FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil - Programa do Ministério da Educação que financia a graduação na educação superior para alunos matriculados em instituições privadas de ensino.
Podem solicitar o financiamento estudantil os alunos matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
A partir de 2010 o FIES mudou o modo de funcionamento. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE - se tornou o Agente Operador do Programa e os juros baixaram para 3,4% ao ano. A partir de então também passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.
Simplificando, o FIES é um empréstimo concedido a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação. O diferencial é a taxa de juros que bem menor do que a praticada nos empréstimos comuns e o prazo de pagamento que é bastante longo,em média 14 anos e 6 meses, a contar da data em que o estudante se forma. Pois o estudante só começa a pagar de fato o empréstimo depois de um ano e meio de formado. Se o curso tiver, por exemplo,a duração de 6 anos, o prazo de pagamento aumenta para cerca de 20 anos. Isto porque o prazo é de três vezes o tempo que dura o curso mais os dezoito meses logo após a formatura.
Caso você tenha interesse em utilizar o FIES, veja os detalhes de inscrição e requisitos para conseguir participar no site do MEC direcionado ao FIES http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.
Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.
- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.