Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

terça-feira, 1 de maio de 2012

A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho.

Sem dúvida a língua ou o uso da forma culta da língua pode abrir ou fechar muitas portas, não só na vida profissional, mas também na pessoal.

Para serem merecedores de uma vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade, conhecimento técnico e, também, domínio da língua materna e de uma língua estrangeira.

Vários estudiosos da língua portuguesa escreveram sobre a importância de se saber mais de um nível de linguagem para a conquista de uma vaga. Entrevistas e testes seletivos não perdoam os competidores que, em algum momento, usam termos ou aspectos gramaticais inadequados.

São incisivos sobre a importância das línguas nas empresas. Um excelente executivo não pode contar somente com o conhecimento da secretária para que a comunicação ocorra. Revistas especializadas informam que, atualmente, o domínio linguístico está sendo usado como fator de seleção, tendo em vista o bom currículo dos candidatos. Há empresas que pedem a conjugação de um verbo, outras fazem "ditado" de palavras portuguesas e inglesas, mas a grande maioria pede mesmo é a elaboração de uma redação.

Sem sombra de dúvida que a escrita de um texto é, de fato, a melhor maneira de se avaliar um candidato. Além dos aspectos gramaticais, pode-se verificar se ele sabe coesão, coerência, partes textuais e outros elementos que constituem uma produção textual.

Sendo assim, torna-se evidente que a inserção no mercado de trabalho não depende mais de um domínio somente técnico. Aqueles que ainda têm problemas com a língua materna terão de correr atrás do prejuízo se quiserem encontrar colocação.

Ainda que se possa usar o nível coloquial com os amigos e em situações informais, tem-se que dominar o culto para apresentar um diferencial. Não tem escapatória, a mensagem é clara: mãos à obra! Estude! Pesquisa retirada da internet

Resumindo, a língua portuguesa tem uma grande importância no nosso dia a dia, mas, apesar de usá-la o tempo todo, o índice de analfabetismo ainda é muito grande, pois ainda há 16 milhões de analfabetos só no Brasil.

Nos dias de hoje, saber ler, interpretar e escrever são imprescindíveis, tanto para a vida profissional como pessoal. Na hora de procurarmos um trabalho o primeiro aspecto que olham é a pronúncia certa da linguagem e muitas pessoas perdem a oportunidade de emprego por debilidade na fala e, principalmente, na escrita.

Devemos lembrar também que o domínio da língua portuguesa, além de ter uma grande importância na busca de emprego, tem também grande valia na hora de prestar um concurso. Sendo assim, devemos nos aprimorar o tempo todo.”

Se alguém souber o autor deste texto, deixe o informe nos comentários, pois não consegui encontrar a autoria.

O pedido foi atendido pelo professor AMTOM, no Mural do blog:

De:AMTOM em 03/05/2012 09:50
Para:Raquel-blog
Aqui vai a Autora do texto que a senhora, mencionou ao lado: "A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho"Vanessa Loureiro Correa**Mestre em Lingüística Aplicada pela PUCRS, professora do Curso de Letras da ULBRA e tutora de Língua Portuguesa no ULBRA EAD. Coordenadora das Licenciaturas do ISEE.[...]. um abraço.
Como o professor informou também que o texto original havia sido modificado, segue a versão original: 
A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho
Vanessa Loureiro Correa*
O programa de televisão "O Aprendiz 3", transmitido pelo canal fechado People and Arts e retransmitido pela TV Pampa, mostra a luta de doze candidatos por uma vaga na empresa de Roberto Justus, âncora do programa. Esse emprego é em Nova York e o salário é em torno de U$ 250.000 anuais, além de todos os confortos, ou seja, carro, apartamento, alimentação e outras vantagens. Para serem merecedores da vaga, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade, conhecimento técnico e, também, domínio da língua materna e de uma língua estrangeira.
Vários estudiosos da língua portuguesa escreveram sobre a importância de se saber mais de um nível de linguagem para a conquista da vaga. Justus não perdoou os competidores que, em algum momento, usaram termos ou aspectos gramaticais inadequados. Foi incisivo e falou, por alguns minutos, sobre a importância das línguas nas empresas. Provou que um excelente executivo não pode contar somente com o conhecimento da secretária para que a comunicação ocorra. O próprio Roberto demonstrou, em todos os programas, um alto nível de domínio das línguas portuguesa e inglesa.
Muitos podem estar pensando que isso só ocorreu no programa porque o emprego era bom. Porém, revistas especializadas como Você S/A informam que, atualmente, o domínio lingüístico está sendo usado como fator de seleção, tendo em vista o bom currículo dos candidatos. Há empresas que pedem a conjugação de um verbo, outras fazem "ditado" de palavras portuguesas e inglesas, mas a grande maioria pede mesmo é a elaboração de uma redação. Sem sombra de dúvida que a escritura de um texto é, de fato, a melhor maneira de se avaliar o candidato. Além dos aspectos gramaticais, pode-se verificar se ele sabe coesão, coerência, partes textuais e outros elementos que constituem uma produção textual.
Sendo assim, torna-se evidente que a inserção no mercado de trabalho não depende mais de um domínio somente técnico. Aqueles que ainda têm problemas com a língua materna terão de correr atrás do prejuízo se quiserem encontrar colocação. Ainda que se possa usar o nível coloquial com os amigos e em situações informais, tem-se que dominar o culto para apresentar um diferencial. Não tem escapatória, a mensagem é clara: mãos à obra!
* Mestre em Lingüística Aplicada pela PUCRS, professora do Curso de Letras da ULBRA e tutora de Língua Portuguesa no ULBRA EAD. Coordenadora das Licenciaturas do ISEE.
O texto original , que está reproduzido acima, foi encontado em: http://www.ulbra.br

1 Comentário:

Anônimo disse...

Também não conheço o autor, mas adorei!

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

- Lembrem-se também que o Blog é aberto ao público. Ao deixar endereço de e-mail, telefone ou qualquer dado pessoal aqui, esses dados poderão ser vistos por qualquer pessoa.Portanto, tenha cuidado com as informações pessoais que deixa em seu comentário.

Blog Widget by LinkWithin

Programas úteis, baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

Foram eles que disseram...

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. Albert Einstein
Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas. Jane Austen
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" Oscar Wilde

Se sua dúvida não for esclarecida aqui não deixe de enviar a sua própria pergunta, ou mesmo tentar responder a pergunta de algum colega.

Enviar pergunta

Blogosfera


TopOfBlogs

  ©Atualize-se sempre em Raquelrfc.com.

TOPO