Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

sábado, 8 de janeiro de 2011

IDERJ.

O que é o IDERJ  - Índice de Desenvolvimento Escolar do Rio de Janeiro - , nova forma de  avaliação do desempenho escolar dos estudantes da  Rede Estadual de  Educação do RJ?

A explicação consta do Decreto publicado  pelo  governo no D.O de 07 de  janeiro de 2011,  para  o ano letivo de  2011. O resultado do IDERJ será uma das formas de  avaliar os professores para definir o valor do bônus que receberão ao fim do ano letivo. Os alunos é que farão a prova,  e  por meio dos resultados obtidos pelos estudantes será avaliado  o trabalho do professor.

É interessante frisar que dificilmente um professor, por melhor que ele seja, será capaz de ensinar algo a um aluno que não deseja aprender. Para melhorar a educação é necessário que a família se envolva  e se comprometa na preparação de seus filhos para buscarem o sucesso no  processo educacional.

DA AFERIÇÃO DA QUALIDADE ESCOLAR
Art. 1º - Com vistas ao monitoramento da qualidade da rede pública de ensino da Secretaria Estadual de Educação - SEEDUC, fica criado o Índice de Desenvolvimento Escolar do Estado do Rio de Janeiro - IDERJ.

§ 1º - O IDERJ é um índice de qualidade escolar que visa a fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), baseando- se em dois critérios: Indicador de Fluxo Escolar (IF) e Indicador de Desempenho (ID).

§ 2º - O Indicador de Fluxo Escolar (IF) é uma medida sintética da promoção dos alunos em cada nível de ensino e varia entre 0 (zero) e 1 (um), que considera a taxa de aprovação nas séries iniciais (1º ao 5º ano) e finais do Ensino Fundamental - EF (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio - EM (1º ao 3º ano) para cada escola.

§ 3º - O Indicador de Desempenho (ID) é medido a partir do agrupamento das notas obtidas pelos alunos em exames de avaliação externa da educação promovidos pelo Estado do Rio de Janeiro, em quatro níveis de proficiência: Baixo (B), Intermediário (Int), Adequado (Ad) e Avançado (Av).

§ 4º - Compete à Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC a regulamentação, o monitoramento e a divulgação do IDERJ.

7 Comentários:

Michele Gravina disse...

Aqui em MG existe um conjunto de avaliações semelhante, onde a ideia também é medir o desempenho dos professores através de provas realizadas pelos alunos. Uma (falta de) política totalmente equivocada, por vários motivos. Primeiro, que quem elabora as provas desconhece radicalmente a realidade vivida por nós em sala de aula; segundo, que sabemos que as provas tradicionais não são a melhor forma de se avaliar o aprendizado. Além disso existe um outro problema, a falta de comprometimento dos alunos ao realizarem essa prova; a maioria nem lê o que está sendo pedido nas questões.

george vidipo disse...

Brilhante observação. Quando os governos e a academia vai admitir isso. Os professores de escolas municipais e do estado estão cansados de saber disso, mas o poder não reconhece.
Nas provas do saerj os alunos nem leem as provas.

Elaine Pereira disse...

Se os alunos forem mal, eles irão descontar do nosso salário como punição?

Anônimo disse...

Se para alcançarem as notas dos bimestres os aunos não estão nem aí. Ficar elaborando métodos para melhorar a educação em uma sala com ar condicionado a kilômetros de distância de uma sala de aula sem conhecer a realidade é muito fácil...

Adm disse...

- Michele, obrigada por compartilhar sua experiência sobre o assunto conosco :) Concordo com você, esse tipo de avaliação é totalmente equivocado.

- George, já apliquei provas do Saerj, e observei mesmo que eles fazem a prova sem comprometimento algum - os poucos que aparecem para fazer -, pois muitos alunos sequer comparecem à escola nos dias em que eles sabem que essas provas serão aplicadas.

- Elaine, na prática é isso mesmo. Pois já que será dado um bônus aos profissionais que trabalham numa escola em que os alunos se sairem bem e os da escolas em que, por diversas razões, muitas delas alheias à vontade e ao alcance do professor, os alunos forem mal, os professores não receberão o bônus... Sim, o professor será "descontado" no bolso pela desorganização em que se enconta a educação e a sociedade atuais...

Abs
Raquel

Edson - RJ disse...

É brincadeira a forma como são resolvidos os problemas que envolvem a educação neste país. Se preparem pois a aprovação automática e a versão 2011 da NOva escola estão voltando. Estou ficando cansado dessa falta de comprometimento de como o professor é tratado. Dá vontade de abondonar o barco. Aumento real de salário seria e condições reais de melhoria ficaram bem longe de quem desenvolveu esses absurdos. São pessoas que desconhecem totalmente a nossa realidade.

Anônimo disse...

Em Sp ja acontece isso é uma baita enganação...so gera cobranças aburdas nas escolas e competições infrutíferas o RJ ta copiando SP no que tem d pior, agora só falta a meritocracia...

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO