Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Choque na Educação 2011 - Análise.

Convido os professores participantes do blog a lerem a análise sobre o Novo Plano de Educação para o Estado do RJ de ou Choque na Educação, proposto pelo Secretário de  Educação Wilson Risolia.

A matéria foi publicada no Jornal Folha Dirigida de 11/01/2011, e disponibilizada para vizualização aberta no site da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz - http://www.epsjv.fiocruz.br , pois a Folha Dirigida tem acesso restrito a assinantes.

A matéria é encerrada com o seguinte convite, estendido a todos os cidadãos que se interessem por uma EFETIVA melhoria da  EDUCAÇÃO no Rio de Janeiro:

"Os milhares de professores que atuam na educação pública brasileira podem ser tudo, menos idiotas. O que se está propondo no Estado do Rio de Janeiro e em muitos outros estados e municípios (entre os quais do Rio de Janeiro que se antecipou ao estado) resulta de opções tecnocratas, apoiadas na ideia de que a educação não é um direito social e subjetivo, mas um serviço, uma mercadoria e, por isso, como a define o Secretário, um "negócio falido" como qualquer outro. Nesse quadro, os docentes são tidos como meros entregadores dos pacotes de conteúdos previamente preparados por economistas, administradores, empresários... que se assumem como "autoridades em educação".

Professores, pais, responsáveis, jovens e estudantes, unamo-nos às dezenas de entidades que instalaram em dezembro de 2010 o Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública no estado do Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro próximo, na UERJ, para dizer alto e em bom som: não queremos ser idiotizados. Não reconhecemos essas medidas como legítimas, porque ignoram a história de luta da sociedade brasileira de quase um século pelo direito efetivo à educação pública de qualidade."
A matéria está assinada por Gaudêncio Frigotto, Vânia da Motta, Zacarias Gama e Eveline Algebaile
Avalie o texto na íntegra : Plano de Metas da Educação do Rio de Janeiro: do economicismo ao cinismo

Recomendo a leitura, e também a aceitação do convite, pois sem união, articulação e organização não há melhorias. Esse pode ser um ponto de  partida.
 

6 Comentários:

Anônimo disse...

Eu não compreendo como sempre voltamos aos mesmos modelos de "solução" que nunca funcionaram...
Por que não se ouve o professor que está na sala de aula convivendo com os problemas diretamente?

Anônimo disse...

Alta produtividade com salários irrisórios?
Para sobreviver, o profissional de nível superior (Professor) tem que trabalhar em diversos lugares, numa conjuntura "insopesável". Apesar de nossa profissão ter fortes características sacerdotais, as necessidades básicas, o bem estar da família e a dignidade, falam alto. Vivemos num constante conflito entre o extremo amor pela profissão e os ínfimos salários, que nos impõem agruras e vergonha. Os meus parentes e amigos perguntam porque ainda insisto. Volto a dizer: Sacerdócio.

Anônimo disse...

Até quando as ordenanças políticas vão tratar a educação com esse descaso? A impressão que tenho é que o Garotinho 2 (ops! o Cabral), em seu desespero de ver o Rio em penultimo lugar na educação, pegou o primeiro pacotão de medidas que lhe veio a frente. Este ineficaz por não ter resultados positivos em países que foi aplicado. Depois ainda ter a coragem de creditar ao professor a desgraça em que se encontra e educação de base. É preciso federalizar a educação de base, o Mec deveria ser o ministério da educação de base no Brasil e o ensino superior, com todo os seus méritos, ir para o ministério da ciência e tecnologia como em muitos países ditos desenvolvidos. Será que é tão dificil enxergar isso?

andersonpereira disse...

Raquel voce tem notícias sobre a mudança nas coordenadorias????? Estão cometendo uma loucura na organização!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sinceramente,
O mau de alguns professores é acreditar que o magistério é sacerdócio.Não é ,não! Magistério é profissão.Sacerdote faz voto de probreza e castidade. Professor tem família e que dar uma vida digna a ela.O que não é possível com 680,00.
Queremos boas condições de trabalho,recursos para dar uma aula criativa ,tempo para pensá-la e planejá-la,alunos interessados ... E é calaro um bom salário!

Anônimo disse...

POSSO UTILIZAR O CARTÃO DE DÉBITO DO PROFESSOR PARA PAGAR CONTAS DE ÁGUA, LUZ, E COMPRAR COMIDA????!!rsrsrsrs
GRANDE PALHAÇADA!! VCS, POLÍTICOS OMISSOS, NÃO FAZEM NADA PORQUE SEUS FILHOS ESTUDAM EM BOAS ESCOLAS E TÊM TUDO QUE UM CIDADÃO PRECISA PARA TER DIGNIDADE.

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO