16/03/2013

Fazer nas coxas

O que significa a expressão "isso foi feito nas coxas" Creio que você vai se surpreender com a fundamentação  disso.




Segundo a aula no vídeo abaixo, a expressão vem da época em que o Brasil era Colônia, e é uma referência    
a maneira como eram confeccionadas as telhas de barro. Certamente esta é uma explicação bem diferente do que o senso comum atribui à expressão.

Mas vamos ao fundamento da expressão " Fez nas coxas" :

 Por não haver moldes para as telhas eram feitas de barro usava-se como molde as coxas dos escravos. Evidentemente, devido a anatomia diferente entre as pessoas, as telhas saim com formatos e tamanhos diversificados. Quando utilizadas,  tanto sua funcionalidade, quanto a estética dos telhados deixavam muito a desejar. Não ficava um produto final bonito, daí surgiu a expressão "feito nas coxas" para designer algo feito de forma que a finalização não produza a eficiência nem a beleza desejadas.

A aula em vídeo abaixo é mais completa do que o resumo que fiz da explicação. Assista e opine.

Eu confesso que minha erudição não chegava a tanto. Sempre dei a essa frase um outro sentido. Essa é uma mostra de como o conhecimento é capaz de "purificar" nossos pensamentos...ou não...


Gostou? Repasse o link aos amigos:)

2 comentários:

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...