28/09/2010

Professor novo no Estado do RJ recebe o laptop?

Muitos professores que entraram nas últimas convocações do Magistério Estadual do RJ estão com essa dúvida - receberão ou não o notebook emprestado? -

NOVIDADE 28/12/201: Professores que entraram em 2010/2011 receberão o laptop.

Aproveito a pergunta deixada pelo professor Antônio em nosso mural para repassar a todos as informações que tenho sobre o assunto.

De: Antonio em 27/09/2010
Para: Raquel
Fui convocado no mes de julho e iniciei o trabalho no mês de setembro. Será que vou receber o computador?

O Estado ainda não adquiriu novos computadores, portanto o professor que entra agora pode, eventualmente receber o laptop nos seguintes casos:

- se tiver sobrado algum na escola onde ele for lotado,
- se algum professor da escola tiver saído e, devolvido o laptop (sim, porque o laptop não foi "dado" ao professor pelo Estado. Esse computador é "emprestado", e ao pedir remoção, exoneração ou sair da escola, por que motivo for, o professor precisa devolver).

E, mesmo se houver um laptop sobrando na sua escola, o "empréstimo" pode não acontecer, pois há uma burocracia enorme que muitas diretoras e até mesmo os funcionários das Coordenadorias desconhecem...

Não quero colocar "água no chopp" de  ninguém, mas o que tenho visto os professores comentarem é que não estão recebendo o laptop.

Caso algum professor tenha novidades sobre esse assunto, ficaremos gratos se compartilharem conosco aqui nos comentários, ou no Mural.

23 comentários:

  1. Bom..no municipio...o notebook agora é do professor...naõ precisa devolver, e quem entra não ganha!
    Agora o municipio esta disponibilizando financiamento para compra de notebook/computador..para "atender" quem entrou dps e ficou sem!
    Sobre o Estado realmente não sei!
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Dani, obrigada por colaborar com seu comentário.
    No Estado o laptop é só "emprestado" mesmo. Apesar de o governo "alardear aos quatro ventos que "deu" computador aos professores. A única coisa que está igual ao Município é que os professores novos também não têm recebido.Ao menos ainda não vi vi nenhum falar que recebeu...

    Abs
    Raquel

    ResponderExcluir
  3. tenho uma colega que entrou em julho do ano passado e até agora não recebeu. tem diretor de escola e funcionário da metro que não recebeu também... é o que sei até agora.

    ResponderExcluir
  4. Parece que os últimos que ganharam entraram em 2007...

    ResponderExcluir
  5. E os professores do Municipio recebem laptop ????
    Ag retorno!
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, meu noivo foi convocado no último concurso e a diretora da escola disse que ele só irá receber o laptop quando passar o estágio probatório...

    ResponderExcluir
  7. - sobre os professores do Município, leia o comentário da professora Dani ali acima.

    - Eu recebi o meu emprestado quando ainda estava em estágio probatório, e vi vários outros colegas ainda no estágio probatório receberam também. Se as regras não mudaram, acho que a diretora da escola do seu noivo está equivocada. O estágio probatório não interfere no empréstimo do laptop.

    ResponderExcluir
  8. Oi profºs.,
    Estou no estado a 1 ano e 8 meses, sei que tem laptop sobrando na minha escola,mas a diretora afirmou que só receberei o laptop quando completar 2 anos???

    ResponderExcluir
  9. - Nunca tinha ouvido falarem isso de completar 2 anos... Realmente, parece que nem os diretores das escolas sabem direito como ficará essa situação... Alguns professores receberam e os demais estão sem. E pior, exigem que os professores lancem as notas na internt, mesmo sem terem fornecido a todos a ferramenta para isso - que seria o bendito notebook... É o nosso Estado.

    É pensar bem no dia da eleição e resolver se querem continuar com a administração atual...

    ResponderExcluir
  10. Olá, boa tarde!

    Receber laptop? Quac, professor novo no Estado não recebe nem salário, que dirá laptop.

    Entrei em maio, ainda não recebi salário nenhum e minha diretora nem cogitou de me encaminhar laptop algum.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, td bem? Sou professora do estado desde fevereiro de 2009, mas até agora também não recebi laptop. A direção fala que o estado mandou pedir a lista dos professores que estão sem laptop ainda, isso desde maio mais ou menos, mas até agora nada. E pior, acho que passando a eleição, se o governo atual perder, aí mesmo que não iremos recebê-lo. Vamos ver como vai ficar. Espero receber o meu!
    Boa sorte para nós!!! rsrs
    Dani Lage

    ResponderExcluir
  12. Possuo duas matrículas uma de fev/2009 e outra de fev/2010 e até hoje não recebi! Essa é apenas mais uma das coisas que fazem com que o Estado seja apenas uma espécie de trampolim para outros concursos. Que pena!

    ResponderExcluir
  13. - Biula, cinco meses sem receber o salário????
    Já abriu processo na sua Coordenadoria? Três meses sem receber já é ruim... passando disso, com certeza eles cometeram algum erro.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  14. AGORA O PRÓXIMO PASSO QUE OE STADO DEVERIA DAR É DEIXAR A COMUNIDADE ESCOLHER POR VOTO DIRETO A DIREÇÃO DA ESCOLA. NG MELHOR QUE A COMUNIDADE PARA SABER QUE DIREÇÃO É MELHOR PARA ESCOLA.
    OBRIGADO
    LUCIANO

    ResponderExcluir
  15. VAMOS ACABAR COM A DIREÇÃO ESCOLHIDA POR INDICAÇÃO POLÍTICA.

    ResponderExcluir
  16. Entrei em abril deste ano e sei que na minha escola tem laptop sobrando , mas a diretora e a coordenadoria estão alegando qeu só entregarão áqules que não estão mais em período probratório... ou seja, conversa pra boi dormir!!!!

    Tatiana dias

    ResponderExcluir
  17. Bem, estou no estado desde março, mas entrei c/ o concurso de 2007 (teoricamente ainda estou em estágio probatório, mas a seeduc já está liberando o ato de investidura para todos os concursados de 2007, basta procurar sua coordenadoria). Na minha escola também tem vários notebooks sobrando, mas minha coordenadoria informou que irá recolher todos os notebooks que estão sobrando de todas as escolas para reparar os possíveis danos nessas máquinas e contabilizar a diferença entre a quantidade de notebooks disponíveis e a quantidade de professores novos sem notebook ainda, para poder providenciar a compra do que falta. Resumindo: quem entrou agora, tenha toda a paciência do mundo porque vai demorar anos...
    E, levando em conta que esses notebooks foram adquiridos pelo estado para os jogos pan-americanos e depois "doados" aos pobres professores porque não foi encontrado um destino melhor para esses computadores, é possível que só depois da copa ou das olimpíadas, é que os professores recebam novos notebooks. Até lá espero estar em outra! rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Olá Antônio e Raquel!
    A respeito dos laptops para os professores novos, eu procurei me informar (pois, também entrei este ano no Estado) e falei com a ex-secretária de educação Tereza Porto no mês de setembro e ela me encaminhou para o setor responsável, falei com o Subsecretário da Secretaria de Estado de Educação do RJ (Subsecretaria de Gestão e Infraestrutura) Sr. Sergio Mendes que me enviou o seguinte e-mail:
    “Professora, já enviamos ao PRODERJ solicitação para aquisição dos novos equipamentos (Laptops). Estamos aguardando a finalização do processo licitatório para que possamos adquirir os notebooks faltantes.”
    Cordialmente,
    Att.
    Sergio Mendes

    Uma das assistentes dele também me enviou um e-mail, com esta resposta:
    “Informamos que de acordo com a Resolução SEEDUC nº 4.360/2009 a Sra. ainda não tem direito. A SEEDUC está trabalhando no sentido de atender aos professores que entraram em exercício a partir de janeiro de 2009 ,como é o seu caso. A entrega dos notebooks será nas escolas. Solicitamos que aguarde o recebimento”.
    Veronica Teixeira
    vfteixeira@educacao.rj.gov.br
    ATIVOS/SEEDUC
    Tel: (21) 2333-0589

    Abaixo está a resolução citada acima:

    32Ano XXXV - No- 195 - Parte I Rio de Janeiro, terça-feira - 27 de outubro de 2009
    PODER EXECUTIVO DIÁRIO OFICIAL do Estado do Rio de Janeiro D.O.
    Secretaria de Estado de Educação
    ATO DA SECRETÁRIA RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4360 DE 22 DE OUTUBRO DE 2009
    ALTERA O ART. 2º DA RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4198, DE 16 DE JANEIRO DE 2009 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
    A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o que consta no processo nº E-03/8.594/2009,
    RESOLVE:
    Art. 1º - O art. 2º da Resolução SEEDUC nº 4198, de 16 de janeiro de 2009, alterado pela Resolução SEEDUC nº 4297, de 09 de junho de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação:

    Art. 2º - Fazem jus à entrega de um equipamento do tipo notebook os seguintes servidores:
    I - Professores Docentes I e Docentes II da Secretaria de Estado de Educação que tenham sido regentes de turma no ano letivo de 2007 e que tenham permanecido no exercício dessas funções no corrente ano letivo;
    II - Professores Docentes I oriundo dos concursos dos anos de 2004 e 2007 regentes de turma no ano de 2008;
    III - Professores Docentes I e Docentes II que atuam nos Núcleos de Tecnologia Educacional, Pólos de Tecnologia Educacional ou nos Laboratórios de Informática Educativa das Unidades Escolares como Coordenadores, Multiplicadores, Dinamizadores, Técnicos e Orientadores Tecnológicos;
    IV - Diretores de unidades escolares desta Secretaria de Estado;
    V - Coordenadores Regionais no exercício do cargo a partir de 2008;
    VI - Professores Inspetores Escolares integrantes das equipes de acompanhamento e avaliação.
    Parágrafo Único - Cada servidor será beneficiado pela entrega de um computador, mesmo que possua duas matrículas.
    Art. 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Resolução SEEDUC nº 4297, de 09 de junho de 2009.

    Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2009

    TEREZA PORTO
    Secretária de Estado de Educação

    Enfim, nós que entramos depois de 2009 temos que aguardar a compra de mais laptops pelo Estado, mas é bom às vezes entrar em contato com este setor pelo e-mail vfteixeira@educacao.rj.gov.br ou pelo telefone Tel: (21) 2333-0589 para tentar agilizar o processo. Abraço
    Josi de Paula

    ResponderExcluir
  19. Olá Antônio e Raquel!
    A respeito dos laptops para os professores novos, eu procurei me informar (pois, também entrei este ano no Estado) e falei com a ex-secretária de educação Tereza Porto no mês de setembro e ela me encaminhou para o setor responsável, falei com o Subsecretário da Secretaria de Estado de Educação do RJ (Subsecretaria de Gestão e Infraestrutura) Sr. Sergio Mendes que me enviou o seguinte e-mail:
    “Professora, já enviamos ao PRODERJ solicitação para aquisição dos novos equipamentos (Laptops). Estamos aguardando a finalização do processo licitatório para que possamos adquirir os notebooks faltantes.”
    Cordialmente,
    Att.
    Sergio Mendes

    Uma das assistentes dele também me enviou um e-mail, com esta resposta:
    “Informamos que de acordo com a Resolução SEEDUC nº 4.360/2009 a Sra. ainda não tem direito. A SEEDUC está trabalhando no sentido de atender aos professores que entraram em exercício a partir de janeiro de 2009 ,como é o seu caso. A entrega dos notebooks será nas escolas. Solicitamos que aguarde o recebimento”.
    Veronica Teixeira
    vfteixeira@educacao.rj.gov.br
    ATIVOS/SEEDUC
    Tel: (21) 2333-0589

    Abaixo está a resolução citada acima:

    32Ano XXXV - No- 195 - Parte I Rio de Janeiro, terça-feira - 27 de outubro de 2009
    PODER EXECUTIVO DIÁRIO OFICIAL do Estado do Rio de Janeiro D.O.
    Secretaria de Estado de Educação
    ATO DA SECRETÁRIA RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4360 DE 22 DE OUTUBRO DE 2009
    ALTERA O ART. 2º DA RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4198, DE 16 DE JANEIRO DE 2009 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
    A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o que consta no processo nº E-03/8.594/2009,
    RESOLVE:
    Art. 1º - O art. 2º da Resolução SEEDUC nº 4198, de 16 de janeiro de 2009, alterado pela Resolução SEEDUC nº 4297, de 09 de junho de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação:

    Art. 2º - Fazem jus à entrega de um equipamento do tipo notebook os seguintes servidores:
    I - Professores Docentes I e Docentes II da Secretaria de Estado de Educação que tenham sido regentes de turma no ano letivo de 2007 e que tenham permanecido no exercício dessas funções no corrente ano letivo;
    II - Professores Docentes I oriundo dos concursos dos anos de 2004 e 2007 regentes de turma no ano de 2008;
    III - Professores Docentes I e Docentes II que atuam nos Núcleos de Tecnologia Educacional, Pólos de Tecnologia Educacional ou nos Laboratórios de Informática Educativa das Unidades Escolares como Coordenadores, Multiplicadores, Dinamizadores, Técnicos e Orientadores Tecnológicos;
    IV - Diretores de unidades escolares desta Secretaria de Estado;
    V - Coordenadores Regionais no exercício do cargo a partir de 2008;
    VI - Professores Inspetores Escolares integrantes das equipes de acompanhamento e avaliação.
    Parágrafo Único - Cada servidor será beneficiado pela entrega de um computador, mesmo que possua duas matrículas.
    Art. 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Resolução SEEDUC nº 4297, de 09 de junho de 2009.

    Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2009

    TEREZA PORTO
    Secretária de Estado de Educação

    Enfim, nós que entramos depois de 2009 temos que aguardar a compra de mais laptops pelo Estado, mas é bom às vezes entrar em contato com este setor pelo e-mail vfteixeira@educacao.rj.gov.br ou pelo telefone Tel: (21) 2333-0589 para tentar agilizar o processo. Abraço
    Josi de Paula

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Robson, sou professor de língua portuguesa do Estado, faz um ano que estou trabalhando e ainda não recebi o computador. O engraçado que o Estado exige que eu coloque as notas na internet. Falei com a diretora da minha escola que fora do meu horário eu não trabalho. Quer dizer, é um absurdo o que estes políticos fazem e o pior, ninguém faz absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  21. Entrei no Estado em outubro de 2009 e também nada, conversei com alguns colegas de trabalho e me informaram que a aquisição dos laptops são feitas no CPF do servidor. Portanto teoricamente é do funcionário e não da escola.
    Está correndo uma ação na justiça a respeito deste fato.

    ResponderExcluir
  22. Caros colegas,alguém sabe informar se as escolas podem recusar os atestados médicos particulares? A minha dúvida refere-se a uma escola onde eu trabalho aceitar, e a outra, não, exigindo inclusive que eu vá ao iaserj ou algum outro órgão público para trocar o atestado. Ora, se fui ao médico particular,e é legítimo, não seria um caso de falsidade ideológica? Eu estarei mentindo, não é verdade? li o estatuto, mas parece que ele deixa margem para dúvidas. Alguém me ajuda? abraços

    ResponderExcluir
  23. Caros colegas, isto tudo não condiz com a realidade. Sou professora do estado desde de 1994, ou seja 17 anos, e a apenas 3 comecei a exercer o cargo de coordenadora e por este motivo, segundo a SEEDUC, não tenho direito de receber os tão falados notbooks, mesmo tendo estado em sala de aula até dezembro de 2008.O que vai contra a resolução.Os modens tammbém não tivemos direito e tb ao tão falado cartão e com certreza o que mais estiver por vir.Agora vamos aguardar para ver como será a gratificação por resultados.
    Diante disso cabe uma pergunta: Coordenação não trabalha em prol da educação?Eles acham que não!
    Diante disso caros colegas não esperem muito, pois eles só dizem para imprensa noticiar.
    A propósito, colegas que conseguiram receber depois de muito tempo, só conseguiram pegar uns aparelhos velhos e defeituosos que por algum motivo foram devolvido, Então não se assustem se entregarem alguma velharia defeituosa para vcs.
    Um grande abraço! Renata.

    ResponderExcluir

- Não temos qualquer vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. Este é um espaço pessoal e informal para troca de informações entre pessoas interessadas no setor de Educação.

Os comentários são moderados e serão publicados em pouco tempo.

- Os comentários são liberados aos leitores que por aqui passam, não refletindo, necessariamente, a opinião do responsável pela manutenção do Blog.

Hora extra para professores

Professores que querem fazer hora extra podem se informar aqui. Na rede pública de ensino, para cada estado e cada município há uma nomenc...