20/02/2014

Escola não pode reprovar aluno.

Nem a mãe pedindo, escola pode reprovar  aluno de 10 anos que não sabe ler. O ciclo não permite que a criança fique retida para aprender.

Segundo notícia publicada na página do G1, a mãe, que é estudante de Pedagogia disse  não querer que o filho seja aprovado para cursar o 6º ano sem sequer saber ler e escrever.

A direção da escola alegou que não pode reter a criança, pois o sistema não permite, pois não pode haver defasagem idade/série, portanto a criança deve ser aprovada mesmo sem saber.

A direção da escola deu como exemplo um aluno de 13 anos que chegou a escola para se matricular,  estava no 4º ano e teve de ser matriculado no 9º ano, pois pela idade, o sistema dizia que ele só poderia entrar nas turma de 9º ano. 

A escola citada na reportagem fica em Cuiabá, é a Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi; porém essa situação pode ser encontrada em várias cidades brasileiras. muitos alunos chegam ao Ensino Médio sem a menor condição de acompanhar o conteúdo da grade curricular e, pela dificuldade que o sistema impõe para a retenção dos alunos, saem como Certificado do Ensino Médio na mão sem terem adquerido o conhecimento necessário.

Que profissionais estão sendo formandos por nossas escolas?

E ainda tem muitos que dizem que a culpa da baixa qualidade do ensino no país é do professor. Será que o professor é capaz de suplantar o SISTEMA da ciclagem, dos projetos "ACELERA", " AUTONOMIA" , o ECA e afins? É possível  diante do atual sistema educacional brasileiro o professor realizar um bom trabalho?

Qual sua opinião sobre tudo isso?

A notícia pode ser conferida na íntegra no site do G1

4 comentários:

  1. É impossível. Fui aluno do Colégio Pedro II, referência em educação no país. Lá existe reprovação e muito mais, se o aluno é reprovado por dois anos consecutivos é jubilado, ou seja, desligado do rol de discentes do colégio, expulso (o que já penso ser discutível, mas fazem isso para que seja mantido o alto índice de produtividade do Colégio Pedro II).

    ResponderExcluir
  2. A mãe como estudante de Pedagogia deixou o filho chegar aos 10 anos nessa condição?

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Carlos de Queiroz, aluno sem saber ler com 10 anos, nem entra no Pedro II.

    ResponderExcluir
  4. Também fui aluna do Colégio Pedro II e hoje temos outro mundo em termos de Educação, sou professora de Biologia e Ciências do estado do RJ. Hoje em dia não conseguimos reprovar ninguém.....Os alunos fazem o que querem e temos que ouvir palavrões e desrespeito o tempo todo!!!!!

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...