06/11/2010

ENEM 2010: relógio, lápis e borracha proibidos.

O Ministério Público do Espírito Santo tentou derrubar a proibição de os estudantes usarem o relógio, lápis e borracha na hora da prova do ENEM 2010. Mas não adiantou, o INEP não cedeu.

Quem for fazer o ENEM não poderá usar relógio de nenhuma espécie, nem lápis e borracha.

Acredito que a falta do relógio será um motivo a mais de  ansiedade para os estudantes. A prova é extensa e controlar o tempo que está gastando nas  questões é um fator importante.

Ficar "no escuro", dependendo dos aplicadores da prova para informação do horário, certamente deixará os estudantes mais inseguros.

O lápis, ou melhor, a falta dele, será um outro fator de  insegurança para muitos estudantes, pois muitos deles se sentem mais à vontade usando o lápis, e só depois passando à caneta.

Na redação, muitos preferem usar o lápis, e depois "cobrem" com a  caneta, fazendo, então, os aceros finais. O que poupa tempo em comparação a fazer um rascunho e depois ter de reescrever tudo.

Ano passado eu fiz a prova, e realmente, me pareceu mais uma prova de  resistência física e psicológica do que uma prova que teste somente os conhecimentos. E esse ano, com essas novas restrições impostas pelo INEP, certamente a pressão no psicológicos dos estudantes será maior.

Muita calma e paciência na hora de  fazer a prova.
Boa sorte a todos que vão passar por essa  maratona ;)

Um comentário:

  1. Vamos relaxar um pouco e curtir um Rock'n'Roll. Gostaríamos que, se pudesse, conhecesse o nosso blog. Um abraço!
    http://absintomuitorock.blogspot.com/

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...