Guia prático em linguagem simples.

Guia prático em linguagem simples.
Baixe Para o seu computador AGORA.

domingo, 19 de dezembro de 2010

concurso PEB II - SP - Prova 19/12/2010.

Rede Estadual de Educação de São Paulo - 3ª etapa do concurso para o Magistério Estadual. O local de provas pode ser conferido no site da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os professores que prestaram esse concurso, precisaram cursar a Escola de Formação de Professores como uma das fases da seleção. A prova do dia 19 irá avaliar o aproveitamento desses professores no curso. A etapa é eliminatória. Em torno de 10 mil candidatos conseguiram chegar até aqui.

Confira abaixo todas as  informações relativas a essa etapa. A reportagem está originalmente publicada no UOL.

Cerca de 10 mil candidatos devem fazer neste domingo (19) prova de aptidão para 10.083 cargos de professor do ensino fundamental ciclo II, ensino médio e educação especial da rede estadual de São Paulo. O exame encerra a 3ª etapa do concurso, compreendida pelo curso de formação específica da Escola de Formação de Professores e será baseado no conteúdo ministrado nas aulas.

As provas serão realizadas em 18 municípios do Estado. Os candidatos serão informados sobre o local e horário de realização da prova pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) e pelo Cartão Informativo, que será encaminhado via e-mail.

A aplicação da prova será dividida em três períodos: às 7h, às 9h30 e às 12h30. No primeiro horário, destinado a todos os candidatos, será avaliado o conteúdo básico por meio de 20 questões. No segundo, com 30 perguntas, serão avaliados os candidatos às seguintes disciplinas: biologia, educação física, história, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. No terceiro, com 30 questões, serão avaliados os candidatos às seguintes disciplinas: arte, ciências físicas e biológicas, filosofia, física, geografia, inglês e educação especial.

Exame

A prova de aptidão será composta por 50 questões objetivas, sendo 20 referentes ao conteúdo básico e obrigatório a todos os candidatos e 30 referentes ao perfil específico a cada disciplina. Para os candidatos à disciplina de Educação Especial, essas 30 questões serão divididas em 15 perguntas sobre temas gerais da disciplina e 15 perguntas sobre a área específica de atuação escolhida pelo candidato (deficiência auditiva, física, mental ou visual).

O exame é obrigatório para conclusão do curso de formação específica e tem caráter eliminatório. Serão considerados aprovados nesta 3ª etapa do concurso público apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco de um total de 10 pontos no exame, e ainda tenham cumprido um mínimo de 75% do total das atividades propostas no curso e participado integralmente de pelo menos dois encontros presenciais.


Curso de formação específica

De acordo com o artigo 7 da Lei Complementar nº 1.094, de 16 de julho de 2009, além das etapas de prova objetiva e de avaliação de títulos, os concursos para as carreiras do magistério (professores, diretores e supervisores de ensino) incluem curso de formação específica, oferecido pela São Paulo Escola de Formação de Professores, como uma terceira fase obrigatória. Para ser aprovado no concurso, o candidato precisa cursá-lo e ser aprovado em prova de aptidão.

No curso, os docentes que ingressarão na rede a partir de 2011 conheceram o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas estaduais. O conteúdo do curso foi dividido em duas etapas, com duração total de 18 semanas.

A formação compreendeu um total de 360 horas (sendo a primeira etapa de 160 horas e a segunda de 200 horas), divididas em 18 módulos semanais de 20 horas. O conteúdo dos módulos foi disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da escola de formação, e acessado por meio de senha pessoal.

As atividades web compreenderam questões objetivas e discursivas, fóruns de discussão, redações e projetos, contabilizados na participação do curso. As questões objetivas foram corrigidas automaticamente pelo sistema e as questões discursivas, fóruns, redações e projetos foram validados pelo professor tutor. A participação foi aferida a cada mês, conforme as atividades web cumpridas (postadas no AVA e validadas pelo professor tutor).

Para a conclusão do curso era necessário que o candidato cumprisse, no mínimo, 75% do total das atividades propostas a cada período (incluindo atividades desenvolvidas na web e nos encontros presenciais), participasse integralmente de pelo menos dois encontros presenciais e fosse aprovado em prova objetiva.

Sobre o programa
Lançado em maio de 2009, o programa "+ Qualidade na Escola" criou, em sua primeira fase, a Escola de Formação de Professores, que mudou a forma de ingresso dos profissionais do magistério (instituindo o curso de formação como última etapa do processo seletivo), além de ter implementado duas novas jornadas de trabalho (de 12 e 40 horas semanais).

Na segunda fase da ação, foi criado o programa "Valorização pelo Mérito", que dá bonificação aos docentes de acordo com o desempenho em avaliação.

*Com informações da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

1 Comentário:

Anônimo disse...

Que provinha mais ridícula! E que consideração aos professores. Dá vergonha!!

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera

Add to Technorati FavoritesComentar/adicionar no Comentarium Adicionar esta notícia no BookmarksAdicionar esta notícia no Linkk Central Blogs TopOfBlogs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO