19/11/2008

Provinha Brasil.

18/11/2008 11:12 - Rede Estadual terá segunda etapa da Provinha Brasil no início de dezembro

No dia 3 de dezembro, todas as escolas da Rede Estadual, que oferecem o Ensino Fundamental, vão aplicar a segunda etapa da Provinha Brasil. A primeira etapa foi aplicada no primeiro semestre deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A provinha é um instrumento de planejamento que possibilita à escola conhecer as dificuldades de alfabetização dos alunos e adequar o planejamento das aulas para sanar os problemas identificados.

De acordo com Irene Costa, coordenadora de Formação e Avaliação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a “provinha” é aplicada para os alunos do 2º ano do Primeiro Ciclo. “Nesta segunda etapa, é feito um comparativo para ver o quanto o aluno avançou em relação aos conteúdos que já dominava, conforme foi verificado na primeira etapa”, explica a coordenadora.

Através da análise das duas provas, deve ser feito pela escola o planejamento das ações de gestão e didático-pedagógicas para o ano letivo de 2009. Conforme Irene, o objetivo é que o aluno chegue ao terceiro ano do Primeiro Ciclo, aos 8 anos, já alfabetizado.

A “provinha” é importante também para diminuir as possibilidades de que os alunos abandonem a escola, em função do mau desempenho. A análise das provas é utilizada ainda no processo de planejamento da formação continuada dos professores que trabalham com a alfabetização.

A Provinha Brasil também é feita pelas escolas da Rede Municipal. O Inep deve realizar esta segunda etapa em 4.680 municípios no país. Em Mato Grosso, vão participar do processo 115 municípios. O material necessário para a aplicação das provas é enviado diretamente pelo instituto às unidades escolares.

As escolas podem obter mais informações sobre a “provinha” e a segunda etapa no seguinte link: http://provinhabrasil.inep.gov.br/

Autor: Raquel Ferreira
Fonte: Gazeta Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...