06/10/2011

Exames do Supletivo em MG no 2º semestre de 2011 - Inscrição.

Quem deseja obter o certifido/diploma no Ensino Fundamental ou Médio no 2º semestre de 2011 no Estado de MG tem até o próximo domingo, 09/10/2011, para fazer a inscrição.

 
O exame supletivo de MG permite a certificação nos níveis fundamental e médio da educação básica.

As provas estão previstas para os dias 17 e 18 de dezembro

O candidato que deseja obter certificação  precisa atender a alguns requisitos:
- para o exame de conclusão do ensino fundamental deve ter 15 anos completos, ou a completar, até 18 de dezembro de 2011.
- para fazer a prova que  certifica  ensino médio, deve ter 18 anos completos, ou a completar, até a mesma data.
Inscrições
Para o preenchimento dos dados solicitados no formulário de inscrição, o candidato precisa ter em mãos a Carteira de Identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). No caso do candidato estrangeiro os documentos válidos são a Carteira de Estrangeiro ou Passaporte visado. O valor da taxa é de R$ 6,00, por área de conhecimento pretendida. A taxa deve ser paga até 10 de outubro nos bancos conveniados, utilizando o boleto bancário emitido no ato da inscrição.
No caso dos candidatos que cumprem medidas socioeducativas, as inscrições serão efetuadas pelas próprias unidades prisionais, centros e associações, de 19 de setembro a 7 de outubro.

Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão se inscrever nas superintendências regionais de ensino, de 19 de setembro a 7 de outubro.

O candidato que, por motivos físicos ou de saúde, estiver impossibilitado de se locomover até o local das provas deve informar essa condição no momento da inscrição e solicitar atendimento especial, bem como aqueles que possuem alguma deficiência ou transtorno de desenvolvimento.

Efetuada a inscrição, o candidato tem até 14 de outubro para fazer as correções em seus dados cadastrais. O comprovante definitivo de inscrição estará disponível a partir de 26 de outubro. No comprovante constarão dados de inscrição, data, horário e local de realização das provas. O edital e os programas de estudo também estão disponíveis no site do supletivo.

Isenção para os afetados pela greve
Em virtude da paralisação parcial dos professores, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) autorizou a isenção da taxa de inscrição para alguns estudantes que fazem cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial, em escolas estaduais. Os alunos do 3º período do ensino fundamental e os alunos de 2º e 3º períodos do ensino médio do curso presencial do EJA estão liberados de pagar a taxa.

As superintendências regionais de ensino ficarão responsáveis pela inscrição desses estudantes, que serão feitas até 7 de outubro, na própria SRE. Os alunos poderão se inscrever em quantas áreas do conhecimento quiserem, nos níveis em que estão matriculados nas escolas. Para se inscreverem, os jovens devem ter atingido a idade mínima de 15 anos para as provas de ensino fundamental e 18 para ensino médio.

Provas
As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro, das 8h às 17h. Para os dois níveis de ensino (fundamental e médio), os exames serão compostos por quatro provas, com 30 questões de múltipla escola cada para o ensino fundamental e 44 questões cada para o ensino médio.

No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas serão:
-  Prova I (Língua Portuguesa,
- Língua Estrangeira Moderna - Inglês,
- Arte, Educação Física e Redação),
- Prova II (Matemática),
- Prova III (História e Geografia) e
- Prova IV (Ciências Naturais).

No ensino médio, os candidatos também farão provas em quatro áreas de conhecimento que são:
- Prova I (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação),
- Prova II (Matemática e suas tecnologias),
- Prova III (Ciências Humanas e suas Tecnologias) e
- Prova IV (Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
No caso da língua estrangeira, o candidato poderá fazer a opção por: Inglês, Francês ou Espanhol.

Resultados:
Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte à aplicação das provas. O candidato poderá consultá-los nas páginas da Secretaria de Estado de Educação e do Supletivo. Já os resultados oficiais, via internet, serão divulgados a partir de 27 de janeiro de 2012. Para obter  certificação cada área de conhecimento, é necessário obter o mínimo de 50% dos pontos atribuídos a cada área.

As inscrições devem ser feitas até 9 de outubro de 2011, pela internet, nos endereços: www.educacao.mg.gov.br/supletivo ou http://www.supletivomg.caedufjf.net/.

As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...