07/09/2008

Texto descritivo.

Descrever  é  desenhar/pintar/fotografar  com  palavras.

Segundo Othon M. Garcia (1973), "Descrição é a representação verbal de um objecto sensível (ser, coisa, paisagem), através da indicação dos seus aspectos mais característicos, dos pormenores que o individualizam, que o distinguem."

Pode-se afirmar que Texto Descritivo é aquele que leva o leitor, ou o ouvinte a “visualizar” o que está sendo dito, e como em uma foto, não há movimento no texto descritivo, pois o objetivo é capturar uma “imagem” como ela está no momento da descrição. Uma boa forma de fazer a criança entender é exemplificar para ela o texto descritivo verbal (falado ou escrito)e o texto descritivo não verbal(fotos, pinturas, desenhos), explicando que um pode complementar o outro. Por exemplo, a foto de um cachorrinho desaparecido ao lado do texto informando suas características.

Texto descritivo é , então, desenhar, pintar, usando palavras em vez de tintas. Um bom exercício para levar a criança a vivenciar o texto descritivo e pedir que ela olhe em volta e escreva ou fale o que está vendo, descrever objetos como, sua mochila, estojo, etc. Ou que ela conte como é o coleguinha ao lado,(nessa é bom ter cuidado, pois elas costumam achar defeitos horrorosos).

Algumas das características que marcam o texto descritivo são:

•presença de substantivo, que identifica o que está sendo descrito.
•adjetivos e locuções adjetivas.

•presença de verbos de ligação.

•há predominância do predicado verbal, devido aos verbos de ligação e aos adjetivos.

•emprego de metáforas e comparações, para auxiliar na “visualização” das características que se deseja descrever.

Essa é a explicação básica e resumida de “como ensinar texto descritivo para crianças”. Lembrando que ao descrever seres vivos, as características psicológicas e comportamentais, também fazem parte da descrição.

Exemplo de texto descritivo:
"A árvore é grande, com tronco grosso e galhos longos. É cheia de cores, pois tem o marrom, o verde, o vermelho das flores e até um ninho de passarinhos".

Sei que a pessoa que escreveu isso no motor de busca,certamente já encontrou sua resposta. Mas a explicação pode servir a outras pessoas.Caso você deseje perguntar alguma coisa, deixe na área do comentário e eu reponderei por lá mesmo.

26 comentários:

  1. a INFORMAÇAO FOI MUITO UTIL OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  2. queria saber quais são as caracteristicas do texto dissertativo.....me responda por favor preciso muito....

    ResponderExcluir
  3. "Dissertação é um texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, de um ponto de vista, ou pelo questionamento acerca de um determinado assunto.

    Em geral, para se obter maior clareza na exposição de um ponto de vista, costuma-se distribuir a matéria em três partes.

    a.introdução - em que se apresenta a idéia ou o ponto de vista que será defendido;

    b.desenvolvimento ou argumentação - em que se desenvolve o ponto de vista para tentar convencer o leitor; para isso, deve-se usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opinião de especialistas, fornecer dados, etc.

    c.conclusão - em que se dá um fecho ao texto, coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

    Quanto à linguagem, prevalece o sentido denotativo das palavras e a ordem direta das orações. Também são muito importantes, no texto dissertativo, a coerência das idéias e a utilização de elementos coesivos, em especial das conjunções que explicitam as relações entre as idéias expostas. Portanto, a elaboração de um texto dissertativo não está centrada na função poética da linguagem e sim na colocação e na defesa de idéias e na forma como essas idéias são articuladas. Quando se lança mão de uma figura de linguagem, ela deverá sempre ser utilizada com valor argumentativo, como um instrumento a mais para a defesa de uma determinada idéia."

    Espero que isso te ajude.

    ResponderExcluir
  4. o narrativo ajudou muito valeu

    ResponderExcluir
  5. gostei só que ñ me esclareceu praticamente nada me esclareça melhor o que é um texto descritivo

    ResponderExcluir
  6. me esclareça o q e texto argumentativo

    ResponderExcluir
  7. obrigada pela ajuda foi muito útil

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada me ajudou muuuito continue assim....

    ResponderExcluir
  9. muito interessantes essa pesquisa. ajudou bastante

    ResponderExcluir
  10. Você me ajudou muito!!!
    Obrigada e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  11. pra mim nao ajudou quase nada, mas do mesmo geito valeu!!

    ResponderExcluir
  12. adorei achei aresposta q eu queria muit valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  13. obg wlw...estudei por esse texto Discritivo e min dei muito bem no teste de portugues...wlw...parabens pelo blog,,,

    ResponderExcluir
  14. Ótimo valeu obrigada!!

    ResponderExcluir
  15. Adorei as inforamações, mas o site deveria poder ser imprimido ou copiado. Amanhã tenho q levar o meu trabalho imprimido mas não posso devido o site não trazer aos pesquisadores esse beneficio. Portanto deverei procurar minha pesquisa em outros sites... Por favor medem esse a ´´configuração do site`` para que possamos obter mais beneficios deste.

    ResponderExcluir
  16. Ola gostaria de saber e que site você retirou essa informação.
    Att:Larissa

    ResponderExcluir
  17. além de pedir a um colega para descrever o outro o que mais posso fazer para explicar texto descretivo ,quero uma coisa bem dinamica

    ResponderExcluir
  18. muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo legalllllllllllllll

    ResponderExcluir
  19. me dê exemplos de descrição ambiental

    ResponderExcluir
  20. Estou realizando um trabalho sobre texto desritivo,porém ele precisa ser dentro das metodologias ciêntíficas,então pergunto:Preciso colocar as referências,sua explicação sobre texto descritivo é excelente,porém qual foi a fonte de referência utilizada?

    ResponderExcluir
  21. Oi,qual a fonte dessas informações e as referências?O resumo está perfeito,porém preciso destes dados!Obrigada.

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...