Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Concurso professores - Magistério Estado RJ - MP Anulação da questão 28.

Concurso Estado 2009/2010 - Professores têm comentado aqui sobre ser justa ou não a troca de gabarito da questão 28.

Atualização: 10 de  março de  2010 - Saiu no  D.O a anulação da  questão 28.

Pelo interesse geral sobre o assunto, e por eu não saber o que pode ser feito a respeito, decidi dar destaque às indicações  dos colegas Jonatas e Cintia. Eis os recados que eles deixaram  nos comentários, solicitando que os demais colegas tomem uma posição:

Jonatas deixou um novo comentário sobre a sua postagem "FESP/CEPERJ - Professor - Concurso Magistério 2009...":

Olá,
Vamos denunciar ao MP.

A denúncia deve ser feita na DEFENSORIA PÚBLICA DA FAZENDA. Aí vai o link:
http://www.dpge.rj.gov.br/Portal/fale_conosco.php

Podem também ir pessoalmente: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro Avenida Marechal Câmara, 314, Centro, Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-080.
Ou por telefone: 2332-6224;
Ou e-mail: dpge@dpge.rj.gov.br.
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Concurso 2009/2010 - Magistério do Estado do RJ -...":

BOA TARDE
PRECISAMOS URGENTEMENTE QUE UM GRUPO DE PESSOAS QUE SENTIRAM LESADAS PELA MUNDANÇA DO GABARITO DA QUESTÃO 28 VÁ "URGENTEMENTE" A CEPERJ (FESP) AMANHÃ (DIA 19)DAS 10H AS 16H, PARA FORMALIZAREM ESSA SOLICITAÇÃO DE ANULAÇÃO. EXISTEM VÁRIOS ATENDENTES DA FESP (EM BOTAFOGO)QUE ESTÃO RECEBENDO NOSSAS SOLICITAÇÕES POR ESCRITO, DIGO ISSO POIS ACABAMOS DE CHEGAR DE LÁ. PORTANTO, O QUE NOS FOI IMFORMADO É QUE SERIA PRECISO UM NÚMERO MAIOR DE RECLAMAÇÕES PROTOCOLADAS PARA A BANCA "ANULAR" A QUESTÃO. ENTÃO PEÇO QUE QUEM PUDER FAÇA ISSO AMANHÃ. POIS A BANCA ESTARÁ ANALISANDO ISSO A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA (DIA 22).
FESP (RUA CARLOS PEIXOTO, N 54 BOTAFOGO)
Fonte: Comentários do blog.
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação., no TWITTER, ou ainda em nossa Comunidade do Orkut

170 Comentários:

Anônimo disse...

Olá!! Amanhã estarei entrando com recurso na FESP e na defensoria! Vamos em frente! A vitória é nossa ! Pela anulação da questão 28!
Obs.: Para defensoria pública é necessário CPF, RG, Título de Eleitor e Comprovante de Residência.

Anônimo disse...

GALERA, VAMOS ATENDER AO CHAMADO DA CINTIA DE COMPARECER AMANHÃ A CEPERJ! PELA ANULAÇÃO DA QUESTÃO 28!

Anônimo disse...

me senti lesada pela questao 35 da especifica de portugues. Alguem mais??

Jonatas disse...

Olá,

Eu não conseguir enviar por fax o meu pedido de anulação da questão 28 para o CEPERJ, mas postei neste email abaixo.

mail: ouvidoriaceperj@ceperj.rj.gov.br

Anônimo disse...

Julio

CAROS COLEGAS QUINTA FEIRA DIA 25/02/2010
SAI O RESULTADO DO RECURSO DA QUESTÃO DE Nº28 DE PEDAGOGIA., CASO A CEPERJ DE INDEFERIDO NA QUESTÃO , DESDE JÁ, QUERO CONVOCAR A TODOS Q FORAM LESADOS NESSA QUESTÃO A COMPARECER EM FRENTE A FESP NA QUINTA 25/02/2010 AS 14:30 PARA IRMOS EM BUSCA DE UM ADVOGADO P/ ENTRAR-MOS COM UM MANDATO DE SEGURANÇA...NÃO VAMOS PERDE TEMPO, NA QUINTA FEIRA MESMO VAMOS P/ JUSTIÇA... + PRICISAMOS DE UM NÚMERO BOM DE PESSOAS, POIS VAMOS ENTRA COM UMA AÇÃO COLETIVA CONTRA A CEPERJ...POR FAVOR NÃO FALTE VC É MUITO IMPORTANTE NESSE CASO.. AFINAL DE CONTAS VC TMB FOI PREJUDICADO .

Anônimo disse...

Professor Júlio
Moro no interior do Estado, em São Sebastião do Alto. Fui prejudicado pois estava na primeira e Colocação do concurso, com uma mudança de resposta da Questa 28, fiquei fora.Como farei para participar da Ação Coletiva, caso seja preciso? Estou muito angustiado! Mande resposta.
A luta continua ...
Marco, S. S. do Alto

Anônimo disse...

Vamos encher a caixa de e-mail da FESP! Entre no site e clique em FALE CONOSCO! Vamos manisfestar nossa indignação!!!

Si disse...

Há outros problemas com relação a este concurso:
Logo após o término das inscrições o jornal "Folha Dirigida" divulgou no seu site uma lista de candidato x vaga que mostrava muitas regiões da baixada fluminense com baixa inscrição de candidatos. Após a aplicação da prova, na semana seguinte, a CEPERJ divulga uma lista de candidato x vaga, diferente da colocada no jornal citado, na qual havia uma relação candidato vaga muito superior a que tinha sido divulgada pelo jornal. Nunca vi, em concurso algum divulgarem a relação candidato vaga após a aplicação das provas. Com relação a esta "confusão" do jornal ou do Ceperj também deve haver esclarecimentos.

Com relação a questão 28, tem que ser anulada. Pois a questão é clara, "segundo o texto do estatuto". Se a constituição foi modificada neste item, o que há de se considerar é que no estatuto não foi. E se há problemas com a questão ela tem que ser anulada.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se há mais alguém que tenha sido prejudicado pela não anulação da questão de Língua Inglesa nº39, que contém um erro na resposta dada como correta. Umas das palavras está escrita errada, não há no texto a palavra "extraordinarily", sendo assim não pode ser aceita, já que a questão indica ser de acordo com o texto.

Anônimo disse...

Entrei com recurso para as questões 39 e 58 de língua Inglesa mas somente consegui a anulação da 58. gostaria de saber se há mais algúem que tenha se sentido prejudicado pela não anulação da 39.

Anônimo disse...

Também fui prejudicada com a questão 28 de CP, já fiz minha denúncia junto ao MP, rádio CBN e Defensoria Pública. Não estou com esperanças de anularem essa questão, pois no concurso de 2008 também houve questões de CP que foram mal formuladas e ficou por isso mesmo, apesar dos muitos pedidos de recursos. Tudo isso que nós estamos fazendo também foi feito em 2008 e nada foi resolvido, se a FESP não anulou, acho que não anula mais. Infelizmente também fui prejudicada e fiquei de fora por uma questão, mas Deus pode mudar esse quadro. Abraço a todos!

Anônimo disse...

Olá amigos,

chega a ser feio o fato de tanta apelação para passar em um concurso onde tiveram 15 questões de pedagogia e ficam questionando o resultado de apenas uma. e as outras 10? Será tão difícil esperarem estudando e se preparando melhor para o próximo concurso?
Não sou a favor nem contra correrem atras de seus direitos, mas quando realmente de direito...
Pensem bem no papelão que estão se submetendo.

Anônimo disse...

Desculpe-me "companheiro", mas acho que vc não sabe do que está falando.Não julgue as pessoas. Todos temos direito de reivindicar aquilo que acreditamos seja o certo.É uma pena vc tb não estar engajado numa luta que é de todos nós.Tenho 25 anos de magistério e é muito triste ver uma classe como a nossa tão desunida.É por isso que não conseguimos nada até hj, nem o respeito do governo e nem da população. Começo a acreditar que o salário que recebemos não é pouco.É até muito para uma categoria que por si própria se esfacela...
Obs:eu nem fiz esse concurso...rsss

Anônimo disse...

É um absurdo ver pessoas que se "acham" as melhores! "Companheiro", assim como meu colega aqui de cima tb não fiz o concurso, mas nem por isso não deixo de ajudar meus colegas.Tenho um caso em que um colega gabaritou a específica e acertou o mínimo 5, porém com alteração do gabarito ficou de fora.Vc acha que ele merece isso?Vamos sim lutar por nossos direitos!Vamos brigar por salários dignos!Vamos nos UNIR PROFESSORES!!NÓS TEMOS A MAIOR RESPONSABILIDADE DO MUNDO QUE É ENSINAR!!

Anônimo disse...

Esse concurso foi uma comédia!As questões 25,28 e 35 de Português (específico) deveriam ser anuladas.Eles não aceitaram admitir que erraram apesar de vários recursos para questões citadas.Lamentável!

Anônimo disse...

Gente, se vcs olharem no site oficial do estatuto
http://www.eca.org.br/eca.htm#texto
verão que a banca estava certa em mudar o gabarito da 28.
O problema é q em vários outros sites o estatuto aparece desatualizado.
Torço pra q vcs consigam a anulação.

Anônimo disse...

NÃO HÁ MOTIVO ALGUM PARA A ANULAÇÃO DA QUESTÃO.
BASTA LER O ESTATUTO:

"ART. 60 - É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz a partir de quatorze anos. (Nova redação conforme Emenda Constitucional n° 20, de 16/12/96)"

Anônimo disse...

caros companheiros,
vejam isso...
"No que diz respeito à promoção e defesa dos Direitos da Criança, o Brasil foi o primeiro país da América Latina - e um dos primeiros do mundo - a "acertar o passo" da sua legislação com o que há de melhor na normativa internacional.


ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


LEI N° 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990
Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências.

LIVRO I - PARTE GERAL

TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ART. 60 - É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz a partir de quatorze anos. (Nova redação conforme Emenda Constitucional n° 20, de 16/12/96)
ART. 64 - Ao adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.

ART. 65 - Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

ART. 66 - Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.


EM SUMA: A QUESTÃO, POR MAIS QUE TENHA SIDO RATIFICADA, NO FINAL A RESPOSTA POSTADA NO RESULTADO PRELIMINAR É A CORRETA DE ACORDO COM O ECA.

INFELIZMENTE TENTEM NA PRÓXIMA...

Anônimo disse...

caro colega aí de cima.
A nossa intenção não é a de prejudicar ninguém(deve ser o seu caso...vc deve estar com medo de perder a sua colocação)e sim justiçar muitas outras pessoas que foram eliminadas pelo erro da FESP.

Anônimo disse...

PRECISAMOS ORAR, POIS EU CREIO QUE DEUS PODE MUDAR A NOSSA SORTE E ANULAR ESSA QUESTÃO.
VAMOS NOS UNIR EM ORAÇÃO E LUTAR JUNTOS PELA NOSSA CAUSA!

Anônimo disse...

EU TBM CREIO. JÁ ESTOU ORANDO . DEUS AINDA NÃO DEU A ÚLTIMA PALAVRA.

Anônimo disse...

Não é questão de tentar na outra.Eu consegui a aprovação independente da anulação das questões 25,28 e 35 específico de Português.Repito que as questões foram elaboradas de forma errada.Infelizmente nossa classe não é unida.Tomara que os recursos sejam aprovados pelo MP.Boa sorte a todos!JUSTIÇA.

Anônimo disse...

REPASSANDO....GENTE, ANULARAM DUAS QUESTÕES DE FÍSICA. A FESP FEZ UMA RETIFICAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ISSO É UMA ESPERANÇA!!!!!!!!!CERTAMENTE, A QUESTÃO 28 SERÁ TB ANULADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bom Dia.

Este concurso terá final feliz para todo que se dedicaram...
espero ter sido um tanto quanto, CLARO.
Estudou?
Não?
Então...

Noel José

Anônimo disse...

não deixe isses babacas nos desanimar eles não entendem nada !!! amanha sera´um dia melhor a questão de nº 28 será anulada pois a questão está claramente meu elaborada !!!! caso a fesp não anule vamos entrar com um mandato de segurança... amanha te encontro em frente a fesp as 14:30 vamos p/ justiça caso eles não anulem a questão.... não desanime é DEUS QUEM DAR A ULTIMA PALAVRA...

Anônimo disse...

Bem, com relação ao comentário acima.

Acho interessante o autor do comentário iniciá-lo com o termo "isses (sic) babacas" e terminá-lo com "DEUS QUEM DAR (sic) A ULTIMA (sic) PALAVRA..."

Sobre a questão que é mtivo de tantaos comentários inflamados...

Elarealmente está formulada de forma equivocada, e realmente deveria ser anulada.
Caso a mesma seja anulada, ou não, o fato não impedirá a minha aprovação. Mas concordo MESMI, que deve ser anulada.
Mas me causa espécie o número de reclamações... Algumas expostas de maneira sofrível por parte de alguns.
É lamentável o atual nível do professor fluminense.

EDMILSON disse...

BOA NOITE A TODOS, PESSOAL REALMENTE A QUESTÃO ESTA MAL ELABORADA , POIS A NOVA EMENDA CONSTITUCIONAL NÃO TEM NADA A VER COM A RESPOSTA DADA PELA BANCA, BASTA VCS COMPARAREM A INFORMAÇAO DO ART 60 NO SITE OFICIAL DE ECA E O ENUNCIADO DA PROVA ELABORADO PELA CEPERJ. FIZ O CONCURSO E NÃO PRECISO DESSA QUESTÃO PARA APROVAÇÃO , MAS ESTOU COM TDS NA LUTA POR AQUILO QUE É DIREITO NOSSO. BOA SORTE PARA TDS. TORÇO PARA QUE ANULEM A QUESTAO.

Anônimo disse...

BOA NOITE A TODOS, PESSOAL REALMENTE A QUESTÃO ESTA MAL ELABORADA , POIS A NOVA EMENDA CONSTITUCIONAL NÃO TEM NADA A VER COM A RESPOSTA DADA PELA BANCA, BASTA VCS COMPARAREM A INFORMAÇAO DO ART 60 NO SITE OFICIAL DE ECA E O ENUNCIADO DA PROVA ELABORADO PELA CEPERJ. FIZ O CONCURSO E NÃO PRECISO DESSA QUESTÃO PARA APROVAÇÃO , MAS ESTOU COM TDS NA LUTA POR AQUILO QUE É DIREITO NOSSO. BOA SORTE PARA TDS. TORÇO PARA QUE ANULEM A QUESTAO.

Anônimo disse...

ATENÇÃO : A QUESTÃO 28 NÃO FOI ANULADA! VAMOS ENTRAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO!!
Amigos, não vamos ficar debatendo a aprovação de uns ou a exclusão de outros no concurso .O mérito da questão é simplesmente uma questão mal formulada, infelizmente uma banca não atualizada, causa muitos transtornos, pois, repito, a questão foi mal elaborada.
Vamos sim acionar o ministério público.
E para aqueles que ficam humilhando os outros colegas, informo que NÃO FIZ O CONCURSO,SOU PROFESSOR DO ESTADO PORQUE GOSTO, MAS ESTOU NA LUTA COM AS PESSOAS QUE BUSCAM A JUSTIÇA.

Anônimo disse...

Estou contigo professor!!!!! precisamos de apoio e não de críticas!!!!

Anônimo disse...

O que me preocupa, é que esta Instituição FESP comandará o concurso que haverá em meu municípío(São Sebastião do Alto). Se na esfera Estadual aconteceu esta grande sacanagem, referindo-me a famosa questão 28(CP), que lesou-me diretamente, pois estava aprovado e, consequentemente com a mudança de resposta, reprovaram-me, imaginem só no ambito municipal, onde os "coronéis" e as oligarquias, a troco de votos, mandam mesmo... O que será de nós??? Somos um povo que, como os bois, não sabemos a força que temos... Ta na hora de darmos um basta nisso tudo... Temos, sim, que nos unir e entramos com uma representação no MP contra esses lacaios de plantão. Como disse sou do interior do Estado, São Sebastião do Alto, gostaria de me manter informado sobre essa questão e de como faço para participar de qualquer evento que venha a ser utilazado para que a JUSTIÇA seja feita! A luta continua...

Anônimo disse...

É isso que diz o artigo do ECA em questão:
CAPÍTULO V - DO DIREITO À PROFISSIONALIZAÇÃO E À PROTEÇÃO NO TRABALHO
ART. 60 - É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz a partir de quatorze anos. (Nova redação conforme Emenda Constitucional n° 20, de 16/12/96)
Gente, eu estou com um misto de sentimentos, prefiro não nomea-los. Vejam bem, alguns colegas que se sentiram injustiçados (talvez até tenham razão, não entrei para discutir isso), falam em mandado de segurança para travar o andamento do concurso. Mas vamos analisar todos os lados, imaginem as pessoas que realmente estudaram para o concurso e que se sairam bem (todos estamos careca de saber que para ser professor, devemos dominar a parte pedagógica, não adianta saber o que ensinar se não sabemos como fazê-lo). Fico pensando nos concursos municipais, a gente estuda, estuda, e se não passar no número de vagas, provavelmente, nunca será chamado, e ninguém espernea assim... Outra coisa, o nível está péssimo, muitos erros absurdos nos fóruns de discussão (não que ninguém erre), várias localidades que não tiveram nenhuma aprovação.
Se o professorado se mobilizasse desta forma para melhorar o nível, a reunião podia ser onde fosse, eu estaria lá.
Vamos combinar, estudem mais, por suas carreiras, por seus alunos e no próximo concurso, aqueles que fizeram muitos pontos no específico, estarão escrevendo melhor e conhecendo bem as teorias de aprendizagem, e aqueles que estão lutando para completar 30 pontos, esses... Ah, prefiro nem falar...
DIGNIDADE JÁ!

Anônimo disse...

Me desculpe, mas estudar mais!!!
Será que você sabe o que é estudar, gabaritar a especifica, gabaritar Língua portuguesa e você não ser aprovado por causa de uma questão de conhecimento pegagógico.
Simplesmente porque você já é aprovado!!! Então nem entre no blog!!!
DIGNIDADE é um profissional trabalhar porque AMA A SUA PROFISSÃO e não pelo dinheiro que ele coloca no bolso!!! Entrar numa sala de aula e fazer um trabalho excelente é muito mais que saber tudo de conhecimento pedagógico, se é que vc sabe!
ESTUDE MAIS VC PARA APRENDER A SER GENTE!!!
SE UMA QUESTÃO É MAL ELABORADO NÃO SOU EU E A MAIORIA DOS COLEGAS AQUI QUE DEVEMOS PAGAR POR ISSO!!!

Anônimo disse...

Caro colega aí de cima, você é professor? Se for, me sinto envergonhado. É muito triste a situação que está ocorrendo nesse forum de discussão.O mérito não é se a pessoa depende ou não do ponto para ser aprovado, mas sim a questão que está mal formulada, ora se é proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a situação fica estranha pois posso considerar uma criança de 5 anos como aprendiz. E é claro no artigo 60 do ECA e da Carta Magna que " É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz "AMIGOS AQUI ESTÁ O X DA QUESTÃO " A PARTIR DE QUATORZE ANOS. Ou seja s.m.j. a questão 28 deveria conter em seu enunciado " a partir" que no caso estaria limitando a condição de aprendiz de 14 a 16 anos e não de 16 anos a qualquer idade.
Ora, colega aí de cima, DIGNIDADE NÃO PODE SER CONFUNDIDA COM JUSTIÇA, POIS TODOS QUE FIZERAM O CONCURSO SÃO DIGNOS DE JUSTIÇA.

Anônimo disse...

Olá, caros colegas. Fui à Defensoria Pública, ao Ministério Público, à Secretaria de Justiça da Educação e, por fim, à OAB. Dos lugares em que estive no dia 26, o mais esclarecedor foi a OAB. Uma advogada confirmou que o CEPERJ errou feio ao não anular a questão. O CEPERJ desrespeitou duas leis: em nenhuma prova, pode haver questões de dupla interpretação; o concurso não pode exigir o que não está no edital. Assim sendo, nossa reivindicação é totalmente lícita. Qualquer advogado concorda conosco, a não ser os do CEPERJ, já que eles jamais seriam capazes de admitir o erro da instituição, mesmo sabendo que ela cometeu um dos erros mais grotescos da história dos concursos públicos no Brasil - aliás, no mundo. A advogada me aconselhou a reunir as pessoas prejudicadas para que nós façamos uma "vaquinha" para contratar um advogado, que, por sua vez, entrará com uma liminar para assegurar as vagas dos prejudicados. Certamente, o CEPERJ vai recorrer, mas, pelo menos, o concurso ficará parado, irritando a Secretaria de Educação, que tem pressa de convocar os docentes. Esta mesma advogada disse para que acionemos a OAB, com o intuito de fazer com que esta instituição apoie a nossa causa. Devemos também acionar o Ministério da Educação e o Sindicato dos Porfessores do Estado do Rio de Janeiro. Deveremos também levar o caso à imprensa escrita e à imprensa televisiva. Mas por qual motivo tanto espetáculo? Simples: criar uma forte cadeia de pressão sobre o CEPERJ, mostrando a todos que a instituição cometeu um erro altamente grotesco e que autoridades também de alto renome não passam a mão na cabeça de entidade que comete erro assim. Desta forma, convoco todos os candidatos prejudicados para um encontro. Pode ser na quarta-feira, dia 4 de março, em frente ao Ministério Público ou em outro local de melhor acesso. O importante é que o nosso encontro ocorra antes do dia 10, pois, nesse dia, será divulgada a lista final. Assim sendo, antes do dia 10, deveremos entrar com mandado judicial para paralisar o concurso. Por favor, pessoal, peço encarecidamente que levem meu pedido a sério. É uma questão de honra. Nós fomos altamente prejudicados. Não podemos nos render. Não podemos nos dar por vencidos, caso o contrário o CEPERJ vai continnuar a cometer erros grotescos, bizarros, prejudicando inúmeras pessoas. A resposta agora deve ser dada na Justiça. A resposta não são palavras: é ação. Agir, lutar, não se render, reivindicar, igualdade para todos os candidatos! Se uns foram favorecidos, por que não favorecer o resto. Não se rendam, lutemos até o fim! Gente, quero deixar bem claro que não os estou convocando para uma luta armada. Não estou propondo terrorismo: apenas que lutemos na Justiça, tendo a lei como arma, não revólver, metralhadora etc. Não é isto que eu proponho. Somos educadores, nada de violência. Temos de dar exemplo aos nossos alunos. Lutemos! Lutemos! Por mais que digam "não", por mais que digam "sua causa está perdida", não desistamos! Lutemos! Também não estou querendo dizer que a instituição errou de propósito, mas que errou, errou! Ela se amparou na Constituição, mas acabou ignorando duas leis da mesma. Isto é fato!
Bem, gente, é isto aí. Então, por este site, entrem em contato comigo. Não fiquem nesta de que "um agirá por todos". Não! Todos nós devemos agir! A união faz a força! Estamos no mesmo barco e devemos lutar juntos! E devemos entrar em contato o mais rápido possível. Alô pessoal do Orkut "Rumo à anulação da questão 28": chegou a hora! Vamos todos rumo à tão sonhada anulação. Mobilizem seus conhecidos!
Vem, vamos embora, esperar não é saber; quem sabe faz a hora não espera acontecer.
Candidatos prejudicados, uni-vos!

Anônimo disse...

Estamos aqui diante de um grande problema, creio que o direito dos prejudicados seja respeitado, mas paralisar o concurso, acho um tanto exagerado, já que VÁRIOS professores foram aprovados sem a necessidade deste ponto. Devemos pensar nisso, sou professor, assim como todos vocês aqui e desejo assumir a minha vaga quando da ocasião da minha convocação. Não quero que o concurso seja paralisado, quero que a questão seja anulada.

Anônimo disse...

Qual o e-mail do colega que quer acionar o MP???

Anônimo disse...

Alô galera!
Tenho acompanhado esta polêmica em relação a questão 28 de conhecimentos pedagógicos.
Minha fonte de estudo foi uma cartilha do Eca, da Assembléia Legislativo do Rio de Janeiro, nela o artigo 60 está atualizado. Portanto, para mim, sem sombra de dúvida a resposta é a letra “C”.
Mas se vocês estudaram pela referência bibliográfica ( DEL-CAMPO, Eduardo Roberto; OLIVEIRA, Thales Cezar. Estatuto da Criança e do Adolescente: Provas e Concursos. São Paulo: Atlas, 2007) e se nesta obra o artigo 60 está desatualizado vocês devem recorrer. Não consegui ter acesso a este livro, mas é estranho que a sua data de publicação é o ano de 2007, e a emenda constitucional que mudou o referido artigo é de l998. É necessário verificar novamente e confirmar o que consta na referida obra.
Abraços e que a justiça seja feita.
Mauro

Anônimo disse...

Respeito plenamente o direito de vcs de recorrerem ao seus direito mas paralisar o andamento do concurso já é uma atitude egoísta, e os candidatos que não têm matricula e desejam ansiosamente começar a dar aula por ter conseguido uma boa pontuação. pensem um pouco nos outros candidatos tb.

Anônimo disse...

NÃO PARALISEM O ANDAMENTO DO CONCURSO , POR FAVOR!! PRECISO TRABALHAR!!!!!!

Anônimo disse...

A PARALISAÇAO DO CONCURSO VAI CRIAR UM IMPASSE MUITO GRANDE NA VIDA DE TODOS NÓS. LUTEM PELA ANULAÇÃO E NÃO PELO IMPASSE, OK!!!

Anônimo disse...

Atenção, quem fala é o mesmo colega que mandou a mensagem conclamando todos ao acionamento do MP. Já entrei em contato com outro prejudicado e ele me disse que já está tratando de contratar uma advogada. É claro que ele não fará isso sozinho: outros vão fazer uma "vaquinha" com ele. Por isso, mais uma vez, conclamo os prejudicados à união. Vou passar o e-mail que criei agora pouco para me comunicar com os demais prejudicados: magisteriorj2009@yahoo.com.br. Por favor, entrem em contato comigo, especialmente o pessoal da comunidade do Orkut que também está se mobilizando para a resolução desta questão. Entrem em contato comigo o mais rápido possível. É sério! Temos de paralisar o concurso! Os que não querem paralisá-lo nos acusam de egoístas, mas eles são os verdeiros egoístas. Vamos paralisar! Não deixem de entrar em contato comigo. Semana que vem, se Deus quiser, nossa advogada entrará na justiça com um mandado de segurança. Mas, quanto mais gente, melhor, até para cobrir as despesas do processo. Não ajam individualmente, e, sim, coletivamente.

Anônimo disse...

Nós estudamos, passamos e ainda somos chamados de egoístas por querer, através de nosso esforço ingressar no estado. Quem nos chama de egoístas age como a criança dona da bola, que ao perder não permite que os outros continuem a partida...
Aprovados, não se preocupem, pois a questão 28 sendo anulada ou não, teremos nossos trabalhos, que foram conquistados com empenho e horas árduas de estudo, pois Deus ajuda quem trabalha e a justiça há de prevalecer!

Anônimo disse...

OBS: MUITO IMPORTANTE, A PROMOTORIA DE EDUCAÇÃO JÁ ESTÁ ATUANDO, LIGUEM E ENVIEM
PROCESSO NO MP LIGUEM, DAS 12:00 ÀS 16:00HS PARA INFORMAÇÕES SOBRE A QUESTÃO 28.UMA PROMOTORA ESTA PROTOCOLANDO UM PEDIDO ÚNICO E TODOS OS DEMAIS PEDIDOS QUE ESTÃO CHEGANDO, PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÃO SENDO ANEXADOS NESTE MESMO PROCESSO QUE ESTÁ DISPONÍVEL PARA ANÁLISE NO MINISTERIO.TEL: (2531-9331 )LIGUEM E ENVIEM . DESISTIR JAMAIS, CADÊ A FORÇA DE VCS CONCURSADOS, LEVANTE A CABEÇA E VAMOS A LUTA. FORÇA .......

Anônimo disse...

Concordo com o colega de cima , passamos pelo esforço e horas arduas de estudo. A atitude egoista é a de quem quer paralisar o concurso por causa de apenas uma questão. Isso aí amigo Deus ajuda quem trabalha!!!!

Anônimo disse...

Essa turma que pede a paralisação do concurso, devido a questão de número 28, conhecimentos pedagógicos, precisa analisar o post abaixo, deixem as emoções de lado e deixem a razão agir. Com os argumentos da FESP nenhum advogado conhecedor da leis e responsável vai assmir este caso. Não gastem dinheiro e energia, as preservem para o próximo concurso, pois vocês não foram eliminados devido a esta questão, mas sim por não acertarem as outras 10 questões.
Abraços, desejo que vocês ajam com sabedoria.

JUSTIFICATIVA PARA NÃO ANULAÇÃO FESP - QUESTÃO 28
Em relação à questão de número 28 da Prova Objetiva (Conhecimentos Pedagógicos) do Concurso para Professor Docente I da SEEDUC, a Banca Examinadora presta os seguintes esclarecimentos:
A íntegra da questão é a seguinte:
De acordo com o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de:
A) quatorze anos de idade
B) quinze anos de idade
C) dezesseis anos de idade
D) dezessete anos de idade
E) dezoito anos idade
Houve um erro na digitação do Gabarito Preliminar, no qual constou a alternativa A como a resposta certa. No período a isso destinado, um grande número de candidatos impetrou Recurso solicitando a ALTERAÇÃO DE GABARITO, alegando que a resposta correta seria a alternativa C. Note-se que esses candidatos, que tinham razão em seu pleito, solicitavam ALTERAÇÃO DE GABARITO, e não anulação da questão, pois tratava-se de um erro na elaboração do Gabarito Preliminar.
A lisura e a transparência de um concurso público se expressam, dentre outras ações, pela revisão de qualquer erro cometido. Para isso, existe um Gabarito Preliminar e somente após a avaliação dos Recursos impetrados tem-se o Gabarito Final, com o qual as provas serão corrigidas, originando o Resultado Preliminar dessas provas.
A Banca Examinadora reconheceu como procedente a alegação dos candidatos e deferiu a ALTERAÇÃO DE GABARITO DE A PARA C com base em uma das obras citadas na bibliografia do concurso:
DEL-CAMPO, Eduardo Roberto; OLIVEIRA, Thales Cezar. Estatuto da Criança e do Adolescente: Provas e Concursos. São Paulo: Atlas, 2007
Registre-se que esta era a única obra citada na bibliografia do concurso que abordava o Estatuto da Criança e do Adolescente, tema da questão em pauta. Portanto, não havia nenhuma outra fonte recomendada para consulta sobre esse tema.
O autor desta obra assim aborda o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre o
qual a questão 28 foi elaborada (transcrição na íntegra, página 90):
“11.1 Idade mínima para o trabalho
O dispositivo foi revogado pela Emenda Constitucional nº 20, de 16 de novembro de 1998, que, alterando a redação do art. 7º, XXXIII, da Constituição Federal, elevou para 16 anos a idade mínima para o trabalho de menores, salvo na condição de aprendiz para os maiores de quatorze anos (art. 227, parágrafo 3º, I, da CF).”
Portanto, o autor transcreve o artigo 60 em sua redação original e, em seguida, registra que o mesmo foi alterado por Emenda Constitucional, passando a vigorar a idade de dezesseis anos para a proibição de que se trata.

Anônimo disse...

Continuando...
Supondo que o candidato não houvesse consultado a bibliografia sugerida, vejamos o que se encontra na página da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República:
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
Texto compilado
Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Título I
Das Disposições Preliminares
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
................
Capítulo V
Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)
Verificando-se a Constituição Federal, como indicado, encontra-se: 26 fev (17 horas atrás) CORREDOR AMADOR
CONTINUAÇÃO
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Emendas Constitucionais
Emendas Constitucionais de Revisão
Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
Atos decorrentes do disposto no § 3º do art. 5º
ÍNDICE TEMÁTICO
Texto compilado
PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
........................
XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos, salvo na condição de aprendiz;
XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
Depreende-se que, ainda que não consultando a bibliografia sugerida, e utilizando textos oficiais da Presidência da República, a informação é a mesma: a proibição de qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, aplica-se aos menores de dezesseis anos, como consta na alternativa C da questão 28, o que justificou a ALTERAÇÃO DE GABARITO deferida pela Banca Examinadora.
Reafirmando que os Recursos e seus eventuais deferimentos representam instrumentos de lisura e transparência de um concurso público, é preciso considerar-se, ainda, que a anulação de questão deve ser analisada com extremo cuidado porque, se mal aplicada, antes de ser um ato de equidade, pode representar uma injustiça com aqueles candidatos que, mais bem preparados, perceberam um erro no Gabarito Preliminar e, tempestivamente, solicitaram a sua correção.

Anônimo disse...

caras pessoas...

Eu não sou professora e nao fiz este concurso, apenas acompanho este fórum pois meu marido fez este concurso e na verdade esta questão não iterfere na sua colocação, apenas venho colocar a vocês que querem ou que já fizeram várias denuncias no Ministério Público, que esta questão não gera nenhuma dúvida, qualquer pessoa esclarecida e atenta ao que acontece neste "país" sabe que a resposta seria a letra "C" pois a questão do aprendiz é bem atual e discutida em larga escala, portanto é de conhecimento até de pessoas semi-alfabetizadas que o trabalho é proibido aos menores de dezesseis, salvo na condição de aprendiz, na verdade não deve-se discutir sobre quem estudou ou não a questão é a nível de conhecimento geral e não pedagógico, portanto acho desnecessário a "tempestade" que estão fazendo e que acbará dando em nada, não foi um erro da instituição até mesmo porque foi um erro na digitação do gabarito não-oficial, todos aqui independente de estarem convocando todos e quererem agir em conjunto só estão pensando no seu próprio "umbigo", portanto reflitam sobre isso, antes de julgarem a minha pessoa por "n" motivos que vocês vão achar para justificarem os argumentos falaciosos que tem sido levantados a esta questão. A minha opnião é que não deve-se anular a questão. qualquer esclarecimento vide texto acima...

S.R

Anônimo disse...

Bem, pelo que eu posso observar tem muita gente com medo de ficar para trás se a questão 28 for anulada. Rsrsrs...,mas ficar torcendo contra não adianta porque a questão será anulada!
Bjs!

Anônimo disse...

Meu caro(a) colega acima. A cada post que leio, mais me convenço que vocês merecem serem reprovados neste concurso, pois além de "mendigarem" um ponto em uma questão que jamais será anulada, não sabem interpretar o texto da referida questão, pois qualquer pessoa com um mínimo de raciocínio sabe que qualquer lei está sujeita a mudanças, leis não são estáticas, mudam de acordo com o clamor da sociedade. Vocês não podem basear sua resposta em um artigo que foi publicado inicialmente em 1990. Acordem, estamos em 2010, 20 anos de passaram.
ESTUDEM!!!!!

Anônimo disse...

A anulação da questão não vai alterar um fato: fui aprovado e acertei 10 questões da parte pedagógica, acho que a questão deve ser anulada pois foi mal elaborada. No entanto, não desejo que o concurso seja paralisado como desejam alguns poucos. Isso não é egoísmo. É justica!

Anônimo disse...

Bom dia fiquei sabendo hoje que pretendem paralisar o andamento do concurso por causa da questao 28, pois para quem pretende fazer isso deixo um conselho: analisem o eca da bibliografia e vejam a emenda connstitucional presente na referida obra . VCS vão perceber que a questao está clara não tem nada passivel de anulação na questao 28 da ceperj. EStou falando isso porque estou indignado com esse comentario de paralisação do concurso não preciso dessa questão para aprovação , quero ser bem claro.

Anônimo disse...

Caríssimos, o problema não é a interpretação, nem o ECA atualizado ou desatualizado, o problema é que a questão 28 está mal formulada.Vejamos, é proibido trabalho infantil a menores de 16 anos, OK CONCORDO QUE É MENORES DE 16 ANOS, porém há um limite - E ESSE É O X DA QUESTÃO - salvo na condição de aprendiz a MAIORES DE 14 ANOS. ENTÃO CARÍSSIMOS, EXISTE UM LIMITE DE IDADE, PROIBIDO A MENORES DE 16 SALVO NA CONDIÇÃO DE APRENDIZ A PARTIR DE 14 ANOS. A Douta Banca de Elaboração do Concurso, infelizmente não formulou a questão adequadamente E, AINDA PIOR, NO GABARITO PRELIMINAR SE GUIOU POR INFORMAÇÕES DESATUALIZADAS, OU SEJA, A DOUTA BANCA ESTAVA TAMBÉM DESATUALIZADA. POR ISSO, S.M.J., A QUESTÃO 28 DEVERIA SER ANULADA, OU MELHOR, ELA SERÁ ANULADA.
P.S.: FICO PROFUNDAMENTE TRISTE VENDO PROFESSORES DEBATENDO, HUMILHANDO UNS AOS OUTROS, NESSE FORÚM. ATENÇÃO SOMOS PROFESSORES!!!!!Aos que concordam com a anulação da questão 28 e aos que não concordem, vamos expor os motivos e não as humilhações, medos e angústias.

Atenciosamente,
Professor Vinicius

Anônimo disse...

ATENÇÃO EDUCADORES, LEIAM ANTES DE DIZER QUALQUER COISA:

SE A QUESTÃO 28 PERGUNTASSE: é proibido trabalho infantil a menores de ___________ (16 anos, é claro), mas a pergunta NÃO foi essa.

A PERGUNTA FOI: é proibido trabalhi infantil, SALVO NAS CONDIÇÕES DE APRENDIZ, a menores de (16 anos, a partir de 14 anos). É o que está na lei. Quando eu digo que menores de 16 anos são aprendizes, ENTÃO ATÉ UMA CRIANÇA DE MESES PODE SER UM APRENDIZ. A PERGUNTA FOI MAL FORMULADA, MAS JAMAIS A BANCA VAI RECONHECER ISSO, QUANDO ELA COLOCA (SALVO NA CONDIÇÃO DE APRENDIZ), ELA NÃO PERCEBE O ERRO DAS ALTERNATIVAS. INFEZLIMENTE ESSA QUESTÃO SÓ SERÁ ANULADA NA JUSTIÇA, E PARA QUEM ENTRAR, NÃO SERÁ PARA TODOS.
UM ABRAÇO

Anônimo disse...

Caríssimo Professor Vínicius,
Não sei se vc foi aprovado ou não, mas é díficil não expor nossas angústias e medos... Venho ficando entre os 100 primeiros em tds os concursos municipais em que participei, neste, fiquei em 1º lugar na minha região. Ai, vêm alguns, que não conseguiram sequer aprovação, e portanto não têm nada a perder, falando em mandado de segurança, paralisação do concurso e ainda por cima nos acusando de egoístas... Como não nos defender, eu e todos aqueles que foram bem classificados temos mt a perder!

Janaina disse...

O amigo aí de cima, falou tudo!!!
O problema é: a questão foi mal formulada!!!
Aos PROFESSORES que não desejam que o concurso seja paralisado, tenho certeza que se tivessem sido prejudicados por esta questão tbm estariam lutando pelos seus direitos, como nós! Se vcs se garantem tanto como foi dito acima, então pq estão com tanto medo dos prejudicados entrarem??? PQ NÓS VAMOS ENTRAR!!!

Anônimo disse...

Uma criança de meses não pode ser aprendiz, pois menor é considerado menor o indivíduo contando a idade de 14 anos.

Anônimo disse...

Caríssimos,
NÃO tenham MEDO, nem os que dependem da questão 28 nem os que NÃO dependam dela! Informo que a justiça foi acionada, já existem várias denúncias no MP, conversei com colegas e é fato que o Ministério Público(MP) e a Defensoria Pública(DP) já estão agindo para a ANULAÇÃO DA QUESTÃO, ou seja, a justiça solicitará à FESP o cancelamento da questão 28 - informo também que tanto o MP quanto a DP concordam que a questão está mal formulada- com isso a FESP terá um prazo para a resposta, tenho certeza que a FESP anulará a questão, pois é evidente que - ATENÇÃO OS AFLITOS - a SEEDUC necessita de professores imediatamente, até porque o próprio MP está cobrando isso,então é máis coerente que a FESP assuma o seu erro. Sendo assim, aqueles que estão entre os primeiros, CONTINUARÁ ENTRE OS PRIMEIROS, POIS O PONTO SERÁ DISTRIBUIDO PARA TODOS. Caro colega que se reportou a mim, não fique com medo, sua vaga está garantida!
Atenciosamente,

Prof. Vinicius,

P.s. Informo que não fiz este concurso. Sou funcionário federal e PROFESSOR - POR VOCAÇÃO E AMOR - DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Estou solidário a todos, tanto os que NÃO foram aprovados até o momento, quanto aos que FORAM aprovados.

Anônimo disse...

E NÃO ADIANTA COMENTARIOS QUANTO MINHA MENSAGEM ACIMA SUPRA.
SOU APOSENTADO, E MUITO BEM, PELO INSTITUT EDUCATIONAL DEL MONTE VIDEL.
CADA TEXTO A MIM CITADO DEVERIA SER TEMPO INVESTINDO EM SEUS ESTUDOS PARA OUTROS CONCURSOS.
PAREM DE PEDER TEMPO COM MP OU OAB.
PENSEM MELHOR...


GRATO.

PROF. CELZO SALMON LA VIASCA

Anônimo disse...

Caro prof Celso!
Se vc já está aposentado e longe do magistério há muito tempo, o que está fazendo aqui?... Como educador o senhor deveria se reportar com mais dignidade em relação a seus companheiros de profissão. È muito triste ver como essa classe não se dá o valor devido... que pena!!!!

Raquel disse...

Prof. Celzo, lamento mas tive de apagar seu primeiro comentário, pois, apesar de concordar que todos têm direito de expressar opinião, aqui no blog NÃO aceito que isso seja feito de forma desrespeitosa e ofensiva. Tente emitir sua opinião de forma mais adquada a um professor e será sempre muito bem-vindo por aqui.

Abs.

Anônimo disse...

Grata Raquel!!! Palmas pra vc!!! Por isso estou sempre passando por aqui no seu blog,porque sei da idoneidade dele!!!

Anônimo disse...

Raquel, BOM DIA!
Alguma novidade sobre a questão 28?

Anônimo disse...

O resultado preliminar da prova de títulos não deveria ser divulgado hoje?
O que houve?

Anônimo disse...

O resultado da prova de títulos ainda não saiu na página da fesp, mas já saiu no D.O., disponível no link http://www.io.rj.gov.br , clique em poder executivo e no arquivo do dia de hoje a partir da pág 17.

Anônimo disse...

Com pesar leio comentários onde pessoas ficam questionando a capacidade intelectual umas das outras e não percebem os erros da organizadora do concurso.
A organizadora não é uma entidade espiritual, não é um ser, nem uma criatura com inteligência artificial, nem um organismo animal independente. É uma instituição, com funcionários que são submetidos a regras da instituição e a outras leis e regras gerais. Há jogos de poder, há erros. Organiza um concurso público e aplica uma prova feita por outras pessoas de carne e osso que são suscetíveis a erros. A questão 28 de CP foi mal formulada. O erro foi apontado e ela, a organizadora, deveria anular tal questão. É simples. Agora por que tanta exitação?

Caros colegas, não creio que devamos ficar questionando a capacidade intelectual uns dos outros tendo por base uma prova com questões falhas. Se isto fosse a atitude mais apropriada para todos nós, será que não deveriamos questionar a inteligência de quem confeccionou tais questões? Mas este não é nosso objetivo. Nosso objetivo é que tal prova seja equiparada a outras provas de concursos sérios que não fazem questões com respostas dúbias, e que quando as fazem anulam a questão debatida.
Lutar por isso é mendigar!? Dizer uma coisa dessas é ser inteligente? Dizer isso é ser capaz?
Capaz de que? De discriminar apenas. O que uma pessoa que diz (ou escreve) isto de outros professores não dirá dos seus alunos da rede estadual de ensino? Se não tem respeito por seus colegas de profissão terá por seus alunos?

Lamento mais essas atitudes de insulto entre professores, do que qualquer erro de concordância e grafia que os comentários deste blog possam ter. Lamentável!

Sou completamente favorável a anulação.

Anônimo disse...

SO O MINISTERIO PUBLICO PODE REVOGAR A DECISAO DA BANCA... O PROPRIO EDITAL DIZ, QUE A BANCA E ULTIMA INSTANCIA, MAS O MINISTERIO PUBLICO PODE REVOGAR SIM !
DEIXA EU TE AMOSTRAR O QUE VC PODE FAZER AGORA :
Voce mora no rio? pretendo ir ao ministerio publico dar entrada num mandado de segurança
e vc faz outra coisa tambem, eu estou articulando muitas pessoas com esse objetivo,
vai na ouvidoria do ministerio publico :http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/por tal/Internet/Servicos/Ouvidoria_Geral/Fa le_com_o_MP
e joga la essa argumentaçao aqui :
AO
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DENÚNCIA CONTRA Fundação CEPERJ ( antiga FESP)
REF.: CONCURSO PROFESSOR I MAGISTÉRIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, realizado em 17/01/2010.
Prezados Senhores,
Solicito a interferência deste Ministério Público quanto a ANULAÇÃO da questão número 28 da prova de CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS ( para todos os cargos), por não haver uma única resposta corretas.
Quero esclarecer que no primeiro Gabarito a questão correta seria a da letra A (quatorze anos de idade), porém modificada, após Resultado do Julgamento dos Recursos contra o Gabarito Preliminar das Provas Objetivas, para a letra C (dezesseis anos de idade).
Eis a questão:
28. De acordo com o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de:
A) quatorze anos de idade
B) quinze anos de idade
C) dezesseis anos de idade
D) dezessete anos de idade
E) dezoito anos de idade
ESCLARECIMENTO AO PLEITO:
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, DE 13 de JULHO DE 1990)
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)
Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998.
XXXIII – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
LOGO:
A resposta correta, EM SE TRATANDO DE APRENDIZ, seria:
• menores de dezesseis anos de idade, a partir de quatorze anos.
Prezados Senhores, aceitar a resposta da letra C (dezesseis anos de idade, SEM A OBSERVAÇÃO a partir de quatorze anos) como correta, é aceitar, como aprendiz, menores de TREZE anos, DOZE anos, ONZE anos e até mesmo UM ano de idade.
anote o seu numero da reclamaçao e ligue reclamando para todos esses telefones:
0800-785-2279
2550-9124
2550-9305

127
vamos fazer justiça ! pode dar trabalho, mas vai dar certo ! Deus e justo !
Jesus lhe abençoe,a todos

Anônimo disse...

O que está escrito aí acima não procede pois menor é acima de 14 anos.

Anônimo disse...

Concordo com as pessoas que defendem a NÃO paralização do concurso. Deixo registrado que fiz a seguinte pontuação 11 4 27. A anulação me beneficiaria, mas seria incapaz de prejudicar outras pessoas por esta vaga no Estado. Me faria mal... Pensem nisso!
E de cabeça fria, perceberão, como eu, q a resposta correta é mesmo letra C. Está claro!

Anônimo disse...

Caros colegas

Hoje, fiz minha à parte quanto ao concurso do Magistério do Estado organizado pela Fesp. Eu enviei uma mensagem ao Ministério Público pedindo a anulação da questão n° 28. E agora aguardo o andamento necessário à minha denúncia. Espero que todos que se sentirem lesados também façam o mesmo. Copie a mensagem sugerida pelo colega neste blog e envie para o MP. Bem, espero que haja justiça favorável à anulação da questão. Abaixo está disponível a mensagem e o webe site do Ministério Público. Abraços.
www.mp.rj.gov.br clique em Ouvidoria Geral.


Mensagem:


AO
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DENÚNCIA CONTRA Fundação CEPERJ ( antiga FESP)
REF.: CONCURSO PROFESSOR I MAGISTÉRIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, realizado em 17/01/2010.
Prezados Senhores,
Solicito a interferência deste Ministério Público quanto a ANULAÇÃO da questão número 28 da prova de CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS ( para todos os cargos), por não haver uma única resposta corretas.
Quero esclarecer que no primeiro Gabarito a questão correta seria a da letra A (quatorze anos de idade), porém modificada, após Resultado do Julgamento dos Recursos contra o Gabarito Preliminar das Provas Objetivas, para a letra C (dezesseis anos de idade).
Eis a questão:
28. De acordo com o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de:
A) quatorze anos de idade
B) quinze anos de idade
C) dezesseis anos de idade
D) dezessete anos de idade
E) dezoito anos de idade
ESCLARECIMENTO AO PLEITO:
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, DE 13 de JULHO DE 1990)
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)
Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998.
XXXIII – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
LOGO:
A resposta correta, EM SE TRATANDO DE APRENDIZ, seria:
• menores de dezesseis anos de idade, a partir de quatorze anos.
Prezados Senhores, aceitar a resposta da letra C (dezesseis anos de idade, SEM A OBSERVAÇÃO a partir de quatorze anos) como correta, é aceitar, como aprendiz, menores de TREZE anos, DOZE anos, ONZE anos e até mesmo UM ano de idade.

Anote o seu numero da reclamação e ligue reclamando para todos esses telefones:
0800-785-2279
2550-9124
250-9305

Anônimo disse...

OBS: respeito aos concursados e profissionais da educação.

SOBRE A QUESTÃO 28


E É FÁCIL RIR DAS DESGRAÇAS DOS OUTROS COLEGAS. BANDO DE GENTE CONFORMADA, INIMIGAS DA JUSTIÇA!!!
E SE A FESP NÃO TIVESSE ACEITADO O PEDIDO DE ALTERAÇÃO? TENHO CERTEZA QUE VOCÊS TAMBÉM ESTARIAM AQUI DIZENDO QUE FORAM INJUSTIÇADOS, XINGANDO A FESP, FALANDO QUE IAM ANULAR O CONCURSO E O ESCAMBAL... INDIVIDUALISTAS FORAM ÀQUELES QUE SE SENTIRAM PREJUDICADOS E AO INVÉS DE PEDIREM A ANULAÇÃO DA QUESTÃO, PEDIRAM A ALTERAÇÃO. E DEPOIS OS INDIVIDUALISTAS SÃO OS QUE ESTÃO PLEITEANDO OS SEUS DIREITOS. SE PEDIRAM ALTERAÇÃO É QUE NÃO QUERIAM PERDER PONTOS PARA OS QUE MARCARAM A "A", POIS SE PENSASSEM DE MANEIRA COLETIVA, TERIAM PEDIDO A ANULAÇÃO JÁ QUE AÍ TODOS GANHARIAM PONTOS.
PERGUNTEM À ALGUÉM CONHECEDOR DO DIREITO, QUEM ESTÁ CERTO? A UM JUIZ, DESEMBARGADOR OU MESMO ADVOGADO. TODOS SERÃO UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE OS CORRETOS SOMOS NÓS.
SE A QUESTÃO FOI MAL ELABORADA, QUE ANULASSEM, TANTO ISSO É VERDADE QUE ELES NÃO DERAM A RESPOSTA "C" ANTES, SE TIVESSEM PLENA CONVICÇÃO NÃO TERIAM DITO QUE ERA "A" PRIMEIRAMENTE.

NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE OS MESMOS QUE DEIXAM CLARO QUE LUTAM POR MELHORES SALÁRIOS PARA OS PROFESSORES, OU SEJA, QUE MOSTRAM CONSCIÊNCIA COM A SITUAÇÃO DA NOSSA CLASSE, POSSAM CONCORDAR COM ESSE ABSURDO E AINDA CRITICAM A NOSSA LUTA. A NOSSA LUTA É A MESMA E TEM O MESMO PESO DAQUELAS QUE LUTAM POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, QUE LUTAM POR MELHORES SALÁRIOS PARA A CATEGORIA. POXA, A CONSCIÊNCIA SÓ É INTERESSANTE QUANDO AGRADA AOS INTERESSES PESSOAIS? E A REIVINDICAÇÃO DOS PREJUDICADOS NESTE CONCURSO, TAMBÉM NÃO É UMA REIVINDICAÇÃO JUSTA? ESPERO QUE QUEM DIZ QUE LUTA POR "SALÁRIO DIGNO PARA OS PROFESSORES", ACEITE AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES.

Anônimo disse...

Meu caro colega acima, é justo lutar por justiça quando a mesma não se fez. Não é este o caso da situação que se discute neste espaço. Acredito que deva ser muito frustrante não conseguir classificação em um concurso por uma questão, e é evidente que este sentimento esta obscurecendo a razão de vocês em enxergar a realidade. A resposta da referida questão é 16 anos, claro e límpido. "À partir de 14 anos" é apenas um complemento da lei. O que se pergunta é a idade em que se é proibido o trabalho para adolescente. A lei é clara: "menores de dezesseis anos".
Vocês estão causando a si próprio e a outros um desgate maior que a eliminação deste concurso.

Anônimo disse...

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado (...). "texto da LDB".

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família (...). "texto da constituição"

Os trechos acima são, respectivamente, da LDB e da Constituição e falam sobre a quem compete o dever de garantir o direito da educação. A simples troca de ordem das palavras "Estado" e "família" muda a sua interpretação também. Na LDB O dever em primeiro lugar é da família. Na constitução o dever em primeiro lugar é do Estado. A interpretação jurídica de tais vai considerar ambas. Agora em uma prova que especificar "segundo a LDB" eu não poderei considerar que o dever de garantia do direito à educação seja em primeiro lugar da família. Em ambas, LDB e CF está a afirmação de que as duas em conjunto tem esse dever. Mas lidas em separado geram interpretaçãoes diferentes. E se o enunciado da questão não deixar a especificação clara, perde a sua função que é a de testar conhecimentos. A resposta ganha um caráter subjetivo.

Com relação a especificação de menor, há conceituação diferentes na CLT, no ECA, E no código penal. No ECA ela só especifica o que é considerado Criança (0 a 12 anos) e adolescente (12 a 18 anos). A CLT considera trabalhador menor entre a idade de 14-18 anos.
Se isso for solicitado em alguma questão de concurso deverá sem muito bem específica e deverá indicar em qual (CLT, ECA) o candidato deverá basear sua resposta.

A questão 28 gera discussões, deve ser anulada, foi mal formulada. Além disso sua anulação não prejudicará ninguém. Agora caso isso interfira na classificação de alguém, a apresentação de títulos não deveria também ser extinta? Tira o mérito de quem acertou mais questões, para beneficiar quem, em tese, estudou menos para a prova, mas em compensação de qualificou mais.

Ser justo em uma sociedade de direito é se basear na justiça. E tal questão fere as regras de aplicação de concurso público.

Anônimo disse...

eu acredito que tem pessoas que estão com medo pois tem um comentário que mudou a pergunta. pois a pegunta e clara e sobre o eca. não e isso.

Anônimo disse...

poxa.. então eu devo informar ao colega de cima q tudo q for menor q 16 é certo.... isso q vc está me dizendo... poxa pera lá não entra em contradição,,,, a questão de nº 28 tem q ser anulada e ponto final... essa questão tem um erro grave,,

Anônimo disse...

" A questão 28 deve ser anulada pelo simples fato de dar margem à dupla interpretação, simples assim.

Anônimo disse...

Meu Deus! Não consigo enxergar esta dupla interpretação. É PROIBIDO TRABALHO PARA MENORES DE 16 ANOS, SALVO NA CONDIÇÃO DE APRENDIZ, À PARTIR DE 14 ANOS. Fácil de entender, simples, óbvio, sem margem à dúvidas.

Anônimo disse...

Caríssimos,

A questão foi tão mal proposta que até o examinador foi induzido a erro ao considerar correta a opção “a”, demonstrando claramente que a BANCA desconhecia a redação da Emenda Constitucional nº 20/2000, que alterou o artigo 7º, XXXIII, da Constituição Federal:

Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
..........
“XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Alterado pela EC-000.020-2000)

Após recursos, a FESP alterou o gabarito da referida questão para letra “c”, sem atentar para o fato de que a letra “b” também estava correta, pois, o trabalho também está proibido para menores de quinze anos, salvo na condição de aprendiz.

Certamente que muitos concursandos foram induzidos ao erro e viram na questão uma autêntica “pegadinha”. Optaram pela alternativa “a”, como sendo a única que se enquadrava no enunciado da questão, pois, se aplicassem o inciso XXXIII, do artigo 7º da CF, teriam duas alternativas corretas : as letras “b” como a letra “c”.

Não se pode esquecer que o concurso foi para PROFESSOR e não para operador do Direito, que conhecem as técnicas para a interpretar as normas jurídicas em seu conjunto.

Pelo exposto, entendo que devemos insistir para que a questão 28 seja ANULADA, não só porque muito mal formulada a ponto de levar o próprio examinador a entender como correta a letra “a”, como também porque ofereceu mais de uma alternativa correta.

Anônimo disse...

Meu caro colega acima, segundo o ECA artigo 60(atualizado) a redação é clara: 16 anos. Portanto o trabalho também é proibido para quem tem 15 anos, mas isso não induz a essa opção como resposta pois o que vale é o que está escrito"16 anos".
Ponto final.

Anônimo disse...

Tenho acompanhado a luta de vocês sobre a questão 28, nada mais justo recorrerem se acreditam estar errada ou mal formulada.
Pelo que pude observar, existem diversas maneiras de interpretar uma lei, basta encontrar o advogado certo para esclarecer todas as dúvidas e entrelinhas que existe por tras de tal pergunta; mas desde já deixo claro que a organizadora do concurso já se precavel de tantos comentários, denúncias e outras coisas mais. Por tras da organização, também existem advogados habilitados para responder da a altura dos seus.
Procurem realmente a ajuda certa para o caso, pois outra coisa que pude observar é quando começaram a falar sobre Mandado de Segurança, começaram a aparecer nos sites propagandas sobre o assunto, advogados querendo vender o produto.
É muito fácil se aproveitar da dor alheia; do desespero de alguns que se agarram a última esperança que lhe resta de conseguir o tão sonhado emprego público.
Não caiam em conversinhas de advogados querendo ganhar um extra com o Mand.Seg.
Verifique a bibliografia, o tal livro de onde foi retirada a pergunta, veja o que realmente está escrito. Se há falha na concepção da pergunta. A Fesp já se pronunciou sobre a tal falada questão e através do que ela disse, posicionem, mas ajam com a razão e não com a emoção. Sejam altamente racionais na averiguação de tal questão e resposta. Não é a toa que em todo concurso existe uma bibliografia.
Alguns viram a resposta e conseguiram entender claramente, outros recusam-se a lê.
Razão e não Emoção.

Uma coisa é certa: Para educadores as ofensas estão tornando-se ridículas.

Anônimo disse...

Isso já está chato, de um lado o pessoal que precisa de um ponto para ser aprovado e do outro os que têm o direito legitimo ao trabalho conquistado em ampla concorrência... Se tiver que ser anulada, que seja logo, só acho que algo deveria ser dito para que os aprovados se tranquilizem, pois já estamos fartos desta incerteza! Anula? não anula? paralisa concurso?
Basta!

Anônimo disse...

Uma coisa que eu não entendo é a preocupação do pessoal em relação à nossa indignação, com relação a questão 28, pois caso a mesma seja anulada é, claro, que quem está aprovado, continuará, em relação aos que necessitam do "um pontinho",os já classificado não perderão seus pontos, alíás, somarão mais "um pontinho". Portanto, juntem-se a nós... precisamos de força p anular essa questão que foi mal formulada! A luta continua!!!

Anônimo disse...

Qual os respectivos números da denúncias efetuadas por vocês junto ao MP?

Anônimo disse...

ATENÇÃO: informo que a defensoria pública encaminhará dia 09/03 um mandado de segurança para a FESP, ou seja, até que tudo seja resolvido o resultado não poderá ser divulgado.Obs.: Isso pode levar uns 5 dias apenas. Rumo a ANULAÇÃO! é ponto para todos!

Anônimo disse...

ATENÇÃO: NUMERO DE AGENDAMENTO PARA MANDATO DE SEGURANÇA, TEL: 0800 285 2279
282 2279

Anônimo disse...

Boa sorte e que td se resolva da melhor forma!

OBS:
MANDADO JUDICIAL é um documento oficial do poder judiciário no qual consta uma ordem ao Oficial de Justiça para que intime alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em razão de uma decisão judicial ou uma ordem de citação para que alguém tome ciência de que há processo correndo contra ele (ela) e se defenda (petição de contestação).
MANDATO LEGISLATIVO é a representação que alguém confere a uma outra pessoa a partir de um documento assinado (Procuração ao advogado) ou a investidura em um cargo público em virtude de previsão legal (eleição de vereador, prefeito, deputado, etc.). No direito civil é previsto o contrato de mandato que é a representação da pessoa para atos da vida civil, por exemplo, a compra de um carro ou casa para uma determinada pessoa por procuração. Nesse caso, quem assina todos os papéis é o procurador (mandatário).

RICO GUIMARÃES disse...

ÀQUELES QUE SE SENTIRAM PREJUDICADOS DÊEM UMA VISITA NESTE BLOG E COMENTEM. GRAÇAS À DEUS, PERCEBO QUE TEREMOS RESPOSTAS POSITIVAS ACERCA DESTE CONCURSO. MAS, VAMOS FICAR TAMBÉM UM POUCO QUIETOS, SENÃO PODE "DESANDAR O BOLO", RS...

http://ricoguimaraes.blogspot.com/


UM ABRAÇO PARA TODOS!!!


OBS: SE O CONCURSO NÃO FOR PARALISADO PELO MP, ELES DEVEM CONVOCAR LOGO NA SEMANA SEGUINTE. VAMOS TORCER PARA QUE O CONCURSO TENHA O ANDAMENTO NORMAL, SEM PARALIZAÇÕES. AH! DEVEM CHAMAR, PELO MENOS, O DOBRO DO QUE FOI DIVULGADO DE VAGAS NO EDITAL, FIQUEM ATENTOS, NÃO SE GUIEM SÓ PELO TELEGRAMA, VISITEM AS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELO CONCURSO, LÊEM DIARIAMENTE O DIÁRIO OFICIAL E LIGUEM SE PUDEREM DE VEZ EM QUANDO. BOA SORTE PARA TODOS!!!
GALERA!!! FOI INFORMADO DE QUE O MP ESTARÁ ENTREGANDO NO DIA 9 O SEU PARECER FAVORÁVEL À ANULAÇÃO. E A CEPERJ TERÁ CINCO DIAS PARA DAR A CONTRA-RESPOSTA. ENTRETANTO, ENQUANTO NÃO FOR DADA A RESPOSTA, ELA NÃO PODERÁ HOMOLOGAR O CONCURSO. O CONCURSO SÓ PODERÁ SER HOMOLOGADO SE PORVENTURA O MP ACATAR A JUSTIFICATIVA DA CEPERJ, NESTE CASO O CONCURSO SERÁ HOMOLOGADO COM A CLASSIFICAÇÃO COMO ESTÁ. SE O MP NEGAR ESSA JUSTIFICATIVA, QUE É UMA RECORRÊNCIA DO PARECER, NÃO EXISTIRÁ MAIS NENHUMA MOVIMENTAÇÃO JURÍDICA E AÍ, A CEPERJ TERÁ ESSES CINCO DIAS PARA RECLASSIFICAR OS CANDIDATOS COM O PONTO DADO PELA ANULAÇÃO DA QUESTÃO 28 E DEPOIS HOMOLOGAR. VAMOS AGORA ESPERAR!!!
LEMBRANDO QUE QUEM QUISER MAIS INFORMAÇÕES É SÓ ACESSAR O BLOG QUE EU LINKEI ACIMA E DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, QUE LOGO RESPONDEREI EM SEGUIDA.

RICO GUIMARÃES disse...

RAQUEL OBRIGADO PELO ESPAÇO, OS TÍTULOS ME FIZERAM JUSTIÇA, NÃO PRECISO MAIS DO PONTO DA ANULAÇÃO DA QUESTÃO PARA CONSEGUIR A MINHA VAGA. ENTRETANTO, SERIA UMA ATITUDE COVARDE E INCOERENTE COM OS MEUS PRINCÍPIOS NÃO LUTAR POR JUSTIÇA EM FAVOR DOS MEUS COLEGAS QUE FORAM PREJUDICADOS. POR ISSO, CONTINUO NA LUTA E PODEM CONTAR COMIGO NO QUE PRECISAR.

Anônimo disse...

Olá Amigos Professores!!!! Liguem para esse numero (21) 25319331 a partir de Segunda- Feira esse telefone é do MP Promotoria de Justiça de Proteção á Educação. A pessoa que me atendeu disse que Segunda - Feira a Promotora que esta a frente do caso teria uma Resposta. Abraço a Todos!!!!

Anônimo disse...

AMIGO AI DE CIMA . EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA RESPOSTA DO ANULA~ÇÃO OU NÃO DA QUESTAO JÁ SAI A PARTIR DE SEGUNDA . LIGAR PARA QUE?

Anônimo disse...

E a Maisa que trabalha no SBT???? Ela tem idade acima de 14 anos????
E todos os artistas mirins?
Salvo com autorização do juiz podem trabalhar....

Anônimo disse...

Será que hoje sai alguma informação????

Anônimo disse...

Gente,

Liguei hoje para a promotoria de educação e me informaram que a Promotora enviou um documento para a ceperj e para a secretaria de educação solicitando a ANULAÇÃO DA QUESTÃO 28. Esse documento foi enviado sexta-feira (dia 5), Telefone da Promotoria de Educ (2531 9331) das 12 AS 16.

Anônimo disse...

amanhã sai o resultado final,,,, quem está precisando da anulação da questão de nº 28 de conhecimento pedagogicos se prepare;;; amanhã será o dia da vitória.... kkkkkkkkkkkkk eu estou rindo hhhhhaaaaaaaa....... tooooooaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!

Anônimo disse...

fala caro amigo de cima ...oq a promotoria te disse????

Anônimo disse...

Pessoas, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS CONCURSOS PARA O ESTADO??????????????????????????????
realização de um concurso a cada ano; não convocação do número necessário de professores; convocação sob pressão do MP; Convocações às pressas e ,não muito divulgadas, de concursos antigos, feitas de forma desorganizada(os classificados ficam confusos); confusão nos pedidos de anulação de questões, ouvidos apenas via MP.

CARA,
Será isso venda de votos por de matrícula no Estado?!
Ou será mesmo omissão?! Será que pensam "ah! tanto faz... é aluno e professor do estado..."

O que está acontecendo!!!

Anônimo disse...

Caro colega aí de cima!
A situação não está assim não!
Veja com atenção o que está acontecendo realmente!

Anônimo disse...

Para: Raquel
Raquel chamaram concursados de 2008 de Ciencias físicas e Biológicas antes de chamar os de 2007 como pode isso?? alguém sabe explicar por favor? Minha irmã está em 123º para a metro VII e até agora só chamaram até a 85º!

Anônimo disse...

O 35º de Ciências biológicas de 2008 foi convocado e é metro VII a coordenadoria que minha irmã concursada de 2007 está esperando convocação está lá no D.O de 04/03 e 08/03.Atenção pessoal de 2007, temos que ficar de olho, pois a SEEDUC erra, a FESP erra...Não podemos mais confiar nas instituções.

Anônimo disse...

Ciências Físicas e biológicas -35ºcolocado- Coordenadoria Metro VII!!!!!!!!!!!!!!! d.o de 04/03/2010- pág:27 e pág:40 dos convocados 2008, d.o de 08/03/2010!!!!!!!! Minha irmã, concursada de 2007 não foi convocada!!!!! Explicação???? Alguém sabe alguém viu?????

Anônimo disse...

Anulação já da questão 28 !!!! Abraço a todos!!!!

Anônimo disse...

caros amigos, passei neste concurso dentro do numero de vagas da metr q escolhi,mas só me formo no meio do ano.Além do processo de final de fila alguem pode me dizer se não há outro modo de adiar minha posse caso seja convocado antes de me formar.desde já agradeço e torço para um final feliz desta "novela da questão 28"

Anônimo disse...

No comentário acima em "o que está acontecendo!!!" leia-se o seguinte "o que está acontecendo???"
Não foi uma afirmação. Foi uma questão.
Foi somente um desabafo sobre uma situação de desconforto gerado por tanto concurso realizado seguidamente, e a permanência de falta de professores em muitas escolas.
E diante de fatos como o do desvio da prova do ENEM, ficamos numa situação em que acabamos fazendo a relação de uma coisa com outra. Sem falar disso, sabemos da barganha que há nos "cercamentos" de contratos que há em qualquer prefeitura do interior. Não haveria a mesma coisa no estado?
Não afirmo que isto esteja acontecendo, mais diante de dinheiro em cuecas e meias, o que podemos pensar? Não dizem que os cidadão devem participar procurando interar-se das ações dos estados e municípios? Não quero a minha fatia do bolo público, quero que o serviço público seja bem realizado e que não passe a ser considerado uma "propriedade particular". Afinal de contas, não somos uma democracia!?. Só quero entender o que esta acontecendo???

Anônimo disse...

ATENÇÃO! O MP DA BAIXADA FLUMINENSE ENTRARÁ COM MANDADO DE SEGURANÇA HOJE NA FESP!!!!RUMO Á ANULAÇÃO!!!!

RICO GUIMARÃES disse...

PROTOCOLO Nº 89884. É SÓ ENTRAR NO SITE DO MP GALERA!!!

PARA QUEM NÃO ACREDITA NA JUSTIÇA E NAS NOSSAS INSTITUIÇÕES, ESTÁ SENDO FEITO JUSTIÇA!!! QUESTÃO MAL ELABORADA DEVE SER JUSTAMENTE ANULADA!!!

E SE QUISEREM MAIS INFORMAÇÕES ACESSEM O MEU BLOG http://ricoguimaraes.blogspot.com/


E AÍ DAREI MAIS INFORMAÇÕES SEGURAS...

RAQUEL, MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO, QUE TEM SIDO SALUTAR PARA TODOS OS PROFESSORES DESTE ESTADO.

Anônimo disse...

ATENÇÃO!! O MP está solicitando a anulação da questão 28 e a FESP têm o prazo de 10 dias para responder. INFORMO que o Ministério Público - Baixada Fluminense - estará inpetrando hoje um mandado de segurança - dessa maneira fica suspenso qualquer divulgação num prazo de 5 dias até a resposta da FESP.Que com certeza será pela anulação!!!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO!! desculpe meu erro - IMPETRANDO.

Anônimo disse...

Olá a Todos!!! Acessei o site do MP conforme o número do Protocolo acima e vi o andamento do processo.Achei rídiculo o pronunciamneto da Fesp dizendo que pediram alteração de Gabarito e não anulação.Espero por Justiça entendo que as 2 alternativas estão certas sendo assim deve ser ANULADA logo assim não prejudicará nínguem.Abraçoa Todos!!!!

Anônimo disse...

Estou com vocês na luta pela anulação da questão 28. Hoje eu estive na defensoria pública de Caxias e registrei a minha indignação por tal fato. A vitória é nossa !!!
Anulação já!

Anônimo disse...

Alguém tem alguma notícia sobre a questão 28?

Anônimo disse...

Se a questão 28 de conhecimentos pedagógicos for anulada será a maior injustiça que já presenciei em um concurso. Pessoas que não conseguem acertar 5 questões em 15,se acham no direito de reivendicar um absurdo destes.
Ainda tenho a esperança que o bom senso vai predominar.

Anônimo disse...

OPS! reivindicar.
Desculpem.

Anônimo disse...

Pesoal dêem uma olhadinha no DO de hj, pág. 15.
Anularam a questçao 28!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Marco, São Sebastião do Alto

RICO GUIMARÃES disse...

CARO ANÔNIMO,

SE VOCÊ ACHA QUE A DECISÃO DE UMA INSTITUIÇÃO QUE É FISCAL DA LEI E PERCEBEU NA LUZ JUSTA DO DIREITO QUE A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA, ESTÁ ERRADA, ACREDITO QUE NÃO PRECISO FALAR MAIS NADA NÃO É? OU VOCÊ VAI QUERER TER A ARROGÂNCIA DE DIZER QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO ERROU E VOCÊ ENTENDE MAIS DE DIREITO DO QUE ELES?

E QUANTO AO ARGUMENTO "PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM ACERTAR 5 QUESTÕES EM 15, SE ACHAM NO DIREITO DE REIVENDICAR UM ABSURDO DESTES" (ISSO MESMO "REIVENDICAR" E AINDA QUER FALAR DA CAPACIDADE DE QUEM NÃO FEZ CINCO PONTOS NA PROVA SEM SABER SEQUER ESCREVER, É PATÉTICO), NÃO VEJO POR ESSE PARÂMETRO, HAJA VISTA QUE MUITOS QUE FORAM REPROVADOS QUASE GABARITARAM A PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (QUE É REALMENTE A MAIS IMPORTANTE) E FICARAM REPROVADOS POR CAUSA DE UMA QUESTÃO MAL ELABORADA. ENTRETANTO, OUTROS QUE TIRARAM PELO MENOS OS 5 PONTOS EM PEDAGOGIA, TIRARAM O MÍNIMO EM TODAS AS DISCIPLINAS E PASSARAM COM 30 PONTOS.

PERGUNTO CARO ANÔNIMO: QUEM É O PROFISSIONAL MELHOR PREPARADO, ÀQUELE QUE TIRA O MÍNIMO EM TUDO E PASSA, OU ÀQUELE QUE QUASE GABARITA A ESPECÍFICA, VAI BEM EM PORTUGUÊS (NÃO SEI SE VOCÊ IRIA BEM, PELO O QUE EU VI), E POR UMA QUESTÃO INFELIZ E INCONSTITUCIONAL, TIRA 4 EM PEDAGOGIA E COM SEI LÁ, 40, 41 OU ATÉ 42 PONTOS (12 PONTOS A MAIS DO CANDIDATO QUE FEZ O MÍNIMO EM TUDO) ACABA FICANDO REPROVADO?

APRENDA A TER UMA ANÁLISE MAIS IMPARCIAL E REFLEXIVA, O QUE VOCÊ FALOU FOI UMA BESTEIRA ENORME, DESCULPE-ME, MAS NINGUÉM É MENOS PREPARADO PORQUE FOI ELIMINADO POR DISCIPLINA. AFINAL, PREFIRO MEDIR A CAPACIDADE DO CANDIDATO PELO NÚMERO DE PONTOS QUE FEZ E NÃO POR DISCIPLINA.

E ANTES QUE VOCÊ FALE ALGUMA COISA, PASSEI NA VAGA, OS TÍTULOS ME FIZERAM JUSTIÇA, MAS COMO SOU COERENTE COM OS MEUS VALORES E PRINCÍPIOS, NÃO DEIXARIA DE DEFENDER ÀQUELES QUE FORAM INJUSTIÇADOS. ALIÁS, PARA AQUELES QUE DISSERAM QUE NÃO ADIANTARIA CORRER ATRÁS, ADIANTOU SIM, O MP VERIFICOU O ABSURDO QUE FOI ALTERAR A QUESTÃO, E DEU PARECER FAVORÁVEL À ANULAÇÃO. SERÁ, ANÔNIMO, QUE VOCÊ VAI SER ARROGANTE O SUFICIENTE PARA DIZER QUE O MP, QUE CONHECE MUITO BEM AS LEIS DO NOSSO PAÍS E É FISCAL DAS MESMAS, ESTÁ ERRADO?

AINDA ACREDITO NAS INSTITUIÇÕES DO NOSSO PAÍS, E COMO É ANO ELEITORAL E O GOVERNADOR PRECISA CONVOCAR ANTES DO DIA 30 DE ABRIL, ACREDITO QUE VÃO ACATAR A DECISÃO DO MP, SENÃO O CONCURSO FICA PARALIZADO E NINGUÉM SERÁ CONVOCADO.

RUMO À ANULAÇÃO!!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO:
DIÁRIO OFICIAL DE 10/03/2010 PÁGINA 15

EDITAL DE ANULAÇÃO / RETIFICAÇÃO
DISPÕE SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO INICIAL
DE CARGOS EFETIVOS DE PROFESSOR DOCENTE I DA
EDUCACAO PROFISSIONAL DO QUADRO PERMANENTE DO MAGISTÉRIO
DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.
A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições
que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e tendo em vista
a autorização exarada no processo administrativo nº E-
03/11511/2009, torna públicas a ANULAÇÃO DA QUESTÃO Nº 28 DA
PROVA OBJETIVA E A RETIFICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA
PROVA OBJETIVA do Concurso Público destinado a selecionar candidatos
para provimento de cargos efetivos de Professor Docente I, do
Quadro Permanente do Magistério da Secretaria de Estado de Educação.
Considerando a decisão da Direção do Concurso Público e a Recomendação
contida no Ofício PJPEC nº 233/10 - PIO 89884, expedido
em 5 de março de 2010, a Secretaria de Estado de Educação e a
Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de
Servidores Públicos do Rio de Janeiro-CEPERJ resolvem ANULAR A
QUESTÃO nº 28 da Prova Objetiva do Concurso para Professor Docente
I da Secretaria de Estado de Educação , atribuindo-se o ponto
correspondente a todos os candidatos, em cumprimento ao Edital de
Abertura do Concurso Público - subitem 7.8.
NOTA: A RELAÇÃO NOMINAL A QUE SE REFERE ESTE EDITAL
ESTÁ PUBLICADA EM SUPLEMENTO À PRESENTE EDIÇÃO.
EDITAL DE ANULAÇÃO / RETIFICAÇÃO
DISPÕE SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO INICIAL
DE CARGOS EFETIVOS DE PROFESSOR DOCENTE I DA
EDUCACAO BÁSICA DO QUADRO PERMANENTE DO MAGISTÉ-
RIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.
A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições
que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e tendo em vista
a autorização exarada no processo administrativo nº E-
03/11511/2009, torna públicas a ANULAÇÃO DA QUESTÃO Nº 28 DA
PROVA OBJETIVA E A RETIFICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA
PROVA OBJETIVA do Concurso Público destinado a selecionar candidatos
para provimento de cargos efetivos de Professor Docente I, do
Quadro Permanente do Magistério da Secretaria de Estado de Educação.
Considerando a decisão da Direção do Concurso Público e a Recomendação
contida no Ofício PJPEC nº 233/10 - PIO 89884, expedido
em 5 de março de 2010, a Secretaria de Estado de Educação e a
Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de
Servidores Públicos do Rio de Janeiro-CEPERJ resolvem ANULAR A
QUESTÃO nº 28 da Prova Objetiva do Concurso para Professor Docente
I da Secretaria de Estado de Educação , atribuindo-se o ponto
correspondente a todos os candidatos, em cumprimento ao Edital de
Abertura do Concurso Público - subitem 7.8.
NOTA: A RELAÇÃO NOMINAL A QUE SE REFERE ESTE EDITAL
ESTÁ PUBLICADA EM SUPLEMENTO À PRESENTE EDIÇÃO.


A VÍTORIA ESTÁ GARANTIDA!!!!!!

PARABÉNS A TODOS QUE LUTARAM!

PROF. VINICIUS

Anônimo disse...

VAMOS GLORIFICAR A DEUS POR ESSA VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns a todos! A justiça foi feita.

RICO GUIMARÃES disse...

VEJO QUE USANDO O MEU BLOG, ACABEI FAZENDO O BEM E JUSTIÇA PARA MUITA GENTE. GALERA, PARABÉNS E ACREDITEM MAIS NAS NOSSAS INSTITUIÇÕES. JUSTIÇA FOI FEITA!!!

Anônimo disse...

Felizmente a questão 28 foi anulada. Parabéns a todos que lutaram por essa questão.

Anônimo disse...

Glória a Deus Aleluia Deus é Fiel !!!!! A Justiça de Deus e dos Homens foi feita!!!! Estou felicissimo pois estou dentro e merecidamente!!!! Abraço a todos !!!!!

Janaina disse...

MAIS UMA VEZ A JUSTIÇA FOI FEITA, E O NOME DO SENHOR FOI GLORIFICADO!!! DEUS É FIEL!!! O QUE ELE PROMETE ELE CUMPRE!!! ESTOU MUITO FELIZ!!! AGRADEÇO A DEUS POR ESSA VITÓRIA!!!

Anônimo disse...

bommm diaaaa, parabens a todos que lutaram para a anulação da questao 28.A justiça de deus fala mais alto fico feliz por todos.

EDMILSON (PORT) SERRANA V

Anônimo disse...

O RESULTADO SAI SEXTA-FEIRA 12/03/2010. FIQUEM ATENTOS. BOA SORTE


EDMILSON

OBRIGADO , RAQUEL PELO ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO QUE VC CRIOU PARA ESSA GALERA DO BEM1!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns a todos!!! Nós Conseguimos!!!!!!

Anônimo disse...

Sr. Rico Guimarães (mas pobre em argumentos).
Errar é humano, persistir...
Ao ler meu post logo constatei o meu erro, e enviei a correção. E você, tão bom em palavras, será que ainda não percebeu que "paralizado", se escreve com "s". Só eu seria reprovado em Português??? Para constar, das 15 questões de Português só acertei 12.
Depois eu que sou arrogante.
Em relação ao desfecho da questão 28, só lamento.
Marcelo

RICO GUIMARÃES disse...

CARO ANÔNIMO,

MUITO OBRIGADO POR ANOTAR O MEU ERRO. INFELIZMENTE O MEU PC ESTÁ COM PROBLEMAS E ERREI NA HORA DA DIGITAÇÃO, ENTRETANTO "REIVENDICAR" É DOSE PARA UM PROFESSOR, NÃO ACHA?

BEM, MAS O CERNE DA QUESTÃO NÃO É ESSE. LAMENTAR UMA DECISÃO CERTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE É UMA INSTITUIÇÃO SERÍSSIMA, SE APRESENTA COMO UM PÉSSIMO, RIDÍCULO E IGNORANTE ARGUMENTO. AINDA BEM QUE SE FEZ JUSTIÇA, ALIÁS, O MP NÃO ERRA. É O FISCAL DA LEI E MAIS UMA VEZ FISCALIZOU CORRETAMENTE.

MAS ESTOU FELIZ, MUITO FELIZ, FELICÍSSIMO!!! AFINAL, A JUSTIÇA FOI FEITA, OS BABÕES DE PLANTÃO QUE SE SEGURAVAM EM TEORIAS IDIOTAS E ULTRAPASSADAS COM RELAÇÃO À LEGISLAÇÃO, DANDO UMA DE SIGNATÁRIOS DO DIREITO NACIONAL, SE ESTREPARAM.

AGORA QUERO VER IREM RECORRER AO MINISTÉRIO PÚBLICO, A DECISÃO JÁ ESTÁ TOMADA, JÁ ERA.

EU, PELO MENOS TENHO CARÁTER E QUANDO MARQUEI A "A" ANTES DA ALTERAÇÃO CRIMINOSA, EU MESMO ME MOSTREI A FAVOR DA ANULAÇÃO, MESMO SABENDO QUE PODERIA ME PREJUDICAR, MAS SABE POR QUE, SENHOR ANÔNIMO, PORQUE TENHO VALORES E PRINCÍPIOS QUE ME FORAM PASSADOS E SE PERPETUAM NO MEU CARÁTER ATÉ HOJE. NÃO PRECISAVA MAIS DO PONTO QUANDO SAIU O RESULTADO DOS TÍTULOS, MAS NEM POR ISSO DEIXEI DE LUTAR PELOS MEUS COLEGAS PREJUDICADOS.

ANÔNIMO, FICA AÍ COM RAIVINHA, COLOCA UMA BOLSA DE GELO NA CABEÇA E VAI DESCANSAR. NÃO VALE À PENA SE ESTRESSAR AQUI NÃO... A JUSTIÇA JÁ FOI FEITA, OS PONTOS JÁ FORAM DADOS, OS COLEGAS QUE FORAM HUMILHADOS AQUI NO POST FORAM VINGADOS. O RESULTADO JÁ SAIU, NÃO TEM MAIS VOLTA...

AGORA, O QUE EU QUERO É GARGALHAR!!!! RS..... KAKAKAKAKAKAKAKA... FELICIDADES MEU CARO ANÔNIMO E ADEUS AOS CHORÕES DE PLANTÃO!!!

Anônimo disse...

Sr. Rico "meu pc está com problemas e errei na hora da digitação..." Você deveria ter maturidade para assumir seu erro.
Meu caro eu luto por justiça, ela não foi feita.
Agora você novamente vem com argumentos patéticos "... o MP não erra". Você não acompanha os noticiários? Quantas vezes nos deparamos com decisões que causam repúdio na sociedade. Aqui não é local nem lugar para citar algumas.
Bem meu caro, encerro aqui minha opinião.
Mas antes, seja humilde "Vejo que usando meu blog acabei fazendo justiça".
Brincadeira.
Marcelo

Anônimo disse...

As ofensas aqui postadas não são dignas de EDUCADORES. E antes que comecem a me críticar, vivemos em uma democracia e tenho direito a expressar minha opinião, e isso é só o que eu acho, não vim dar lição de moral! Não era favorável a anulação, mas tenho que reconhecer que as pessoas que se julgaram prejudicadas se mobilizaram e conquistaran seu objetivo.
Parabéns!
E a propósito, o arquivo postado na pág. da banca está corrompido e não consigo abrir, alguém teve o mesmo problema?

Anônimo disse...

Até agora nada do resultado final da prova de títulos...
Alguém saba algo?

RICO GUIMARÃES disse...

QUESTÃO 28 ANULADA. AGORA, TENHO UM PROBLEMA, JÁ VI O RESULTADO NO DIÁRIO OFICIAL, ELE TAMBÉM SAIU NO SITE DA CEPERJ, ENTRETANTO, NÃO CONSIGO ABRIR O LINK. ALGUÉM ESTÁ COM ESSE PROBLEMA? AGUARDO AJUDA. FELICIDADES PARA TODOS!!!!

RICO GUIMARÃES disse...

AO ANÔNIMO QUE POSTOU SOBRE AS OFENSAS, CONCORDO COM VOCÊ, REALMENTE ESSA POSTURA NÃO É DIGNA DE EDUCADORES, COMO TAMBÉM NÃO FOI DIGNA A POSTURA DE COLEGAS QUE SE DIZEM PROFESSORES VIREM AQUI DESCARACTERIZAR E HUMILHAR OS COLEGAS QUE ESTAVAM LUTANDO PELA ANULAÇÃO DA QUESTÃO. PORÉM, VENHO AQUI PEDIR-LHE DESCULPAS EM NOME DA CLASSE, SE EU EXAGEREI, PERDOE-ME, HUMILDEMENTE...

QUANTO AO ANÔNIMO NERVOSO, PRA VOCÊ KAKAKAKAKAKAKAKAAKAKAKAKAKAKAKAAKAKAKAKAKAKAAKAKAKAKAKAKAKAKAAKA!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O arquivo está corrompido! Alguém que more no Rio, por favor, ligue para a Ceperj e avise para que o problema possa ser sanado.

RICO GUIMARÃES disse...

ELE TÁ NERVOSO!!!! ELE TÁ NERVOSO!!!! MARACUJINA RESOLVE...

RICO GUIMARÃES disse...

PODE DEIXAR QUE EU LIGO AMIGO... QUALQUER NOVIDADE EU VOLTO A POSTAR.

FELICIDADES PARA TODOS OS APROVADOS!!!

Anônimo disse...

Oi Pessoal, eles postaram novamente o arquivo, mas não era problema de postagem. O arquivo continua danificado!!!
Será que só eu estou com esse problema???

Anônimo disse...

Galera , eu desci uma posiçao depois da anulaçao da questao 28, nem por isso estou aqui debochando de pessoas que dignamente recorreram aos seus direitos e conseguiram seu ponto com hnestidade , esse espaço que a Raquel nos concedeu deve ser usado para trocas de informaçao e não bate boca de "educadores" que não aceitam os principios democraticos de direito de opinar. comentar erro de portugues aqui , me poupe , né isso seria uma atitude das mais banais. parabens para quem se beneficiou com a anulaçao da questao1!!!

Anônimo disse...

Caros Colegas,

Gostaria de agradecer à Raquel e a quem mais de direito por este espaço que muito contribuiu para nossa, tão merecida, vitória! E aproveitar para propor que este mesmo espaço torne-se uma ferramenta de discussão sobre a nossa classe, que sempre foi e será discriminada. Usar este forum para nos unir mais, enquanto classe, pois, se não nos valorizarmos, como nos valorizamos nesta luta, pela Anulação da Questão "28", jamais teríamos vencido esta batalha. Aos colegas que torceram contra a nossa luta, lamentação... Mais precisamos de vocês do nosso lado, para seguirmos em frente rumo a uma sociedade mais digna, justa e solidária.
Marco Aurélio da Silva Queiroz, Prof. História, residente: São Sebastião do Alto/RJ - Serrana I
Que Deus nos abençoe em nossa caminhada!!!

Anônimo disse...

A QUESTÃO DE Nº 28 FOI ANULADA...
EU CONCORDO COM O COLEGA DE CIMA , POIS ME CHAMARAM DE BESTA E ME MANDARAM ESTUDAR + PQ EU ESTAVA LUTANDO POR UMA QUESTÃO CERTA... E PROVAMOS Q A QUESTÃO NÃO ESTAVA TÃO CERTA ASSIM, SE NÃO, ELES NÃO TERIAM ANULADO A QUESTÃO... ISSO SERVE DE EXEMPLO P/ NUNCA + CHAMARMOS NINGUEM DE BESTA OU BURRO., EU SÓ ESTAVA LUTANDO PELOS MEUS DIREITOS,,, E ACHO Q VC Q ME CHAMOU DE BESTA AGORA BOTE A MÃO NA CONCIÊNCIA E VER Q VC ESTAVA ENGANADO... MEU AMIGO PRECISAMOS NOS UNIR E NÃO NOS AFRONTARMOS ... POIS NÓS SAMOS UMA DAS PROFISSOES MAIS DESVALORIZADA E VC AINDA FAZ ISSO... Q DEUS TE ABENÇOE... VAMOS SEMPRE ESTAR JUNTOS, SE NÃO NUNCA VAMOS CHEGAR EM LUGAR NENHUM ;;;;;

Anônimo disse...

JULIO CESAR ,,,,

A VITÓRIA CHEGOU!!!!
A QUESTÃO DE N° 28 DE CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS FOI ANULADA.
VC PODE CONFERIR JÁ ESTÁ NO SITE DE CEPERJ...
CAROS COLEGAS: VER SE DA PROXIMA VEZ TENHAM + RESPEITO COM OS OUTROS.... TODOS TEM O DIREITO DE RECORRER,, QUANDO ESTIVER SE SENTINDO LESADO,,,E NÓS DEVEMOS RESPEITAR O PROFISSIONAL CHAMADO ''PROFESSOR''

RICO GUIMARÃES disse...

ISSO MESMO, ÀQUELES QUE GANHARAM O PONTO LUTARAM E MUITO E MERECERAM A RECONSIDERAÇÃO DA CEPERJ. VAMOS SEGUIR O CONSELHO DO COLEGA ACIMA E NOS UNIR EM QUESTÃO DA MELHORA ESTRUTURAL E SALARIAL DOS PROFESSORES E NÃO TORCER CONTRA DETERMINADO CANDIDATO QUE LUTA PELOS SEUS DIREITOS QUANDO UMA QUESTÃO É MAL FORMULADA. UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS!!!

Anônimo disse...

OBRIGADA DEUS, PAI TODO PODEROSO,POR ESSA VITÓRIA!!!
OBRIGADA PELO APOIO DE TODOS!!!
PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS DE PROFISSÃO!!!
BOA SORTE A TODOS!!!

Anônimo disse...

A questão 28 no seu enunciado diz:

De acordo com o Art.60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de :
A)quatorze anos de idade
B)quinze anos de idade
C)dezesseis anos de idade
D)dezessete anos de idade
E)dezoito anos de idade

Vejam bem: "...é proibido qualquer trabalho, SALVO na condição de aprendiz a menores de"

Se respondermos alternativa A, significa que menor de 14 anos pode exercer a função de aprendiz (...SALVO na condição de aprendiz...).

É tão óbvio que a resposta correta seja C que custo a crer que toda esta discussão, partindo de PROFESSORES tenha ocorrido. Como é que o Ministério Público caiu nesta conversa? É questão de interpretação de português. Tão simples!!!

Paulo Costa

RICO GUIMARÃES disse...

E AS PESSOAS CONTINUAM ACREDITANDO NA "INOCÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO". OK! O SUPER CONHECEDOR DO DIREITO É VOCÊ ACIMA. SINCERAMENTE, É LAMENTÁVEL. TEM CANDIDATO QUE NÃO SABE ACEITAR O QUE FOI DECIDIDO. QUER POR QUER LEVAR VANTAGEM MESMO...

O MP DECIDIU ESTÁ DECIDIDO, OU SERÁ QUE OS PROMOTORES SÃO UM BANDO DE IGNORANTES, QUE NUNCA ESTUDARAM E NÃO SOUBERAM INTERPRETAR ESSA QUESTÃO.

VAI DAR AULA DE DIREITO PRA ELES DA PRÓXIMA VEZ, ADVOGADO!!!

Anônimo disse...

CALMA RICO!!!

Eu até entendo sua dificuldade em interpretar nossa língua mas leia com calma o enunciado da questão e você vai entender. Mas fique com o ponto que o Ministério Público lhe deu.

Paulo Costa

RICO GUIMARÃES disse...

EU NÃO TENHO DIFICULDADE EM INTERPRETAR A LÍNGUA PORQUE NÃO SOU IGNORANTE, ALIÁS, ESTOU LONGE DISSO SE VOCÊ OBSERVAR BEM. ENTRETANTO, NÃO ESTAVA, DEPOIS DA PROVA DE TÍTULOS NEM PRECISANDO DO PONTO. ATÉ PORQUE PASSEI MUITO BEM. AGORA ESTOU RINDO PRA CARAMBA, COM UNS IDIOTAS EM OUTRAS DATAS QUE POSTARAM COISAS COMO: "TENTEM DA PRÓXIMA VEZ", "ESTUDEM MELHOR DA PRÓXIMA VEZ", "VOCÊS FORAM REPROVADOS PORQUE NÃO ACERTARAM AS OUTRAS DEZ", "NENHUM ADVOGADO VAI QUERER PEGAR A CAUSA DE VOCÊS" E BLALALALALALALA... TUDO PARA DESENCORAJAR E DESCARACTERIZAR A NOSSA LUTA, TODAVIA QUEM RIU POR ÚLTIMO FORAM OS INJUSTIÇADOS DA CRIMINOSA ALTERAÇÃO DA QUESTÃO...

BEM, EU TENHO AS MINHAS CONVICÇÕES E O MEU CARÁTER. ACREDITO QUE TODO MUNDO TEM O DIREITO DE EXPRESSAR O QUE ACHA CERTO, AGORA CHEGAR A ARROGÃNCIA DE QUERER SER MELHOR ENTENDEDOR DE UMA INTERPRETAÇÃO JURÍDICA DO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO, É RIDÍCULO, MUITO IDIOTA...

SÓ FALTA QUESTIONAR DEUS, CARAMBA, QUERO ESTAR AQUI DE CAMAROTE PARA VER...RS...

É RISÍVEL A SUA POSTURA, INCLUSIVE A ARROGÃNCIA DE DIZER DA MINHA DIFICULDADE DE INTERPRETAR A MINHA LÍNGUA. BEM ACREDITO QUE VOCÊ TAMBÉM TENHA MUITA DIFICULDADE DE INTERPRETAR O DIREITO...

MAS, TUDO BEM, SEI QUE VOCÊ DEVE ESTAR COM MUITA RAIVA. SE VOCÊ QUISER ENTENDER MAIS DE DIREITO DO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO, TÁ BOM, FAZ UM CONCURSO PRA LÁ, QUEM SABE EM 2200 VOCÊ PASSA COM ESSA CABEÇA DE AZEITONA...

FICA COM DEUS!!!

Anônimo disse...

Caro Rico!!! Não perca sua energia digitando para responder esse idiota , burro , ignorante e egoísta. A JUSTIÇA foi feita mais entendo que esse infeliz no meio de tantas injustiças nesse País estava crente que mais uma vez não aconteceria JUSTIÇA.Ele diz que acertou 12 questões de Português mais o que adianta isso se a pessoa não tem senso crítico para analisar e humldade para aceitar a opinião de pessoas capacitadas!!!! Lembro que a Educação Tradicioanl que obrigava as pessoas a memorizar e tudo mais está sendo substituida e debatida por uma Educação que faça o discente pensar,refletir e ter senso crítico para poder lutar por seus Direitos!!! Pra quem sabe lê um Pingo é Letra. " O HOMEM FAZ O POSSÍVEL DEUS FAZ O IMPOSSÍVEL" "HAVIA UM HOMEM QUE ACHAVA QUE AQUILO ERA IMPOSSÍVEL ELE FOI LÁ E FEZ" Abraço a Todos e Obrigado Rico !!!!

Anônimo disse...

Paulo Costa é inacreditável sua interpretação ainda bem que voce não trabalha como Promotor no MP do contrário estariamos lascados pela sua falta de capacidade de interpretar quando uma questão deve ser ANULADA por está MAL FORMULADA. Quanto a interpretação creio que faltou na Questão um trecho do ECA que diz a partir de quantos anos. Desculpe acho que voce não conseguiu captar isso. Abraço Paulo Costa o INTÉRPRETE. Ass:Alex

Raquel disse...

Pessoal, vamos manter o foco, que é a troca de INFORMAÇÕES, e não de alfinetadas e implicancias. Afinal somos adultos. nem digo que devamos nos comportar aqui como professores, mas simplesmente como pessoas com o mínimo de bom senso. Podemos sim, expressar toda e qualquer opinião, mas com polidez e educação.

Não vou nem entrar no mérito da questão 28, pois me parece lógico que , se causou essa controversia toda, foi sim mal formulada. Se não deixasse margem a dúvidas, certamente não haveria ANULAÇÃO.

Quero entrar no MÉRITO obtido pelos colegas que foram em busca do que acreditavam se o justo, e conseguiram. Isso mostra o quanto é importante que nos unamos em torno de um objetivo comum, que é melhorar nossas condições de trabalho, e , consequentemente a educação de forma geral.

Que isso nos sirva de exemplo, e que nos mobilizemos e usemos este espaço para somar e não dividir forças.

A questão foi anulada. Não há mais o que discutir ou discordar em torno dela. Então deixemos esse "pomo da discórdia" de lado.

Parabéns aos colegas que se mobilizaram, se uniram e obtiveram vitória.

Abs.
Raquel.

Anônimo disse...

Desculpe Raquel mas não posso deixar de registrar o nível de alguns professores que conseguiram aprovação graças a injusta anulação da questão 28. Veja esta citação "..idiota, burro, ignorante...". E ainda mencionam a palavra de Deus.
Só Deus mesmo poderá guiá-los para que realmente se tornem EDUCADORES.
Jonas

Anônimo disse...

RICO, NAO PERCA TEMPO COM AQUELE "ADVOGADINHO" NAO , ELE QUER CAUSAR DISCORDIA AQUI ENTRE O PESSOAL QUE JUSTAMENTE COSEGUIU ANULAR UMA QUESTAO QUE ESTAVA MUITO MAL FORMULADA . EU DESCI DUAS POSIÇOES DEPOIS DA ANULAÇÃO MAS PASSEI BEM . ELE NAO TEM HONESTIDADE NEM HUMILDADE POIS TDS AQUI JÁ PERCEBERAM QUE A QUESTAO APRESENTAVA ERRO ,INCLUSIVE O MP . FIQUE TRANQUILO ELE É QUE É IGNORANTE.

Anônimo disse...

"...Ele é que é ignorante."
Merece comentários!

Anônimo disse...

Engraçado quando a pessoa é ofendida rapidinho ela se altera mais não pensa na hora de ofender os outros e é por ter Deus no meu coração que eu perdôo a sua burrice,ignorância,falta de humildade e egoísmo.Uma coisa que eu vou lutar para ensinar aos meus alunos é ter humildade,bondade e senso crítico para refletir. Raquel me desculpe o desabafo pois estou agindo a favor de um Amigo no caso o Rico que foi humilhado injustamente por esse Abençoado. Jonas voce deve ser um excelente educador pelo visto vejo que voce não sabe separa as coisas. Finalizo minhas críticas e Agradeço a Deus e peço que perdoe a mim e aos Amigos. Obrigado Deus!!!

Anônimo disse...

tentar corrigir erros de port em um chat é......

para o anonimo que pensou em comentar "ele é que é ignorante"

Nesses comentarios o que mais aparece é erro de concordancia, regencia e ainda ortografia . Seu bobo alegre rssrsrsrsr

RICO GUIMARÃES disse...

AMIGOS, NÃO VOU MAIS PERDER TEMPO COM QUEM NÃO SABE ACEITAR A DECISÃO DE UMA INSTITUIÇÃO COMO O MP. ACHAM QUE ENTENDEM MAIS DE DIREITO QUE OS PROMOTORES E QUE OS MESMOS SEQUER TENHAM ANALISADO A QUESTÃO. PARA OS PROMOTORES TEREM TOMADO A DECISÃO, COM CERTEZA ANALISARAM, CONSULTARAM A DOUTRINA E DECIDIRAM DAR O PARECER FAVORÁVEL À ANULAÇÃO.

DÁ A ENTENDER QUE OS PROMOTORES ANALISARAM DE "QUALQUER JEITO" E PRONTO. AS COISAS NÃO FUNCIONAM ASSIM, NÃO SEJAM INOCENTES. TODA DECISÃO NO DIREITO DEVE TER FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA. E ACREDITO QUE ESTA TENHA TIDO.

MAS AMIGOS, NÃO VOU MAIS PERDER TEMPO QUE ESSES "VAZIOS", DESPROVIDOS DE RACIONALIDADE. NÃO VOU RESPONDER MAIS NENHUMA OFENSA. O QUE TINHA DE SER HUMILHADO E ESCULACHADO JÁ FUI. MAS, VALEU À PENA, POIS GRAÇAS À NOSSA LUTA, FIZEMOS JUSTIÇA. O QUE MAIS VALEU FOI A QUESTÃO SER ANULADA SOB A DECISÃO DA JUSTIÇA, O QUE DEU MAIS LEGITIMIDADE À AÇÃO. ESQUEÇAMOS OS INVEJOSOS, VALEU À PENA A NOSSA LUTA. PARABÉNS PARA TODOS OS APROVADOS, SEM EXCEÇÃO. AGORA VEM UMA NOVA LUTA, A DO MAGISTÉRIO.

POR GENTILEZA, VISITEM O MEU BLOG. TEM UM POST EXCLUSIVO SOBRE A POLÊMICA DO CONCURSO E TAMBÉM COM EXPLICAÇÕES SOBRE AS CONVOCAÇÕES NA PRÓXIMA SEMANA. VISITEM, DÊEM A SUA OPINIÃO, TIREM DÚVIDAS, COMEMOREM A SUA VITÓRIA E PROCUREM RELAXAR UM POUCO DESSE ESTRESSE. SEJAM BEM-VINDOS!!! POSTEM O QUE QUISEREM, RESPEITANDO. É CLARO, O ESPAÇO E OS OUTROS COLEGAS QUE POSTAREM, MANTENDO O NÍVEL.

SEGUE O ENDEREÇO ABAIXO:


http://ricoguimaraes.blogspot.com/


PROMETO QUE POR ESSES DIAS EU VOU UTILIZAR O MEU BLOG JUSTAMENTE PARA DIVULGAR AS CONVOCAÇÕES, OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A CONTRATAÇÃO, OS EXAMES MÉDICOS E TODAS AS INFORMAÇÕES POSSÍVEIS SOBRE O PROCESSO DAQUI PRA FRENTE.

RAQUEL, DESCULPE-ME POR ALGUNS EXAGEROS, SOU SER HUMANO E FALÍVEL, ENTRETANTO, DETESTO INJUSTIÇA. OBRIGADO PELO ESPAÇO E VOU TENTAR DAQUI PRA FRENTE SER O MAIS RESPONSÁVEL POSSÍVEL NOS MEUS ARGUMENTOS.

FELICIDADES E BOA SORTE PARA TODOS!!!

RICO GUIMARÃES disse...

AMIGOS,

ANTES QUE FALEM MAL DO MEU PORTUGUÊS, CORRIJO:


AONDE SE LÊ: "NÃO VOU MAIS PERDER TEMPO QUE ESSES "VAZIOS",

LEIA-SE: "NÃO VOU MAIS PERDER TEMPO COM ESSES "VAZIOS",

OBRIGADO!!!

Mariana Penna disse...

Paulo Costa, você tem toda a razão e temos que fazer alguma coisa! Eles estão reclamando de terem sido prejudicados porque marcaram uma alternativa errada e queriam ganhar ponto de graça! Agora eu por exemplo que acertei, ou seja, marquei a ÚNICA ALTERNATIVA POSSÍVEL, ou seja, a LETRA C, fui prejudicada! Eu já estava lá dentro, seria JUSTAMENTE convocada! Agora com esse absurdo, caí 8 posições (sem contar com a prova de títulos)!! Por favor, temos que fazer alguma coisa! Meu telefone é 87480672 e meu e-mail é mariana.penna@yahoo.com.br! É absurdo anularem uma questão correta só porque cometeram um erro no gabarito e um monte de gente quer ganhar ponto em cima do ERRADO! Nós sim, os que acertaram, fomos prejudicados!!!

Anônimo disse...

Quero minha vaga de volta!
Perdi minha vaga por conta dessa anulação injusta!!!
A alternativa certa é a C!
DEVOLVAM A MINHA VAGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

agora é só lamentar. mp decidiu já era...

Anônimo disse...

gente, decisão do MP foi justa. Ou será que vcs acham que eles foram ingênuos na hora de avaliar o resultado?

De qualquer maneira , boa sorte p/ todos...

Raquel disse...

Com a anulação da questão, em tese, TODOS os candidatos começaram a prova já com um ponto. A classificação então se deu de acordo com os acertos nas demais questões da prova, se não me engano são 59 questões. As posições se definiram por quem acertou mais dessas 59.

Se acham que a anulação foi injusta, façam como os colegas que ficaram insatisfeitos com o resultado anterior fizeram. Se unam, se mobilizem, e concentrem suas energias em procurar seus direitos por meios legais.

O que não vale é ficarem se degladiando aqui no blog, pois isso não levará a lugar algum.

lamentavelmente terei de moderar os comentários, pois não estou gostando de ter nesse espaço comentários agressivos e infantis entre colegas.

Isso significa que os comentários ficarão "presos", e só aparecerão no blog quando eu tiver tempo lê-los e liberá-los. Isso tornará a troca de informações aqui mais lenta. Porém não estou vendo outra forma de manter esse espaço com o fim para o queal ele foi criado, que é a troca de informações e não de "farpas" entre colegas.

Esfriem a cabeça, muitos concursos ainda virão.

Abs
Raquel

Anônimo disse...

O Lutador
Carlos Drummond de Andrade
Lutar com palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.
São muitas, eu pouco.
Algumas, tão fortes
como o javali.
Não me julgo louco.
Se o fosse, teria
poder de encantá-las.
Mas lúcido e frio,
apareço e tento
apanhar algumas
para meu sustento
num dia de vida.
Deixam-se enlaçar,
tontas à carícia
e súbito fogem
e não há ameaça
e nem 3 há sevícia
que as traga de novo
ao centro da praça.
Insisto, solerte.
Busco persuadi-las.
Ser-lhes-ei escravo
de rara humildade.
Guardarei sigilo
de nosso comércio.
Na voz, nenhum travo
de zanga ou desgosto.
Sem me ouvir deslizam,
perpassam levíssimas
e viram-me o rosto.
Lutar com palavras
parece sem fruto.
Não têm carne e sangue…
Entretanto, luto.
Palavra, palavra
(digo exasperado),
se me desafias,
aceito o combate.
Quisera possuir-te
neste descampado,
sem roteiro de unha
ou marca de dente
nessa pele clara.
Preferes o amor
de uma posse impura
e que venha o gozo
da maior tortura.
Luto corpo a corpo,
luto todo o tempo,
sem maior proveito
que o da caça ao vento.
Não encontro vestes,
não seguro formas,
é fluido inimigo
que me dobra os músculos
e ri-se das normas
da boa peleja.
Iludo-me às vezes,
pressinto que a entrega
se consumará.
Já vejo palavras
em coro submisso,
esta me ofertando
seu velho calor,
aquela sua glória
feita de mistério,
outra seu desdém,
outra seu ciúme,
e um sapiente amor
me ensina a fruir
de cada palavra
a essência captada,
o sutil queixume.
Mas ai! é o instante
de entreabrir os olhos:
entre beijo e boca,
tudo se evapora.
O ciclo do dia
ora se conclui 8
e o inútil duelo
jamais se resolve.
O teu rosto belo,
ó palavra, esplende
na curva da noite
que toda me envolve.
Tamanha paixão
e nenhum pecúlio.
Cerradas as portas,
a luta prossegue
nas ruas do sono.
PALAVRAS...PALAVRAS...PALAVRAS...ENTRET
ANTO NÃO MARCAM QUESTÕES CORRETAS...
TODOS TEM A PLENA CONSCIÊNCIA DE QUE A LUTA É VÁLIDA, ISSO JAMAIS FOI CONTESTADO AQUI, SOBRETUDO, NÃO ENXERGAR A FALTA DE CONHECIMENTO TÉCNICO PARA APROVAÇÃO, TORNA-SE HIPOCRISIA.

Mariana Penna disse...

Onde estão meus comentários???? porque estão sendo apagados! Pára de me censurar!!!

Anônimo disse...

Raquel, vc fez muito bem em moderar o fórum! Infelizmente tem que ser assim... É uma pena ver faltar a alguns "educadores" o requisito fundamental para o exercício de nossa tão amada prática.......

Anônimo disse...

Boa noite!
Quero neste espaço também manisfestar minha indignação com a decisão do Ministério Público, logo acatada pela antiga FESP. Mas enfim, a vida continua. Por favor os que conquistaram 1 ponto com essa decisão nos permita desabafar, nada de ironias e deboches. Não consigo entender este desfecho.
Abraços,
Lucas.

RICO GUIMARÃES disse...

QUERIDA RAQUEL, JÁ ESTOU PROVIDENCIANDO OS MEUS EXAMES.

ME TIRA UMA DÚVIDA, QUE PODE SER DE OUTROS COLEGAS QUE IRÃO SER CONVOCADOS LOGO, PROVAVELMENTE, NA PRÓXIMA SEMANA.

JÁ FIZ O MEU EXAME OFTAMOLÓGICO COMPLETO, COM TONOMETRIA E FUNDOSCOPIA. GRAÇAS A DEUS, O LAUDO MÉDICO FOI EXTREMAMENTE FAVORÁVEL, SÓ UMA RECOMENDAÇÃO PARA USAR ÓCULOS NA LEITURA.
A MINHA NAMORADA VAI MARCAR PARA A PRÓXIMA SEMANA O EXAME DE VIDEOLARINGOSCOPIA, OU SEJA, O EXAME DE GARGANTA. QUAL SITUAÇÃO PODE ME ELIMINAR NESSE EXAME? SINTO QUE ESTOU BEM, MAS COMO ESTOU ADIANTANDO OS EXAMES, SE TIVER ALGUM PROBLEMA PEQUENO, EU POSSO REVERTER E FAZER OUTRO EXAME.

E COMO TEM TRÊS ANOS QUE EU NÃO FAÇO HEMOGRAMA, NÃO SEI EXATAMENTE COMO ESTOU HOJE. EM QUAL SITUAÇÃO NESSE EXAME ELES PODEM ME ELIMINAR? VI NA INTERNET, QUE ELES NÃO PODEM ELIMINAR UM CANDIDATO SÓ PORQUE TEM UM COLESTEROL OU GLICOSE ALTOS, CONTANTO, QUE O MÉDICO NO LAUDO ESPECIFIQUE QUE O CANDIDATO ESTÁ EM TRATAMENTO E QUE O PROBLEMA PODE SER REVERSÍVEL.

VOCÊ PODE ME TIRAR ESSAS DÚVIDAS, OU OUTRO COLEGA QUE JÁ TENHA MATRÍCULA NO ESTADO?

SOUBE QUE ELES SÃO COMPREENSIVOS EM RELAÇÃO AOS EXAMES MÉDICOS E QUE DÃO UM PERÍODO ATÉ O PRÓXIMO EXAME PERIÓDICO PARA O PROFESSOR SE TRATAR E MELHORAR DOS SEUS PROBLEMAS MÉDICOS. ISSO É VERDADE?

NÃO LIGA NÃO... MAS DEPOIS DE TANTA LUTA NO MAIS DIFÍCIL, QUE FOI A PROVA E DEPOIS A LUTA NA CLASSIFICAÇÃO. FICAR DE FORA POR CAUSA DE UM EXAME MÉDICO SERIA DOSE.

NO MAIS, AGRADEÇO O ESPAÇO E BOA SORTE PARA TODOS OS COLEGAS APROVADOS!!!!

Anônimo disse...

METROPOL 1 CR 19 QUEIMADOS ALGUEM SABE QUANDO VAI COMEÇAR CHAMAR OS APROVADOS NO CONCURSO DE 2009/2010... QUEM PUDER ME MANDE QUALQUER INFORMAÇÃO ,,,, GRATO...

RICO GUIMARÃES disse...

SE ALGUÉM PUDER ME RESPONDER A QUESTÃO QUE POSTEI ACIMA, FICARIA MUITO AGRADECIDO.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!!!

Raquel disse...

Rico, quando tomei posse só pediam o exame oftamológico e a videolaringoscopia, como deu tudo certo, não sei te informar quais exatamente o que, nos exames, pode adiar sua posse. Só o que sei é que se o problema for tratável, eles te dão um prazo para que vc faça o tratamento. Ah, não existe isso de "exame periódico" no Estado. Esperemos que outros colegas possam nos dar mais infoemações sobre os exames médicos.
Boa sorte!

ANÔNIMO, eu só fico sabendo das convocações quando elas são publicadas no Diário Oficial. Não tem como eu "prever" quando elas acontecerão. Fico sempre na torcida para que elas acontecem em breve.
Boa sorte!

RICO GUIMARÃES disse...

MUITO OBRIGADO RAQUEL!!! SE ALGUM OUTRO COLEGA TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO COM RELAÇÃO AO HEMOGRAMA FICARIA AGRADECIDO.

RAQUEL, OS SEUS ESCLARECIMENTOS FORAM MUITO ÚTEIS. OBRIGADO POR TUDO.

Anônimo disse...

ATENÇÃO!!! IMPORTANTE!!!
Aos candidatos que fizeram o concurso do magistério de 2010.A METRO X, POLO III( candidatos de Física, Geografia,Matemática, Quimica e Sociologia) e da METRO X, POLO IV(candidatos de Espanhol, Filosofia,Física, geografia,História, Matematica,Quimica e Sociologia), não foram publicados no Diário Oficial do dia 23/03/2010. ( é só verificar no site www.impresaoficial.rj.gov.br, em Poder Executivo, e digitar a página 158).
Quero lembrar que o concurso já foi homologado, e futuramente os candidatos serão convocados, apenas os q aparecem no Diário oficial.Logo, os candidatos q não estão na listagem devem ligar para a FESP(TEL:2334-7125/ 2334-7126/, 2334-7128)reclamando e também para o Diário Oficial(0800-2844675), se não quiserem ficar de fora do concurso por causa da incompetencia da FESP.

Obrigada!
MARCELA

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO