Oportunidade para os estudantes matriculados em curso superior que tenham interesse em completar seus estudos no exterior por meio do Ciência sem Fronteiras.
O programa Ciência sem Fronteiras abre inscrições para graduação-sanduíche em 21 países de destino — Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.
O prazo de inscrições é até 29 de setembro de 2014 para as chamadas públicas nº 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204.
Para as chamadas nº 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195, o período de inscrições vão até 30 de setembro de 2014.
Os candidatos precisam atender a alguns requisitos obrigatórios, dentre os quais:
• Obtenção de nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009.
• Apresentação de teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino.
• Integralização de no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso no momento do início previsto da viagem de estudos.
• Homologação da inscrição pela instituição de educação superior de origem (mérito acadêmico).
É preciso também que o candidato esteja cursando uma das áreas contempladas pelo Ciência sem Fronteiras:
- Engenharias e demais áreas tecnológicas;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
- Computação e Tecnologias da Informação;
- Tecnologia Aeroespacial;
- Fármacos;
- Produção Agrícola Sustentável;
- Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
- Energias Renováveis;
- Tecnologia Mineral;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia e Novos Materiais;
- Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
- Biodiversidade e Bioprospecção;
- Ciências do Mar;
- Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
- Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
- Formação de Tecnólogos.
Os estudantes da área de saúde precisam conferir as exigências específicas de cada umas das chamadas. Há países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico. Outros aceitam apenas alunos do ciclo básico. Há também os que não aceitam alunos da área da saúde.
A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência pelo período de estudos no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio-instalação, seguro-saúde (pago no país de destino), auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets.
As inscrições devem ser feitas na página do programa Ciência sem Fronteiras na internet, de acordo com a chamada.
Assessoria de imprensa da Capes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.
Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.
- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.