27/07/2010

Impostômetro - Quanto pagamos para viver no Brasil?

Só este ano, os trabalhadores já pagaram mais de 700 bilhões em impostos. Calcular quanto pagamos de imposto e conferir onde o governo investe nosso dinheiro, isto é cidadania.

Essa deveria ser a base da Educação para a cidadania. A Pedagogia Moderna reforça tanto a ideia de que os professores devem preparar os jovens para a vida. Pois então, seria interessante que ensinassemos aos nossos alunos a verificarem quanto é pago ao governo para que tenhamos direito a comer um simples pãozinho francês, que para se viver em um país é necessário pagar e "repagar" muitas vezes.

Quantos de nós sabemos todos os impostos que pagamos? IPI, IPTU, ICMS, IPVA, DUDA,  e por aí vai... Eu confesso que não sei todos.

Ainda ontem, lendo os jornais, descobri que pagamos uma tarifa extra na conta de energia elétrica, desde 1957. A tarifa extra era por algum problema daquela época e estamos pagando até hoje. Segundo a notícia do jornal, agora que descobriram que ela não é mais necessária, ainda vai demorar 160 dias para ser retirada da  conta, diminundo esta em mais de 1%.

Aqui está o endereço do "Impostômetro"  http://www.impostometro.org.br//, já podemos saber mais ou menos quanto pagamos. Mas quero um "Gastômetro". Quero saber o que o meu dinheiro anda comprando, onde está sendo investido, pois mesmo o meu País arrecando todo esse dinheiro, para eu ter assistência médica, preciso pagar um palano d e saúde privado.

Acho que nós, professores e professoras devíamos nos educar para exercer nossa cidadania, e a partir daí, começarmos a educar nossos alunos neste mesmo sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...