Há professores que nos marcam positivamente. Considero-me com sorte por ter encontrado uns poucos pelo caminho.
"Não se pode ensinar nada a um homem; só é possivel ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si." Galileu Galilei
"Um professor pode levá-lo até a porta, mas abri-la é com você." (Provérbio Chinês)
Meus agradecimentos aos meus professores, foram poucos os marcantes, e muito diferentes entre si, mas estes ajudaram-me a definir quem eu queria ser.
Certamente eles não sabem que suas atitudes influenciaram não só a mim, mas a muitas outras pessoas que passaram por suas salas. Mesmo sabendo que eles não terão ciência, deixo aqui meu carinho a eles.
- profª. Teresa, 2ª série - Ensino Fundamental, não era condescendente porque éramos crianças, exigia o máximo de sua turma. Fez-me descobrir que era necessário sempre me esforçar ao máximo e tirar de mim o melhor que eu pudesse fazer, e mesmo assim ela sempre encontrava algo a ser corrigido.Era brava, porém eficiente. Aprendi com ela que o mundo não "passa a mão na cabeça" e nem tem dó de quem erra sempre.
- profª. Regina, 4ª série - Ensino Fundamental, eu conseguia compreender e apreender todas as matérias que ela passava, e hoje, já como profissional, consigo entender que isso acontecia porque ela era uma professora metódica. Suas aulas eram cronometradas e planejadas, a turma não tinha um minuto ocioso para a bagunça, apesar de ela ser doce e carinhosa com todos os seus alunos. Além da matéria, aprendi com ela que planejamento é fundamental para as coisas darem certo, seja em uma aula, seja na vida.
- profª. Erly, 6ª série - Língua Portuguesa, já era um papo mais adulto, além da sua disciplina, nos contou suas dificuldades em se formar. Era eficiente e nos passava sempre a idéia de que qualquer coisa era possível, bastando que para isso tivessemos objetivo e traçassemos um caminho para chegar à ele, mesmo precisando remover montanhas por esse caminho.
- Profª. Walkiria, 3º ano do Ensino Médio - Biologia, essa era engraçada. Jovem e não queria ser professora. Esperava abrir algum concurso para ser pesquisadora na área ou coisa parecida, e ia sendo professora enquanto isso... rs . O problema, ou solução, sei lá, é que ela era/é uma EXCELENTE professora, a melhor que tive em todo o Ensino Médio. Era professora por talento, vocação, e dom, e NÃO queria ser. Fico curiosa sobre se ela saiu mesmo da carreira. Espero que não.
- prof. Marcos - Teoria da Literatura - Faculdade - Esse era apaixonado por lecionar Literatura. Formou-se dentista, chegou a trabalhar e largou tudo para fazer faculdade de Letras, virar professor. Ele simplesmente amava o que fazia e isso tornava suas aulas maravilhosas.
- Profª. Zulene - Produção de Textos e outras disciplinas , Faculdade - Essa era bem idosa, acho que beirava os 70. Outra apaixonada pelo ofício de lecionar. Com ela aprendi a arte da superação. Formou-se mais ou menos no tempo de Getúlio Vargas e sua única resistência à modernidade era com o computador - nos confessava que todo seu material de trabalho era manuscrito por ela e depois digitalizado por alguém que ela pagava -, fora isso era atualizadíssima. Fantástica.
_________________________________
Crie tópicos, faça seus comentários e troque ideias sobre este e outros assuntos, no Fórum do Blog Educação.
Coletânea e arquivamento de notícias divulgadas na imprensa sobre educação,escolas,professores,concursos, cursos,magistério e educação de forma geral.
15/10/2009
5 comentários:
- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.
Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.
- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hora extra para professores
Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...
Olá,Raquel!
ResponderExcluirParabéns a todos nós pelo dia de hoje!!!
Por acaso essa professora Zulene é daqui do Rio?Também tive uma professora na faculdade com esse nome e o sobrenome era Reis.Seria ela?Ótima pessoa e de um conhecimento surpreendente a respeito de todos os assuntos.
Também gostaria de agradecer a todos os meus professores, que foram e sempre serão muito especiais em minha vida!
Um grande abraço!
Parabéns a todos os professores que conheço e os que não conheço, mas são colegas e parceiros na educação, aos professores que ainda irei conhecer, à minha irmã que tb é professora, aos que já não estão mais conosco, como a saudosa Gleides e o saudoso Ronaldo. Muitas saudades de vocês!
ResponderExcluirE para você Raquel, com seu blog. Um grande auxílio para a gente!
Beijos
Marta
Cristiane, Marta e todos os colegas que me fazem companhia aqui, parabéns a todos vcs pelo nosso dia.
ResponderExcluirCristiane, é ela mesma, não acredito que haja mais de uma com esse nome e sobrenome :)
Acho que estudamos na mesma universidade, pois nunca ouvi ela comentar que trabalhasse em cursos de graduação de outra instituição que não a MSB. Eu simplesmente AMO a Zulene, ela é minha "ídola" ;)
Abraço grande colegas professores!!!!
Parabéns a todos os professores! Me emocionei com o texto relembrando os professores que marcaram minha vida.De fato alguns são inesquecíveis! Guardo um carinho especial pela professora Nuely Arbex de química (em Volta Redonda). Profissional brilhante e um exemplo de superação, sempre entusiasmada apesar de seus graves problemas de saúde e disposta a ajudar a quem necessitava. Infelizmente ela faleceu no início deste ano, e tenho a certeza que marcou positivamente a vida de seus alunos.
ResponderExcluirprofª Biannca
Os professores merecem as homenagens, muito interessante seu texto, pois eu lembro dos professores, mas nao lembro dos nomes.
ResponderExcluir