Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Professor ou educador?

É comum ouvirmos que o professor precisa ser EDUCADOR. Mas a lei nos permite exercer a função de EDUCAR?

Pois é, pois é, pois é...


A sociedade teima em jogar sobre os ombros dos professores o título e a responsabilidade de EDUCADORES, mas tentemos nós impor limites aos alunos (coisa necessária para EDUCAR crianças e adolescentes) , e sentiremos todo o SISTEMA ,a LEI e FAMÍLIA (a quem de fato compete o papel de EDUCAR), virem em cima de nós.

Educadora eu sou sim, do MEU FILHO. Na escola sou PROFESSORA, que, como É DEVER qualquer pessoa adulta, tenta (quando as condições permitem) passar aos meus alunos, assim como a qualquer outras crianças e jovens com os quais tenho contato, noções de ética, respeito ao semelhante e a idéia de que eles fazem parte de um todo, que é a sociedade, e que quanto pior ele se comporta dentro dessa sociedade, pior será o meio em que ele vive. Óbvio que isso, respeitando a compreensão que cada faixa etária tem.

EDUCAR é papel da FAMÍLIA. Olhando a maioria das famílias que há atualmente em nossa sociedade dá um certo desespero, mas fazer o quê???

Certa vez chamei a mãe de um aluno de 12 anos (7ª série) porque o menino estava dando problemas em sala. Bem, a mãe começou a se lamentar que o menino estava passando por uma fase difícil, pois ela e o pai estavam se separando e o menino não estava aceitando muito bem isso, tinha inclusive começado a FUMAR.... isso com 12 anos. Perguntei a ela se ele já trabalhava para comprar os cigaros? Óbvio que não.

E essa é só uma situação, até leve, perto de outras que acontecem com as crianças com as quais lidamos diariamente.

E ela (MÃE), não podia fazer nada...
Tentei ajudar o menino, claro. Dei conselhos, conversei... Algo como "enxugar gelo"...

E agora José????? Como EU poderia EDUCAR esta criança e tantas outras, que já chegam à escola "educadas", não necessariamente "bem  educadas"?
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação., no TWITTER, ou ainda em nossa Comunidade do Orkut

2 Comentários:

Ítalo de Paula disse...

Realidade de todos nós, minha cara ....

Ótimo texto que nos faz refletir e ter noção de nossa impotência diante do problema.

Anônimo disse...

Lamentavelmente os papeis se confundem 'EDUCADOR''PROFESSOR'. como professor, devemos considerar e valorizar as aprendizagens anteriormente adquiridas. Vamos tentar também como EDUCADOR? Evidentemente sem perder o foco do PROFESSOR!!!!!!

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO