27/07/2020

Quando voltam as aulas presenciais no Brasil?

Para que as aulas retornem em todo o Brasil é necessário que governos e autoridades nas áreas de Saúde e Educação entrem em consenso.

Contabilizando já cerca de 5 meses com as escolas fechadas, não há ainda, na maioria dos estados brasileiros, uma data definitiva para que as aulas retornem, pois há dúvidas sobre como evitar de forma eficaz novas ondas de contaminação pela Covid-19.

Mesmo com a elaboração de planos para que se implementem medidas de segurança, as autoridades de Saúde, Educação e Governos estão analisando e discutindo o assunto, mas é difícil entrarem em acordo para o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas, pois além da dificuldade logística de manter crianças e adolescentes em distanciamento social quando estarão ocupando o mesmo ambiente, há ainda a dificuldade de estrutura física da maioria das escolas.

Mesmo nas escolas particulares, que eventualmente contam com mais recursos financeiros e podem oferecer um ambiente mais controlado, é complicada a logística de retomada do contato entre alunos, professores e demais profissionais envolvidos na dinâmica das aulas presenciais.

Não há garantias ou certezas de que o retorno às aulas não exporá um número imenso de pessoas (alunos, familiares do alunos, professores, funcionários) ao adoecimento. Sem contar ainda o aumento do número de pessoas circulando pelas cidades, já que alunos e responsáveis que agora permanecem em suas casas, voltariam a transitar pelas ruas com o objetivo de se deslocar de casa até as escolas, expondo dessa forma, não só os envolvidos no processo, como também a população de forma geral.

Temos, portanto, de aguardar que as autoridades envolvidas levem em consideração todas as variantes e decidam de forma salutar pelo bem estar das pessoas.

E você? O que acha? As crianças devem voltar a frequentar as aulas presenciais? Deixe sua opinião aqui nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...