A responsabilidade pelas informações anotadas e assinadas, já é assumida automaticamente quando se assina o ato de posse de todo funcionário público, sendo portanto desnecessário que o professor assine tal termo especificamente relacionado ao Conexão Professor, e ao falho programa Docente On-line.
É sabido por todos que esse Sistema de lançamento de Notas implementado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro é falho e nada confiável.
Ademais, o documento disponibilizado pela professora, sequer tem o timbre da Secretaria de Educação - há que analisar se não é um ato isolado da direção da escola dela -, visto que os colegas têm comentado aqui o desconhecimento deste termo. Não está sendo apresentado em todas as escolas, então pode-se concluir que não é uma imposição da SEEDUC, mas sim de direções isoladas.
Ao assinar este termo, o professor estará não só assumindo responsabilidade, que ele já tem, sobre a fidegnidade de suas notas e informações (que já estão registradas em seus diários de classe) , que é um documento com efeito legal para todos os fins de conferência, de aprovação ou reprovação de estudantes, mas estará assumindo a responsabilidade pelo sitema informatizado de lançamento de notas mantido por técnicos sem capacitação para tal, visto a oscilação que o sistema apresenta. Ou seja, assumirá a responsabilidade sobre algo do qual não detem nenhum controle.
Ao longo dos anos em que esse Sistema Docente On-line tem sido utilizado, temos visto diversos relatos de professores de: notas que não são salvas pelo programa - obrigando os professores a gastarem horas digitando e redigitando as notas incontáveis vezes - , notas apagadas, notas diferentes das que foram lançadas originalmente pelo professor, sistema fora do ar, senhas invalidadas - sabe-se lá por quem -, e diversos outros casos "estranhos" que uma busca rápida pelas redes sociais mostram na fala de muitos professores em anos anteriores.
Não há como o professor se responsabilizar pela estabilidade de um Sitema que não é mantido por ele, no qual várias pessoas podem entrar e mexer, inclusive os técnicos que fazem a manutenção do referido programa, que é completamente instável - ontem mesmo, que deveria ser o segundo dia do lançamentos de notas - o sistema ficou fora do ar, em manutenção durante uma boa parte do dia...
Ou seja, já começou mal. O professor não tem controle algum e não há como SE responsabilizar sobre o que fica registrado nesse "Docente On- line", ou sobre o que faz quem mexe por lá.
Pensem bem antes de assinar um documento assumindo a responsabilidade pelo serviço de terceiros.
O professor é sim, responsável pela veracidade do que ELE próprio ESCREVE e ASSINA em SEU Diário de Classe - que é um documento oficial do seu fazer cotidiano dentro da escola. Documento este ao qual a Unidade Escolar, a SEEDUC e os alunos podem recorrer para dirimir dúvidas. O "Docente On-line" não tem um sistema de assinatura digital para que o professor possa garantir que ninguém, ou que o próprio sistema falho, não vá alterar o que ele deixar registrado lá.
Seria mais plausível que os técnicos responsáveis pela manutenção do Docente Online, assinassem um Termo de Responsabilidade sobre o bom funcionamento do mesmo.
Em tempo: segue o link para o lançamento das notas no sistema, pois até isso é difícil os professores encontrarem no site da SEEDUC - Docente Online.
Aqui está o relato da professora Danielle sobre o que ocorreu em sua escola, em são João de Meriti - Coordenadoria Metropolitana VII. Logo abaixo está o tal "Termo de Compromisso", que ela escaneou e divulgou no Facebook.
Segue abaixo o modelo do "Termo de Compromisso", publicado pela professora Danielle em Comunidades do Orkut e grupos e páginas do Facebook. Basta clicar em cima da imagem para ter a visão ampliada e conseguir ler.Queridos colegas professores, peço para que divulguem esse post entre seus contatos COM URGÊNCIA!No Conselho de Classe que tive em minha escola em São João de Meriti (Metro VII) nesta segunda recebi um documento muito estranho que, segundo a diretora, foi encaminhado pela SEEDUC.O referido documento trata-se de um Termo de Compromisso onde os professores devem assinar atestando o compromisso de cumprirem "as regras referentes à inserção de dados fidedignos no sistema Conexão Educação" disposta na Resolução Seeduc nº 4784 de 20 de março de 2012. Além disso, o documento pretende que o docente, através da sua assinatura, se comprometa a "informar dados reais acerca do diário de classe, como lançamento de notas e frequência dos alunos" podendo responder ADMINISTRATIVA, CIVIL e PENALMENTE pela inclusão inadequada desses dados no Conexão.Na minha escola a diretora incluiu este documento no meio de muitos outros para escondê-lo (atas de reunião, cronograma anual) e pediu para os docentes rapidamente assinasse esse termo (sem que lessem) e entregassem imediatamente. Como boba que não sou, antes de os colegas assinarem eu pedi para ler o termo EM VOZ ALTA, para que eles ficassem cientes do que constava no termo. Claro, a repercussão foi gigante, ninguém assinou e a diretora quase me fuzilou com o olhar!Como podemos nos comprometer a lançar notas em um sistema falho como o Conexão Educação, que não é seguro nem eficiente, podendo qualquer diretor ou secretário escolar alterar as notas e frequências que lá estão inseridas?Como podemos responder CIVIL, ADMINISTRATIVA e PENALMENTE por essas notas, caso elas NÃO SEJAM INSERIDAS ou ESTEJAM EM DESACORDO COM O DIÁRIO DE CLASSE?Esse é mais um abuso da SEEDUC que muitas direções estão comprando com todas as forças.Fiquemos atentos e alertemos os colegas a NÃO ASSINAREM esse documento. Divulguem em suas escolas para que os docentes não sejam mais uma vez culpabilizados por esse sistema retrógrado que só nos faz ter mais trabalho não pago!Hoje (09/05) levarei esse documento ao SEPE - São João de Meriti, que tem reunião regional, para que eles possam levar essa denúncia ao SEPE Central. Façam isso tb em suas regiões! Precisamos fazer pressão!!!Se for necessário, iremos aos jornais!!Obrigada pela atenção e tenham uma boa semana de trabalho.Prof. Danielle (sociologia).
Nos conte se na sua escola também apresentaram esse papel para que você assinasse. Deixe seu comentário.
Não recebi nada na metro II, será que isso não é uma pressão do colégio?? Pense nisso, pois é a primeira vez q ouço falar.
ResponderExcluirPois bem, mas então me responda. A assinatura desse documento é obrigatória ou não?
ResponderExcluirA não assinatura do mesmo pode acarretar em algum prejuízo para o docente, estando este já estabilizado ou em estágio probatório?
Raquel, quem me conhece pessoal mente sabe que sou MANÍACA pelo Diário Oficial e sempre que possível, leio todo dia.
ResponderExcluirPois bem, Segue LINKS para que todos possam ler e tomar ciência do DO de 22/03/2012, sobre as "atribuições quanto ao lançamento de notas no Conexão".
Sugiro que IMPRIMAM rapidamente estas páginas, porque em breve não estarão mais disponíveis. Eles tiram do ar os DOs mais antigos para o sistema suportar os DOs mais recentes, e só ficam, se não me engano, as 40 últimas publicações.
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_pdf.php?ie=MTQyNDM=&ip=MjM=&s=ZjE2NjMzOTZhNzQyMjdjMTAzN2U1MWY3OTE2MmQxYTI=
E aqui, a continuação das informações sobre o conexão.
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_pdf.php?ie=MTQyNDM=&ip=MjQ=&s=YTYxZDlmODhlNDUyNTVhNTUwZTM5YzdmN2ZmNDBjYTU=
NÃO VI nada neste decreto que OBRIGUE o professor a assinar um termo de responsabilidade além daquela que ele já faz ao entregar suas notas à secretaria, portanto, a professora Danielle e seus colegas foram vítimas de COAÇÃO.
Datem, assinem e tirem uma cópia da planilha de notas entregues à secretaria da escola.Aquilo é documento em caso de uma alteração ser percebida. Eu particularmente imprimo todo o lançamento feito no conexão assim que ele é encerrado, e entrego isto à secretaria da escola. Este documento mostra que SIM, eu avaliei meus alunos e que SIM, eu lancei aquelas notas no sistema. Se algo acontecer a partir dali, não será mais problema meu.
Abraços.
Até agora, também não fiquei sabendo de nada parecido não! Acho que é uma coisa isolada partindo dessa diretora mesmo...! Pelo menos até agora acho isso! Vamos ver o que vai acontecer! Caso eu também receba esse tipo de pedido e este tipo de documento (não-oficial), eu escreverei aqui!
ResponderExcluirC ; ))
Muito obrigada pela divulgação dos dados que expus no site do orkut e facebook. Essa divulgação deve ser ampla para que nenhum professor seja culpabilizado pelos inúmeros problemas referentes ao Conexão Educação.
ResponderExcluirUm beijos e força aos professores (pq o bicho tá pegando! rs).
Prof. Danielle.
Não há o que agradecer, professora Danielle :)
ResponderExcluirO objetivo deste espaço é esse mesmo, fazer circular as informações para que possamos ter maior segurança quanto aos parâmetros de nossa vida profissional.
Sempre que houver algo a comunicar aos colegas, o espaço está aberto.
Abs.
trabalho num ciep em magé e a diretora nos passou uma circular em que confirmássemos que rebemos este documento , isso configura que estamos cientes ou que estamos nos comprometendo , isto é sempre feito de maniera a nao levantar duvidas , sempre quando estamos ocupados chegam com um papel para assinarmos ..uma vergonha diretores estarem traindo professores
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirDesde quinta passada venho tentando lançar as notas nessa desgraça de Conexão, só encontrando páginas de erro. Mandei e-mail e telefonei, me orientaram a enviar print screen para uma pessoa chamada Catarina Melo, ok. A referida senhora informou que a Seeduc tinha conhecimento do bug e estava tomando providências, ok. Agora há pouco, o site da Seeduc retornou e, surpresa, para acessar o lançamento de notas é necessário 'aceitar' este tal termo de compromisso, que não assinei, então não consegui acesso para o lançamento. Francamente, a Seeduc é muito cara de pau.
Este termo de compromisso esta no conexão professor antes do lançamento das notas. Se quisermos lançar notas temos que aceitar, pois o site não nos deixa opção. Ou aceitamos ser ameaçados por estes termo, caso tenha algum erro no sistema que é muito falho, além do que pode haver também erro humano, ou não poderemos lançar as notas. Isto é mais um desmando da Seeduc.
ResponderExcluir20\07.Então o que fazer, quando a diretora diz que recebeu orientação para dar advertencia verbal, depois escrita e em seguida sindicancia se o professor não lançar nota ou seja aceitar o termo.?
ResponderExcluirAté hoje não "assinei" o tal termo, só o farei quando tiver a opção "Li e NÃO aceito". Aí eu marco a caixa.
ResponderExcluirAlessandre