A notícia está publicada no UOL, com informações da Folha.com
Pais querem barrar "open bar" em festas de alunos em SP. O que você acha?Qual grupo está certo; os pais que não acham nada demais, ou os pais que não querem que os filhos menores participem desta festa?
Os adolescentes do colégio Santa Maria, na zona sul de São Paulo, já conhecem o farto cardápio de bebidas de sua festa de formatura: vodca, saquê, cachaça, caipirinha, cerveja e "drinks à escolha" dos estudantes. A empresa de eventos escolhida pelos alunos promete "open bar" (bebida livre). A festa será em dezembro.
Como a maioria dos alunos tem 16 ou 17 anos e a lei proíbe que se dê álcool a menor de idade, algumas famílias proibiram os filhos de ir à formatura. Outras ponderam que não é para tanto.
A psicóloga Rosely Sayão diz que o problema não é haver bebida, mas os pais a aceitarem. "Eles têm 17 anos, então vão dar um jeito de beber", diz. "Quando o pai dá o aval, assume a responsabilidade que deveria ser dada aos filhos, importante para o crescimento deles."
* As informações são da Folha.com.
Difícil chegarmos a um consenso. Por um lado a lei é clara ao proibir bebidas a menores. Por outro, sabemos que os jovens entram nesse mundo cada vez mais cedo independente de existir lei ou não.
ResponderExcluirAcho que está faltando muito diálogo em casa. Não vejo porque um jovem de de 17 anos beber se desde pequeno for discutido e exigido por parte dos pais uma postura responsável. O problema é que muitos pais jamais discutem ou mesmo dão abertura aos filhos para eles sintam confortáveis de conversar sobre o assunto. Geralmente essas questões só são faladas em tom de aviso, precaução e medo.
A questão é: os alunos que deixarem de ir à formatura por proibição dos pais vão perder um momento único de suas vidas e...por nada.
ResponderExcluirPorque o adolescente que quiser beber, vai beber amanhã no bar, no shopping, em outra festinha..o que não falatm são oportunidades pra beber.
E muitos irão na formatura e não beberão.
Não é impedindo o filho de participar da festa que os pais vão evitar que o adolescente beba. O ideal é que o adolescente seja "convencido" a não beber, pois assim, independente de onde estiver não vai fazer, pq, pode ter certeza..se ele quiser beber, ele vai beber, seja onde for!
Olá, Raquel, bom dia!
ResponderExcluirInfelizmente, impedir a participação do filho em sua própria formatura não vai garantir que o jovem não beba álcool, pensando assim deveríamos manter nossos filhos trancados em casa para que nunca tivessem contato com bebidas, cigarros e outras drogas, lembrando que há famílias que consomem tudo isso e depois acham que o filho não vai seguir o mesmo caminho...
Mas, no caso citado, penso que a empresa de eventos deve ser multada e advertida sobre a ilegalidade de oferecer bebida alcóolica a menores de idade.
Se fosse a formatura do meu filho com certeza eu já teria denunciado essa empresa que desrespeita a lei na maior cara de pau.
Beijocas,