trabalhar saltou dos quatorze para os dezesseis anos de idade.

Anônimo disse...

Bom dia professores sou professor de Quimica fiz 28 pontos e estou precisando do duas anulações sera que ocorrera?
Estou com duvida na an questao 51 especifica de quimica se alguém poder ma ajuda eu ja sou grato e-mail estevaodolabellabento@yahoo.com.br

blog do RONALDO disse...

então - entrar com o recurso na questão 28, tem chances de ser aceito?
peço anulação ou correção do gabarito?

me ajuda gente que o tempo tá acabando.
obrigado
Ronaldo
luro655@hotmail.com

Anônimo disse...

Prezados professores, Gostaria de saber se alguem fez a prova específica de Sociologia? E a respeito das possiveis anulaçoes das questoes 3,8 e 27? atenciosamente, Josi
Email: josipxt@yahoo.com.br

Pablo disse...

Olá.

Vou entrar com um recurso contra a questão 28 com a seguinte fundamentação:

Por força da Emenda Constitucional n.º nº 20, de 15/12/1998, o art. 7º, inciso XXXIII, passou a ter a seguinte redação: “proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos”.

O que acham??

Lu disse...

Alguém sabe em qual site podemos conferir a relação candidato/vagas????

Obrigado...

Anônimo disse...

Também gostaria de saber se a questão 28 de conhecimentos pedagógicos tem chance de ser anulada, pois foi mal formulada

Anônimo disse...

Alguém de inglês já entrou com recurso da específica de inglês? abraços Viviane Cortez.

Anônimo disse...

ALô Viviane;
Entrei com recurso sim,pois não concordava com o gabarito da questão 42,que tinha duas respostas: "Moreover e nevertheless"

Sophia disse...

Alguém entrou com recurso na área de História.
28 de janeiro de 2010

Anônimo disse...

Olá a todos.

Fiz a prova de História. Quanto a questao 28 de conhecimento pedagógicos, o enunciado é bem claro: "De acordo com o artigo 60 do ECA, é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de:"
R: 14 anos.

A pessoa que se identifica como "Filosofia" foi muito perspicaz para confundir-nos. Vejamos:
A tal Emenda constitucional 20 diz:

Art. 1º - A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 7º - ..........................................................................................

XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;

......................................................................................................

XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;

Em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Constituicao/Emendas/Emc/emc20.htm#art7xxxiii

Bom, gostaria de saber: Ainda há dúvidas quanto à resposta??


att

Anônimo disse...

Mas a constituição é a lei máxima no país, o que torna este artigo do ECA INCONSTITUCIONAL. Portanto não pode ser aplicado. devendo ser levado em consideração o que está disposto na Constituição.

Anônimo disse...

Alguém que entrou ou conhece alguém que tenha entrado com recurso na questão 25?? (Padagogia)
Abraços a todos!!!!

Anônimo disse...

oi amigos na parte extra oficial do blog tem um professor que diz ter amigo que conhece componetes da banca e liberaram em 1º mao que as questoes 18,23,25 e 28 ja foram anulada agora e so espera pra confirma espero eu que sim as eu estou dentro vamos torce juntos .
Profº Estevao (Quimica)

Prof. História disse...

Bom pelo que entendi a emenda constitucional é bem clara:
- Proibe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos. Então só quem tem mais de 18 anos pode trabalhar nestas condições, certo?
- Depois proibe qualquer trabalho a menores de 16 anos.
- Também diz que somente é pertido trabalho na condição de aprendiz aos a partir, ou seja (maiores) de 14 anos.
Então endendo que de 14 a 16 anos pode-se trabalhar como aprendiz. O ECA ao dizer que o trabalho na condiçao de aprendiz é permitido aos menores de 14 anos está contradizendo a lei maior que é a Constituição, certo?
A questão deveria ser anulada já que diz respeito ao Eca e assim não pode ser mudada para a letra C) 16 anos, pois não está se referimdo a Constituição.
Esta é minha opinião. Não entrei com recurso, pois moro no interior. espero que alguem tenha entrado.

Anônimo disse...

oi, pessoal
eu sei que concurso sempre é esse estresse com as informações extraoficiais que lemos, pois sei também como é importante nos dias de hoje ter uma carreira estável.desejo do fundo do meu coração que todos consigam passar e ser chamados, mas sabemos que infelismente isto não é possível.AMIGOS,não desanimem e cuidado em criar espectativas demais, pois sabemos que a decepção é a diferença entre o que almejamos e o que realmente nos acontece. tenho 49 anos e estou nesta briga com vocês. boa sorte pra todos nós.ANDRE

Anônimo disse...

Todos aqui são professores e tem uma galera escrevendo errado, atenção!!
"eXpectativa" "infeliZmente"

Anônimo disse...

Gostaria de saber se somente indo ao local (protocolo) que saberemos do resultado, em relação ao pedido de recurso. Aguardo ansiosamente! Um professor comentou (mais acima) que tem certeza que as questões 18, 23, 25 e 28 foram anuladas, porque conhece alguém que participou do processo (banca), será? Todos aguardando...

dolabella disse...

Boa sortes a todos

Te adorando pelo avesso, pra mostrar q ainda sou tua... disse...

Boa tarde, pessoas... Confesso q não estudei para o concurso, mas obtive 11 pts na de português e 27 na específica (lingua portuguesa). Fico chateada que meu bom desempenho na materia q é específica ao q vou lecionar seja sobrepujado pelos conhecimentos pedagógicos.
Se alguém puder me informar sobre a anulação dessas questões, ficarei mto grata. Meu e-mail é rafaellibarrosavila@hotmail.com
E, Raquel, parabéns pelo blog. Me mantenho atualizada nele, é quase minha página inicial da net, porq encontro de td!!! Obrigada e bjosss

Anônimo disse...

caro amigo anônimo,
agradeço a correção das palavras expectativa e infelizmente. prometo me esforçar mais para não cometer estes erros.

Anônimo disse...

Alguém entrou com recurso contra alguma questão de história.

Anônimo disse...

Ainda nada, né? Queria tanto saber do resultado! Quando será que irão nos informar e colocar um gabarito com questões anuladas e consertadas?

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre anulação de quetões da prova específica de matemática .
Todos estamos anciosos , esperando que essas questões de conhecimentos pedagógicos 18 , 23 , 25 e 28 a anulação seja verdadeira.
Que Deus abençoi a todos.

Anônimo disse...

Existe a possibilidade de alguma questão de matemática ser anulada. Dei muito mole na prova e acertei apenas 14.

Anônimo disse...

Galera..... vamos ler o edital.....

Está lá no calendário que os resultados dos recursos estarão disponíveis no dia 11/02....

O edital é o que rege o concurso... qualquer duvida de datas e coisas do tipo e só verificar que está lá....

Anônimo disse...

Poxa, eu já procurei no edital e não encontrei!

Rodolfo Neves disse...

ART. 60 - É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz a partir de quatorze anos. (Nova redação conforme Emenda Constitucional n° 20, de 16/12/96)

A questão 28 está com o gabarito errada.

Anônimo disse...

Alguem entrou com recurso contra alguma questão de matematica!!! Por favor, me ajudem ....
Acertei 14 questões.
Obrigada.

Anônimo disse...

Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
Art. 64. Ao adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.
Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

Não vejo erro na questão, pois está falando em relação ao artigo 60.

http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm

Dani Lage disse...

Olá pessoal, percebo que a minha agonia tb é a de muitos!!! Fazer uma ótima prova específica, que na verdade é o que interessa, e ser prejudicada por esse quantitativo mínimo das questões, principalmente pedagógicas. Acertei 6 questões de português, 28 de matemática e apenas 2 pedagógicas!!! sniff, sniff...
Será mesmo que vão ser anuladas essas 4 questões faladas acima? Uma eu acertei, e então o que me interessaria seriam as outras 3, que é realmente o que preciso!!!! Agora é esperar mesmo!!!
Abraço, Dani

Anônimo disse...

Gostaria de saber se há possibilidades de alguma questão de conhecimentos pedagógicos ser anulada ,pois preciso somente de 1 ponto para ser classificada.

Anônimo disse...

Boa sorte a todos!! Vejo que estamos no mesmo impasse...esperando quetões anuladas ,principalmente de conhecimentos pedagógicos.

Anônimo disse...

Do jeito que está a educação no estado, não vai demorar muito para abrir novo concurso.A quantidade de professores que saem é grande e espero que consigamos entrar.Só espero que eliminem as pedagógicas desses concursos um dia, pelo amor de DEUS.

Anônimo disse...

A questão 25, está confusa, pois Candau examina as abordagens b,c,d, as tres teses foram propostas e distingue as três, como propostas para a formação continuada.

CANDAU (1996) distingue três teses que fundamentariam essa nova concepção de formação continuada.

A primeira sustenta a idéia de que o locus de formação continuada a ser privilegiado é a própria escola. A segunda tese elencada pela autora diz respeito à valorização do saber docente no contexto da formação continuada, em especial, os saberes advindos da experiência inicialmente recebido.A terceira e última tese tratam da necessidade de que sejam consideradas, no planejamento da formação continuada, as diferentes etapas ou fases do desenvolvimento profissional do magistério.

Em síntese, pode-se afirmar que a formação continuada não deve ser considerada como um mero processo de acumulação ou como a somatória de informações, mas um trabalho onde se busca a reflexão crítica do professor sobre as suas práticas e de construção (e reconstrução) contínua de sua identidade pessoal e profissional (CANDAU, 1996).

Anônimo disse...

A questão 18 (Freire) esta com o gabarito correto, mas não estudei, pois não estava no conteudo programático pedido. Até acertei mas no chutômetro. Deve ser anulada pro meu azar, já que todos irão pontuar.

Anônimo disse...

Quimica a 51 esta correta, pois há impedimento estérico na trimetilamina. Mas a 55? não consigo nehuma resposta fora a letra b. Fiz, refiz 100de vezes não tem como ser a e, blzzzz. E a 42? no coeficiente só a 1 tiosulf. não tem como ser ao quadrado, logo seria a c e não d.???

55 e 42(QUÍMICA) erradas , 8,18(não consta),25??? duplicidade;

a 2??? repositório quer dizer: armazenar, organizar, disseminar = está mais pra letra a do que c?

Anônimo disse...

galera... agora não adianta mais postar justificativas para as questões erradas... o prazo era até o dia 29/01.....

o que estão falando agora, se não entrou com um recurso, não adinata mais.....

Anônimo disse...

galera só faltam dois dias para a hora da verdade. boa sorte a todos

FILOSOFIA disse...

Gonzaga,

Já ouviram falar que uma lei de uma nação (país) é relativa? É ou não é.Há uma definição claro para todos. Então, a questo 28 não tem dúvida. Esta errada na formulação. A lei diz que não permite trabalho de menores de 14 anos. Só a partir de 14 anos na condição de aprendiz.

Se a banca não cancelar vamos protestar novamente. Vamos enviar a eles milhares edições da Constitução Federal. "TOMA E LÊ" por resto da vida.

Anônimo disse...

Gente, saiu o resultado no site da fesp... Parece q só a 28 se modificou, e somente houve alteração de gabarito...

Anônimo disse...

A questão 28 so foi modificado o gabarito, a meu ver erradamente,pois se tinha duplo sentido deveria ser ANULADA.Concordam comigo?

Anônimo disse...

É galera!!! só foi alterada a questão 28. Eu vou desabafar com vocês, preferia acertar apenas uma questão em Pedagogia do que ter ficado esses dias todos em agonia dependendo de uma única anulação para poder ser classificado. E isso não é tudo, dos 27 inscritos em meu polo, apenas cinco passaram e eu estaria entre os seis classificados, caso a questão fosse anulado, ou seja estaria dentro do limite de vagas, já que neste polo estavam disponíveis 11 vagas. Obrigado pelo desabafo e espero que aqueles que ficaram satisfeitos com os seus resultados continuem perseverando e trabalhem com competência e discernimento no Estado. Não vou desanimar e começarei um processo de preparação para o próximo concurso. Um abraço para todos e até a próxima.

Anônimo disse...

Onde vcs viram que o gabarito foi alterado. Qual é a alternativa correta depois da alteração?

Anônimo disse...

Estou decepcionada com a Fesp mais uma vez.
Esperava que anulasse alguma questão de CP.

Anônimo disse...

FOI ALTERADA DE "A" PARA "C"

Anônimo disse...

O resultado foi publicado no edital preliminar das provas objetivas no site da FESP. É pena que a banca é soberana e não tem mais chô, rô, rô... galéra. Quem passou, passou. E quem não passou, assim como eu, resta se lamentar.

Raquel disse...

O pessoal que não conseguiu, sei exatamente pelo que vcs estão passando, já aconteceu algo parecido comigo.

Naquele último concurso de Caxias que eu queria muuuuuuuuuito passar), e, teria passado se: eu não tivesse acabado a prova meia hora antes do fim e resolvido usar esse tempo para revisar - troquei 7 respostas que estavam certas,por outras erradas - Imaginem como fiquei quando conferi o gabarito e vi que fui reprovada por isso... arrasada.

Estudei mais e passei já em vários concursos depois daquele.

Não desistam!!! A vida é assim mesmo. É levantar a cabeça, esquecer isso e partir para a próxima. Recomecem os estudos para "arrasarem" no próximo concurso. Tudo tem sua hora certa de acontecer.

Abraços e força aí que essa foi só uma batalha, outras virão e vcs serão vencedores com certeza.

dolabella disse...

Oi galera estou muito descepcionado.e lamentavel ver muitos municipios que nao tem professores classificados, eu esperava duas questoes anulados o que faltava pra mim entra.Estava vendo no municipio pra qual eu fiz tem 6 vagas apenas um passou com 35 pontos infelizimente fique em segundo luga com 28 pontos.Queria muito que a Fesp troca-se seu criterio de classificao poderia usar os do ponto minimo para cada parte como conhecimento especifico 15, portugues 5 e conhecimneto pedagogico 5 ai sim eu entrava. Minha pontuaçao foi conhecimeto especifico 17,portugues 6 e conhecimeto peagogico 5 no total fiz 28 pontos que da 46,67% da prova ,mais nao foi desta vez vamos tentar de novo um abraço a todos e boa sorte.

Anônimo disse...

pessoal minha denuncia na MP.
Fiz o concurso magistério 2010. A questão número 28 Conhecimentos Pedagógicos que tinha o seguinte enunciado: De acordo com o artigo 60 do ECA, é proibido qualquer trabalho,salvo na condição de aprendiz,a menores de:
A)Quartoze de anos de idade.
B) Quinze anos de idade.
C) Dezesseis anos de idade.
D) Dezessete anos de idade.
E) Dezoito anos de idade.

Baseando ECA Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)
O que deixa claro seria a opção A a correta.
Agora novamente no site do governo, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm ... na constituição > XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

Que deixa claro que o trabalho de aprendiz é a partir de 14 até os 16 anos.

Observado que na prova a questão pergunta “ menores de ... “ não colocando o intervalo da idade que consta na constituição.
Ou seja, montaram a questão com base no ECA, depois modificaram a alternativa devida a própria mudança na constituição. Porém apenas a mudança na alternativa não é suficiente para uma resposta correta de acordo com a constituição.
Analisando cuidadosamente está questão, penso que deve ser anulada, pois apresenta duplo sentido nas suas alternativas de resposta.

Da forma que a questão foi mal formulada, seja considerando a letra A correta, seja considerando a letra C, é possível interpretar que uma criança por exemplo de oito meses também pode trabalhar, desde que na condição de aprendiz. A lei não diz isso, é claro, mas a questão nos leva a está interpretação.

Anônimo disse...

CONCURSO PARA O ESTADO TEM TODO O ANO. O PROBLEMA É ESSA BANCA, FESP, CEPERJ. MUDA O NOME MAS A ADMINISTRAÇÃO É A MESMA. COM CERTEZA O NÚMERO DE CANDIDATOS QUE FORAM APROVADOS FOI BEM INFERIOR AO NÚMERO DE VAGAS E DAQUI A POUCO VAI SAIR OUTRO CONCURSO PARA O ESTADO, POIS VAI CONTINUAR FALTANDO PROFESSOR NO ESTADO. ATÉ LÁ VOCÊS PRECISAM FICAR BEM PREPARADOS E QUEM TIVER UM TEMPINHO METE ÀS CARAS NOS LIVROS SE QUISEREM UM EMPREGO MAIS ESTÁVEL. É SÓ UM CONSELHO GALERA. NÃO VÃO FAZER FEIO DA PRÓXIMA VEZ. UM ABRAÇO E BOA SORTE NA PRÓXIMA.

Anônimo disse...

Todos que passaram, como eu, e os que não passaram, devem se unir e entrar com uma liminar contra a Fesp, no Ministério Público, pois realmente era uma questão passível de ser anulada. Eles precisam aprender que não somos concursados alienados e que não pode prevalecer sua soberania perante um país democrático. Mesmo que a questão não venha a ser anulada, vai ficar o recado para que da próxima vez eles tomem cuidado em elaborar perguntas consistentes e que estejam de acordo com as leis. Vamos lá meus caros companheiros de magistério não deixemos que isso passe impune..

Anônimo disse...

Oi amigo assino com vc acima me diz como posso uni a vc

Anônimo disse...

A questão correta na 28 de conhecimentos Pedagógicos, de acordo com o ECA, é a Letra A (14 anos). Nas minhas aulas sobre o Estatuto sempre martelei isso. Não há nenhuma confusão, considerando o que reza o artigo 60. Me "garfaram" i ponto...não é justo com os que acertaram, a alteração para a letra C. Em caso do contencioso, o correto seria a anulação integral da questão e retratação pública por parte da Banca.
Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

A questão 28 de Conhecimentos Pedagógicos ´não deveria ser alterada para a letra C. Como ficaria a situação dos que leram o ECA? Não há qualquer dúvida. É proibido aos menores de 14 anos trabalharem, slvo na condição de aprendiz...vide o Edital dos Correios (Jovem Aprendiz - Auxiliar Administrativo).

Anônimo disse...

Podemos fazer a denúncia para um promotor público local ou O ministério público. Tem várias áreas de atuação,veja onde encaixa a sua denuncia e telefone anonimamente e depois formalise ,se for o caso.

Anônimo disse...

O Ministério Público existe para defender a sociedade de forma coletiva, e não para defender o direito ou interesse individual de uma única pessoa.
Os membros dos Ministérios Públicos Estaduais e do Distrito Federal são chamados de Promotores de Justiça e os membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, de Procuradores da República e de Procuradores do Trabalho.

Caso você tenha alguma reclamação sobre a violação de direitos, que atinja várias pessoas ou de um ato ilícito da administração pública, você pode se dirigir à sede do Ministério Público local e registrar uma reclamação (protocolar uma representação por escrito).

Para sua denúncia seja aceita é importante anexar o maior número de provas ou informações possíveis. A partir de então é possível que seja marcada uma audiência, para que você seja ouvido pelo representante do Ministério Público e, se for caso, ter o seu depoimento tomado por escrito. Muitas unidades do Ministério Público já contam também com páginas na Internet e a comunicação poderá ser feita por meio de correio eletrônico. Pelo número do protocolo ou do procedimento no qual prestou depoimento, você pode acompanhar a sua representação.

Como encaminhar denúncias ao Ministério Público:De acordo com o site do Ministério Público de São Paulo, para encaminhamento de denúncias, é importante mencionar:

- Nome, qualificação e endereço do denunciante e do responsável pelo fato, se for conhecido (caso não queira se identificar, também é possível enviar a denúncia de forma anônima, mas isso dificulta o acompanhamento do caso);
- Descrição do fato a ser investigado;
- Indicação de eventuais provas ou evidências.

Endereço: Av. Marechal Câmara, 370 - 6º Andar – Centro
Rio de Janeiro - CEP: 20020-080
Telefone: 2550-7298
Fax: 2550-7247
E-mail: cao2@mp.rj.gov.br

Anônimo disse...

Entrei junto à Defensoria Pública com uma Solicitação de Anulação da Questão n º 28. Cabe esclarecer que todos os Defensores que Tomaram conhecimento da causa, foram unânimes em afirmar que não existe resposta certa na questão. Logo, tem que ser anulada! Já levei à CEPERJ o Ofício da DP, solicitando esclarecimento da alteração do Gabarito, bem como que ser o parecer, segundo a Defensoria Pública ,"... SUA REDAÇÃO DADA PODERA ENSEJAR A SUA Anulação ". Amigo, seria de suma Importância outros candidatos entrarem com pedido junto à DP. Abaixo, segue os meus argumentos. Estão direcionados ao MP, não importa, Dp Irá Elaborar um outro documento."
AO
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DENÚNCIA CONTRA Fundação CEPERJ ( antiga FESP)
REF.: CONCURSO PROFESSOR I MAGISTÉRIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, realizado em 17/01/2010.
Prezados Senhores,
Solicito a interferência deste Ministério Público quanto a ANULAÇÃO da questão número 28 da prova de CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS ( para todos os cargos), por não haver uma única resposta corretas.
Quero esclarecer que no primeiro Gabarito a questão correta seria a da letra A (quatorze anos de idade), porém modificada, após Resultado do Julgamento dos Recursos contra o Gabarito Preliminar das Provas Objetivas, para a letra C (dezesseis anos de idade).
Eis a pergunta:
28. De acordo com o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de:
A) quatorze anos de idade
B) quinze anos de idade
C) dezesseis anos de idade
D) dezessete anos de idade
E) dezoito anos de idade
ESCLARECIMENTO AO PLEITO:
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, DE 13 de JULHO DE 1990)
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)
Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998.
XXXIII – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
LOGO:
A resposta correta, EM SE TRATANDO DE APRENDIZ, seria:
• menores de dezesseis anos de idade, a partir de quatorze anos.
Prezados Senhores, aceitar a resposta da letra C (dezesseis anos de idade, SEM A OBSERVAÇÃO a partir de quatorze anos) como correta, é aceitar, como aprendiz, menores de TREZE anos, DOZE anos, ONZE anos e até mesmo UM ano de idade.
A denúncia deve ser feita na DEFENSORIA PÚBLICA DA FAZENDA. Aí vai o link:
http://www.dpge.rj.gov.br/Portal/fale_c
onosco.php
Podem também ir pessoalmente: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro Avenida Marechal Câmara, 314, Centro, Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-080.
Ou por telefone: 2332-6224;
Ou e-mail: dpge@dpge.rj.gov.br.
Um abraço a todos e bos sorte.

Anônimo disse...

OI PESSOAL. ACABEI DE ENVIAR, POR E-MAIL, PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO, SEGUINDO O EXEMPLO DO AMIGO ACIMA, UMA RECLAMAÇÃO A RESPEITO DA DECISÃO DA FESP. ESPERO QUE TODOS QUE SE SINTAM LESADOS COM A DECISÃO DA BANCA QUANTO À ALTERAÇÃO DO GABARITO E NÃO À SUA ANULÇAO FAÇA O MESMO. POIS SE A LEI É CLARA, QUEM SÃO ELES PARA INTERPRETA-LA DA MANEIRA QUE QUISEREM?

Anônimo disse...

É UM ABSURDO O QUE A CEPERJ FEZ AO ALTERAR A QUESTÃO 28 DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DA ALTERNATIVA A PARA ALTERNATIVA C AO MEU VER ESSA QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA POIS POSSUE DUPLO SENTIDO.ESPERO QUE TODOS QUE FIZERAM A PROVA DENUNCIEM A DEFENSORIA PÚBLICA AFIM DE ANULAR ESSA QUESTÃO.EU JÁ DENUNCIEI.BOA SORTE A TODOS E VAMOS ATRÁS DO NOSSO DIREITO!!! ABRAÇO A TODOS.

Anônimo disse...

Quero saber o que posso fazer para entrar com recurso contra a alteração do Gabarito da Questão 28 de Conhecimentos Pedagogicos da Letra A para Letra C ? Qual procedimento devo adotar junto a CEPERJ? No cronograma e no Edital não consegui ver nenhuma data ou esclarecimento para entrar contra a Alteração? Por Favor me ajudem!!!Abração!!

Anônimo disse...

MEU CARO AMIGO OU AMIGA AÍ DE CIMA. ENTRAR COM RECURSO CONTRA A ALTERAÇÃO TALVEZ NÃO SEJA POSSÍVEL, PORÉM VOCÊ PODE FAZER COMO OS AMIGOS POSTARAM ANTERIORMENTE. IR A DEFENSORIA PÚBLICA OU MANDAR E-MAIL, OU LIGAR. O ENDEREÇO É AVENIDA MARECHAL CÂMARA, 314, CENTRO RIO DE JANEIRO.
E-MAIL: dpge@dpge.rj.gov.br
TEL: 2332-6224. GALÉRA!!! PROTESTEM, MANDEM E-MAIL, VÃO PESSOALMENTE, POIS NESTE CASO NÃO TENHAM DÚVIDAS, A QUESTÃO REALMENTE DEVERIA SER ANULADA. BOA SORTE PARA TODOS.

Anônimo disse...

Vamos lá Professores!!! Denunciem a Defensoria Publica é um absurdo a alteração da Questão de Conhecimentos Pedagogicos da Letra A para C mesmo que voce não tenha sido prejudicado amanha pode ser voce. Vivemos numa Democracia e a Banca não pode ser soberana numa decisão ERRADA. O minimo que poderia ocorrer era a Questão ser anulada não Alterada!! Boa Sorte e Abraço a todos!!!

Anônimo disse...

MEUS AMIGOS PROFESSORES. MANDEM RECLAMAÇÕES CONTRA A FESP TAMBÉM PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO NO LINK OUVIDORIA GERAL. O SITE É www.mp.rj.gov.br OU PELO TELEFONE 127. NÃO DEIXEM DE EXIGIR OS SEUS DIREITOS. UM ABRAÇO E BOA SORTE.

Anônimo disse...

Gente acabei de enviar um email para o Ministério Público. Hoje sou eu, amanhã poderá acontecer com outros colegas. Acredito que a resposta correta é a letra A, mas como não poderá ser de novo mudada, vamos tentar ter essa questão anulada.
Um grande abraço e vamos aguardar. Não esqueça é importante para todos.

Anônimo disse...

Será que alguem sabe dizer qual o prazo mais ou menos para que a Defensoria ou o Ministério Público tomar as devidas providências Será que antes do Resultado Final teremos uma resposta concreta? Entrei com email tanto na DP quanto no MP e pretendo Ligar e ir Particurlamente mais Quanto mais gente Protestar creio que será mais Eficaz VAMOS LÁ PROFESSORES!!! Abração!!!

Anônimo disse...

NÃO ESTOU MUITO OTIMISTA, MAS VOU ENTRAR COM UMA RECLAMAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO. NO EDITAL DIZ QUE APÓS AS AVALIAÇÕES DE RECURSOS A BANCA É SOBERANA NAS SUAS DECISÕES. GOSTARIA DE SABER O QUE QUER DIZER, POIS, NO MEU ENTENDIMENTO, MESMO QUE MUITOS ENTREM COM A DENÚNCIA NÃO VAI ADIANTAR DE NADA? POR FAVOR ME ESCLAREÇÃO ESTA DÚVIDA. NO MAIS EU VOU ENCAMINHAR A MINHA DENÚNCIA. BOA SORTE PARA NÓS.

Anônimo disse...

Eu tb ja fiz a minha denuncia no MP e estou aguardando respostas dos companheiros que foram hj a Mo representar queixa contra a Fesp. Espero que de certo em benefício de todos!!! Estamos aguardando notícias!!!

ascdutra disse...

Alguém entrou com o recurso pedindo a anulação da questão 34 de física? Caso tenha entrado entre em contato comigo para podermos fazer um processo judicial pedindo a anulção.

ascdutra disse...

Alguém entrou com o recurso pedindo a anulação da questão 34 de física? Caso tenha entrado entre em contato comigo para podermos fazer um processo judicial pedindo a anulção. ascdutra@ig.com.br

Anônimo disse...

BOA TARDE
PRECISAMOS URGENTEMENTE QUE UM GRUPO DE PESSOAS QUE SENTIRAM LESADAS PELA MUNDANÇA DO GABARITO DA QUESTÃO 28 VÁ "URGENTEMENTE" A CEPERJ (FESP) AMANHÃ (DIA 19)DAS 10H AS 16H, PARA FORMALIZAREM ESSA SOLICITAÇÃO DE ANULAÇÃO. EXISTEM VÁRIOS ATENDENTES DA FESP (EM BOTAFOGO)QUE ESTÃO RECEBENDO NOSSAS SOLICITAÇÕES POR ESCRITO, DIGO ISSO POIS ACABAMOS DE CHEGAR DE LÁ. PORTANTO, O QUE NOS FOI IMFORMADO É QUE SERIA PRECISO UM NÚMERO MAIOR DE RECLAMAÇÕES PROTOCOLADAS PARA A BANCA "ANULAR" A QUESTÃO. ENTÃO PEÇO QUE QUEM PUDER FAÇA ISSO AMANHÃ. POIS A BANCA ESTARÁ ANALISANDO ISSO A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA (DIA 22).
FESP (RUA CARLOS PEIXOTO, N 54 BOTAFOGO)

Anônimo disse...

Quero Formaliza essa situação tambem pois fui lesado na mesma Questão porem sou do Interior do Estado do Rio de Janeiro. Sei que posso fazer essa denúncia aqui na Coordenadoria da Região mais qual o Procedimento que eles adotam lá. Tenho que fazer recurso e apresentar argumentos ou eles anotam a reclamação e pronto. Quero saber para eu ir preparado pois moro numa Cidade e a Coordenadoria para onde fiz é em outra Cidade resumindo tenho que viajar 80km então quero chegar com tudo em mãos. AMIGO AI DE CIMA ME RESPONDA POR FAVOR? Obrigado desde já!!!

Anônimo disse...

Somente as questao especifica de bilogia e a 28 de conhecimento pedagogico que serao alteradas
O site da ceperj informa que tres questoes foram anuladas para a educacao basica mas nao informa quais questoes e anulacao e diferente de alteracao entao sera que teremos mais tres questoes a debater Novamente a ceperj nao informa este procedimento talvez recontem os pontos no resultado final...alguem leu sobre isso que possa me informar
Mesmo assim estou torcendo para que a questao de conecimento pedagogico seja realmente anulada pois só tinha acertado cinco questoes de pedagógicas agora perdi uma. Acho que a maioria das questoes pedagogicas foram mal formuladas...
um abraco a todos klary leal Historiadora

Anônimo disse...

A QUESTÃO DE MAIOR CONTESTAÇÃO É A DE NÚMERO 28 DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E, SEGUNDO A CEPERJ, SERIA PRECISO UM NÚMERO MAIOR DE SOLICITAÇÕES PARA SER AVALIADAS ATÉ O PRÓXIMO DIA 22/02/2010. LEVEM RECLAMAÇÕES POR ESCRITO PARA SEREM PROTOCOLADAS. O MELHOR SERIA COMPARECER LÁ NA CEPERJ NO ENDEREÇO (RUA CARLOS PEIXOTO, N 54 BOTAFOGO. GALERA FAÇAM UM MUTIRÃO, ORGANIZEM UM GRUPO COMO EU FIZ E SE ENCONTREM PARA PODER PROTESTAR. SE TODOS NÓS NOS UNIRMOS COM CERTEZA VÃO DAR UMA SOLUÇÃO.

Anônimo disse...

Meus amigos professores!!! Falei com uma das pessoas que foi na CEPERJ, o nome dela é Cintia. O que ela me passou foi que ao chegar na CEPERJ ela preencheu um formulário de requerimento de anulação da questão 28 de Conhecimentos Pedagógicos. Dissi-me também que é preciso um número maior de reclamações, porém esta só será aceita na própria CEPERJ. Convoco os interessados a comparecerem "urgentemente" das 10h às 16h na CEPERJ para o preenchimento do formulário. Rua Carlos peixoto, nº 54 - Bota Fogo. Vamos lá, juntos nós vamos conseguir.

Anônimo disse...

OLÁ AMIGOS PROFESSORES ACABEI DE CHEGAR DA COORDENADORIA DA REGIÃO ONDE FIZ A PROVA. FIZ A RECLAMAÇÃO SOBRE A QUESTÃO 28 DE CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS ELES MANDARAM VIA FAX PARA A CEPERJ. A MINHA PARTE EU FIZ AGORA É SÓ ESPERAR ORAR A DEUS PARA QUE SURTA EFEITO. VAMOS LÁ FAÇA A SUA. ABRAÇÃO A TODOS E BOA SORTE!!!

Anônimo disse...

Olá pessoal, eu também fiz a minha parte, agora vamos aguardar o resultado!!

Anônimo disse...

À procura de um advogado!!!Questão 28!!!!
GENTE, PRECISAMOS COM URGÊNCIA DE UM ADVOGADO PARA DARMOS ÍNICIO AO MANDADO DE SEGURANÇA. NÃO VAMOS PERDER TEMPO!!!!O RESULTADO SAI SEMANA QUE VEM, MAS JÁ FICAREMOS EM ALERTA!!!!NÃO VAMOS DEIXAR PRA ÚLTIMA HORA!!!!!!VAMOS AMIGOS!!!NÃO DESISTIREMOS!!!!!
A NOSSA LUTA CONTINUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Fiz a minha parte, fui a CEPERJ e protocolei minha solicitação para anulação da questão 28 de CP.

Anônimo disse...

Vamos mobilizar também os meios de comunicação, como RJ TV, Rádio CBN... Quanto mais denúncias forem feitas mais chances de sermos ouvidos.

Anônimo disse...

É viável mesmo mandar e-mail para a cbn. O site é cbnrio@.com.br ou pelo twiter (twiter.com/cbnrio) Manda para o Maurício ou a Lúcia Hipólito. Eu acabei de enviar. Vamos todos fazer essa corrente, desta forma a fesp não vai ter outra escolha.

Anônimo disse...

O e-mail certo é cbnrio@cbn.com.br. Eu também enviei.

Anônimo disse...

GALERA O MEU E.MAIL ACABOU DE SER LIDO NA CBN. VEJAM O QUE FOI LIDO:
Sou um professor indignado e gostaria de fazer uma
denúncia contra a organizadora do último concurso para o Magistério do
Rio de Janeiro. A FESP-CEPERJ, que violou uma das regras do edital.
Uma das questões que tinha mais de uma interpretação ao invés de ser
anulada foi alterada. Por favor se você dispor de tempo análise
comigo a questão:

28. De acordo com o artigo 60 do Estatuto da criança e do Adolescente,
é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprediz, a menores
de:

A) quatorze anos de idade
B) quinze anos de idade
C) dezesseis anos de idade
D) dezessete anos de idade
E) dezoito anos de idade

ESCLARECIMENTO:
Conforme o Estatuto da criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, DE 13
DE JULHO DE 1990) Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de
quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide
Constituição Federal) Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20,
de 1998.
XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a
menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos,
salvo na condição de aprendiz, apartir de quatorze anos; (Redação dada
pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998).

LOGO:

A resposta correta, EM SE TRATANDO DE APRENDIZ, seria:
- menores de dezesseis anos de idade, a partir de quatorze anos.
Prezados Senhores, aceitar a resposta da letra "C" (dezesseis anos de
idade, SEM A OBSERVAÇÃO a partir de quatorze anos) como correta, é
aceitar, como aprendiz, menores de TREZE anos, DOZE anos, ONZE anos e
até mesmo UM ano de idade.

Estou rezando para que você leia o meu e-mail, pois vai dar voz a
muitos professores indignados como eu. Um abraço e meus parabéns pelo
CBN Rio, ouço o programa sempre que possível e percebo o quanto este
da voz a muitos cidadãos fluminense.

Anônimo disse...

AO AMIGO AI DE CIMA SUA EXPLICAÇÃO ESTÁ BEM APRESENTANDA ENTREI TBM COM PEDIDO DE ANULAÇÃO JUNTO A CEPERJ FIZ DENÚNCIA NO MP E NO DP. O QUE EU PUDER FAZER MAIS ASSIM O FAREI. ABRAÇO A TODOS E É ISSO AI VAMOS CORRER NA FRENTE DOS NOSSOS DIREITOS!!!!!!!!!

Anônimo disse...

QUERO CONVIDAR A TODOS PARA FAZER A SUA DENÚNCIA NA RÁDIO CBN RIO, NO HORÁRIO DE 9:40H A 11:40, DE SEGUNDA A SÁBADO, POIS VAI FORTALECER MAIS AINDA NOSSA DENÚNCIA. O E-MAIL É cbnrio@cbn.com.br O CANAL DA ESTAÇÃO É 92,5 FM (RIO). AO LER O TEXTO, ENVIADO PELO COMPANHEIRO AÍ DE CIMA, NO FINAL O LOCUTOR DEIXOU NO AR QUE ESTARIA AGUARDANDO UMA RESPOSTA DA CEPERJ. ESPERO QUE MUITOS QUE LERAM ESTA MENSAGEM CONTINUEM NA LUTA ATÉ UMA DECISÃO POSITIVA DA CEPERJ. OBRIGADO E ATÉ LÁ.

Anônimo disse...

AI PROFESSORES ESTOU NA EXPECTATIVA TBM DA ANULAÇÃO DA QUESTÃO 28 DE CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS JÁ RECORRI A TODOS OS MEIOS FESP, DP , MP , CBN. O QUE MAIS POSSO FAZER? SE TIVEREM NOTICIA MANDEM ALGO PARA MEU EMAIL alexvilari@hotmail.com ABRAÇO A TODOS!!!!

Anônimo disse...

Também fui prejudicada com a questão 28 de CP, já fiz minha denúncia junto ao MP, rádio CBN e Defensoria Pública. Não estou com esperanças de anularem essa questão, pois no concurso de 2008 também houve questões de CP que foram mal formuladas e ficou por isso mesmo, apesar dos muitos pedidos de recursos. Tudo isso que nós estamos fazendo também foi feito em 2008 e nada foi resolvido, se a FESP não anulou, acho que não anula mais. Infelizmente também fui prejudicada e fiquei de fora por uma questão, mas Deus pode mudar esse quadro. Abraço a todos!

Anônimo disse...

O QUE PODIA SER FEITO HUMANAMENTE FOI FEITO CREIO QUE DEVEMOS NOS UNIR NUMA CORRENTE DE ORAÇÃO AO NOSSO GRANDE DEUS POIS ELE É MESTRE EM AGIR EM CAUSAS IMPOSSIVEIS E CREIO QUE O SENHOR NOSSO DEUS IRÁ ENTRAR COM PROVIDÊNCIA ONDE NÃO PODEMOS ENTRAR EU CREIO EM NOME DE JESUS CRISTO QUE ESTE QUADRO IRÁ SE REVERTER. ESPERO QUE TODOS TENHAM A MESMA FÉ AMÉM PAZ DO SENHOR A TODOS E QUE SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS!!!

Anônimo disse...

Por favor, gostaria de saber se tem como enviar via fax um pedido de anulação à CEPERJ da questão 28 de Conhecimentos Pedagógicos, já que estou trabalhando na quinta-feira e moro distante do Rio. Obrigada!

Anônimo disse...

QUE ÓTIMA ATITUDE QUE ALGUNS PROFESSORES ESTÃO TOMANDO DE SE ENCONTRAR NO DIA 25/02/2010 EM FRENTE A SEDE DA FESP EM BOTAFOGO É ISSO AI INFELIZMENTE EU NÃO PODEREI ESTAR JUNTO COM VOCES POIS MORO NO INTERIOR DO ESTADO RJ EM CAMPOS DOS GOYTACAZES MAIS ESTAREI ATENTO A TUDO E O QUE ESTIVER AO MEU ALCANÇE ASSIM O FAREI. VAMOS LÁ VOCES PROFESSORES QUE MORAM NO RIO OU PERTO COMPAREÇAM LÁ A PARTIR DAS 14:30 A UNIÃO FAZ A FORÇA. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS ABRAÇÃO E BOA SORTE!!!!

Anônimo disse...

ANULARAM QUESTÕES DA PROVA DE FISICA ESPERO QUE TENHAM BOM SENSO E ANULEM A QUESTÃO 28 DE CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS!!!!!! ACHEI ESTRANHO NÃO ANULAREM TAMBÉM A QUESTÃO 28 DE CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS SERÁ QUE ELES IRÃO ANALISAR AINDA?

Anônimo disse...

ESPERO QUE TODOS QUE SE SENTIRAM LESADOS, POR ESSA MAL FORMULADA QUESTÃO DE Nº28, ESTEJAM PRESENTES AMANHÃ, DIA 25/02/2010, às 14:30h, PARA RATIFICAR O NOSSO DESEJO DE ANULAÇÃO DA QUESTÃO. DEPOIMENTOS PESSIMISTAS QUANTO AO FRACASSO DOS NOSSOS ESFORÇOS PERANTE A ANULAÇÃO DA QUESTÃO 28 SÃO COMPREENSIVOS. PORÉM, DIFERENTE DOS OUTROS APELOS, ESTE CONTA COM A FORÇA E A UNIÃO DE VÁRIOS BLGUEIROS PROFESSORES, QUE ESTÃO USANDO ESTA FERRAMENTA DE RELACIONAMENTO, A INTERNET, PARA DIVULGAR EXPERIÊNCIAS E FATOS QUE VÃO LEGITIMAR NOSSA LUTA E O NOSSO DIREITO DE REIVINDICAR. DIFERENTE DE MOVIMENTOS SEMELHANTES A ESTE, QUANTO QUESTÕES INDEFERIDAS NO PASSADO CONTRA A FESP, ESTAMOS CADA VEZ MAIS CONSOLIDADOS COM NOSSAS ESPERIÊNCIAS E ESPECTATIVAS. ESTAMOS MUITO MAIS MOBILIZADOS, POIS TROCAMOS E-MAIL, TELEFONES, USAMOS VÁRIAS MÍDIAS PARA EXPOR NOSSA INSATISFAÇÃO, VAMOS, SE DEUS QUISER, ESTARMOS JUNTOS ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO DA DECISÃO. EM FIM, ESTE MOVIMENTO CONTA COM UM NÚMERO MAIOR DE INSATISFEITOS E TEMOS QUE ACREDITAR QUE TODO ESSE ESFORÇO, SEJA PELOS QUE TEM OU NÃO ESTE RECURSO, PUDERAM MANTER UM ELO DE INFORMAÇÃO COM ÀQUELES QUE NÃO PODEM ESTAR PRESENTES NO MOMENTO FINAL. CONTINUEMOS JUNTOS E INDEPENDENTE DO RESULTADO, QUE COM CERTEZA VAI SER AO NOSSO FAVOR, JÁ ESTOU SATISFEITO DE PARTICIPAR DESSE BLOG E TER TIDO A CHANCE DE PARTICIPAR DESSA REVOLUÇÃO. OBRIGADOS PELO DESABAFO E OBRIGADO A VOCÊ, RAQUEL, POIS SERIA MUITO MAIS DIFÍCIL SE VOCÊ NÃO NOS DESSE ESTE MEIO DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO.

Anônimo disse...

Galera não vamos desistir. Neste caso a banca não tem o que argumentar. A questão deveria ser anulada e ainda não foi. Vamos todos protestar hoje enfrente à CEPERJ. Isso não vai ficar impune.

Anônimo disse...

Oi Alex estava lendo o seu email e gostaria de falar que tb estou nessa luta. Com moro em Friburgo não fico com tempo disponível para ir ao Rio tratar desse assunto. Assim, já estou agendada para ir aqui mesmo, na cidade onde moro levando os documentos que a Defensoria Pública me pediu. Não vamos desanimar, a questão 28 de Conhecimentos Pedagógicos deve ser no minímo anulada.A referência bibliográfica estudada apontava a letra A como a certa. Vamos aguardar e ver os resultados!

Anônimo disse...

Estudem mais para o próximo concurso! Tinha que acertar cinco questões em um universo de 15. Se não acertaram o MÍNIMO é porque não estão preparados para assumirem um cargo de grande importância, que é ministrar aulas.
Repito:
estudem mais!
Boa sorte pr todos!

Anônimo disse...

ESTA VAI PARA O AMIGO AÍ DE CIMA. A QUESTÃO NÃO É ESTAR PREPARADO OU NÃO, POIS, ASSIM COMO EU, MUITOS SE INDIGNARAM PELO FATO DA BANCA FORMULAR UMA QUESTÃO QUE DÁ MARGEM A VÁRIAS OUTRAS INTERPRETAÇÕES E POR ISSO CABE ÀQUELES QUE FORAM PREJUDICADOS EXERCER O SEU PAPEL DE CIDADÃO E EXIGIR OS SEUS DIREITOS. AINDA MAIS NÓS PROFESSORES. AGORA É PRECISO SE TER MUITO CUIDADO AO AFIRMAR QUE MUITOS QUE POSTARAM AQUI NÃO SE PREPARARAM PARA ESTA PROVA.O FATO É QUE MUITOS PROFISSIONAIS MAIS QUE PREPARADOS EM SUAS DISCIPLINAS FORAM PREJUDICADOS POR TEREM ACERTADO APENAS QUATRO OU ATÉ MENOS DE QUATRO QUESTÕES, POIS EXISTEM PROFISSIONAIS QUE GABARITARAM EM SUAS DISCIPLINAS E FORAM PREJUDICADOS PELA BANCA DEVIDO A ALTERAÇÃO DO GABARITO. ACHO QUE VC FOI UM POUCO INFELIZ AO DIZER QUE AQUELES QUE NÃO ACERTARAM O MÍNIMO DAS QUESTÕES NÃO ESTARIAM PREPARADOS PARA ASSUMIR UM CARGO DE GRANDE IMPORTÂNCIA, ATÉ PORQUE MUITOS DOS QUAIS FIZERAM ESTE CONCURSO JÁ SÃO PROFISSIONAIS ESTADUAIS E ESTARIAM EM BUSCA DE MAIS UMA MATRÍCULA. OBRIGADO E DESCULPE SE NÃO FUI CLARO, PORÉM RESPEITO A SUA OPINIÃO.

Anônimo disse...

Por favor, alguém já conseguiu resolver todas questões de química dos concursos anteriores da seduc (magistério)?

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera

Add to Technorati FavoritesComentar/adicionar no Comentarium Adicionar esta notícia no BookmarksAdicionar esta notícia no Linkk Central Blogs TopOfBlogs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO