Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O desabafo de um aluno.

Li o texto abaixo no blog de um estudante da 3ª série do Ensino Médio. Gostei do texto e resolvi colocá-lo aqui na íntegra, até para reflexão dos professores :)

O que me chamou atenção no texto do Igor,  foi  já ter tido um aluno há alguns anos, em um CIEP que ficava num local muito complicado. Não era nem uma comunidade, era um lugar que ficava entre várias comunidades, onde o colégio funcionava como ponto neutro;  "faixa de gaza", era assim que os professores e profissionais da Unidade Escolar chamavam o colégio.

Bem, esse aluno do 8º ano, apesar de extremamente carente, tanto material quanto afetivamente, era simplesmente um fenômeno de inteligência, ele é um gênio, e digo isso sem exagero nenhum. A conversa desse menino de 13 anos (quando não havia colegas dele por perto) era muito mais interessante e com conteúdos relevantes do que a conversa de muitos pessoas adultas e formadas. E era também o aluno que mais dava problemas de comportamento e o mais bagunceiro da sala. Um dia conversando com ele, descobri que ele "zuava" tanto porque só tirava 10 em todas as matérias (conferi isso), e disse que, se além de tirar 10 em tudo, fosse também um aluno comportado, seria "esculachado" pelos demais estudantes e seria impossível sequer frequentar a escola... Sei que esse aluno é um caso excepcional, e torço para que ele consiga se salvar dentro desse nosso sitema louco. Lamento muito não ter preparo nem instrumentos para poder ajudá-lo.

Tirem suas conclusões  e comentem sobre isso, de  acordo com o que observam em suas turmas.

Não somos só nós, professores, que temos dificuldade em atuar nessa sociedade moderna,  onde o "saber" é tão desvalorizado. Muitos estudantes são pressionados. Nossa sociedade estabele a cultura da  "menos valia", onde ser ruim é o bom... Vivemos tempos de barbárie...

Bons alunos do Brasil, uni-vos !
por Igor J. Viana - sexta-feira, 30 de julho de 2010

Entrei na escola com 3 anos e de lá nunca mais sai. Calma, eu não sou repetente, pretendo ser professor. Vi o sistema educacional se perverter e se transformar no que é hoje. Venho comentar sobre os bons alunos, classe essa em extinção e altamente perseguida pela classe dominante - os desprovidos de raciocínio. ( Chamar de burro vai contra a LDB =D )

Sempre fui bom aluno, matemática nunca foi meu ponto forte. Em certos momentos tenho tombos no português, normal. Meu forte sempre foi Geografia e História, gosto de debater temas, analisar os problemas de nossa sociedade. Sendo um bom aluno sempre tive problemas, inveja e perseguição de alguns "colegas" escolares. Nunca desaminei, sempre foquei nos estudos.

Muitos amigos perdi, amigos de causa. Sim, estudar e gostar de estuda no Brasil é praticamente uma causa. Ser bom aluno em um sistema de "desprovidos de raciocínio" é semelhante a esquerda na ditadura. Com tortura é tudo mais, só não tem a rede bobo apoiando.

A grande parte dos amigos de causa que perdi, perdi para a ditadura. Foram absorvidos ao sistema de não estudar, de simplesmente ir a escola. Eu brinquei na escola, eu “zuei”, já tomei bronca, mas foram momentos, eu posso dizer que aprendi.

Os amigos que perdi não agüentaram a barra, não resistiram a viver as margem da escola, no exilio social que é imposto. Tive sorte de estudar em uma ótima escola, mesmo sendo pública. Além de estudar em uma ótima turma. Mas e o resto do brasil? Quantos vivem no exilio? Já conheci pessoas que tiravam notas baixas para não serem “zuadas”.

Desculpe, isso é covardia. Eu sempre fui bom aluno, tenho orgulho disso. Não aceitei nenhuma arbitrariedade pelas escolas. Muitas vezes o estudante não tem escolha e vive na sala, na escola, onde é exilado social. Não desista, em todo regime opressor existe resistência. Se você é inteligente e estudioso no cenário educacional brasileiro, desculpe amigo, você é a resistência.

Decida entre se unir e resistir ou aceitar a ditadura, que nem a LDB pode solucionar. Bons alunos, uni-vos !

O texto foi retirado do Blog do Igor .

11 Comentários:

Cintia disse...

Fantástico!!!!

Anônimo disse...

Muito bom o texto do Igor, assim nós professores, ficamos ciente de como alguns de nossos alunos se sentem.

Vinícius disse...

Ótimo texto.
Concordo com o aluno que é difícil você estudar num contexto em que isso não é nada valorizado. A verdade é que a educação vai caminhando para um caminho muito perigoso, pois tanto professores quanto alunos sentem o descaso que a sociedade impõe a quem leva a educação com seriedade. Não há como trabalhar sem o envolvimento da família, sem que existam condições econômicas (de estrutura nas escolas e de remuneração digna).
Hoje em dia, a educação é um ato de resistência para os bons professores e bons alunos.

Sara Maria disse...

Igor foi meu aluno no 1° ano do Ensino Médio.
Ele realmente foi e é um aluno diferenciado dos outros.É muito inteligente,mas o importante,é que é dedicado e esforçado no que faz e isto com certeza,fará a diferença em sua vida profissional e em sua vida pessoal também,pois é educado e atencioso!
Parabéns,Igor!

Igor J. Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor J. Viana disse...

Muito obrigado professores.
Da maneira que o sistema educacional vai, ser bom aluno, bom professor, um bom profissional como um todo, é um ato de resistência. É nadar contra a corrente. Eu continuo nadando; "até não poder resistir", como canta Chico Buarque, na canção Roda Viva.

Temos que nos unir, bons professores, bons alunos e todos, para tentar mudar alguma coisa.

Continuemos unidos na resistência.
Beijos. -_-

Anônimo disse...

Estou muito feliz por saber que ainda podemos encontrar alunos que pense como este. Quero parabenizar ao Igor, pois se tivessemos em nossas salas de aula, mais alunos como você, quem sabe essa mudandança tão necessária, aconteceria mais rápido.
Precisamos levar nossos alunos a acreditarem em seu potencial, não se deixando levar pelos comentários desagradáveis de seus amigos, personalidade está diretamente ligada em manter sua opinião ainda que não agrade a maioria, vamos ensinar que persistência é o que nos leva ao alvo. Espero que daqui a alguns anos possamos encontrar salas de aula com muitos "Igor".
Não desistam professores, a esperança ainda somos nós.

Midori disse...

É verdade o que Igor relata. Tenho excelentes alunos como ele, tanto no Fundamental quanto no médio. Eles são isolados e perseguidos pelos baderneiros e mal educados. Tenho uma aluna no 2º ano que está cada dia mais tímida e retraída. Evita até de responder as minhas pergiuntas, porque sabe que será alvo de deboche. Sempre digo para eles as palavras atribuídas a Bill Gates: "Trate muito bem ao CDF de hoje, você pode ser o empregado dele amanhã! Isso acontece também na Faculdade. Se cumprirmos nossos trabalhos nos prazos e não temos tempo para as baladas, somos excluídas. Já passei por isso. Só que já era uma adulta e soube me defender muito bem. Em frente, Igor!

nessadamatta disse...

Muito legal com certeza existem muitos destes ótimos alunos e alunas pelo Brasil a fora tentando escapar ao exílio, que também é posto a todos nós professores. Como no post anterior, acredito na diferença e fundamentalmente no diálogo sempre, em uma escola laica onde seja possível falar, aprender e até com respeito zoar - Escola como espaço de socialização e solidariedade! E, não no uso da força, que provoca e impõem os silenciamentos. Acredito que o Velho Barbudinho a essa hora deve estar feliz: Uni vos!rsrsr Parabéns, Igor! Com certeza é você e tantos outros alunos e alunas, que fazem nosso trabalho valer a pena. Uma semana ensolarada para tod@s!!!!

negra lynnda disse...

Eu tbm passo pro problema na escola

negra lynnda disse...

Sou estudante e, estou sofrendo pra mudar o meu horário na escola,tudo isso pq antes das aulas eu pedir pra mudar por causa do trabalho,só q fui mandada embora aí queria voltar pra noite só a diretora falou q ñ vai me passar,pq não quer sujar o diário eu estou mtu chateada isso eh permitido pela lei....espero respostas

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO