terça-feira, 12 de abril de 2011

SAERJINHO será aplicado em 13/04/2011.

A prova do "SAERJINHO" acontecerá em toda a Rede Estadual de Educação do RJ no dia 13 de abril, e deverá ser aplicada em alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental , e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular).

SAERJINHO é o "apelidinho" que os responsáveis pela educação do Estado do RJ deram à prova OFICIAL que será aplicada bimestralmente para avaliar a progressão do aprendizado dos alunos da Rede Estadual de Educação.

A prova só será aplicada aos alunos matriculados em turmas regulares do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio. Os estudantes matriculados em trumas do EJA, Projeto Autonomia e afins, não passarão pela avaliação do "SAERJINHO".

Segundo informações que constam no site da SEEDUC:

- A prova constará de questões de Língua Portuguesa e Matemática somente.
- Os professores das turmas aplicarão as provas, indepentente da disciplina que lecionam. Se é o horário do professor na turma, ele usará sua aula para aplicar a prova - que deverá durar (02) duas horas. Caso o horário da aula do professor termine antes do fim da prova, o professor seguinte assumirá a aplicação da  prova ( pressinto que isso não vai dar muito certo)
- Haverá um FISCAL (alguém de fora da escola, enviado pela SEEDUC), fiscalizando, observando e "tomando conta" de até 3 turmas nas quais os professores da U.E. estejam aplicando as provas.

 Diferente do SAERJ, que acontece sempre ao fim do ano letivo,  o professor não receberá nenhuma remuneração pela aplicação do SAERJINHO.

As instruções abaixo , eu copiei e colei direto do site da  SEEDUC:

5) Quem corrige?
Serão responsáveis pela correção das provas os professores de Português e Matemática de cada turma avaliada. Após a correção das provas, o professor
entregará ao seu Diretor o gabarito de correção utilizado, para isso terá o prazo de dois dias da data da prova.
6) Haverá um gabarito oficial?
Cada professor de Língua Portuguesa e Matemática das séries avaliadas deverão elaborar um gabarito próprio e entregá-lo ao Diretor da sua unidade escolar para que o mesmo lance no sistema até o dia 15/04. Caso o professor possua mais de uma turma da mesma série, o mesmo só irá elaborar apenas um gabarito, ou seja, o gabarito é feito por série e não pelo número de turmas que o professor possua - um gabarito para o 5º ano e um gabarito para o 9º ano do Ensino Fundamental Regular; um gabarito para a 1ª série, um gabarito para a 2ª série e um gabarito para a 3ª série do Ensino Médio Regular.
Haverá a divulgação online do gabarito e resultado oficial após a realização da avaliação bimestral.
Os gabaritos utilizados para a correção das provas deverão ser feitos pelo professor de Português e Matemática da turma -. Só após os professores entregarem seus gabaritos e as correções feitas com base nesses gabaritos, é que o SAERJ divulgará o Gabarito Oficial

Tenho uma forte impressão de que isso será uma "Babel", pois se em concursos públicos, as  bancas, presumivelmente formadas por experts, erram nos gabaritos, há recusos que precisam ser acatados e gabaritos modificados...

Sem querer causar polêmicas, vejo como óbvio que haverá diferenças nos gabaritos feitos pelos professores. E o problema é: se o professor vai corrigir e atribuir a nota aos alunos de acordo com seu próprio gabarito, o que acontecerá quando sairem os gabaritos oficiais do SAERJINHO e houver diferenças????? Como ficará a nota do aluno??? Os professores terão de refazer todo o trabalho de  correção e atribuição dos pontos???

Vamos esperar o dia 13 e conferir no que isso vai dar...

Mesmo lendo os esclarecimentos da  SEEDUC ainda me restaram algumas  dúvidas, por exemplo, em que data sairá o gabarito oficial e  o resultado? Eles não especificaram uma data.

De qualquer forma, todos os professores de  Português e Matemática estão convidados e deixarem seus gabaritos aqui nos comentários - já que há um prazo de  2 dias para serem elaborados -, isso pode ser útil para que haja pouca ou nenhuma diferença, nos evitando mais trabalho futuro.

Todas as informações divulgadas no site da  SEEDUC podem ser conferidas no seginte endereço eletrônico: http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=secao&idsecao=340

22 Comentários:

Biula disse...

Olá, Raquel, boa noite!

Eu trabalho com EJA e a informação de minha diretora ontem foi de que não teremos saerjinho amanhã, dia 13.

Beijoca,

Adm disse...

Olá, Biula :)
Só farão os "SAERJINHO" os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio matriculados em turmas regulares. O pessoal do EJA não participará.

Abs

Anônimo disse...

Algo me diz que esse "saerjinho" safadinho é mais para avaliar os professores do que para avaliar os alunos. Por que não há um gabarito único? Por que cada professor tem que elaborar um gabarito?

Anônimo disse...

Olá Raquel, os professores de Língua Portuguesa aprovados no concurso para cadastro reserva em 2008 não serão convocados? O prazo foi prorrogado por mais dois anos? Preciso da resposta com urgência e não consegui até a presente data. Me ajude.

Anônimo disse...

Esse fato é lamentável. O governo quer na realidade avaliar os professores, não quer remunerá-los nem melhorar sua condições de trabalho. Só exigem sem nenhum retorno. Os professores deveriam se recusar a corrigir,e, fundamentalmente se recusar a fornecer qualquer tipo de gabarito: correto ou errado, pois o objetivo do governo é ridicularizar os professores. Os professores já se submeteram a um concurso público e se a seleção não foi feita de forma consciente, permitindo que fossem nomeados os que não correspondiam às exigências básicas, não é problema nosso. Neste momento, estão na iminência de cometer mais um ato insano ao promover professores de primeira à quarta série, de quarenta horas, que não se submeteram à seleção para professores do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de economizar miséria pouca. Só posso lamentar por todos nós.

Anônimo disse...

Olá. hoje eu fiz a prova do saerjinho. Eram 52 questões de português e matematica. Era meio embolado, em vez deles colocarem uma parte só de português e outra só de matemática eles colocaram ummas questões de português e outras de matemática. Tinha umas questões bobas, mais tinha outras que eu não consegui fazer pois a professora não tinha dado a materia. fora disso eu acho que fui bem..

Anônimo disse...

Olá a todos,
Quanto ao Saerjinho, sou professor e apliquei a prova com 52 questões (diga-se de passagem, mal elaboradas). Questões sem criatividade, pouca ou nenhuma contextualização (tanto cobrada pela SEEDUC) e sem muito a ver com a "realidade do aluno". Me pergunto o quanto o governo insiste em gastar nessa prova (ja que tem contrado com o CAED de Juiz de Fora), quando poderia na verdade melhorar a educação, a começar pagando um salário dígno aos professores. Se vai pagar a chamada "propina na educação" (já apelidada assim essa gratificação em São Paulo), porque não pensa em verdadeira capacitação e dignificação salarial aos mestres? Para aplicar a prova, tem que pagar um montante não divulgado ao CAED, outro montante aos fiscais, Gasto com o papel, gasto com a impressão, etc. Já fizeram as contas? E se fosse séria a avaliação, não seria aplicada nos três turnos com o problema de vazamento das questões que já estão acorrendo nas redes sociais como facebook ,orkut e MSN. A prova para ser séria poderia ser aplicada, por exemplo, em um sábado em um único período e além disso, professores das disciplinas constantes na prova (Português e Matemática), não poderiam ser aplicadores da mesma. Mas, vamos aguardar o "angu de caroço" que isso vai dar.
Abração a todos.
Vamos aguardar

Anônimo disse...

Olá! Sou professora de Português - que está sendo "avaliada" pelo Saerjinho - e estou com algumas dúvidas no gabarito, como: questões nºs 09, 13, 33 e 37 do Caderno C1101 e as questões de nº 03, 33, 37 e 38 do Caderno C1201. Alguém pode me ajudar?
Desde já, obrigada!
A.J

Daniele disse...

Oi A.J, fiz os gabaritos de Português C 1001 e C 1201. Bom, na C1201 o número 3: A; 33:E; 37:D e 38:C ,mas tb já vi gabaritos diferentes do meu...então tb estou ná dúvida.

Dani

Anônimo disse...

Falei no meu post que esse gabarito ia ser um "angu de caroço". A Matemática não terá discordâncias, mas em Português surgirão dúvidas até o gabarito definitivo.

Anônimo disse...

Só pode ser piada...

Anônimo disse...

Por favor,preciso conferir o gabarito do "Saerjinho" do 9ºano. Alguém pode me ajudar? Sou professora de português.

Anônimo disse...

Não "tô" falando!!!? vai babar!

Anônimo disse...

Pessoal,
Nós, sinceramente, podiamos esperar o que dessa prova?
Como já dizia um cara:
""Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme e traficante se vicia" (Tim Maia)
Estão "emburrecendo" os professores, pois esses, atolados de trabalho, não tem tempo para ter cultura como ir a cinema e teatro (nem dinheiro para isso mais tem), não tem tempo para fazer cursos paralelos e ser remunerado por isso, não tem tempo para a família, e não tem... não tem tudo... não tem nada!
Esse país nunca vai valorizar a educação, pois sabemos todos que não não é esse o interesse da elite governante, há muito se esbaldando e rindo dos "bobos da corte" ou "palhaços" (que hora somos transformados por esses governantes que cada dia mais enchem os próprios bolsos). Acordem!!! Somos trouxas sim, esperançosos de que um dia melhore essa calamidade e nunca isso acontece. Quem sair por último, apague a luz!
Abraço a todos.

Fabiano de Araujo Pinto disse...

Colegas, Resolvi no meu colégio as três provas referentes ao 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio. Abaixo os gabaritos e os respectivos códigos:

1° ano (CÓDIGO C1002):

1-D
2-B
3-A
4-C
5-D
6-B
7-A
8-B
9-C
10-A
11-B
12-C
13-A
27-A
28-D
29-A
30-C
31-A
32-C
33-B
34-D
35-A
36-C
37-D
38-D
39-A

2° ano (CÓDIGO C 1101):

14-A
15-E
16-C
17-E
18-A
19-D
20-E
21-D
22-B
23-A
24-D
25-D
26-A
40-C
41-A
42-B
43-A
44-C
45-E
46-B
47-E
48-D
49-D
50-C
51-A
52-C

3° ano (CÓDIGO C1201):

14-A
15-B
16-D
17-A
18-D
19-C
20-E
21-B
22-D
23-C
24-B
25-D
26-B
40-A
41-B
42-A
43-D
44-C
45-B
46-D
47-E
48-C
49-C
50-A
51-C
52-E

obs.: Cuidado na questão 25 onde João registra sua movimentação financeira. Notem que há dois registros no dia 12/01 que somados ( 205,00+ 245,00) resulta na maior saída de dinheiro (DÉBITO) que aconteceu então no dia 12/01 (RESPOSTA: Alternativa D).

Abraço a todos,
Fabiano (Itaperuna-RJ)

Samanta disse...

Olá, fui fiscal do Saerjinho e gostaria de saber se alguém que também foi já recebeu pelo trabalho? Por que eu não recebi. Obrigada

Anônimo disse...

Bom dia pessoal!!!
Fui fiscal do Saerjinho e gostaria de saber se alguém sabe o dia que iremos receber pelo trabalho? Pois ainda não fui informada por meio algum de quando será oa pagamento...
Muito obrigada a todos que saibam responder.

Haydee disse...

Boa tarde!
Diante do questionamento do pessoal sobre o pagamento do fiscal saerjinho, liguei hoje e a informação que tive é que só irão pagar dia 10/06/2011, e olha que estava programado para pagar hoje.

Anônimo disse...

Tbm fui fiscal e até hj n recebi. AFF! Q porcaria!

PRECILIA disse...

Gostaria de saber se alguém recebeu hoje já são 28 de maio e até agora nada de pagamento...

Leila disse...

Pessoal, alguém tem o gabarito do 1º e do 3º ano de Língua Portuguesa do 3º bimestre?

Anônimo disse...

poxa, ninguém postou o gabarito saerjinho 3º ano de português para conferir resultados.....

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera

Add to Technorati FavoritesComentar/adicionar no Comentarium Adicionar esta notícia no BookmarksAdicionar esta notícia no Linkk Central Blogs TopOfBlogs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO