quinta-feira, 19 de abril de 2012

SEEDUC/RJ - Modelos de uniforme mudam no segundo semestre de 2012.

Mais uma novidade na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro: os alunos da  rede terão uniformes de modelos diferentes no segundo semestre.

Segundo o informe do Jornal Extra, os uniformes receberão um selo de qualidade da escola - Unidades Públicas de Ensino - UPE, auxiliando os pais na hora de escolherem as melhores escolas da  rede estadual para matricularem seus filho, pois pela camiseta o responsável poderá definir se  a escola é boa ou não.

O número de camisas entregue aos alunos também irá aumentar para (5) cinco  4 (quatro), em vez das  2 (duas) que são recebidas pelos alunos hoje. Os estudantes que se  matricularem no próximo semestre já receberão as  novas camisas, e os novos receberão no início do ano letivo de 2013.

Veja os novos modelos:



Alguns dos critérios para que a escola tenha o "selo de qualidade" Unidades Públicas de Ensino ou UPE em seu uniforme serão:
- alto índice de aprovação de alunos,
- professores que lancem as notas online nos prazos determinados, para que os pais possam acompanhar o desempenho de seus filho,
- boa gestão e prestação de contas em dia,
- infraestrutura de qualidade e quadro de professores preenchido.

O que você acha de  mais esse investimento do governo do estado do Rio de Janeiro na educação? Deixe seu comentário.

26 Comentários:

Anônimo disse...

Uma babaquice!!! O governo tem que investir na escola e nos professores, não gastar dinheiro com uniforme, criando uma divisão, uma rivalidade, fazendo um ranking das escolas exposto na camisa do uniforme... ridículo!

Marilda Flores disse...

Alguém tem alguma notícia sobre o concurso de 2009? Ainda estão chamando?

Adm disse...

Olá, Marilda :)

Esse concurso (2009) está vigente até 2014, por isso, creio que ainda acontecerão convocações.

Anônimo disse...

Distribuir uniformes, tudo bem, afinal, é escola pública. Mas esta ideia de selo de qualidade, e principalmente os critérios utilizados para se obter o selo... Se é selo de qualidade, pq não vi nos critérios indices de aprendizagem, se realmente os alunos estão aprendendo. Só falam em preencher as notas no conexão, e altos indíces de aprovação, mas será que os alunos estão aprendendo de verdade? Sinceramente, acreditava no futuro do país através de uma educação melhor, mas do jeito que está indo, está desanimando.

Anônimo disse...

estão tentando demonstrar qualidade pela aparência e não pela essência.......

Fernando Pinheiro disse...

Peraaaaíííííí.... só as de qualidade vão ser "Unidade Pública...." e as sem qualidade???
Unidades despublica... privatizada.... largada????

Anônimo disse...

Esse investimento do estado na Educação é ma ra vi lho so!! Que bom termos alguém que pensa no uniforme, na criação de novos modelos! Olhem, fico orgulhosa de ser professora da Rede Estadual de Educação! E o IDEB? O ENEM? O SAERJ? Imagina então questionar o salário do prof.?! Besteira, isso não! Ideias brilhantes, inovações. Isso! Precisamos dxe inovar. Ainda que seja nos uniformes.

Anônimo disse...

NEM VALE A PENA UM COMENTÁIO. HÁ MUITO TEMPO QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ FALIDA NESTE PAÍS.
LAMENTO MUITO PELA GERAÇÃO FUTURA. CRESCERÁ SEM ESCOLA, COMO BICHO, APRENDERÁ PELOS PRÓPRIOS INSTINTOS.
A SOCIEDADE VIVERÁ A PROPRIA SORTE...

Anônimo disse...

Será que isso é constitucional? Agora é hora dos conselhos tutelares se manisfetare, pois os alunos matriculados nas escola com blusa de cor tal, serão ridicularidos, um bullyng coletivo.

Anônimo disse...

Eu mostrei pro meu filho esse uniforme e ele achou a maior palhaçada. Disse que ele e os amigos vão ficar com cara de pagadores de mico.

Alexandre disse...

Mais uma iniciativa dos nossos educadores(economistas) de gabinete. Uma iniciativa que mais uma vez pretende achincalhar o servidor público e o filho da classe trabalhadora.

Lastimável. Daqui a pouco vão botar as infames placas com índices do IDEB, idéia do "grande educador" Gustavo Ioschpe.

Saudações a todos que primam por uma educação pública de qualidade.

Alexandre Cörner de Moraes

Anônimo disse...

Acho que tanto o governador Cabral quanto seu secretário de educação do Estado comeram coco.

Anônimo disse...

Sr governador, uniformes novos, escolas estruturadas, professores qualificados, merenda, diretores prestando contas sobre o uso do dinheiro público,é direito do cidadão que paga e muito, os seus impostos.
Se tudo isso ocorresse normalmente, não se precisaria usar o uniforme das nossas crianças para qualificar poucas escolas. Aliás, pouquíssimas,porque é só ver o resultado do Enem.
"Minha filha,senhor governador, não é outdoor político"

Anônimo disse...

Colocar a placa do IDEB, selo de qualidade resolve tudo?... Esse secretário mostra mais uma vez que como educador ele é um ótimo economista!Isto é bullyng institucional...

Sheila disse...

Para isso aparece dinheiro né? Eu não sabia que qualidade de ensino se media por aprovação automática e lançamento de notas no sistema!!!Pelo que entendi, a escola que lança azul para todos os alunos e no tempo certo, é uma escola de qualidade!! É minha gente, a educação está falida!!

Anônimo disse...

Eu acho que a blusa deveria ser mais bonita .-.

maki disse...

Coisa besta, sou aluna e não quero camisa, quero melhorias !

Anônimo disse...

LEGAL, VOU DAR 9 PRÁ TODO MUNDO. SÓ NÃO DOU 10 PORQUE DEMORA MAIS PRÁ LANÇAR.

Romanzeira disse...

Essa medida poderia ser derrubada judicialmente apelando-se para o ECA e a própria constituição. Uma camisa que classifica as escolas acabarão por estigmatizar os alunos que estudam em escolas com classificação baixa, expondo a criança ou o adolescente a situação vexatoria perante a sociedade, e tornando-o alvo de discriminaçao entre colegas de outras escolas. Se o objetivo do governo é ajudar os pais a escolher a escola para os filhos mediante o rendimento da escola, essa classificação poderia ser exposta no site da seeduc. Assim como os pais tem acesso aos boletins através do site, também teriam acesso a lista das escolas e suas classificaçoes. Ou seja, não ha necessidade de colocar a classificaçao da escola nas camisas dos alunos.

Anônimo disse...

eu acho essa ideia uma porcaria primeiro que qeum vai sair pedendo é o governo porque todos os pais vao querer botar os filhos na melhor escola e nao vai ter vaga pra todo mundo então vai ter muita confusão parece que eles nao pensam

Anônimo disse...

Uma vergonha............
Investir realmente em qualidade nada...

Coitadas das nossas crianças estão vivenciando um dos piores momentos da educação no RJ.

Anônimo disse...

No meu tempo o uniforme era responsabilidade da família, mochilas, cadernos, enfim material escolarl era a família que comprava, e esta cobrava o cuidado e zelo dos que utilizavam este material: seus filhos. A escola no máximo concedia por direito a alimentação e os manuais didáticos, que eram péssimos por sinal. Hoje as escolas dão quase todo material aos alunos. Uma clara política de propaganda eleitoreira, e o cerceamento de uma clientela política. O que eles aprendem, no geral, quase nada? A família não cobra porque não gasta.E as crianças e jovens mostram-se desleixadas com o material: jogam livros e uniformes no lixo, pois não custou o dinheiro deles e nem de seus pais! A melhoria da educação passa pela melhoria salarial dos lentes e do resgate social de sua dignidade e profissionalismo. De construção de escolas de verdade. Trabalho em uma escola, sic, alugada pelo poder público. No primeiro dia de trabalho nesta instituição o que vi era de uma lástima tenebrosa! Pombos bebendo água na caixa dágua, bebedouros e banheiros sujos, diretora e seus auxiliares cobrando dos professores, e os culpabilizando pelos parcos resultados obtidos em sala, salas com vidros quebrados, pisos no chão quebrados, ventilação indevida, e, fora o calor insuportável. Como é possível o exercício de aprendizagem e um trabalho motivador neste ambiente? O professor para ter um trabalho digno e autonomo tem que ser revalorizado. Para que isto aconteça o Estado em suas políticas pública tem a obrigação de fazê-lo, mas não de forma a instituir critérios de rixa, desavenças, autoritarismo. Deve ser com critério de equidade, tanto para os profissionais de educação, quanto para os alunos(as) que são o objetivo último da educação. Educar para formar cidadãos críticos e atuantes na construção de uma nação mais igualitária, voltada para os problemas enfrentados?... pela atualidade: ambiental, climática e predatória, das drogas, da corrupção. Diante deste quadro caótico o que o professor pode fazer? Quase nada... Fernando Antonio

Anônimo disse...

Com o belissimo sistema do governo, primeiro os pais deveriam ver se o sistema de lançar as notas do governoé eficiente, se os profissionas da educação são bem remunerados igualmente, ver se a região favorece ao professor e funcionario a trabalhar na ida e vinda dos mesmo. SR Governador AJUDE os funcionarios primeiramente
Edson JD Glaucia B. Roxo RJ

Jessica disse...

ACHO UMA BESTEIRA, UNIFORME TEM QUE TER O NOME DA ESCOLA, E BEM BASICO, ASSIM OS ALUNOS PARECEM PALHAÇOS, COM TANTAS CORES QUE ESSA BLUDA TEM....
e A QUALIDADE DO ENSINO? FICA ONDE? E A FALTA DOS PROFESSORES?, É NISSO VC VCS TEM QUE INVESTIR....
ALEM DE A CAMISA SER FEIA ESSA E A ÚLTIMA,
GOSTAVA QUANDO A CAMISA ERA BRANCA E COM PINTURA SIMPLES EM APENAS 1 COR, ERA ATE MAIS FRESCA, PQ NESSE CALORÃO, MUITAS SALAS SEM VENTILADOR...E ELES SÓ SE PREOCUPAM COM CAMISA, VAO PESQUISAR O QUE ESTA FALTANDO NAS ESCOLAS....

Anônimo disse...

MINHA ESCOLA NÃO DEU A CAMISA PARA OS ALUNOS, E AINA POR CIMA SO DA 2 CAMISAS PARA OS ALUNOS!

Anônimo disse...

Olá, meu filho hoje chegou em casa com uma novidade: recebi uniforme(camisa). Ao contrário do que foi dito no texto acima, alunos da escola C.E.Presidente Castelo Branco localizado em Juscelino -Mesquita, só receberam apenas 1 Camisa, não 4, como diz o texto.
Perdoa-me se não entendi o texto corretamente, mas acho isso um absurdo!

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera

Add to Technorati FavoritesComentar/adicionar no Comentarium Adicionar esta notícia no BookmarksAdicionar esta notícia no Linkk Central Blogs TopOfBlogs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO