14/11/2010

Plataforma Freire - Inscrições abertas para o ano letivo 2011 - primeiro semestre.

A Plataforma Freire, sistema do Ministério da Educação , está com inscrições abertas para as redes públicas de Educação Básica de todo o país até 30 de novembro.

Na Plataforma Freire os professores  da rede pública  podem atualizar seus currículos e se inscrever em cursos gratuítos, dando prosseguimento a sua formação acadêmica.

Para iniciar as aulas em um dos cursos de licenciatura, ofertados  por diversas universidades públicas do seu estado (há vagas distribuídas por todo o Brasil) no primeiro semestre de 2011, a pré-inscrição deve ser realizada na Plataforma Freire até o dia 30 de novembro de 2010.

Serão oferecidas apenas vagas na modalidade presencial, estando contempladas vagas de:
- primeira licenciatura – para professores que não têm um curso de licenciatura plena.
-  segunda licenciatura – para professores que já têm licenciatura plena em uma disciplina, mas que atuam no ensino de outra disciplina há pelo menos três anos e desejam fazer uma formação específica para habilitarem-se nesta disciplina em que lecionam.

Os professores, do Rio de Janeiro,  que tiverem interesse em cursar as licenciaturas na modalidade a distância podem ainda concorrer a essas vagas, mas desta vez as inscrições não serão pela Plataforma Freire.

A Fundação Cecierj, que reúne grandes universidades públicas do estado, reservou uma cota de vagas destinadas a professores das redes públicas. Os interessados podem acessar o site http://vestibular.cederj.edu.br para realizar a inscrição até o dia 17 de novembro.

Confira alguns pontos importantes informados pela equipe da Plataforma Freire sobre as vagas para o primeiro semestre de 2011:

• Mantenha seu currículo atualizado, pois ele será a referência na avaliação de sua pré-inscrição pelas secretarias de educação. Caso o currículo não esteja atualizado, o candidato poderá ter a pré-inscrição negada ou nem mesmo avaliada. Informações obrigatórias que devem constar no currículo:
o Dados pessoais, formação acadêmica e atuação profissional;

• Será aceita apenas uma pré-inscrição por professor;
• Para o primeiro semestre de 2011, serão ofertados cursos de formação inicial na modalidade presencial e formação continuada na modalidade a distância;

• As ofertas seguirão o seguinte cronograma:
- 5 de novembro: Abertura de pré-inscrições – permitida a pré-inscrição do candidato em apenas um curso;
- 30 de novembro: Encerramento das pré-inscrições;
- 1 de dezembro: Abertura das validações das pré-inscrições pelas secretarias estaduais e municipais de educação;
- 7 de janeiro: Fim das validações e envio de pré-inscrições às Instituições Formadoras de Educação Superior (IES);
- 7 de janeiro: Início dos processos seletivos pelas IES.

Incrição : Plataforma Freire

Um comentário:

  1. Gostaria muito de concluir um curso superior, pois fiz o curso de professor de ensino normal, mas não ministrei aulas, porém gostaria de ter uma especialidade seria português para poder ministrar aula, quero saber se posso ingressar no plantaforma freire. Por favor me responda...

    Selma Mendonça. meu imail selma_ever@hotmail.com

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...