Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

sábado, 28 de abril de 2012

USP, Unesp e Unicamp, não oferecerão vagas pelo sistema de cotas.

USP , Unicamp e Unesp não pretendem adotar sistema de  cotas para o ingresso de estudantes aos cursos acadêmicos.

Mesmo o Supremo Tribunal Federal - STF - tendo decidido a favor da legalidade das cotas raciais, a USP não tem pretensão de adotar o sistema de cotas. Em 2009, ao assumir  a reitoria da USP, João Grandino Rodas fez a afirmação de que as cotas deveriam ser  "discutidas" pelo Conselho Universitário, no entanto o assunto só foi tratado superficialmente durante debate para reforma do programa de inclusão de estudantes de escolas públicas na USP.

As universidades estaduais de SP  - Unesp - e de Campinas  - Unicamp -  também divulgaram  que vão oferecer ingresso pelo sistema de cotas. USP. A Unesp e Unicamp defendem que prevaleça o mérito na seleção, no entanto possuem  ações de inclusão - contudo não há reservar de vagas.

A ONG Educafro informou  que ventrará com  ação na Justiça contra as três universidades  solicitando que o sistema seja adotado. O processo deverá ser protocolado até 11 de maio.

"Após a decisão do STF e da orientação expressa dos ministros, vamos entrar com ação de Obrigação de Fazer", informa o presidente da Educafro, frei David dos Santos. "Único programa que provou eficiência na inclusão de negros é a cota. Se a USP provar que incluiu a mesma porcentagem de negros que a UERJ e UnB, eu mudo de opinião", afirmou.

A USP não divulgou o número de negros matriculados. A universidade mantém o Programa de Inclusão Social  - Inclusp - , no qual  estudantes da rede pública de ensino têm um  bônus no vestibular. Em 2012, 28% dos novos alunos chegaram de escolas públicas.

Embora não adote reserva de vagas, a Unicamp é a única das três universidades que oferece benefício específico para negros, pardos e indígenas, que recebem até  7% de bônus na nota, calgo em torno de 2 pontos porcentuais a mais que alunos de escola pública - também beneficiados. "Não existe nenhum indicador novo que nos leve a repensar nosso modelo", afirma o coordenador do vestibular da Unicamp, Mauricio Kleinke. No último vestibular, 8,9% dos ingressantes na Unicamp são oriundos do grupo de negros, pardos e indígenas - índice recorde.

A Unesp também não informou o número de negros  matriculados na instituição. A Unesp foi, dentre as  três,  a que  mais incluiu alunos de escola pública: 41%.

Enquanto eles discutem se  aceitam ou não as  cotas, o melhor que os estudantes podem fazer é, sem dúvida, estudar e se preparar o melhor possível para ingressar no 3º grau.

Estudantes que desejam se preparar para os vestibulares  ou para o ENEM pode encontrar um excelente material de estudos aqui: http://www.apostilasenem.com/

Fonte de algumas informações constantes nesta publicação: Estadão

E você, é contra ou a favor do sistema de cotas? Você acha que é justo com os demais estudantes? Deixe sua opinião nos comentários.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Não sou a favor do sistema de cotas. O que se deve fazer é oferecer escola pública de qualidades para todos. O sistema de cotas tira o direito daqueles que tem mérito e passaram no vestibular, tendo muitas vezes a perda da vaga por causa do sistema de cotas. Não adianta sanar as dificuldades no 3 grau e sim procurar sanar a escola oferecida na base.

Fernando Pinto da Silva disse...

Como professor da rede pública de ensino, na qual trabalho com turmas multirraciais há mais de trinta anos, não defendo o sistema de cotas raciais, mas sim para alunos oriundos das escolas públicas, independentemente da cor da pele. Mas isto também não poderia ser para sempre; só durante o tempo necessário para equalizar a qualidade de ensino nas redes pública e privada.

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO