A notícia foi divulgada pelo jornal O DIA. De acordo com as informações do jornal, a Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Tereza Porto, afirma que a intenção e deixar esses 2.000 profissionais aprovados e prontos para a convocação na próxima gestão governamental.
Confiram o trecho da entrevista com as informações sobre o concurso:
EFETIVOFonte: Jornal O DIA
2 MIL VAGAS Logo após o período eleitoral, a secretaria vai lançar o concurso para supervisor educacional (mil vagas) e professor orientador (mil vagas).
APÓS AS ELEIÇÕES A secretaria vai esperar o fim do período eleitoral para realizar o concurso. “A nossa intenção é deixar isso pronto para a próxima gestão, ou seja, habilitado para serem chamados”, explicou Tereza Porto.
ORIENTAÇÃO Para a secretária, o concurso será muito importante para a evolução da qualidade de informação: “Isso é uma necessidade que as escolas têm mostrado: ter profissionais para fazer a orientação pedagógica. Será extremamente importante para a rede”.
NOVOS PROFESSORES De 2007 a 2010, 30 mil docentes foram chamados por meio de concurso público. Tereza Porto informou que, brevemente, o estado vai nomear mais 2 mil professores.
Gostaria de saber qual a qualificação e função do professor orientador.
ResponderExcluirMEC formaliza exame para carreira docente
ResponderExcluirPortaria publicada no Diário Oficial da União define papel da nova avaliação, que seguirá moldes do Exame Nacional do Ensino Médio
Priscilla Borges, iG Brasília | 24/05/2010 10:21
* Mudar o tamanho da letra:
* A+
* A-
O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira as regras para criação do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A prova, que será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como objetivo ajudar prefeituras e governos estaduais a selecionar professores para a educação básica.
Leia também
* Sociedade vai avaliar critérios para exame nacional
Na semana passada, o Inep colocou em consulta pública, as diretrizes que vão orientar a elaboração da prova. Hoje, além de definir o papel do exame, a portaria publicada no Diário Oficial determina que as secretarias estaduais e municipais interessadas em utilizar a avaliação como seleção de profissionais devem formalizar a adesão à prova no Inep. Cada secretaria tem liberdade de definir como quer aproveitar as notas obtidas pelos candidatos.
Segundo o documento, os resultados também poderão ser utilizados pelos professores como parâmetro para uma auto-avaliação e ainda servirão para que os gestores tenham um diagnóstico da formação dos docentes e possam orientar melhor políticas públicas para a área. A prova será realizada anualmente em todo o País.
Os prazos para a primeira seleção ainda não foram definidos. O Inep deverá decidir o período de inscrições dos candidatos e a data de realização da prova depois que a consulta pública da matriz de habilidades e competências que serão avaliadas pelo exame seja finalizada e o documento final fique pronto.
Com as regras fixadas pela portaria, fica claro que a avaliação para os futuros docentes seguirá moldes parecidos aos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As duas avaliações ganharam as mesmas funções: avaliação, diagnóstico e seleção.
Raquel, formei- me em letras , estou fazendo um curso de ensino religioso.Posso me inscrever no concurso para professor de ensino religioso.
ResponderExcluirTambém gostaria de saber qual a formação exigida para o professor orientador.
ResponderExcluirCOMO DE PRAXE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR ou PÓS GRADUAÇÃO (MÍNIMO DE 360h) em ADMINSITRAÇÃO ESCOLAR ou SOE (SUPERVISÃO e ORIENTAÇÃO ESCOLAR)
ResponderExcluirAQUI NO RIO, SUGIRO A UCB UNIDADE MADUREIRA/CAMPINHO
1 PÓS =3 HABILITAÇÕES
ALECSANDRO
COM UM GRANDE NÚMERO DE PEDAGOGOS APROVADOS NOS CONCURSOS DE 2007 E 2008 PARA INSPETORES E DISCIPLINAS PEDAGOGICAS ELES VÃO REALIZAR NOVO CONCURSO DE FUNÇÕES QUE SO MUDAM DE NOME.COM CERTEZA NESSAS LISTAGEN TEM PESSOAS HABILITADAS A EXERCEREM ESSAS FUNÇÕES. AS GRADUAÇÕES EM PEDAGOGIA OFERECEM MAIS DE UMA HABILITAÇÃO. DEVERIAM APROVEITAR QUEM ESTÁ NO BANCO DE ESPERA AO INVÉS DE REALIZAR NO CERTAME. PENSE NISSO SR. CABRAL!!!
ResponderExcluir